Chegou a hora?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

toze_feup Escreveu:opa convém ressalvares outras coisas tipo que normalmente n almoças em casa (menos 1 refeição) e que muitas vezes não deves jantar em casa ou fazes comida de microondas ou aqueces comida já existente, pois senão o consumo do fogão a gás fosse pra 2 ou pra 3 ou 4 pessoas seria bem maior do q o do esquentador, pelo menos com a experiência minha e de quem tem fogões a gás de cozinha e almoça e janta tds os dias em casa o consumo em termos de gás é maior do q o consumo para banhos.
eu já tive esquentador e fogão, entretanto abulimos o esquentador por montagem da caldeira a diesel e a redução foi marginal resultante dos banhos (isto para quem almoça e janta tds os dias em casa). tenho outras pessoas q conheço a quem lhes aconteceu o mesmo, tudo bem que os fogões tinham 30 anos mas mesmo assim n sei se com um fogão a gás novo o consumo será assim tão reduzido em relação ao consumo de um esquentador inteligente para banhos...mas pronto cada caso pode ser um caso

cumps!
obvio, como referi o consumo la em casa é bastante diminuto, eu apenas noto diferença quando o painel nao aqueçe tanto nos meses frios e dias curtos de inverno. antigamente tinha tarifa bi-horaria e acabei por desistir por nao lucrar em nada com isso, mudei para a edp 5d e nao tenho o inconveniente de andar a lavar tudo á noite...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

cada vez estou mais contente com a compra.
agora falta a parte pior, o inverno.
estou curioso em saber o quanto irei poupar/gastar.
eu tenho o bi-horário e vou manter, pois eu e a minha famelga saimos todos de casa antes das 8h00 e como tal gastamos a electricidade em bi-horário, á noite chegamos depois das 21h00 e gastamos a maior parte também em bi-horário, pelo que ainda compensa.
estou ainda á espera que o canalisador monte a torneira misturadora das maquinas de lavar, penso que ficará o assunto resolvido até meio do mês.
a bilha é a mesma para o esquentador e fogão e só ligarei o fogão se necessitar, caso contrário fica a criar teias...
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

master Escreveu:cada vez estou mais contente com a compra.
agora falta a parte pior, o inverno.
estou curioso em saber o quanto irei poupar/gastar.
eu tenho o bi-horário e vou manter, pois eu e a minha famelga saimos todos de casa antes das 8h00 e como tal gastamos a electricidade em bi-horário, á noite chegamos depois das 21h00 e gastamos a maior parte também em bi-horário, pelo que ainda compensa.
estou ainda á espera que o canalisador monte a torneira misturadora das maquinas de lavar, penso que ficará o assunto resolvido até meio do mês.
a bilha é a mesma para o esquentador e fogão e só ligarei o fogão se necessitar, caso contrário fica a criar teias...
nos meses de nov,dez, jan,fev o que ele acumula num dia de sol perde durante a noite, é muito frio e o painel devia estar melhor isolado, com aluminio no seu interior por exemplo.... eu isolei os tubos no exterior o melhor que pude, com varias camadas de fita de aluminio aquela esponja propria para tubagens quentes. notei kk coisita depois disso, mas ainda assim, a perda pelo painel ser de circuito aberto é muito grande á noite. o unico aspecto positivo é o facto de ser um dos melhores a absorver energia no sistema termosifão.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

ok estou com o primeiro problema.
em tão pouco tempo e já um problema
o painel está a deitar a agua fora (pelo orifício de sobrecarga), não é muita cerca de 1ou 2 litros por hora.
penso que o problema é da boia, mas não sei, parece o mesmo que acontece com os autoclismos, se houver problema na boia eles não vedam completamente.
só sei que numa noite perdi dezenas de litros de agua... lá se foi a poupança e se não fosse a vizinha de baixo a avisar...
o pior problema é que me aconteceu na noite de sexta e a empresa que montou está fechado o fim de semana, agora tenho que andar a abrir e fechar a agua de entrada do painel.
segunda lá tentarei resolver o assunto.
para além da boia, acham que pode haver outro problema?
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

master Escreveu:ok estou com o primeiro problema.
em tão pouco tempo e já um problema
o painel está a deitar a agua fora (pelo orifício de sobrecarga), não é muita cerca de 1ou 2 litros por hora.
penso que o problema é da boia, mas não sei, parece o mesmo que acontece com os autoclismos, se houver problema na boia eles não vedam completamente.
só sei que numa noite perdi dezenas de litros de agua... lá se foi a poupança e se não fosse a vizinha de baixo a avisar...
o pior problema é que me aconteceu na noite de sexta e a empresa que montou está fechado o fim de semana, agora tenho que andar a abrir e fechar a agua de entrada do painel.
segunda lá tentarei resolver o assunto.
para além da boia, acham que pode haver outro problema?

esse problema ja eu tive!!! e também ja me deu muitas dores de cabeça no inicio!! é o seguinte, tens abastecimento de agua da rede, certo? essa pressão é demasiada (no meu caso chegava a 7 bar) e a boia do painel, como é fragil, nao veda bem. tal pode acontecer com um autocolismo normal de wc. o que tens a fazer é aplicar um regulador de pressão de água logo após o contador da companhia e regular para cerca de 3 bar, e o problema fica resolvido!!!
caso tenhas um furo artesiano com bomba de água, essa pressão deverá ser de 5 bar pelo que deves baixa-la para 3 bar.
mas mesmo após isto pode a boia estar mal regulada e ter de ser baixada, isto deve ser feito pela abertura no topo do painel e é bastante simples, basta roda-la até deixar de pingar mas apenas em dias nublados senao nem a mão lá metes!!
algo mais basta pedires, nao é um problema grave, longe disso, mas as vezes a resoluçao nao é imediata, tens de ir ajustando a boia.
grande abraço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

obrigado hugoriba
após uma noite sem dormir a pensar no assunto, acho que descobri o problema.
e era tão simples de pensar...
a questão da pressão hugorriba, não está directamente ligado ao problema, mas está indirectamente.
ora o que penso que seja:
eu á noite antes de me deitar fechei a torneira de entrada de agua (fria) que vai alimentar o painel, logo apartir daí o assunto estaria resolvido, não haveria agua para deitar fora pois a mesma não entrava.
mas por absurdo, a meio da noite lá estava o painel a deitar agua fora, passei a noite a tentar perceber, se não entra agua fria para o painel, como pode sair agua??? será que tenho uma fonte no painel?
até que por exclusões de partes eu percebi que o problema talvez não fosse da boia, pois esteve 2 meses a funcionar impecavelmente e como tenho a agua fechada, a mesma não passa pela boia.
só há outra hipótese da agua entrar--- pela sua saída, ou seja acho que a agua está a entrar por onde deveria sair, pelo orifício da aqua quente.
è a única hipótese que vejo.
e após ter dado com essa "quase" certeza, fui pesquisar o porquê.
e após correr a tubagem do sotão até ao andar, fechar e abrir torneiras, reparei que tudo começou na sexta e pensei o que aconteceu de diferente.
na sexta coloquei uma torneira misturadora para as maquinas de lavar e acho que as mesmas não tem fecho de segurança, logo e devido á tal pressão da agua da rede ser superior ao do painel, a agua é empurrada para o painel pela tubagem da agua quente.
amanhã irei contactar a empresa e colocar a minha suposição e caso eles aceitem, tenho que chamar o canalisador outra vez e colocar uma valvula de segurança junto á nova misturadora,e que só abro enquanto as maquinas estiverem a funcionar.
agora surgem questões, a entrada de agua do painel não deveria deixar entrar agua, deveria ser só para saida.
a torneira deveria também deixar a agua passar só para a saida determinda.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

eis a malandra
Anexos
A torneira
A torneira
Misturadora2.JPG (93.04 KiB) Visto 4570 vezes
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

fixe, assim o problema é bem mais simples de resolver, basta no circuito de agua quente vindo do painel colocar uma válvula que deixe passar apenas agua em um sentido e resolves isso baratinho!!
caso contrario, sujeitavas-te ate a estragar a valvula misturadora, julgo eu.
foi uma boa ideia essa de abastecer as maquinas com agua pré aquecida, a minha instalaçao já nao o permite mas nao foi assunto em que nao tivesse pensado. cheguei mesmo a contactar a electrolux mas disseram-me que os aparelhos deles vendidos em portugal nao estão preparados para essa situaçao... e aí desisti da ideia.
um abraço.


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

outra coisa, a valvula misturadora faz apenas isso, mistura mas nao impede a agua de circular no sentido contrário, e no painel tambem nao existe nenhuma válvula que tenha esse efeito, tens de comprar uma e aplicar, isso é o mais facil.
outro conselho, compra mangas isolantes para os tubos de agua quente e depois envolve tudo com fita adesiva de aluminio para reter o calor o mais possivel na tubagem e nao haver tantas perdas. agora nao vais notar nada, mas no inverno faz toda a diferença, garanto-te!!
nao é caro, só perdes algum tempo a isolar tudo muito bem... e aguças as tuas capacidades de bricolage!!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »


eu sei
o próprio vendedor avisou que haveria muita perda termica no inverno, ele isolou os tubos, mas não ficaram grande coisa, acho que vou colocar outro tubo por cima do actual e colocar a fita como dizes.
as maquinas aguentam a agua quente no interior a temperaturas superiores a 80º, o problema é os tubos que ligam a máquina, no meu caso está marcado no tubo para temperatura maxima de 25º.
eu vou arriscar e meter sempre a +- 40º, acho que não terei problemas, pois 25º é a temperatura de segurança e a margem da fábrica deve ser grande, já agora a temperatura do corpo ronda os 37º logo se fosse pelo que dizem não poderiamos tocar neles, e a própria agua no verão que está nos canos que vem da rua vem quente, muito acima dos 25º
acho que é uma salvaguarda da garantia.
amanhã vou tentar resolver o assunto com os instaladores.
Dos Fracos Não Reza a História...


super8
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jun 25, 2008 9:44 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por super8 »

boas.
o problema que estás a ter em relação à valvula não vai ser resolvido enquanto tiveres a pressão de água fria superior à de água do painel.
não sei ao certo qual é o teu sistema de apoio mas no caso de ser resistência a instalação não te vai funcionar em condições porque no caso delas ligarem vão aquecer 300l de água que depois vai ser arrefecida na valvula misturadora das máquinas para depois as resistências das maquinas a aquecerem outra vez.ao fim e ao cabo tens uma resistencia a trabalhar para outra e não acho que compense.
se for esquentador:
1- tens que ter altura suficiente entre o depósito do painel o o esquentador (normalmente precisam entre 0,2 e 0,5 bar)
2- tens que ter um circuito independente entre água de consumo e água das máquinas para o esquentador não trabalhar para as máquina.
espero ter servido de alguma coisa.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

olá super8
só vi hoje a mensagem, sorry...
já resolvi o problema da valvula e já estou a lavar a loiça e a roupa desde meio de julho e tenho andado a fazer experiencias desde então com as máquinas.
a valvula está junto ás maquinas e tem um corte de retorno de modo a deixar só passar a agua quente, de modo a não haver agua fria a entrar no painel pelo sítio errado, era esse o problema que tinha antes.
noto então:
a agua entra realmente quente e tenho a valvula regulada para 40-50º conforme o tipo de roupa, não ponho mais com medo da tubagem das máquinas.
na máquina da roupa lavo a roupa no programa 30º ou a frio.
na loiça é pré estipulada pela maquina.
a roupa no final sai a deitar fumo, pois a última entrada de agua é com agua quente, pelo que quando estendo a mesma ela já vai quase seca.
ainda n vi a conta da factura, se baixou ou não, mas tenho quase a certeza que sim, pois a resistencia das máquinas não trabalha (a agua já entra quente).
quanto á limpeza da roupa e loiça está igual, noto é que posso colocar menos detergente e o tempo é menor nas lavagens.
o meu apoio super8 é um esquentador a gáz electrónico (modelo antigo/simples) e tenho uma torneira de segurança que abro ou fecho, conforme use ou não o esquentador.
não posso é ter as duas ligadas ao mesmo tempo pois derrete-me o interior do esquentador (pelo que me disseram).
até agora tenho a torneira de segurança fechada pois ainda não utilizei o apoio (esquentador), mas penso que no inverno o ligarei algumas vezes.
quanto ás máquinas no inverno posso escolher entre ligar á agua quente proveniente do esquentador (gáz) ou a própria resistencia da máquina (electricidade).
já agora eu mantive a tarifa bi-horária que tinha antes.
obrigado na mesma pela ajuda
Dos Fracos Não Reza a História...


super8
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jun 25, 2008 9:44 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por super8 »

olá.
master parece-me que mais tarde ou mais cedo vais ter problemas porque resolveste o problema do retorno mas no caso de ter de entrar a água fria para a misturadora,esta não vai deixar a água quente entrar porque tem uma pressão superior, isto é, a máquina só vai ser alimentada com água fria.
quanto ao esquentador pela tua explicação é um esquentador normal e não um solar. ora a ser verdade este aquece por diferencial e não por regulação de temperatura. isto é, supondo que está regulado para o caudal de inverno (menos caudal), e para um delta de 50ºc, se a água entrar a 25ºc o esquentador aquece-a até aos 75ºc. aquece sempre neste diferencial independentemente da temperatura de entrada (não sei se me estou a fazer entender!!!!!!).
por isso no inverno é melhor regulares o esquentador para o caudal de verão (mais caudal) porque tem um diferencial mais baixo (normalmente delta de 25ºc). quanto ao esquentador aquecer a água das maquinas, vais obrigar o esquentador a fazer varios arranques para pouca água de saída (as maquinas cada vez consomem menos água) e o gasto do gás mais o desgaste do material , na minha opinião não compensa.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

olá super8
acho que já está tudo bem.
estou há mais de um mês a usar as maquinas com agua do painel e está tudo bem e como a famelga lá em casa é grande, as maquinas trabalham dia sim dia não.
a misturadora que eu coloquei (a foto está neste tópico) faz bem a mistura da agua.
hoje fiz a experiencia de fechar a agua fria, e a agua do painel (quente )passado alguns segundos deixou de passar na torneira, ou seja ele bloqueou a agua quente, isto é útil em caso de falta de agua, pois só entraria a agua quente e a escaldar.
depois fechei a agua quente do painel e tentei outra vez, a agua passava (pouca mas entrava).
sim o esquentador é os normais electronicos e o que me aconselharam é mesmo o que dizes, nunca ligar a agua do painel ao esquentador.
quanto á pressão, o meu painel tem um motor de pressão que dá mais pressão á agua quando se abre as torneiras, aliás até faz é pouco de barulho, não sei se todos tem, acho que sim.
portanto a agua quando sai, vem com mais força, mas só quando se abre uma torneira, tenho na caixa de luz 2 interruptores, 1 para o motor de pressão da agua e outro para a resistencia(coloquei um relogio mas está desligado por agora)
um abraço
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

após os conselhos de alguns colegas aqui do forum eu aceitei a idéia deles e coloquei uma valvula de pressão no contador da agua, aonde entram no máximo 3 bars.
fiz isto pois vou para a semana de férias e tenho receio que algo aconteça, pois mais vale prevenir que remediar.
Anexos
valvula pressão.JPG
valvula pressão.JPG (43.49 KiB) Visto 4283 vezes
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

vou aceitar também a sugestão de isolar bem os tubos do painel, pois parece que no inverno perde muito calor pelos tubos.
no entanto numa vistoria ao telhado eu reparei que os tubos estão á mostra em algumas zonas.
não sei se é assim que se faz o trabalho, mas acho um pouco ou tanto mal feito, vou amanhã comprar tubo de isolamento, fita e silicone cola para fazer uma dupla tapagem.
alguns instaladores deveriam ter um cursito...
todas as curvas estão expostas ao tempo.
Anexos
Curva 3.JPG
Curva 3.JPG (58.18 KiB) Visto 4271 vezes
Curva 2.JPG
Curva 2.JPG (49.07 KiB) Visto 4270 vezes
Curva 1.JPG
Curva 1.JPG (59.9 KiB) Visto 4271 vezes
Dos Fracos Não Reza a História...


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

parece-me bem teres isso, mesmo qd existem obras na rua e td mais ou há reforços de alimentação da rede publica a pressão descontrola-se com facilidade...
eu meti a minha a 4bar, pois tenho 2 secções de casas de banho em diferentes sitios da casa e meti uma de 4 à entrada do contador e depois uma de 2bar em cada secção de casas de banho, assim evitam-se peladelas qd alguém tira água entre as 2 secções. só isso já ajuda embora eu tenha feito tb outras alterações q n interessam para o topico em prol de n haver diferenças de pressão entre casas de banho qd se tira água de 2 torneiras de diferentes casas de banho.
quanto aos isolamentos o q se costuma fazer é meter o isolamento dps das uniões feitas mas antes de engatar o fim do tubo...mas pronto a cabeça ás vezes n dá pra tudo... agora fica + complicado de unir tão bem, há malta q é preciso andar sp em cima deles...principalmente nestas coisas. felizmente os tipos q me instalaram a caldeira percebiam da poda bt...

cumps!


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

boa opçao essa do regulador de pressao da rede. o meu no outro dia foi á vida devido aos constantes cortes da rede... felizmente nao paguei mais por um novo pk ainda estava na garantia.
esses tubos do painel de inverno é o mesmo que nao terem nada, depois eu ponho umas fotos do meu painel para te dar uma ideia do que podes fazer antes de chegar o tempo frio e os dias curtos.
abraço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

obrigado hugoriba
entretanto já isolei os meus tubos do telhado.
isolei tudo com fita de calafetar de ar condicionado, depois coloquei outros tubos mais largos por fora dos tubos existentes, apertei tudo com braçadeiras de plástico e no final enrolei tudo em fita adesiva da larga.
acho que exagerei no isolamento, mas mais vale prevenir.
tive também que isolar (passar p dentro de 1 tubo) o fio que leva a corrente ao motor e á resistencia, pois deixaram o fio por cima do telhado com cerca de 3 metros de comprimento, sempre pensei que o fio passava debaixo das telhas, assim o fio estava ao sol e chuva, acho que não faz mal, mas assim está protegido.
quando tiver tempo subo e tiro umas fotecas.
ainda tenho a mesma bilha de gás (antes eram cerca de 2 por mês) e ainda tenho agua quente exclusivamente do painel.
na sexta após 2 dias maus aqui na zona, já senti a agua morna de manhã.
vou ver até quando consigo manter só a agua do painel.

quanto ao redutor de pressão, tenho um problema, se ligar as maquinas de lavar e tomar banho ao mesmo tempo, após alguns minutos a agua começa a acabar, ou seja fico sem agua quente e só após alguns minutos é que volta a ter agua.
acho que tenho de aumentar a pressão da agua, pois entra muito devagar.
está regulada para 2,8 bars á entrada do contador, no telhado será muito menos.
Dos Fracos Não Reza a História...


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

master Escreveu:obrigado hugoriba
entretanto já isolei os meus tubos do telhado.
isolei tudo com fita de calafetar de ar condicionado, depois coloquei outros tubos mais largos por fora dos tubos existentes, apertei tudo com braçadeiras de plástico e no final enrolei tudo em fita adesiva da larga.
acho que exagerei no isolamento, mas mais vale prevenir.
tive também que isolar (passar p dentro de 1 tubo) o fio que leva a corrente ao motor e á resistencia, pois deixaram o fio por cima do telhado com cerca de 3 metros de comprimento, sempre pensei que o fio passava debaixo das telhas, assim o fio estava ao sol e chuva, acho que não faz mal, mas assim está protegido.
quando tiver tempo subo e tiro umas fotecas.
ainda tenho a mesma bilha de gás (antes eram cerca de 2 por mês) e ainda tenho agua quente exclusivamente do painel.
na sexta após 2 dias maus aqui na zona, já senti a agua morna de manhã.
vou ver até quando consigo manter só a agua do painel.

quanto ao redutor de pressão, tenho um problema, se ligar as maquinas de lavar e tomar banho ao mesmo tempo, após alguns minutos a agua começa a acabar, ou seja fico sem agua quente e só após alguns minutos é que volta a ter agua.
acho que tenho de aumentar a pressão da agua, pois entra muito devagar.
está regulada para 2,8 bars á entrada do contador, no telhado será muito menos.
como te disse, o meu redutor de pressão foi á vida, estava regulado para 3 bar e este agora está para 3,8 porque ás vezes tenho de regar o jardim com a mangueira e nao era suficiente.
podes regular o teu até 4 sem problema nenhum. aqui na minha zona a pressão da rede é de 8 bar, uma autentica bomba relógio, está sempre a haver cortes por rebentamento de condutas. lembro-me no dia em que o redutor pifou, cheguei a casa e o painel estava a pingar, nao conseguia reter tamanha pressão, desconfiei, fui ver o redutor e marcava 8. quando pedi explicações á companhia, é claro que nao se responsabilizavam por nada.... que pena nao ter avariado o raio do contador.....
o que vale ás vezes é alguma da agua util que se pode utilizar do painel em caso de falta da rede. dá para desenrascar, mas nao sei se fará mal usar essa reserva até acabar pk tenho receio de estragar o motor por falta de agua... é uma duvida que tenho de pôr a alguém que entenda do assunto!
nunca é demais o isolamento dos tubos, no inverno vais ver isso.... o nosso painel perde bastante de noite.... prepara-te para gastar mais umas garrafitas de gás...
eu desde o inicio do ano gastei apenas 2, ou seja, ainda vou na segunda (1 de janeiro a 1 de abril e outra desde entao... devem restar cerca de 15%...) mas eu tenho um esquentador próprio e regulado para apenas 40 graus.
assim que tiver oportunidade de subir ao telhado tiro umas fotos e coloco aqui.
abraço.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”