Chegou a hora?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

ventoinhas Escreveu: master é mesmo incrivel que nao haja por ai mais alguem que tenha um sistema identico para tirar conclusoes .se houver alguem que tenha este sistema e que foncione bem nesta mesma altura do ano faça o favor de adiantar ao master .
eu tenho um painel igual ao master!! está bem orientado e recebe luz solar até perto das 17.30 mais ou menos.
hoje, pelas 17.10 fui tomar banho apenas com a água quente do painel...
brrrrrrrrrrrrrrrrr

no início bem que custou!!!! depois já se estava mais ou menos bem, mas longe do confortável...

pois é, o meu não tem inclinação suficiente, só pode! hoje esteve um optimo dia de sol e andei em manga curta lá fora, logo devia aquecer melhor a água.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

um dos problemas que tenho e já mencionei antes, é a hora a que uso a agua, só uso depois das 21h00.
penso que o meu tipo de painel para além de estar no exterior (perde mais rapidamente calor) não é dos mais isolados.
acho que se tomasse banho umas horas antes seria melhor, mas não dá, tou bulindo....
das 14h00 ás 21h00 são muitas horas sem sol e a perder calor... tenho a resistencia de apoio desligada, também podia ligar para manter a temperatura até chegar a casa, e depois desligar, mas prefiro usar o apoio a gás.
mas já decidi, não vou mandar mecher no painel, está muito curto agora (€) e acho que não beneficiaria em muito.
vou esperar que haja mais horas des sol (fevereiro ou março) para retomar as poupanças a sério.
Dos Fracos Não Reza a História...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por manuelcar »

acho que devia funcionar muito bem a qualquer hora.
Porreiro, pá!


rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por rui l castro »

boas,

para mais testemunhos de pessoal que tem painéis para aqs ver este tópico viewtopic.php?f=47&t=6843.

bom natal

rui


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

então malta, água quente com este frio gélido, existe????
na outra noite algo no meu painel deve ter congelado pois só tive agua vinda dele pelas 14 horas, ufa...... eu isolei aqueles tubos muito bem, mas nem assim!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

congelou??
o vendedor do meu painel diz que o nosso painel por ser "plastico" têm poucas hipóteses de congelar, pois dilata e contrai, e como tal não usa anticongelante.
mas também estes últimos dias foi demais com o frio, eu notei mais no carro de manhã...
posso no entanto dizer que anteontem, aproveitei os dias de sol para lavar roupas e estender e a temperatura da agua estva muito boa (+- 14h00)
o meu problema é só á noite pelos vistos...
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

o painel em si não, talvez tenha congelado o motor ou as tubagens que estão fora. o que eu sei é que de manhã, nem pinga de água e o motor nem ligava.
desde novembro que uso esquentador, aguardo o mês de março....


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por manuelcar »

por estes dias, desde que haja sol, tenho agua quente com fartura para os duches e alguma para o aquecimento central. tudo funciona bem, embora os dias sejam curtos.
Porreiro, pá!


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

começo a pensar que o painel baratinho não foi assim tão boa compra. sempre julguei que nesta altura, mesmo com sol nenhum era autónomo e eram sempre necessarios apoios...

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por ventoinhas »

posso no entanto dizer que anteontem, aproveitei os dias de sol para lavar roupas e estender e a temperatura da agua estva muito boa (+- 14h00)
o meu problema é só á noite pelos vistos...

se apos 5h de esposiçao ,tiver a agua quente .e ela arrefeçer progressivamente em menos de 10h .possivelmente tera o problema de isolaçao mal executada , mas isto é so uma ideia do ventoinhas
ensaie agora quando começar a vir o sol ,qual o resultado apos as cinco horas de esposiçao mas esta por ai o manuelcar que podera dar uma opiniao da causa mais plausivel .
apos 30 anos ainda esta tecnologia nao esta bem compreeendida ? é pena .
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

no meu caso, eu sei qual é o problema.
è realmente o isolamento do painel (fraco) e a orientação (se fosse a ideal daria-me mais 2 horas de sol)
eu consigo ter agua quente (morna) em poucas horas de sol, mesmo agora no inverno (mesmo com frio), eu consigo ter agua bastante satisfatória á hora do almoço.
o meu problema é que depois das 14h00 o sol vai-se, e o painel vai perdendo o calor até eu precisar outra vez depois das 21h00 e aí sim eu uso bastante o painel e népias....
hugoriba, acho que não fomos enganados.
o nosso painel é muito mais barato que os da concorrencia, logo tem alguns inconvenientes....
o facto de gelar, acontecerá talves 2 ou 3 vezes por ano, é normal.
eu no meu caso o painel não gelou, mas devem ter gelado os tubos nesse dia, pois começou a pingar numa união dos tubos, mas nada que um aperto não resolva.
Dos Fracos Não Reza a História...


solaris
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 20, 2009 5:53 am

Re: Chegou a hora?

Mensagem por solaris »

cumprimentos a todos.

quero dar os parabéns ao membro "master" pela disponibilidade com abriu e mantém este tópico, bem como a todos que de alguma forma o melhoraram.

a minha pergunta é a de saber de que forma o master pode com o painel em questão(solco), retirar parte (80 ou 100l) da àgua armazenada no depósito acoplado ao colector, à hora a que a temperatura exterior e a radiação solar estejam maximizadas de inverno. ao seja às 15 ou 16 horas.

o que eu pretendo é fazer com essa àgua seja encaminhada para um cilindro (suponho que tenha que estar vazio) onde as perdas térmicas serão menores e este possa começar a trabalhar às 22 horas, não com a àgua da rede a 10 graus mas sim a 20 ou mais graus aquecida pelo colector.

a resistência do painel não seria em caso algum para ser ligada.

talvez esta questão já tenha sido levantada aqui no fórum, contudo não encontrei referência e é a minha dúvida para efectuar a compra de um sistema destes.

desde já obrigado pela atenção.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

eu também já tive essa idéia, mas surgiram-me algumas questões:
o espaço-por ter sotão isso resolve-se
o aproveitar a agua no melhor periodo (12-15h00)-penso que se resolve com um relogio (programador) do tipo que se liga nos jardins para regar, quando liga deixa entrar agua e quando desliga para o fluxo.
teria que ter também uma bomba circuladora ou seja teria que á noite enviar de volta a agua que não foi gasta do cilindro para o painel, para o cilindro no dia seguinte estar vazio e sem agua (fria)
estas foram as principais.
foram tantas as questões que desisti da idéia.
agora resta-me esperar pelo sol ou ligar a resistencia.
já agora o que vais gastar nesse projecto, aconselho-te a deixares como está, não só por causa da garantia como pelo que vais gastar.
se usares um apoio como estou a usar, não te fica caro.
eu uso gás, mas mesmo que usasse o apoio electrico e se for na tarifa bi-horária o que se paga é pouco.
Dos Fracos Não Reza a História...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por manuelcar »

é possível desacoplar o cilindro e instalar o mesmo, ou outro, no sótão. para isso necessitam de tubo de cobre para ampliar o circuito, uma bomba para movimentar o fluido, um sensor de temperatura para o painel e outro para o tanque e um controlador para pilotar a bomba. a questão é: ao realizar alterações no circuito invalidamos a garantia. e é mais fácil realizar isto de raiz do que estar a alterar.
Porreiro, pá!


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

sim, o que eu quiz dizer era que os tubos deviam mesmo ter congelado!!
o que aconteceu é que eu assim não tinha água quente pois vem toda do painel a que passa no esquentador e como congelou lá em cima, fiquei sem alternativa mesmo tendo esquentador!!
o que eu já fiz depois disso foi o seguinte: antes mesmo da água chegar ao esquentador vinda do painel, fiz um by-pass com água vinda da rede que só irei abrir caso torne a congelar ou em caso de avaria do motor do painel!! assim nunca fico enrascado.
o motor do painel é excelente e nunca tive problema, mas tudo pode acontecer.
engraçado que se faltar a luz também fico sem água quente pois além do motor não funcionar e eu ligar o by-pass da água da rede, o esquentador tem ignição elétrica.....
gostava que alguém tivesse a brilhante ideia de fazer um "casaco" térmico que abraçasse o depósito acumulador do painel solar...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

eléctrica ou por meio de pilha?
o meu é electrónico e é por meio de pilha, tenho que mudar as pilhas de 3 em 3 anos.
temos no entanto a sorte se faltar a agua da rede, ainda termos no depósito para algum tempo nem tudo é mau...
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

master Escreveu:eléctrica ou por meio de pilha?
o meu é electrónico e é por meio de pilha, tenho que mudar as pilhas de 3 em 3 anos.
temos no entanto a sorte se faltar a agua da rede, ainda termos no depósito para algum tempo nem tudo é mau...
o meu é mesmo elétrico, não leva pilhas e tem de estar ligado á corrente. deve ser por causa dos sensores e de modular a chama consoante a temperatura da água de entrada e a pretendida. ah, e tem uma ventoinha para evacuação dos gases.
é este aqui:

http://www.vulcano.pt/index.php?article ... 2&tema=139

também já me deu jeito aquela reserva de água, aqui é habitual rebentarem condutas por causa da pressão da rede e ficamos temporariamente sem ela.
mas como a captação do depósito se faz quase no topo, essa reserva dificilmente ultrapassa os 30/40 litros julgo eu. eu também estou sempre com receio de estragar o motor caso falte a água, não sei se prejudica ou não mas não arrisco.


solaris
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 20, 2009 5:53 am

Re: Chegou a hora?

Mensagem por solaris »

penso que a única solução viavel é colocar parte da àgua do termosifão num cilindro dentro de casa em paralelo com o sistema geral.
no meu caso esse cilindro só serviria para armazenar àgua para as máquinas de lavar.

a agua seria gasta nas lavagens sem o cilindro estar ligado (ou ligando-o mas com sistema de segurança que garantisse que quando o mesmo ligava havia àgua dentro) , conservando minimamente o seu calor.

através do accionamento de uma válvula dar se ia a entrada de agua do cilindro primário, e nesse entrava a agua aquecida pelo painel por volta das 16 horas.

o que pensam? quais os riscos?

não desacoplaria o cilindro pois o modelo em que estou a pensar é o solco de 200l por estar em promoção a 1199 euros. (o que acham do preço?).´essa hipotese portanto não se põe a menos que começe a ver outro modelos.

de qualquer dos modos penso que se o modelo permitisse a retirada do depósito/cilindro para dentro de casa a coisa funcionaria por gravidade.

no exemplo que refiro acima são usados dois cilindros em que o primário aí com uns 100 litros está acima do que abastece as maquinas e que actua como buffer ou intermediador, para que assim pelo menos 50 litros de agua mais ou menos quente no inverno entrem no cilindro primário.

assim até parece complicado mas penso ser uma ideia simples e exequível.

a vossa opinião por favor.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por manuelcar »

olá solaris
não queres fazer um desenho do que pretendes?
Porreiro, pá!


solaris
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 20, 2009 5:53 am

Re: Chegou a hora?

Mensagem por solaris »

parece que preciso de uma valvula de respiro a seguir à saída de agua quente do cilindro de "vácuo".
talvez a coisa funcione, e eu, o master, e companhia limitada consigamos ter agua quente dentro de casa antes que esta arrefeça fora desta.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”