Chegou a hora?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

se até ao fim desta semana não passarem a v.dinheiro, vou á sede directamente, lá se não passarem vou escrever no livro de reclamações.
assim mesmo que não passem fico com uma prova, em como comprei.
coloco na mesma no irs e serve como garantia com a solco portugal.
vou também contactar e expor a situação á empresa mãe (solco portugal) pois foi no site deles que fui buscar a firma, pelo que eles são co-responsáveis e no mínimo a empresa que me vendeu leva um puxão de orelhas da casa mãe e da entidade reguladora.
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

realmente é uma triste atitude da parte deles... ainda para mais sabendo que neste caso uma simples factura vale muito dinheiro!!
não te cales e se for necessário denuncia-os á empresa mãe como referiste que bem merecem.
espero k tudo se resolva a bem, depois posta aqui o resultado.
abraço.

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Chegou a hora?

Mensagem por DJGH »

uma pequena correcção:
a dedução à coleta é de 30% do investimento, até a um máximo de 777 €.
a garantia é de 6 anos, obrigatório por lei. a montagem é que é só de 2 anos.
DJGH

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

6 anos???
tanto?
não sabia.
è bom ter mesmo a venda a dinheiro, pois em 6 anos muito pode acontecer.
thanks
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

boa observação, já me esquecia de que eram 6 anos!
master, o nosso painel tem um motor e para esse a garantia é de apenas 2 anos, o resto são 6 sim senhor!!!
mas aquela cena nao tem por onde avariar....


Joaquim Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo jun 15, 2008 4:54 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Joaquim Gomes »

boas

então e a factura ? isso resolveu-se? espero que sim.

no meu caso vai ser ao contrário.. ou seja a casa está em fase de construção e para ter o beneficio fiscal vou comprar o painel antes do final deste ano.
para o ano que vem já vem a prestação da casa e já não dava...

assim vou comprar o painel mas só o vou instalar para o ano que vem...
costumam dizer que quem paga adiantado é mal servido... vamos ver.

mudando de assunto ontem fui a um instalador pedir orçamento e surgiram umas dúvidas que passo a expor:

vou meter sistema termossifão com esquentador solar em série.
também queria meter uma válvula termoestática na saida do painel para poupar alguma água do depósito e também para regular logo à saida a temperatura para 45 graus (por exemplo)

neste ponto o vendedor informou que se ia colocar um esquentador que por si mesmo já faz a regulação da temperatura ao gosto do utilizador não valia a pena colocar uma valvula termoestatica na saida do deposito do painel....

não será mais seguro colocar a válvula? imaginem a água a sair demasiado quente (tipo 80 ou 90 graus) e a passar pelo esquentador... não irá encurtar o tempo de vida do aparelho?

outra questão:

também disse que queria aproveitar a água quente do painel para a máquina de lavar roupa...
ou seja.. com uma máquina de lavar normal, colocaria uma valvula termoestatica antes da máquina regulada para 30 graus e a máquina numa lavagem a 40 graus só teria que aquecer a diferença....

aqui o vendedor disse que as máquinas de lavar convencionais não fazem o aquecimento da água por diferença de temperatura.. ou seja que a resistencia liga durante um determinado tempo se colocamos a temperatura para 40 e outro tempo para outra temperatura...

o que acham ?
Cumprimentos
Joaquim Gomes

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Chegou a hora?

Mensagem por jmal »

aqui o vendedor disse que as máquinas de lavar convencionais não fazem o aquecimento da água por diferença de temperatura.. ou seja que a resistencia liga durante um determinado tempo se colocamos a temperatura para 40 e outro tempo para outra temperatura...

o que acham ?
olá, vou responder só a esta questão, não sei o que esse vendedor entende por máquinas de lavar convencionais, não sei que outros tipos de máquinas possam existir, neste caso penso que ele queria dizer domésticas, mesmo assim ele meteu água, muita água, a máquina aquece a água com uma resistência e como tal tem um termostato que é variável consoante a temperatura que o utilizador regula, enquanto a água não estiver á temperatura regulada a resistência está a aquecer, quando chegar desliga, claro que se a água entrar já quente a máquina só vai ligar a resistência se a água tiver a temperatura menor que a seleccionada. se fosse como ele diz as diferenças de temperatura da água entre as estações do ano fazia muita diferença na temperatura depois aquecer, mas o mais correcto é dizer que, não faz qualquer sentido a resistência ligar por um determinado tempo. esse vendedor parece saber pouco destas coisas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

estou de acordo com o jmal.
as máquinas tem um termostato e se a agua já entrar quente não gastas muita energia a aquece-la.
não esqueças de colocar uma valvula anti-retorno, para a agua da rede pública não entrar no painel, pois tem mais força(pressão).
quanto ao esquentador, eu tenho um convencional electronico, que não regula a temperatura, apenas a quantidade de agua fria que entra, logo se usar como apoio o esquentador, tenho que fechar uma torneira perto do painel para a agua não chegar quente ao esquentador, pois irá aquecer uma agua já quente e poderá danifica-lo por excesso de temperatura.
sei que os esquentadores solares já fazem essa diferenciação, só aquecem se necessário.
já agora saliento que nem sempre tens agua quente para as máquinas no inverno á noite, eu no meu caso tenho a tarifa bi-horária e ligo as maquinas só á noite, ainda hoje (meia hora atrás) liguei as 2 máquinas e reparei que a agua está a entrar quase fria.
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

caro joaquim:
em relação á maquina de lavar roupa, já foi aqui tudo dito e eu reforço a opinião do master e do jmal nesse aspecto.

relativamente ao esquentador solar, o mesmo está preparado para admitir agua pré aquecida e não sofre com isso, também não acredito que um sistema de termosifão ponha a água a 80/90 graus, quanto muito a 70, mas não posso confirmar isso com exactidão...
agora das duas uma, ou colocas esquentador solar que já por si é bastante mais caro e regula a potencia em funçao da temperatura programada e da temperatura da água de entrada e esqueces a válvula termoestática que deve custar perto de 100 euros ou colocas a dita válvula para 45 graus e compras um esquentador mais barato que apenas vais ligar quando a água vem fria.

agora repara que:

até saberes se a água vem quente ou não, desperdiças uns bons litros (dependendo da distancia) antes de saberes se deves ou nao ligar um esquentador comum..... com o solar isso nao acontece.

com a referida válvula nao poupas agua, estás é a mistura-la um pouco mais cedo e caso nao a tenhas colocada vais fazer tu a mistura na torneira do banho, logo estas a poupar aí.
coloca torneiras termoestaticas nos banhos que te fazem a mistura automaticamente, sao mais caras mas servem como a válvula que referes e funcionam autonomamente.

eu possuo um painel termosifao com esquentador solar á cerca de 2 anos e não me queixo. o meu esquentador tem um comando á distancia em que posso regular a temperatura da água a partir do banho quando o painel não chega para a encomenda... por norma está regulado para os 40º.
abraço, espero ter sido util.


Joaquim Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo jun 15, 2008 4:54 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Joaquim Gomes »

boas

bem quanto á máquina de lavar roupa já desconfiava que a coisa não fosse bem assim...
entretanto descobri este tópico noutro fórum que pode interessar:

http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?t=413

se tiverem paciencia para ler, dizem que uma máquina já preparada para levar água quente chega a custar mais o menos 300 euros.. nada mau...

mas acho que o que importa reter aqui é que se estamos a construir não é demais já deixar tubagem de água quente nos pontos das máquinas de lavar roupa e loiça..
master Escreveu:não esqueças de colocar uma valvula anti-retorno, para a agua da rede pública não entrar no painel, pois tem mais força(pressão).
mais uma coisa a ter em consideração quando pedir orçamentos...

quanto á valvula termoestatica... fiquei indeciso... mesmo com o esquentador solar.. será que não vale mesmo a pena.. se o esquentador falhar.. o a água não chegando tão quente prolonga a vida do aparelho.. não sei..

obrigado pelas respostas tão rápidas
Cumprimentos
Joaquim Gomes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

quanto ás máquinas, eu nesse forum que falaste, encontrei nas fábricas duas reacções diferentes, uma diz que em todas as máquinas pode entrar agua quente (até 65º), noutra diz que não, devido ao enxaguamento.
no meu caso uso agua quente desde o verão nas duas máquinas (roupa e loiça) e o único problema que a minha máquina poderá ter é no tubo de ligação que só suporta até 40º (pelo que está escrito lá), eu meto sempre a +- 45-50º
a parte do enxaguamento que afirmam que não dá, é devido á roupa sair a deitar fumo, ou seja a roupa sai quente e seca muito depressa, pois a última agua deve entrar fria e no meu caso entra sempre quente.
cito:
"bom dia

a máquina que faz referência não pode funcionar com água quente,
as máquinas para funcionar com água quente têm mais uma electrovalvula,
visto que a água quente só entra no inicio da lavagem e os
enxaguamentos têm que ser feitos a água fria. neste momento não
comercializamos com esta função.

cumpts

f++++ r+++++
serviço técnico
"

"estimado sr.

obrigado por contactar lg electronics portugal.

nao há problema em alimentar a máquina com agua quente e tambem nao há cuidados especiais.

sobre a temperatura, no manual do utilizador deixa claro:

" pode alimentar a máquina com água quente ou fria. se não puder manter a água abaixo dos 65°c,deverá ligar a máquina à torneira da água fria." (para ambos modelos)

cumprimentos

estava assinado (omiti o nome) "
Dos Fracos Não Reza a História...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por manuelcar »

cheguei tarde a esta discussão, mas ainda assim deixem-me dar uma opinião sobre o tema das máquinas.
-as roupas que hoje todos usamos (sintéticas e/ou coloridas) devem ser lavadas a 30 ou 40º;
-sendo o linho um luxo raro hoje em dia, não vale a pena dimensionar um sistema para valores superiores.
portanto, as preocupações com a capacidade dos plásticos ou das mangueiras resistirem a temperaturas superiores são desnecessárias.
-apenas o ciclo inicial de lavagem de roupa usa água quente, excepto em casos de pré-lavagem de roupa muito suja.
-a admissão de água para o ciclo inicial, na pior das hipóteses, é feita gradualmente de acordo com a quantidade de roupa presente(à qual a máquina se adapta) e demora cerca de um minuto ou dois.
->não tenho agora presente o valor da válvula termostática que adquiri, mas deve andar pelos €50.
portanto, o sistema que instalei faz a mistura aos 30º e depois de cheio o tambor fecho a válvula manualmente para não desperdiçar a energia, poupando aqui o valor de um automatismo). o resultado é que a resistência liga apenas para compensar o aquecimento da cuba e o arrefecimento gradual que vai ocorrendo durante todo o ciclo.
não sei calcular qual a economia que obtenho, mas estou convencido de que ao longo dos 20 anos que se prevê que dure a instalação, seja muito razoável.
atenção que eu tenho a máquina encostada ao tanque de armazenamento pelo que a disponibilidade é imediata.
no caso da máquina da louça a situação é diferente, o ciclo inicial é de 60º, está colocada na outra ponta da casa, e usa muito menos água do que a da roupa, embora todos os ciclos sejam aquecidos. para poder utilizar o mesmo esquema para a louça tenho que investir num circulador (pequena bomba) que faça circular a água fria de volta até que a quente chegue à torneira.
Porreiro, pá!


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por manuelcar »

já agora, outra coisa a reter
quando pagarem o painel peçam logo a factura, pois ficaram de enviar a minha e já lá vão 5 meses...
apesar de ligar para lá todas as semanas.
uma cartinha ás finanças com cópia aos respectivos deve resolver o problema em menos de uma semana. e 5 meses depois provavelmente ainda vão ter problemas com o iva.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

por enquanto estou a tentar solucionar o problema atraves da solco portugal, dei o prazo até á proxima segunda feira para tentarem intermediar o assunto, visto o problema ser com uma agencia indicada por eles.
após segunda, lá terei que ir pessoalmente pedir o livro de reclamações e queixar-me ao regulador de energia, não acho que a agencia queira perder a licença das renováveis, ainda para mais agora que está a dar...
mas isso das finanças é uma ideia.
eu n acredito muito nas finanças, estou em tribunal com uma empresa com morada fictícia, e ao informar as finanças locais da fraude, eles disseram-me directamente que desde que a empresa pague os impostos e tenha morada (mesmo falsa) não é com eles, no entanto estão outros a cair na teia da empresa falsa...
Dos Fracos Não Reza a História...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por manuelcar »

pois, mas é diferente para eles se te queixares de uma empresa que não passa recibos.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

actualizando o diário...
em outubro com sol, o painel estava ainda a ser suficiente.
sem sol já tinha que ligar o apoio de manhã por 2h00 e á noite usava o esquentador.
agora em novembro, mesmo com sol já não se consegue ter agua minimamente quente.
portanto acho que daqui em diante o painel terá uso apenas para as máquinas de lavar, pois para os banhos já não é suficiente.
hoje apesar do dia todo com sol, a temperatura ás 21h00 era de 30º.
de manhã mesmo com o apoio já nem chega a isso, vou aumentar o apoio p 3h00 (ligado)
Dos Fracos Não Reza a História...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por manuelcar »

eu aqueço a 45º sem problemas. a essa temperatura dispara o aquecimento do piso radiantes. com 8m2 de colectores e circulação forçada tenho a casa a 21º ao fim do dia e a 20 de manhã. e janela aberta todo o dia. não quero comparar com a tua instalação, mas estou convencido que se desligasse o aquecimento teria 750 litros de água a 60º ao fim do dia.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

estás com um óptimo rendimento
eu só tenho 4 m2 de paineis, 350 lts e colector exterior.
sempre pensei que conseguia ir em dias de sol até dezembro só com o painel, mas paciencia...
ainda dá para as maquinas, por isso ainda está a compensar na luz, no gas é que já não poupo nada agora...
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Chegou a hora?

Mensagem por serges »

mas tem estado dias bons, digo com muito sol!

não tens notado diferença na temperatura da agua?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

a temperatura está em 30-35º, não sendo mau, já não é confortável e isto em dias de sol, sem sol nem chega aos 30º.
pelo contacto visual que faço, o sol "bate " no painel +- ás 8h00 e deixa de "bater" +- ás 14h00, "batendo" a seguir no lado contrário do telhado
nós só usamos a agua apartir das 21h00, logo penso que o painel têm poucas horas para aquecer (+- 6h00) e depois até começarmos a usar já passaram +- 7h00 e perdeu alguma temperatura.
acho que a inclinação da montagem não foi a melhor, lembro-me que em junho, eu tinha agua quente ao fim de 2 ou 3 horas e se mantinha o dia todo.
para poupar gas já não dá, mas ainda dá para poupar electricidade.
Dos Fracos Não Reza a História...

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”