Chegou a hora?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Joaquim Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo jun 15, 2008 4:54 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Joaquim Gomes »

boas

este tópico veio mesmo a calhar porque tenho uma casita em construção e daqui a uns tempos vou colocar um termosifão de 300 litros com painéis não selectivos com apoio de esquentador solar.

como também estou a pensar aproveitar a água quente para a máquina da roupa e loiça e também aplicando algumas ideias aqui expostas, fazia o seguinte:

- válvula anti-retorno na saída de água quente do depósito
- válvula termoestática regulada para 45 graus logo a seguir á válvula anti-retorno
- circuito independente para a máquina da roupa e loiça
- regulador de pressão logo após o contador da companhia... se justificar.... (ainda não sei a
pressão aqui da zona...)
- isolamento das tubagens de água quente

uma vez que estas máquinas vão ficar mais ou menos a a 10/15 metros
de distancia do painel, penso que a água que sai a 45graus
do depósito deva chegar um pouco mais fria à máquina de lavar...

nós cá em casa nunca lavamos a mais de 40 graus...
e assim evitava colocar mais uma válvula termoestática...

a máquina de lavar loiça só precisava de aquecer a diferença....

o esquentador solar seria regulado para 40 graus para banhos e etc

o que acham
Cumprimentos
Joaquim Gomes


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

joaquim gomes Escreveu:boas

este tópico veio mesmo a calhar porque tenho uma casita em construção e daqui a uns tempos vou colocar um termosifão de 300 litros com painéis não selectivos com apoio de esquentador solar.

como também estou a pensar aproveitar a água quente para a máquina da roupa e loiça e também aplicando algumas ideias aqui expostas, fazia o seguinte:

- válvula anti-retorno na saída de água quente do depósito
- válvula termoestática regulada para 45 graus logo a seguir á válvula anti-retorno
- circuito independente para a máquina da roupa e loiça
- regulador de pressão logo após o contador da companhia... se justificar.... (ainda não sei a
pressão aqui da zona...)
- isolamento das tubagens de água quente

uma vez que estas máquinas vão ficar mais ou menos a a 10/15 metros
de distancia do painel, penso que a água que sai a 45graus
do depósito deva chegar um pouco mais fria à máquina de lavar...

nós cá em casa nunca lavamos a mais de 40 graus...
e assim evitava colocar mais uma válvula termoestática...

a máquina de lavar loiça só precisava de aquecer a diferença....

o esquentador solar seria regulado para 40 graus para banhos e etc

o que acham

boas, bem vindo!
acho que devias colocar a válvula termoestática apenas para o circuito das máquinas de lavar, assim o outro fica livre para aproveitares toda a temperatura disponível no depósito que ascende a bem mais de 45 graus e quando chega ás torneiras fazes tu a mistura com agua fria. assim existe menos perdas no caminho pk a água vem mais quente (principalmente de inverno).

vejo que deves estar a construir uma casa nova e como tal, circuitos de agua independentes.
se tiveres algum dinheiro de sobra e quiseres aproveitar águas das chuvas para autocolismos vê este link e tira de lá umas ideias, até mesmo aguas para rega de jardins. atençao que podes fazer sem utilizar todo material que eles fornecem, poupando assim bastante.


http://www.ecoagua.pt/produtos.php

abraço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

a distancia das máquinas é muita, a minha está a cerca de 8-9 metros ou seja a agua que alimenta as maquinas desde que sai dos tubos, que circula nesses 15 metros e aquece o próprio tubo, tu só vais sentir a diferença após 4 ou 5 litros é que entra quente, se a maquina leva 3 lts de agua ela não chega a entrar quente e não poupas nada.
o que eu faço é colocar as maquinas a lavar após as 22h00, pois tenho bi-horário e fica mais barato e a essa hora já todos em casa tomaram banho, a mulher já fez o jantar, etc... ou seja já os tubos já escaldam e quando chegam ás máquinas já chegam quentes (tenho temperatura da valvula para +- 45º)
há uma artimanha para resolver isso, um colega nosso daqui "ensinou-nos" a encher um balde de agua até ela estar quente e depois é que se liga as maquinas.
eu faço isso todas as manhãs, 1 balde de 5 lts dentro da banheira e depois quando está quente é que abro as torneiras.
essa agua dá para as sanitas, plantas, jardins...
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

eu faço exactamente o mesmo, um regador de 5/6 litros na banheira que encho antes de chegar a agua quente e aproveito para as plantas.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

eu qd instalei o aquecimento meti recirculação no circuito de água quente das torneiras. poupa-se água e de inverno é um must!

cumps!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

também pode acontecer no inverno é não ter agua quente suficiente para tudo.
eu já sinto um pouco isso, de manhã a agua já não sai a ferver como a 1 mes atrás e penso que com o inverno será pior, poderá mesmo não haver agua para as maquinas ha noite e aí entra ou o esquentador ou a resistencia (do painel ou da maquina).
estou a ver até aonde chega o meu sem apoio.
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

master Escreveu:também pode acontecer no inverno é não ter agua quente suficiente para tudo.
eu já sinto um pouco isso, de manhã a agua já não sai a ferver como a 1 mes atrás e penso que com o inverno será pior, poderá mesmo não haver agua para as maquinas ha noite e aí entra ou o esquentador ou a resistencia (do painel ou da maquina).
estou a ver até aonde chega o meu sem apoio.
hum, eu sou da opinião que um painel solar com reservatório no telhado a servir de cilindro nos dias frios de inverno é o mesmo que deitar dinheiro ao lixo..... eu retirei a resistência ao meu. e tu ainda me vais dar razão... é perferível um esquentador proprio do que aquela resistencia que nunca sabes quando liga e desliga e a frequência com que o faz...


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

viva!
pelos testes q tenho andado a fazer a partir do meio de outubro (tenho um disjuntor no quadro q liga e desliga a resistencia do painel) é natural que o painel deixe de ser suficiente só por si para suprimir as necessidades de águas (dos banhos pelo menos) dá algun contributo mas não o total.
mas no entanto neste sistema que estou a falar mesmo em agosto qd estiveram dias encobertos e inclusivé choveu este sistema já ligou o backup electrico, se isso não aconteceu no teu no mês de agosto, ou na tua zona pode ser q tenha melhor cobertura solar ou uma melhor instalação/sistema. já agora aconteceu-te isso? ou não estiveste em casa nesses dias?

cumps!


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

toze_feup Escreveu:eu qd instalei o aquecimento meti recirculação no circuito de água quente das torneiras. poupa-se água e de inverno é um must!

cumps!

como assim?? explica esse sistema mais promenorizadamente. aquecimento a gasóleo?


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

sim, foi qd instalei o aquecimento ambiente com uma gasóleo para a casa toda.

cumps!

ps: concordo ctg q o deposito no telhado é 1 erro mt grande porque não só de inverno o sistema não aquece a água como se ela estiver de noite ao frio o esquentador acaba por ter q fazer uma subida de mais graus de temperatura do q se ela estivesse num deposito de acumulação dentro de casa...por mt bom q seja o isolamento dos acumuladores com grandes diferenciais termicos n há milagres...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

eu ainda não liguei a minha resistencia, mas se tiver que ligar ligarei de noite (das 6 ás 7h30) por ter a bi-horária e coloquei o disjuntor separado do motor e com relógio, e espero que me dê apenas para a higiene basica matinal, pois durante o dia espero que o sol recupere o aquecimento, eu necessito da maior parte da agua quente de noite (das 20h30 ás 23h00) e acho que com o sol diario chega, o pior é se não houver sol por dias seguidos...
quando deixar de ter agua quente eu acho que irei preferir o esquentador a gas, para isso só tenho que fechar uma torneira (no painel), abrir outra no esquentador e ligar o esquentador, mas tenho que fazer ainda experimentações, pois ainda não passei nenhum inverno.
e claro ver gastos €, ainda não sei se gasto mais se ligar a resistencia com a bi-horária, ou a gás ou até uma mistura de ambos (dia gás, noite resistencia)
Dos Fracos Não Reza a História...


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

sim mas acho q o sistema que o hugoriba falava era algo mais confortavel tipo ter o esquentador em serie com o painel (montado entre o painel e a torneira) e o esquentador só se ligar se detectar a água mais fria do que a temperatura de conforto...
ligar e desligar manual é sp chato, porque se estás tu em casa e sabes é 1 coisa. se tens + gente em casa a usar o sistema que pode n saber mexer das duas uma ou não mexe e toma de água fria ou então mexe e pode fazer asneira...qualquer uma das duas não é boa.

cumps!


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

sim, eu tenho o esquentador entre o painel e a torneira e nao me queixo. aliás, de verão até tenho o esquentador completamente desligado e com o gás cortado pois já ganhei aquela sensibilidade de saber quando o painel tem a água quente (de verão está sempre quente e só após 2 dias sem sol é que já está morna). só de inverno é que o ligo permanentemente para dar o aumento de temperatura apenas.
por isso eu queria tanto ter um display que me desse a temperatura exacta da agua no painel para eu controlar de inverno e nem ligar o esquentador quando tal nao era necessário!!!!! mas nao encontro o que preciso....
o unico senao é o circuito de agua quente ser longo... tiro sempre 5/6 litros de agua fria antes de chegar a quente (vem do telhado, desce ao esquentador na cozinha, sobe para o sótao e desce novamente para os wcs e cozinha. aí perde-se um pouco o calor apesar de me ter aplicado no isolamento dos tubos.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

para o problema do display, se o teu deposito de acumulação permitir ligar mais um sensor de temperatura, podes sempre comprar um daqueles termometros digitais de 3€ cujo sensor de exterior é um fio com um termopar na ponta, nc testei mas era 1 bom ponto de partida e barato, a hipotese certa que resulta é em vez desse esquentador teres um de chama modulante que mede a temperatura da água antes desta passar no esquentador e mediante a temperatura decide se se liga ou não...esse resulta sem espinhas mas é + caro claro.
quanto as águas só resolves recirculando a água nos tubos de água quente ate á torneira. dá trabalho mas acredita q vale bem a pena, eu aki em casa qd estive a mudar a canalização porque queria balancear pressões e caudais, pus um retorno e vale bem a pena, foi das melhores melhorias q tive em termos de sistema cá em casa. isso e equilibrar pressões, é do melhor, poderes por ex estar a tomar ou banho ou 2 pessoas a tomar banho e uma outra abrir o autoclismo e tirar água na cozinha ao mm tempo sem qq quebra ou alteração na temperatura da água, é fenomenal! até porque desde aí que instalei misturadoras termoestaticas em todas as zonas de banho e agora praticamente só regulas a quantidade de água porque a temperatura é a torneira que regula sozinha conforme estejas a pedir mais ou menos temperatura (tem marcação númerica no manipulo). mas se tiveres este tipo de torneiras sem fazeres o balanceamento dos caudais o que acontece é q qd alguém perturba o sistema seja tirar água quente ou fria, levas ou peladela ou esfriadela ainda q possa ser só momentanea é chata, por isso 1 coisa sem a outra n faz sentido...
claro que para isto convém haver deposito de acumulação para águas frias também que no meu caso n é mais do q um cilindro velho de 100l no sotão, pois para águas frias n interessa nem o isolamento nem a resistencia deste (n está ligada a nada), interessa é teres 1 boca com mt caudal de saida.

cumps


cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: Chegou a hora?

Mensagem por cblfreitas »

este tópico vai de facto excelente!

é muito interessante verificar a quantidade de ideias que são partilhadas e que podem ser implementadas, quando falamos de energia solar térmica. nesse sentido, venho deixar aqui também deixar uma ou duas ideias:

primeiro li acima que se perdia menos, utilizando a válvula termostática apenas para as máquinas de lavar. esta pode ser uma estratégia perigosa! imaginem uma criança de 5 anitos a abrir uma torneira e a receber água a 60-80 ºc. é muito mais fácil de acontecer do que parece. por outro lado, as perdas de energia na tubagem serão obviamente maiores, uma vez que é maior o diferencial entre a temperatura interior e a exterior. assim a válvula termostática faz falta e quanto mais cedo poder ser colocada melhor (salvaguardando que a água depois não chegue ao consumo abaixo dos 40 ºc).

relativamente ao esquentador (tb o meu sistema preferido) penso que se deveria colocar em paralelo e não em série. o problema é que os esquentadores gastam sempre, mesmo que a água entre morna ou quente, pois funcionam por diferencial de temperatura. excepção são os esquentadores solares, de chama modulante, mas ao que parece mesmo estes têm sempre um gasto residual. assim, a melhor solução seria colocar uma válvula regulada para 40 ºc que enviará a água para o esquentador apenas se for necessário...

por fim, só mais um apontamento, embora seja algo já muito repetido neste fórum. desde que a aquisição dos vossos tivesse sido bem dimensionada (em termos de área de colectores e de armazenamento) é perfeitamente natural que a energia de apoio passe a fazer falta mais ou menos a partir do mês de outubro. caso tal não aconteça é porque sobrou muita energia nos meses de verão e isso também não é bom para as instalações solares, uma vez que podem atingir temperaturas muito elevadas e entrar mesmo em estagnação. nesta altura ainda me parece cedo para usar o apoio (pelo menos aqui no interior, setembro tem sido um mês de sol simpático), mas não há que fazer drama por ter que começar a ligar o apoio a partir de meados do próximo mês. é apenas um sinal, de que provavelmente o sistema continuará a funcionar bem por muitos e bons anos.

mais uma vez agradeço e dou os meus parabéns pela partilha que aqui encontro.


Joaquim Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo jun 15, 2008 4:54 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Joaquim Gomes »

boas

obrigado pelas respostas... não estava nada à espera de ver tantas em tão pouco tempo

toze_feup Escreveu:boas, bem vindo!
acho que devias colocar a válvula termoestática apenas para o circuito das máquinas de lavar, assim o outro fica livre para aproveitares toda a temperatura disponível no depósito que ascende a bem mais de 45 graus e quando chega ás torneiras fazes tu a mistura com agua fria. assim existe menos perdas no caminho pk a água vem mais quente (principalmente de inverno).
o objectivo de colocar a valvula termoestatica à saida do painel seria rentabilizar a água quente no depósito pois a valvula adiciona água fria para temperar.. posso estar enganado mas foi essa a ideia com que fiquei..

por exemplo:

a valvula termoestatica à saida do painel regulada para 45 graus e depois o esquentador solar para 40 graus...
(este esquentador como já sabem permite regular a temperatura)

assim a água já sai temperada em todas as torneiras

agora tenho que perceber o esquema da recirculação para o esquentador não aquecer a água fria que está no tubo entre o painel e o esquentador e ter água quente instantanea a sair nas torneiras...

para as máquinas de lavar roupa e loiça já não queria ter a água a passar pelo esquentador.. dai o circuito independente... mas talvez fosse melhor levar a torneira termoestatica na máquina de lavar roupa que é mais sensivel a temperaturas elevadas.. mesmo saindo do depósito a 45 graus e após 15 metros de tubo isolado....
master Escreveu:há uma artimanha para resolver isso, um colega nosso daqui "ensinou-nos" a encher um balde de agua até ela estar quente e depois é que se liga as maquinas.
eu faço isso todas as manhãs, 1 balde de 5 lts dentro da banheira e depois quando está quente é que abro as torneiras.
essa agua dá para as sanitas, plantas, jardins...
a minha esposa tentou introduzir esse sistema cá em casa.. mas de manha quando estou mais para lá do que para cá.. a preguiça e o sono não deixam pegar no balde pesado cheio de água

mas uma vez que na futura casa a máquina de lavar roupa vai ficar na garagem essa água já pode ser mais util pois o quintal é logo mesmo ao lado... e para chegar ai já estou mais desperto

agora tenho que analisar bem a situação da recirculação... o toze feup não terá um esquema ?
Cumprimentos
Joaquim Gomes


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

viva malta não tenho mt jeito para o desenho improvisado, mas aqui fica um esquema de como tenho a tubagem cá em casa

Imagem

de notar que eu apenas fiz a ida e o retorno à casa de banho mas na pratica o retorno vem do tubo q está imediatamente ligado à torneira.
outra coisa pra notar é que para minimizar perdas o tubo do retorno tem bt menos diametro que o da alimentação da água quente pois não tem necessidade de ter o mesmo diametro pois não vai alimentar nada é apenas para a água poder recircular de volta ao deposito e estar sp a água quente no ponto imediatamente antes da torneira.obviamente e tratando de águas quentes todos os tubos devem ser isolados convenientemente quer os de ida quer os de retorno.
tenho +/- a ideia que o ramal principal são tubos de 35mm ou 40mm que depois dividem por tubos de 16mm que vão a cada torneira e o retorno ou é 10mm ou 12mm, cada ramal de cada casa de banho tem na saida do ramal principal do sotão um redutor de pressão para 1.5kg. a entrada de água no sistema tem uma alimentação de 4kg (fria claro - a pressão que o balão do poço dá).
espero ter ajudado.

cumps!
Última edição por toze_feup em quinta set 18, 2008 2:11 pm, editado 1 vez no total.


Joaquim Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo jun 15, 2008 4:54 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Joaquim Gomes »

boas

obrigado pelo esquema mas fiquei com uma duvida:

estive também a ler isto:

viewtopic.php?f=47&t=6160&p=63168&hilit=recircula%c3%a7%c3%a3o#p63168

...e no meu caso que vou ter um painel solar termosifão com apoio de esquentador solar, onde a água passa toda pelo esquentador antes de chegar ás torneiras (excepto nas máquinas de lavar roupa e loiça..) ..... será que neste caso é possivel ou viável a recirculação

em que troço do ramal é máis vantajoso colocar a bomba circuladora?
no troço do retorno mesmo antes da reentrada no depósito ?

isso não me irá arrefecer a água que tenho dentro do depósito do painel solar?

Cumprimentos
Joaquim Gomes


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

[quote="toze_feup"]para o problema do display, se o teu deposito de acumulação permitir ligar mais um sensor de temperatura, podes sempre comprar um daqueles termometros digitais de 3€ cujo sensor de exterior é um fio com um termopar na ponta, nc testei mas era 1 bom ponto de partida e barato, a hipotese certa que resulta é em vez desse esquentador teres um de chama modulante que mede a temperatura da água antes desta passar no esquentador e mediante a temperatura decide se se liga ou não...esse resulta sem espinhas mas é + caro claro.


mas eu tenho um desses esquentadores, é um modelo estanque da vulcano, só que liga sempre seja qual for a temperatura da água do painel, ou seja, existe sempre o gasto residual que é o tempo da água quente chegar do painel até ele. era isso que eu queria abolir no inverno, mediante a colocação de um sensor de temperatura no painel com display dentro de casa. a colocação do sensor é relativamente fácil, o problema reside na distancia do fio, cerca de 15-20 metros...
e ainda nao encontrei nada que se enquadrasse no que pretendo (e a um preço acessivel), já encontrei mas custavam creca de 200 euros e serviam para muito mais coisas do que apenas medição de temperatura... assim nao! o objectivo é poupar.

perdoem a ignorancia, mas nao consegui perceber ainda essa da recirculaçao... é necessária alguma bomba? não irá arrefecer a quente existente no painel? mesmo com os esquemas, nao vou lá...


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

viva! na caldeira sei como é feita a recirculação, num solar com apoio electrico temporizado não será mt critico na medida em q o apoio só se vai ligar naquelas horas em q mais vamos usar a água e a prob de n haver água quente solar é alguma, com esquentador como backup a recirculação teria que não passar pelo esquentador senão obviamente que este se vai ligar sempre que a água passe por este mais fria do q a temperatura desejada, no entanto é isso que acontece mas lembrem-se q ao fim de uns 3-4 minutos(depende da vel do caudal da bomba) a água que foi akecida já está de volta ao esquentador e poderá não necessitar de ser aquecida dado q toda a água do circuito passa a estar à mm temperatura (a de conforto desejada).
claro que a recirculação qq q seja o sistema usado tem perdas, no entanto o conforto, comodidade são mt aumentados e pela experiencia que tenho com a minha velhinha caldeira n são mensuraveis ao longo do ano essas perdas, são mt marginais (pelo menos como tenho o meu sistema regulado), e o que se ganha em conforto e poupa em água compensa largamente a perda q existe sempre por mt bem q esteja a tubagem isolada e a passar pelo meio da casa como é o meu caso. de qq forma lembrar q por ex no meu caso o calor "perdido" pela tubagem passa para o resto da casa pois os dois ramais principais de tubagem atravessam a casa mesmo a meio.

quanto ao esquentador que o hugoriba fala, tenho ideia que existem já esquentadores solares em q o modulo de medida de temperatura é remoto e dá pra ligar no deposito do sistema de acumulação e daí n existir a tal perda residual que tu falas.
tenho uma pessoa amiga que meteu um esquentador desses mas tenho ideia q mandou vir da alemanha, n sei se por n haver cá ainda ou se por causa do preço ser + vantajoso, mas este fds se estiver com a pessoa já fico a saber isso.

quanto à recirculação sim é preciso uma bomba claro e tubagem de retorno de cada torneira (há quem faça só o retorno a cada entrada de casa de banho pra poupar tubo e trabalho). no meu caso é uma bomba dwild de 30w com regulador de caudal e temperatura, termoestato e temporizador que é diferenciado para cada dia da semana, que se liga continuamente nas horas normais dos banhos, manhã e fim de tarde durante a semana e está + tempo ligada durante o fds porque os horários dos banhos e da higiene pessoal é + incerta. nas horas de "vazio" recircula 5min de 30 em 30min, e das 00 ás 6:30 da manhã está completamente desligada.de notar que por exemplo nas horas em q eu digo q ela está ligada continuamente ela pode eventualmente desligar-se (sobretudo de verão) porque se detectar que a água que chega do retorno está a chegar à temperatura de conforto quer dizer que toda a tubagem está à temperatura desejada e assim sendo pára e só arranca de novo qd a temperatura está 3 graus abaixo do desejado(não dá pra regular é padrão da electronica da bomba).no meu caso tenho a água do deposito regulada para 50º no deposito da caldeira e a temperatura da bomba de recirculação para 40º.

cumps!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”