Chegou a hora?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Chegou a hora?

Mensagem por Master »

olá malta
de início aderi a este forum com o intuito de informação para a compra de um sistema de aqs para a minha famelga.
è minha intenção há vários anos fazer essa compra, no entanto tenho verificado que os preços não têm descido muito.
fiz há 1 mês uma prospecção e vários pedidos de orçamentos e reparei que só 2 marcas me avançaram com preços (solco e suntechnics) as outras não se deram a esse trabalho.
penso que não vale a pena esperar mais, ou compro em breve ou espero novas tecnologias.
em relação a preços as diferenças são enormes entre essas 2 marcas, quanto á qualidade não sei.
a solco é muito mais acessível no preço base, para além de estar a oferecer a instalação, no entanto tenho visto algumas (muitas) críticas aos painéis deles.
a minha questão prende-se com o facto de haver alguém aqui no forum que tenha painéis solco e a opinião que dá deles, nem que me mandem uma mp.
agradecia a opinião de quem conhece ou monta painéis deles ou até da concorrencia se forem sinceros, pelo site da solco eles dizem que são os melhores, ao ir ao site dos outros dizem o mesmo...
thanks

chega de andar com bilhas ás costas, e no inverno são logo 3 por mês...
Dos Fracos Não Reza a História...


FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Localização: Porto

Re: Chegou a hora?

Mensagem por FranzLiszt »

no inverno irás continuar a gastar pelo menos bilha e meia por mês


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

3 bilhas por mês?
das pequenas certo?só para aqs?
quantas pessoas são?
não podes meter das de propano de 45kg?

cumps!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

quer dizer que não me livro das bilhas? franz? ai as minhas costas...
vou gastar 2.000 € e fico quase na mesma?
por isso é que ando á anos para me meter nisto.
eu gasto 3 bilhas das plumas que custam 20,00 € (acho), de dezembro a maio (por mês).
somos 5 lá em casa, todos a tomar banhoca e papinha para todos.
no verão não chego a gastar 1 bilha por mês, pois gosto da agua morna e comemos mais vezes fora com a criançada.
mas o painél servirá também para ligar á maquina da roupa e da loiça, pelo que pouparei na luz no mínimo no verão.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

então malta que têm paineis solares de aqs, quando puderem dar a vossa opinião sobre o tópico, eu agradeçia.
pois estou prestes a gastar 2.000 € e não sei se estou a apostar na marca certa.
penso que a solco, a ao sol, e a solhart são dos mais vendidos, pelo que de certeza há aqui malta com painéis deles.
opiniões precisa-se...
thanks
Dos Fracos Não Reza a História...


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Chegou a hora?

Mensagem por itisix »

boas,

para te livrares das bilhas, podes instalar um esquentador eléctrico, se a tua instalação o permitir. são bastante eficientes em termos energéticos e, claro, não é preciso bilha.
podes ainda instalar um sistema solar com apoio eléctrico (quanto não há sol aquece com a resistência eléctrica).
cozinhas a gás? se sim, vais ter sempre essa de carregar. por mim troca a placa por placa de indução magnética que é uma maravilha. é extremamente eficiente, rápida e muito segura para quem tem miúdos... e é ainda muito fácil de limpar para as miúdas

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Chegou a hora?

Mensagem por orbis »

esquentadores eléctricos eficientes?
vê lá bem isso.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

master Escreveu:quer dizer que não me livro das bilhas? franz? ai as minhas costas...
vou gastar 2.000 € e fico quase na mesma?
por isso é que ando á anos para me meter nisto.
eu gasto 3 bilhas das plumas que custam 20,00 € (acho), de dezembro a maio (por mês).
somos 5 lá em casa, todos a tomar banhoca e papinha para todos.
no verão não chego a gastar 1 bilha por mês, pois gosto da agua morna e comemos mais vezes fora com a criançada.
mas o painél servirá também para ligar á maquina da roupa e da loiça, pelo que pouparei na luz no mínimo no verão.
epa é assim. vais gastar 2000€ mas não vais eliminar aquilo q mais te gasta em casa q é o fogão a gás. eu já tive esquentador a gás antes de ter caldeira e eramos também 5 pessoas e uma bilha de propano 45kg durava 9-10 meses com um esquentador inteligente vailaint. porque não manter o esquentador e usares as bilhas de 45kg (eles vêm trazer a casa e metem-te no sitio sem + custo, na altura eu tinha 2, uma a uso e uma de backup, acabava uma, eu comutava para a 2ª e encomendava logo outra para backup, assim nc ficas mal...), e mudares placa do fogão como bem disse o itisix para uma de indução? são bastante boas (eu tenho uma da siemens e é a melhor coisa q fiz, poupas tipo 5-7€ ao fim do mês em relação à antiga de vitrocerâmica -almoços e jantares em casa tds os dias- são mt mt mt + rápidas a akecer e a arrefecer - melhor para os putos, tem só cuidado q precisam de tachos próprios - muitas vezes os existentes dão, se kiseres saber se dão ou não tenta colar-lhes um iman se agarrar dá pra placa de indução ), mas compreendo q as preferencias da patroa se está habituada a cozinhar a gás q vá fazer alguma resistencia á mudança no entanto é inevitavel transportares as bilhas mesmo dps de mudares para solar se continuares com o fogão a gás obviamente...o investimento na placa de indução fa-lo-ia antes do solar de looooongeeeee!(mas é sp 1 escolha mt pessoal)
quanto a usar o solar com as máquinas de lavar louça e roupa tem cuidado com isso pois ou a máquina está preparada pra isso, ou então tens q usar um sistema qq de controlo (q n é a custo zero) para q a água n entre demasiado quente na maquina não é plug&play, para além disso tens q meter um tubo a ir do deposito(ou a derivar de alguma torneira de água quente) à maquina pois a "normal" canalização para as maquinas de lavar é de água fria...mas os experts da materia concerteza saberão dizer-te melhor q eu...

cumps!

ps: quanto aos testemunhos de quem tem, podes ver aqui: http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &sk=t&sd=a o wheel18 montou um solarhart de 300l em novembro de 2007 (ou seja há 5 meses)...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

thanks malta
toze, 1 bilha para 9 meses? que bom, já é bem melhor, eu se gastar 1 por 2 meses já me dou por feliz.
para as máquinas tenho a idéia e não sei se é possível, de fazer uma torneira misturadora, do tipo que temos para tomar banho, aonde se regule a aqua quente ao gosto, tenho que ligar mais um tubo proveniente de uma torneira proxima, mas acho que é possível.
no entanto a aqua dos painéis saem a 50º +-, e acho que as maquinas lavam a mais, mas mais vale prevenir...
estou a pensar num solar de 300 lts, dizem que dá para 6 pessoas, sendo nós 5, logo penso que não vou ter falta de agua quente (pelo menos no verão)
o painel que indicam tem resistencia e como tenho bi-horário, se for preciso meto só á noite a funcionar a resistencia.
bom acho que tenho mesmo que decidir.
na sexta já decido.
um abraço a todos e obrigado

p.s. o petróleo voltou a aumentar hoje, pelo que o gaz deverá aumentar em breve, é mais um incentivo para mudar.
Dos Fracos Não Reza a História...


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

master Escreveu:thanks malta
toze, 1 bilha para 9 meses? que bom, já é bem melhor, eu se gastar 1 por 2 meses já me dou por feliz.
quando te disse isso dos 9 meses era só para aguas dos banhos obviamente...claro q se cozinhares também a gás deve ser +/- isso de 2 em 2 meses ou talvez até + frequente. já tive essa experiencia cá em casa pq tb cozinhavamos a gás e dps passamos para vitroceramica e fiquei com as bilhas de 45kg só para o esquentador e posso dizer-te q a diferença foi assim assustadora em termos de consumo (dava para 9-10 meses cada bilha)...de momento ainda possuo o sist de esquentador como backup para se 1 dia a caldeira falhar...

cumps!


Gaspar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado jan 05, 2008 11:09 am
Localização: Aveiro

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Gaspar »

boas.

relativamente à água quente para as máquinas, existem uma válvulas misturadoras termostáticas (50€ mais iva) que podes regular a temperatura até um máximo de 60ºc. claro que precisas de uma alimentação de água quente e outra de água fria. em relação aos sistemas solares, aconselho a escolher algo que não seja de "plástico" e com pouca mecânica. em relação ao apoio ao sistema solar, porque não juntar o melhor de dois mundos? solar com esquentador (apoio) específico para isso. a água quente do solar entra directamente no esquentador, que detecta a temperatura de chegada, se não tiver temperatura suficiente (para a temperatura definida pelo utilizador no display do esquentador) o esquentador modula a chama de maneira a consumir somente o gás necessário para a temperatura desejada. se a temperatura da água do solar for superior à pedida, a água passa sem ligar o esquentador. já apliquei alguns e os clientes parecem satisfeitos.

espero ter ajudado nalguma coisinha.

cumprimentos.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Chegou a hora?

Mensagem por itisix »

boas,

eu tenho uma resistência às botijas de 45kgs, principalmente por 3 razões:

- temos de estar em casa para as receber, e ao horário dos distribuidores.

- normalmente não são muito cuidados a descarregar e "atiram" com as botijas para o chão e partem o passeio todo.

- além disso, desperdiçam muito gás, principalmente no inverno. quem tiver que repare pela manha cedo na botija. por cima não tem grande condensação, mas na parte de baixo já tem. as botijas chegam a ir com metade do gás para trás, pq com o frio não condensa bem e parece estar vazia. com as pequenas não acontece tanto.

eu e a maria gastamos 1 botija cada 2 ou 3 meses, mas só para banhos (normalmente é duche rápido). tenho instalação para botijas das grandes, mas compro das pequenas que tenho o posto de gasolina perto de casa e não preciso estar em casa à espera deles.

placa de indução é do melhor. desde o primeiro dia que usei uma não quero mais nada. aliás, tenho 2 em casa (1 na cozinha e outra lá num canto para a outra cozinha que estou a remodelar). a louça recente dá quase toda e já se vende a preços acessiveis. claro que potes de barro e tachos de vidro não dão... é pena, mas nada de grave.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

viva itisix!
não sei como funciona aí na tua zona, mas aqui os distribuidores fazem entregas até ás 21h e aos sábados também(pelo menos o distribuidor da galp os outros n sei).
quanto à condensação penso tratar-se de um problema do gás butano, pois com o propano q sempre usei nc notei tal coisa, e se com perdas ou não 1 garrafa das grandes durava 9-10 meses a mim parece-me q 70€ para esses meses todos, com ou sem perdas um valor mt bom para banhos. se dizes q uma das pequenas duram 2-3meses estás a confirmar aquilo q eu dizia pois as de 45kg têm mais de 3x a quantidade de gás das pequenas(13kg vs 45kg).para além disso o propano segundo me "vendeu" quem montou o esquentador na altura disse-me q tinha uma maior potencia calorifica por kg, se é verdade ou não, não sei, mas q elas duravam duravam!
quanto à indução indo 1 pc offtopic para usar cenas em barro ou em vidro existem uns discos de por em cima do disco de indução para fazer a transf de calor para quem quiser usar esporadicamente caçarolas de barro ou tachos em vidro, tem no corte inglês pelo menos aqui na zona.


cumps!


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Chegou a hora?

Mensagem por itisix »

boas,

eu conheço esses discos para indução, mas acho um verdadeiro desperdício de energia.

quanto ao gás, referia-me mesmo ao propano. um primo meu tinha caldeira com botijas de propano e certo dia a coisa andava no liga, não liga. chamou o técnico e como ele pediu-me para ir falar com o técnico que ele não podia. o técnico andou daqui, dali e tal e chegou à conclusão que o gás não saída com pressão suficiente (mesmo à boca das botijas). estava muito frio e ele explicou-me isso. dava claramente para ver pela condensação (é muito ligeira, mas em dias de frio ve-se bem) que a botija estava +/- a meio, mas gás nada. então ele explicou-me essa história. até me disse que havia distribuidores que quanto se apercebiam que ainda tinha gás, as marcavam (com um fio ou qq coisa) e passavam por casa e faziam transfega de gás até encherem uma botija. disse-me ainda que era bastante comum isso acontecer, especialmente no verão, indo muitas vezes as botijas para trás com metade do gás lá dentro!!!
uma maneira de evitar isso seria ter 2 botijas ligadas ao mesmo tempo, pois a pouca pressão de uma e a pouca pressão de outra somadas dá para trabalhar perfeitamente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

com tanta ajuda, é difícil não acertar.
mais uma vez um abraço a todos.
aquilo do plastico não entendi, mas penso ser alguma indirecta a alguma marca, (talves da solco por ser a mais barata) mas obrigado por avisares.
vou realmente amanhã ou no mais tardar na sexta-feira decidir.
depois conto aqui as peripécias...
sobre o que correu bem e mal, para os outros que tenham a vontade de se meter no aqs saberem com o que podem contar.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

já agora uma dúvida técnica:
o painél quando atinge a temperatura máxima, ele se auto-desliga?, deixa de absorver energia?, ou como evita que expluda com o calor que vai recebendo?
è que se continua a receber energia e se nós não gastarmos a agua, após ter os 300 lts a ferver, aquela energia tem que ir para algum lado.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Chegou a hora?

Mensagem por orbis »

a partir de determinada temperatura é fisicamente impossível subir mais, não te preocupes. pode aumentar a pressão no sistema, mas com uma boa dose de anticongelante e um vaso de expansão, isso também se controla.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

orbis isso pode n ser bem assim, pq conheço quem tem os paineis com o vaso de expansão e anticongelante no fluido dos tubos de vácuo e o proprio circuito onde circula a água do deposito chega ao ponto de ao n ser utilizada, abrires as torneiras e sair vapor de água a ferver...aconteceu por exemplo num fds de mt calor em q as pessoas foram de "escapadinha". a partir daí passaram a tapar os tubos qd saem...mas tb conheço quem tenha paineis planos normais e lhes aconteça isso, embora seja + dificil pois a captaçao de calor tb é menor...

cumps!


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

itisix Escreveu:boas,

eu conheço esses discos para indução, mas acho um verdadeiro desperdício de energia.

quanto ao gás, referia-me mesmo ao propano. um primo meu tinha caldeira com botijas de propano e certo dia a coisa andava no liga, não liga. chamou o técnico e como ele pediu-me para ir falar com o técnico que ele não podia. o técnico andou daqui, dali e tal e chegou à conclusão que o gás não saída com pressão suficiente (mesmo à boca das botijas). estava muito frio e ele explicou-me isso. dava claramente para ver pela condensação (é muito ligeira, mas em dias de frio ve-se bem) que a botija estava +/- a meio, mas gás nada. então ele explicou-me essa história. até me disse que havia distribuidores que quanto se apercebiam que ainda tinha gás, as marcavam (com um fio ou qq coisa) e passavam por casa e faziam transfega de gás até encherem uma botija. disse-me ainda que era bastante comum isso acontecer, especialmente no verão, indo muitas vezes as botijas para trás com metade do gás lá dentro!!!
uma maneira de evitar isso seria ter 2 botijas ligadas ao mesmo tempo, pois a pouca pressão de uma e a pouca pressão de outra somadas dá para trabalhar perfeitamente.
opa acredito q sim q possa acontecer no entanto a mim nc me aconteceu tal coisa, daí ter-te dito isso.
eu tenho as garrafas num anexo exterior à casa totalmente tapado apenas com um respiro na porta para n existir acumulação de gás no caso de fuga, não sei se a temperatura lá dentro nc atingirá esse ponto de q falas, pq durante o tp q tive seja verão ou inverno nc me lembro de ter mandado garrafas pra trás meias cheias, repara q elas duravam sp o mesmo á volta de 9-10 meses, daí acho q iam até ao fundinho, penso eu de q...

cumps!

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Chegou a hora?

Mensagem por orbis »

a temperatura não pode subir infinitamente. quando a temperatura no circuito primário e no secundário é igual, deixa de haver permutação. o que pode acontecer é haver por aí muitos sistemas mal concebidos e montados, mas isso é outra conversa.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”