Chegou a hora?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Joaquim Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo jun 15, 2008 4:54 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Joaquim Gomes »

boas

bem me parecia que num sistema de termosifão com apoio de esquentador solar não convinha muito que a recirculação fosse directamente para o depósito.. pelo menos durante a noite... só se tivesse apoio da resistencia.. e bihorario... mas mesmo assim

essa recirculação teria que ir directamente para o esquentador e a bomba trabalhar nas horas de mais utilização.. ou seja.. de manhã e talvez á noite..

o calor que se perde nos tubos de água quente fica sempre para a casa.. acabamos por ter um mini-piso radiante

agora neste caso a bomba ficaria junto do esquentador ?
Cumprimentos
Joaquim Gomes


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

num sistema termossifão fazia td o sentido que a recirculação viesse ao painel e só dps ao deposito, de qq forma essa recirculação nc seria feita durante a noite por motivos obvios (nem eu a faço como já disse atrás pq n há utilização praticamente e não vale a pena), para isso é que a bomba tem temporizador depois ficaria ao gosto de cada um conforme a utilização de cada um.

cumps!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

vamos agora a uma questão a quem tem painel a muito tempo:
o painel é simplificando (muito) as coisas um conjunto de 4 materiais:
-vidro transparente por onde passa a radiação do sol
-material preto que absorve energia do sol
-liquido que circula e absorve o calor
-depósito e tubagens
ora a minha pergunta é no que podemos melhorar, pelo menos agora no inverno, visto que no verão a agua quente até sobra....
podemos isolar o melhor possível a tubagem, o depósito acho que não se pode fazer nada.
o líquido também não se pode melhorar, visto ser agua para consumo.
o material preto está sem acesso, logo nada a fazer.
e o vidro?
tendo em conta que quanto mais transparente , mais calor passa.
como vocês mantem a transparencia? com o pó acumulado, dejectos de passaros,etc....
deixam a natureza limpar? (quando chove)
ou vão lá acima e limpam? e nesse caso com que frequencia?
Dos Fracos Não Reza a História...


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

nos fotovoltaicos sei que a limpeza é aconselhada pois caso contrário a "performance" dos mesmos decai se calhar tb faz sentido fazer a manutenção disso nos termicos. apesar do que se diz tem que existir sempre alguma manutenção e quando se fala em pouca manutenção não se quer dizer zero manutenção...
na minha caldeira todos os anos tb xuto lá pra dentro um "very-light" para queimar a fuligem dos favos e mudo o filtro e verifico o anodo de magnésio(tb convém verificares tds os anos o anodo do teu deposito, sobretudo com águas duras), tudo operações simples e 1x no ano, se limpares os paineis tb n parece mal, a n ser que não faça diferença o limpo e o sujo (o que duvido). aliás a limpeza nc fez mal a ng e é por aí q mts empresas começaram para melhorar a produtividade, acessibilidade, profitability etc, por isso pq não implementar um esquema de 5s (isto é para a malta de engª industrial e areas afins) nas nossas proprias casas.

cumps!


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

master Escreveu:vamos agora a uma questão a quem tem painel a muito tempo:
o painel é simplificando (muito) as coisas um conjunto de 4 materiais:
-vidro transparente por onde passa a radiação do sol
-material preto que absorve energia do sol
-liquido que circula e absorve o calor
-depósito e tubagens
ora a minha pergunta é no que podemos melhorar, pelo menos agora no inverno, visto que no verão a agua quente até sobra....
podemos isolar o melhor possível a tubagem, o depósito acho que não se pode fazer nada.
o líquido também não se pode melhorar, visto ser agua para consumo.
o material preto está sem acesso, logo nada a fazer.
e o vidro?
tendo em conta que quanto mais transparente , mais calor passa.
como vocês mantem a transparencia? com o pó acumulado, dejectos de passaros,etc....
deixam a natureza limpar? (quando chove)
ou vão lá acima e limpam? e nesse caso com que frequencia?
caro amigo, o nosso painel não tem vidro, é um acrílico e podes limpar sempre que queiras, e até convém de inverno!!
também não tem anodo de magnésio por ser todo plástico e não ganhar ferrugem.
quanto a isolar o deposito, se lhe inventassem um casaco de inverno era óptimo!! eu para além de proteger bem as tubagens (mangas de espuma, fita de alumínio e plástica), injectei espuma de poliuretano para dentro de alguns orifícios e isolei a o interior lateral (onde se encontra o termoestato e a resistencia) com lã de rocha e alumínio.
mas mesmo assim tem muita perda de inverno. em breve vou isolar o compartimento do motor.
meto fotos em breve, assim que passar a preguiça de subir lá acima...


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

viva!
duas coisas q n percebi, estás a dizer q o deposito de acumulação de águas é de plástico e fica no telhado a levar com sol e chuva?que tipo de isolamento tem por fora? eu estava a falar do anodo de magnesio do deposito de acumulação pelo que sei costumam ter.
a outra coisa é q pelo q sei dos acrilicos transparentes é preciso ter alguns cuidados ao limpar (sei isto pq tenho colegas com carros de capota de lona e "vidro" de trás em acrílico), nomeamente não usar liquidos de limpeza para vidros tipo ajax e outros detergentes afins, e tentar usar ao máximo apenas água e um pano com mt cuidado, pois mesmo assim com o passar do tempo e as limpezas pelo que vejo nas tais capotas ricam mt e perdem mt da transparencia que têm qd novos...


cumps!


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

toze_feup Escreveu:viva!
duas coisas q n percebi, estás a dizer q o deposito de acumulação de águas é de plástico e fica no telhado a levar com sol e chuva?que tipo de isolamento tem por fora? eu estava a falar do anodo de magnesio do deposito de acumulação pelo que sei costumam ter.
a outra coisa é q pelo q sei dos acrilicos transparentes é preciso ter alguns cuidados ao limpar (sei isto pq tenho colegas com carros de capota de lona e "vidro" de trás em acrílico), nomeamente não usar liquidos de limpeza para vidros tipo ajax e outros detergentes afins, e tentar usar ao máximo apenas água e um pano com mt cuidado, pois mesmo assim com o passar do tempo e as limpezas pelo que vejo nas tais capotas ricam mt e perdem mt da transparencia que têm qd novos...


cumps!
o nosso painel é um solco, logo não tem problemas de corrosão, o depósito e placa absorvedora é uma peça unica de plástico e por fora do depósito tem espuma e outra camada em plástico. basicamente funciona como um autocolismo grande em cima do telhado!!
depois, atrás do painel tem uma bomba elétrica para dar pressão á agua quente sempre que se abre uma torneira.
tem como vantagem o aquecimento mais rapido da agua pk nao existem intermediarios (vulgar liquido anticongelante que existe em outros modelos termossifão) e o sol aquece directamente a agua!
desvantagens, maiores perdas nocturnas no inverno...
em relação ao acrilico, limpo apenas com um pano humido de microfibra para tirar a poeira.
aqui fica o link para veres melhor como funciona...

http://www.solcoeurope.com/pt/html/index.html


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

ah, e é o sistema mais barato do mercado .
o painel de 200 litros custa cerca de 1500 euros.


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

toze_feup Escreveu:viva! na caldeira sei como é feita a recirculação, num solar com apoio electrico temporizado não será mt critico na medida em q o apoio só se vai ligar naquelas horas em q mais vamos usar a água e a prob de n haver água quente solar é alguma, com esquentador como backup a recirculação teria que não passar pelo esquentador senão obviamente que este se vai ligar sempre que a água passe por este mais fria do q a temperatura desejada, no entanto é isso que acontece mas lembrem-se q ao fim de uns 3-4 minutos(depende da vel do caudal da bomba) a água que foi akecida já está de volta ao esquentador e poderá não necessitar de ser aquecida dado q toda a água do circuito passa a estar à mm temperatura (a de conforto desejada).
claro que a recirculação qq q seja o sistema usado tem perdas, no entanto o conforto, comodidade são mt aumentados e pela experiencia que tenho com a minha velhinha caldeira n são mensuraveis ao longo do ano essas perdas, são mt marginais (pelo menos como tenho o meu sistema regulado), e o que se ganha em conforto e poupa em água compensa largamente a perda q existe sempre por mt bem q esteja a tubagem isolada e a passar pelo meio da casa como é o meu caso. de qq forma lembrar q por ex no meu caso o calor "perdido" pela tubagem passa para o resto da casa pois os dois ramais principais de tubagem atravessam a casa mesmo a meio.

quanto ao esquentador que o hugoriba fala, tenho ideia que existem já esquentadores solares em q o modulo de medida de temperatura é remoto e dá pra ligar no deposito do sistema de acumulação e daí n existir a tal perda residual que tu falas.
tenho uma pessoa amiga que meteu um esquentador desses mas tenho ideia q mandou vir da alemanha, n sei se por n haver cá ainda ou se por causa do preço ser + vantajoso, mas este fds se estiver com a pessoa já fico a saber isso.

quanto à recirculação sim é preciso uma bomba claro e tubagem de retorno de cada torneira (há quem faça só o retorno a cada entrada de casa de banho pra poupar tubo e trabalho). no meu caso é uma bomba dwild de 30w com regulador de caudal e temperatura, termoestato e temporizador que é diferenciado para cada dia da semana, que se liga continuamente nas horas normais dos banhos, manhã e fim de tarde durante a semana e está + tempo ligada durante o fds porque os horários dos banhos e da higiene pessoal é + incerta. nas horas de "vazio" recircula 5min de 30 em 30min, e das 00 ás 6:30 da manhã está completamente desligada.de notar que por exemplo nas horas em q eu digo q ela está ligada continuamente ela pode eventualmente desligar-se (sobretudo de verão) porque se detectar que a água que chega do retorno está a chegar à temperatura de conforto quer dizer que toda a tubagem está à temperatura desejada e assim sendo pára e só arranca de novo qd a temperatura está 3 graus abaixo do desejado(não dá pra regular é padrão da electronica da bomba).no meu caso tenho a água do deposito regulada para 50º no deposito da caldeira e a temperatura da bomba de recirculação para 40º.

cumps!
obrigado pela explicação! agora sim, percebi a recirculaçao! um calalizador comum deve ficar com a cabeça em água...
se o meu esquentador já é "inteligente", esses que referiste sao sobredotados!!!
se conseguisse arranjar o sensor de um desses, fazia aqui ligaçao directa!! hehehe


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

e para quem tem painel solar com apoio de esquentador vulgar, a soluçao pode passar por uma coisa destas:

http://www.vulcano.pt/index.php?article ... 3&tema=243

creio que será mais favorável colocar este dispositivo junto do painel do que do esquentador, se for possível.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

parece-me 1 boa solução para usar o backup do esquentador sem duvida. no entanto os tais esquentadores fazem isto tb, mas é 1 bom upgrade para quem já tem esquentador de chama modulante e n quer comprar outro.

cumps!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

realmente é o painel dos pobres...a meu ver pelo preço apenas.
mas desde que dure e faça o trabalho dos outros, não se pode pedir mais.
quanto á manutenção eu tinha essa idéia, que era "livre" de manutenção, logo sem manutenção anual o que ajuda em muito a carteira.
quanto á limpeza do "vidro" o problema é mesmo ir ao telhado armado em paraquedista, mas também acho que a limpeza ajuda a transparencia e quanto mais transparente melhor (acho).
lá vou subir ao telhado mês sim mês não.
o meu é de 300 lts.
quanto ao depósito, para além de se poder fazer uma coberta tipo cx isolada, estive também a ver um tipo de tinta que se dá nas piscinas, que depois de seca fica borracha.
mas seriam precisas muitas camadas para surgir algum efeito o que inviabiliza e já agora se o depósito têm um mau isolamento e entra o frio da noite, também deve entrar o calor, ou seja e se pintarmos o depósito de preto?
de dia absorve ainda mais calor e mesmo que perca de noite sempre fica lá algum.
durante o dia sempre entra calor pelo depósito
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

master Escreveu:realmente é o painel dos pobres...a meu ver pelo preço apenas.
mas desde que dure e faça o trabalho dos outros, não se pode pedir mais.
quanto á manutenção eu tinha essa idéia, que era "livre" de manutenção, logo sem manutenção anual o que ajuda em muito a carteira.
quanto á limpeza do "vidro" o problema é mesmo ir ao telhado armado em paraquedista, mas também acho que a limpeza ajuda a transparencia e quanto mais transparente melhor (acho).
lá vou subir ao telhado mês sim mês não.
o meu é de 300 lts.
quanto ao depósito, para além de se poder fazer uma coberta tipo cx isolada, estive também a ver um tipo de tinta que se dá nas piscinas, que depois de seca fica borracha.
mas seriam precisas muitas camadas para surgir algum efeito o que inviabiliza e já agora se o depósito têm um mau isolamento e entra o frio da noite, também deve entrar o calor, ou seja e se pintarmos o depósito de preto?
de dia absorve ainda mais calor e mesmo que perca de noite sempre fica lá algum.
durante o dia sempre entra calor pelo depósito
essa tinta deve ser cara e depois com as oscilaçoes de temperatura devia deixar de aderir.
por acaso ja pensei em pintar de preto, mas apenas a parte exterior do absorvedor, aquela em aluminio que fica logo ao lado do acrilico. se fosse preta absorvia tambem algum calor do sol de inverno...
o nosso painel perde mais pela placa absorvedora por a mesma estar exposta para receber o sol....e como a água está logo por baixo....
mesmo assim, creio que as vantagens compensam bem as desvantagens.

outra coisa que eu já reparei, nao deve adiantar muito limpar o acrílico muitas vezes. se reparares, á noite com a diferença de temperatura entre o painel e o ambiente, obriga o acrilico a condensar alguma humidade e assim acumular mais algum pó...
reparei nisso no dia seguinte em que tinha limpo o mesmo e estava quase na mesma...
a chuva vai lavando, mas se te quiseres dar ao trabalho, limpa de inverno porque de verão nem vale a pena.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

pois....
hoje de manhã a agua estava morna (quase fria)
vou apartir de hoje ligar de manhã a resistencia do painel por 2 horas, acho que será o suficiente para termos todos agua de manhã quente.
eu tenho bi-horária, logo acho que compensa, vou ligar ás 5h00 e desligar ás 7h00, é a hora em que estamos todos a pé.
para a noite ainda não é necessário, pois ainda está quentinha só com o solito, mas assim que não der vou ligar o esquentador á noite.
acho que irei manter os dois apoios, de manhã electricidade, noite gáz.

quanto á bilha de gáz, ainda é a mesma há 5 meses, mas a chama hoje estava nas últimas, amanhã devo ter que mudar de bilha, nada mau para quem chegava a gastar 2 bilhas por mês.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

ok
após ter ligado a resistencia de manhã há 2 dias atrás, hoje tive que ligar o esquentador.
dos 5 que tomamos banho hoje, 3 foi com o painel e 2 com apoio do esquentador, a agua estva mais para o fria que para o morno.
bom a agua quente do painel chegou até meio de outubro sem apoio, nada mau...
saliento que aqui na zona, ontem e hoje o dia esteve quase sempre encoberto ou a chuver.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Chegou a hora?

Mensagem por DJGH »

obrigado master, você está a dar preciosas informações ao fórum sobre o seu sistema solar. continue .
DJGH

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

obrigado djgh
o que me propus a fazer neste tópico, foi o de preparar as pessoas que pensam ter aqs e não percebem patavina disso (como eu) e que toda a ajuda e informação é importante.
isto é quase um diário.
agora os principais prossupostos estão realizados.
no meu caso fiquei saber que:
-os preços diferem muito e nem sempre os mais baratos são os piores.
-as bilhas duram 5 meses na altura quente, (na época fria veremos), antes eram 2 por mês.
-o meu painel foi autosuficiente até 8 outubro, quando liguei a resistencia (apoio electrico) por 2 horas por dia (das 5h30 ás 7h30)
-dois dias depois comecei a usar o apoio de esquentador a gáz (das 21h00 ás 22h00) quando o tempo mal (dia inteiro sem sol)
-ficaram a saber também que nem tudo corre bem com os painéis, desde má instalação, mau isolamento, hipótese de usar maquinas de lavar com a agua quuente do painel, necessidade de usar reguladores de pressão, etc...
agradeço em muito os outros colegas que me foram ajudando no tópico, pois tiveram problemas identicos e pouparam-me alguns euritos...
bom agora só devo acrescentar algo mais para o fim do inverno, a não ser que aconteça algo...
um bem haja a todos...

já agora, outra coisa a reter
quando pagarem o painel peçam logo a factura, pois ficaram de enviar a minha e já lá vão 5 meses...
apesar de ligar para lá todas as semanas.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Chegou a hora?

Mensagem por serges »

parabéns master, já era para te felicitar pelo belo diário! assim ajuda em muito quem frequenta este forum!

continuação de muitos banhos quentes e pouco gás a gastar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

thanks serges
com o dinheiro que gastei no painel, fiquei sem guita para o gáz
um abraço a todos
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

fantástico master, eu nos meses de abril a 20 de setembro gastei uma bilha de gás das pequenas, ou seja uma bilha para 6 meses e 20 dias!!! nada mau, mas aqui em casa somos apenas dois.
tu pede mesmo essa factura porque dar-te-á cerca de 700 euros no irs e é unica garantia que possuis durante 2 anos se algo correr mal...
tanto tempo, se fosse eu ameaçava com uma denuncia á deco ou até mesmo ás finanças....
fica bem, abraço.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”