Chegou a hora?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por manuelcar »

pois! quando o primário desliga, a temperatura nos painéis sobe muito e aumentando o diferencial com a temperatura exterior tb aumentam as perdas. no caso dos meus colectores planos isso equilibra-se pelo máximo de 150º e a válvula de segurança nunca disparou.
Porreiro, pá!


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

gaspar Escreveu:boas.

relativamente à água quente para as máquinas, existem uma válvulas misturadoras termostáticas (50€ mais iva) que podes regular a temperatura até um máximo de 60ºc. claro que precisas de uma alimentação de água quente e outra de água fria. em relação aos sistemas solares, aconselho a escolher algo que não seja de "plástico" e com pouca mecânica. em relação ao apoio ao sistema solar, porque não juntar o melhor de dois mundos? solar com esquentador (apoio) específico para isso. a água quente do solar entra directamente no esquentador, que detecta a temperatura de chegada, se não tiver temperatura suficiente (para a temperatura definida pelo utilizador no display do esquentador) o esquentador modula a chama de maneira a consumir somente o gás necessário para a temperatura desejada. se a temperatura da água do solar for superior à pedida, a água passa sem ligar o esquentador. já apliquei alguns e os clientes parecem satisfeitos.

espero ter ajudado nalguma coisinha.

cumprimentos.
caro amigo, eu tenho um de "plástico" e até á data nao me queixo... mas concordo contigo em relação ao apoio por esquentador, é francamente mais económico!!! se o pessoal usar a resistencia electrica do painel que se encontra no telhado é como deitar dinheiro ao lixo, durante os meses de inverno e á noite aquilo tem perdas de temperatura que nem te conto....... quantas e quantas pessoas nem sonham o k perdem por isso........
agora a minha opiniao entre um de plastico barato e outro mais caro.... quanto mais barato menor o tempo de amortizaçao do gasto... e nao creio que as diferenças de prestaçoes entre um solco ou um solhart compensem a diferença de preços (superior a 1000 euros)...
um abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

eu não tenho actualizado este tópico pois ainda n recebi o painel, penso que me entregam o painel esta semana e o montem uma ou duas semanas depois.
como disse anteriormente irei tentar dar o meu contributo de experiencia aos que como eu sabem pouco de solar, mas que querem um painel.
è pena n ter falado com o hugoriba antes para me dar uns conselhitos
procurei por várias marcas, poucas me responderam e a mais barata foi a que escolhi e confirmando o que diz o hugoriba a diferença de preços não foi de 1000 € ,foi muito mais, com a instalação e montagem (que foi ofertado) chegou a haver uma diferença superior a 2.000 € para o seguinte mais económico e se fosse pela cantiga da edp era bem mais.
como não sou conhecedor de solar e das suas caracteristicas e nos sites todos dizem que a sua marca é a melhor, tive que optar pelo preço, esse foi o principal factor.
a questão da perda de calor do painel que dizes haver hugoriba, será só dessa marca específica ou será geral em todos com reservatório exterior? o painel é proveniente da australia, e pelo pouco que sei da austrália, eles apesar de terem dias escaldantes também têm noites de gelar, será que lá eles não repararam nesse problema de isolamento? em lisboa penso que temos melhor clima que eles. eu também irei usar o meu esquentador, apesar de ter bi-horário.
irei também aproveitar e ligar as máquinas de lavar roupa e loiça ao solar, penso que no verão irei poupar muito e no inverno como tenho bi-horário, ligo só á noite.
assim que tiver tudo ok eu vou dando notícias
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

a oferta da edp é um engano, um roubo!!!!!!!!! o meu pai pediu vários orçamentos e era de bradar aos céus..........
creio que as taxas de juro eram boas, mas pelo preço dos aparelhos e das montagens eu comprava varios paineis iguais ao meu!!!!
cheguei a ver custos de montagem dos paineis acima de 2.000 €. é inadmissivel.

master, afinal que painel compraste tu???? o esquentador é uma boa opçao, no caso do solco e falo apenas por experiencia própria, dos restantes paineis nao sei pk nunca experimentei.

responde e diz a marca do teu para poder saber melhor como te orientar...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

master Escreveu:eu não tenho actualizado este tópico pois ainda n recebi o painel, penso que me entregam o painel esta semana e o montem uma ou duas semanas depois.
como disse anteriormente irei tentar dar o meu contributo de experiencia aos que como eu sabem pouco de solar, mas que querem um painel.
è pena n ter falado com o hugoriba antes para me dar uns conselhitos
procurei por várias marcas, poucas me responderam e a mais barata foi a que escolhi e confirmando o que diz o hugoriba a diferença de preços não foi de 1000 € ,foi muito mais, com a instalação e montagem (que foi ofertado) chegou a haver uma diferença superior a 2.000 € para o seguinte mais económico e se fosse pela cantiga da edp era bem mais.
como não sou conhecedor de solar e das suas caracteristicas e nos sites todos dizem que a sua marca é a melhor, tive que optar pelo preço, esse foi o principal factor.
a questão da perda de calor do painel que dizes haver hugoriba, será só dessa marca específica ou será geral em todos com reservatório exterior? o painel é proveniente da australia, e pelo pouco que sei da austrália, eles apesar de terem dias escaldantes também têm noites de gelar, será que lá eles não repararam nesse problema de isolamento? em lisboa penso que temos melhor clima que eles. eu também irei usar o meu esquentador, apesar de ter bi-horário.
irei também aproveitar e ligar as máquinas de lavar roupa e loiça ao solar, penso que no verão irei poupar muito e no inverno como tenho bi-horário, ligo só á noite.
assim que tiver tudo ok eu vou dando notícias
já reparei que tambem compraste um solco igual ao meu
olha amigo, eu até te dava o meu contacto do msn para falarmos melhor, mas nem sei se o posso fazer aqui......

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

obrigado hugoriba
o meu é solco de 300lt.
ainda não o tenho mas espero tê-lo em breve, espero que o meu fornecedor o entregue, diz que estão esgotados na zona.
depois falamos.
já agora e pelas dimensões que vejo aquilo vai ser 1 monstro, visto ser um painel único, aposto que vai ficar horrível no telhado, mas o que têm de ser, têm de ser...
Dos Fracos Não Reza a História...


instaladorsolar
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado abr 12, 2008 2:26 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por instaladorsolar »

creio que se opetares por um sistema solares estas a fazer uma boa compra,mas sera necessario vers em termos economicos se te compensa isto é teras que fazer um estudo sobre o que gastas por mes por ano agora. a seguir teras que ver a localizaçao da tua casa a exposiçao solar todo isto conta.muitas das pessoas falam do preço elevado de instalaçao dos sistemas solares termicos mas nao se podem esquecer que a fonte de energia, o sol, nao se paga, estas a adquir um sistemas que te vai durar cerca de 25 a 30 anos onde os estudos apontam para uma rentabilidade a partir de 6 a 8 anos.
de qualquer das formas axo aconsenhavem , visto serem cinco pessoas que ultilizes um sistema de alto rendimento, sistemas de vacuo.
acho que a ultilizaçao nas maquinas de roupa e loiça e uma boa soluçao. tens e que ter em conta que sera necessario efectuares instalaçoes novaas na rede de aguas quentes. por vezes ate é aconselhavel exister este tipo de de rentabilidade nas maquimas pois as vezes o sistema sub aquece.
tambem nao te poderas esquecer que em termos tecnicos os sistema nao e totalmente livre de uma apoio por isso e aconselhavem sempre que mantanhas o apoio caso seja preciso, o apoio é cerca de 20%, embora eu ache que se o sistema forma bem dimensionado e bem montado o sistema nao necessita de qualquer apoio durante o ano.

com os cumprimentos

nuno abreu


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Oinq »

e então? ja chegou?
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

nop
népia
a desculpa agora foi dos feriados.
amanhã ou depois volto a ligar, se não tiver o painel até ao fim da semana vou procurar outras firmas vendedoras.
vou ter paciencia mais uns dias...
mas assim que tiver isto vai ser actualizado.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

ok
chegou
finalmente
após quase 3 meses após a encomenda, já me entregaram o painel aqs 300lt, está na garagem á espera de montagem, pois com este tempo não dá mesmo.
espero que sexta ou segunda se o tempo melhorar, o montem.
afinal falam em crise nas empresas, mas parece que as renováveis n estão em crise, pois n tem paineis suficientes para a procura.
assim que for montado darei informações sobre prestações, consumos, etc...
Dos Fracos Não Reza a História...


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

não podem estar em crise pq o governo obriga a malta a instala-las...sem sequer saber se será melhor ou pior na conta ao fim do mês ou se o backup electrico causa mais co2 na central de queima + perdas de distribuição do q o gás/fuel ou outros...
e para quem acha q os preços dos paineis vão baixar com a obrigatoriedade de instalação regra de mercado dita q só podem subir...

cumps!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

olá novidades para o diário
hoje montaram o painel, como eu escolhi um de 300 lts e a marca que eu escolhi o painel é inteiro, eles tiveram que usar uma grua.
falta montar a parte da canalização (o canalizador n veio) que será feita na sexta feira.
parece que ao fim de 4 meses, vou ter um sistema aqs.
como disse num dos posts iniciais, irei tentar manter actualizado o tópico para ajudar quem pensa adquirir paineis.
o meu objectivo principal é o de reduzir as bilhas de gas pluma que gasto (4 por mes no inverno e 1 no verão) para menos de metade e reduzir drasticamente a electricidade, pois o que tenho em casa que gasta mais são as 2 maquinas de lavar (roupa e loiça) que trabalham 2 a 3 vezes por semana, pois somos 5 a sujar (as crianças então nem falo...), irei ligar a agua do painel ás maquinas com uma torneira misturadora e pouparei pelo menos luz em 6 meses do ano, no restante e como a agua possivelmente não chegará para tudo, continuarei a usar o esquentador a gas para banhos sempre que precise de um empurrazinho e a bi.horária nas maquinas p poupar a agua quente no inverno.
fotos da colocação:
Anexos
Grua 1.JPG
Grua 1.JPG (102.41 KiB) Visto 3635 vezes
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

mais:
Painel Colocado 1.JPG
Painel Colocado 1.JPG (77.54 KiB) Visto 3626 vezes
Painel p fora 1.JPG
Painel p fora 1.JPG (55.56 KiB) Visto 3623 vezes
Dos Fracos Não Reza a História...


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Oinq »

que inclinação tem o teu telhado?
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

olá
sobre isso a pergunta que fiz foi essa, se o telhado tem boa inclinação? e se estava orientado para aproveitar ao máximo o sol no inverno? e o vendedor só disse que é superior a 37º, n me deu um valor certo e que está para uma optimização em +- março.
no entanto falou que se eu quisesse uma determinada inclinação que eles tinham um suporte vendido á parte para tal, só que neste momento tou tesooooooo.
o vendedor disse também que o painel dessa marca pode estar quase deitado, mas pronto....é vendedor só pode dizer bem do produto
o painel ainda n está ligado á canalização, com sorte sexta está tudo pronto.
neste momento só tem meio colector com agua, pois disse que sem agua, o calor dentro é muito e pode distorcer o plastico.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

pronto e a funcionar.
a ligação da agua foi feita ás 18h30 e já com pouco sol sobre o painel e com a agua que o painel tinha para n empenar (+- 100 lts), posso dizer que tomamos todos banho de duche (5 pessoas) e a agua ainda tá quente.
a resistencia está desligada e irei ter se necessário o apoio do esquentador no inverno.
para as primeiras horas estou muito satisfeito, tirando o cheiro que a agua deita.
mudei também a bilha de gás para uma nova e irei ver o tempo que dura no verão, antes gastava 1 bilha e meia +-.
só não ficou feita a ligação ás maquinas da roupa e loiça que o canalisador n fez, tenho de arranjar alguém que faça agora...
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

hoje foi realmente o 1º dia inteiro do painel ligado.
até agora o que posso referenciar:
agua sai quente demais, o painel deveria ter algo que desse para regular a temperatura de saida, segundo o que tenho só posso regular a temperatura nas torneiras, misturando mais ou menos agua fria.
o único termostato que tem é para ligar a resistencia quando a temperatura baixa dos 60º, mas como tenho a resistencia desligada e como apoio o esquentador, acho que não irei usar esse termostato nunca.
o motor que dá pressão á saída da agua faz algum ruído quando liga e manda a agua com mais força pelas torneiras, o que me leva a ponderar se o vou desligar no verão.
o cheiro da agua ainda é intenso a plastico, mas penso que isso irá desaparecer.
tomei banho de banheira cheia, a seguir o resto da famelga tomou de duche e a agua no fim ainda está muito quente (somos 5), pelo que a capacidade escolhida 300lt foi a ideal.
tenho uma ligação de tubos a pingar, vou tentar dar um aperto.
Dos Fracos Não Reza a História...


FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Localização: Porto

Re: Chegou a hora?

Mensagem por FranzLiszt »

master Escreveu: agua sai quente demais, o painel deveria ter algo que desse para regular a temperatura de saida, segundo o que tenho só posso regular a temperatura nas torneiras, misturando mais ou menos agua fria.
deviam ter colocado uma misturadora termostática à saída do acumulador, onde confluísse água quente deste, e água fria da rede.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

por falares nisso, ando a procura de uma torneira misturadora electronica (acho que é esse o nome) na net para colocar na tubagem junto ás maquinas de lavar (roupa e loiça), portanto se alguém tiver ou souber de uma loja que venda é favôr dizer, eu já vi umas na net e pedi orçamentos, mas isso da net já sabemos como é, ou não dão orçamentos ou demoram a responderrrrrrrrrrrrrrrr.
mais uma má notícia, hoje em vez de uma união a pingar, descobri outra, mas acho que eu consigo apertar, amanhã com a ferramenta certa logo vejo.
boa notícia, enchi a piscina dos putos com a agua do painel e já tomamos uma banhoca a saber a verãooooo.
agora tapei a piscina a ver se consigo que a agua não se estrague até 3ª feira para outra banhoca.
Dos Fracos Não Reza a História...


manguela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta mai 29, 2008 1:28 am
Localização: Oeiras

Re: Chegou a hora?

Mensagem por manguela »

hugoriba >>> como tem funcionado o teu kit?
estas satisfeito?
queria saber como fazes no inverno, ligas a resistencia em que alturas? tens contador bi-horario e ligas nas horas de custo reduzido?

master >>> estou a seguir atentamente o teu topico, ate porque estou a projectar a minha futura casa e gostei mto do preço do teu kit. sei que o kit é certificado... mas quem te instalou também é? (é que no meu caso para obter uma certificaçao energetica boa, tenho que ter o instalador também certificado... )
foi comprado na maxmat por 1750€ +/- não foi?... lembro-me de ler isso algures mas não estou a encontrar agora...

mantem o pessoal informado... especialmente quando vier o inverno...
XANGO Elite - www.eumudei.com

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”