Chegou a hora?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

nop
comprei a uma firma certificada (ascent lda de sintra), vi o anuncio deles no próprio site da solco e foi a única a mandar orçamento.
o preço não foi esse que tens, esse preço é para o de 200 lts e sem instalação.
o meu ficou com tudo incluido (montagem, transporte, canalização e grojeta ) em 2550,00 €, tendo em conta o volume (300 lts) foi sem duvida o mais barato de todos os orçamento que tive.
está a correr tudo bem nestes poucos dias que tenho.
Dos Fracos Não Reza a História...


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

em quanto tempo é q pensas "abater" economicamente os 2550€ em relação a uma solução convencional tipo esquentador a gás?

cumps!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

o esquentador fica lá na mesma toze_feup, pois devem haver dias durante o ano que o vou ter de usar e a seguir ao sol que é de graça o mais barato ainda é o gás.
o painel que adquiri estará subaproveitado na maioria do ano, pois pedi mais do que consumo, eu tenho um de 300 lts que dá para 5 / 6 pessoas.
agora quanto a contas feitas em cima do joelho:
gasto 3 a 4 bilhas de pluma (20 € x 3/4) no inverno e 1 e meia no verão, podemos simplificar dizendo que são em média 2 por mês, seria em média 2 e meia, mas vou guardar meia bilha por mês para a alimentação (principalmente jantares).
logo tendo em conta só no gás que poupo a preços actuais, pois sinceramente acredito que irá aumentar em breve e conto com aumentos todos os anos, visto ter a haver indirectamente com o petróleo e com a inflação.
irei ter rendibilidade em menos de 5 anos.
2550 € / 40 € = +-63 meses
63 meses / 12 meses = +-5 anos
agora a rentabilizar mais: vou ligar as maquinas de lavar loiça e roupa ao painel solar, logo na maioria do ano (7 ou 8 meses) terei poupança significativa de luz, logo muitos euros a menos por mês, só para frisar que a máquina de roupa lava dia sim dia não e a da loiça 2 x por semana.
mesmo no verão irei poupar algum gás, pois tenho uma mini-piscina ( +- 150 lts ) para os putos e todos os anos eu misturo um pouco de agua quente com a fria, os putos são muito novos e se for só agua fria eles sairiam em poucos minutos ( a mais nova nem 2 anos tem).
não conto com o reembolso do irs de 700 € de benefícios fiscais, pois o rendimento do meu agregado familiar não atinge o escalão, porque se abatesse os 700 € em menos de 3 anos estava pago.
já agora este painel é "livre" de manutenção que por ser de "plastico" está livre de corrosão, ferrugem, entupimentos calcario, etc... pelo que só gastarei (espero) algum valor daqui a 10 ou mais anos se precisar de substituir a canalização da casa.
somos uma família de 5 pessoas, com 3 filhos jovens que causam muitooooo consumo de agua quente.
a tua pergunta é bem feita e é por isso que tenho este tópico para eu poder dizer a outros o que me aconteceu a mim para não acontecer a outros, quer as boas coisas, como as más.
mudei como disse a bilha de gás ontem e vou ver até quando dura.
fiquei surpreendido pelo facto de no dia que o montaram e com apenas 1 hora de exposição eu ter tido agua para o banho de todos e ainda para a manhã (já meia morna).
pelo que se no verão basta 1 hora de exposição, acho que mesmo no inverno não terei muitos problemas, mas garanto que irei aqui contar quando precisar de apoio (esquentador).
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

consegui orçamento para as torneiras misturadoras termostaticas.
há por aqui alguém que perceba de tubos?
tenho até agora 2 orçamentos:
Anexos
torneira termostatica 669.05.00.gif
torneira termostatica 669.05.00.gif (7.25 KiB) Visto 3183 vezes
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

a de cima fica em 85,00 €
a de baixo é de 325,00 €
torneira termstatica 656.05.00.gif
torneira termstatica 656.05.00.gif (11.15 KiB) Visto 3180 vezes
caracteristicas:
sugestão n.º1.
misturadora termostática da medida de ¾” de ref.669.05.00.
temperatura máxima de funcionamento 85ºc.
campo de regulação de 30º a 55ºc.
pressão máxima de funcionamento de 900kpa
o preço é de 84,10€.
sobre o preço tem um desconto de 10%.
acresce de iva á taxa legal em vigor.
prazo de entrega é imediato.

sugestão n.º2.
misturadora termostática da medida de ¾” de ref.656.05.00.
temperatura máxima de funcionamento 100ºc.
campo de regulação de 28º a 60ºc.
pressão máxima de funcionamento de 900kpa.
o preço é de 325,00€.
sobre o preço tem um desconto de 10%.
acresce de iva a taxa legal em vigor.
prazo de entrega mínimo é de 8 dias úteis

o que acham?
a mais cara vale a diferença?
Dos Fracos Não Reza a História...


FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Localização: Porto

Re: Chegou a hora?

Mensagem por FranzLiszt »

a segunda não vale a pena, e c/ esse desconto, só se o vendedor te for instalar a válvula a casa


manguela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta mai 29, 2008 1:28 am
Localização: Oeiras

Re: Chegou a hora?

Mensagem por manguela »

master Escreveu:... esse preço é para o de 200 lts e sem instalação.
o meu ficou com tudo incluido (montagem, transporte, canalização e grojeta ) em 2550,00 €, tendo em conta o volume (300 lts)...
o de 200l dá para 2 adultos e 2 crianças?
master Escreveu:o esquentador fica lá na mesma toze_feup, pois devem haver dias durante o ano que o vou ter de usar e a seguir ao sol que é de graça o mais barato ainda é o gás.
...
irei ter rendibilidade em menos de 5 anos.
2550 € / 40 € = +-63 meses
63 meses / 12 meses = +-5 anos
...
pelo que se no verão basta 1 hora de exposição, acho que mesmo no inverno não terei muitos problemas, mas garanto que irei aqui contar quando precisar de apoio (esquentador).
e que tal no inverno usares partido da tarifa bi-horaria e meteres a resistencia do painel a trabalhar uma hora antes de acabar a "hora de vazio"... com a tarifa de electricidade a metade do preço!!!
mas concordo que fique la o esquentador, por algum motivo que o painel nao aqueca sempre o tens de backup.
XANGO Elite - www.eumudei.com


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

master Escreveu: agora quanto a contas feitas em cima do joelho:
gasto 3 a 4 bilhas de pluma (20 € x 3/4) no inverno e 1 e meia no verão, podemos simplificar dizendo que são em média 2 por mês, seria em média 2 e meia, mas vou guardar meia bilha por mês para a alimentação (principalmente jantares).
não percebi como é q dá uma média de 2,5bilhas/mês. queres dizer q gastas 3/4 por mês no inverno?
uma coisa q tens q ter em conta é q se cozinhas a gás gastas muito muito mais gás na cozinha do que no esquentador, isso te garanto eu, pois já tive um setup assim (mas com bilhas de 45kg de propano) antes de ter a placa de indução eléctrica na cozinha, e o corte no consumo é mesmo pela cozinha não por deixares de usar o esquentador (principalmente se for almoço e jantar em casa), daí que acho q as contas de abatimento são mesmo mesmo optimistas...

cumps!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

"o de 200l dá para 2 adultos e 2 crianças?" se for só para o banho, eles dizem que sim, mas se tiveres algum guito extra tenta colocar o de 300 lts, pois assim sobra agua quente com fartura no verão e aguenta melhor no inverno, e sempre podes ligar ás máquinas se desejares.


"a segunda não vale a pena, e c/ esse desconto, só se o vendedor te for instalar a válvula a casa"
também acho e pelas características parece-me muito pouca a diferença, acho que vou apostar na mais barata.


nas minhas contas por alto eu coloquei meia bilha por mês, porque o gasto na cozinha é identico todo o ano, enquanto o dos banhos varia muito nos meses. "mas vou guardar meia bilha por mês para a alimentação (principalmente jantares).
quanto a gastar mais que o banho, na minha casa acho que não, eu sou muito microondista, de manhã as taças com leite e papas é tudo no microondas, ao almoço por falta de tempo aqueço no microondas os "restos" do jantar anterior e só á noite é que a chefa da casa faz o jantar (a contar com o almoço seguinte) e a sopa do bebé.
portanto gasto muito pouco gáz na paparoca.
tenho em casa sempre 3 bilhas, para n ser apanhado desprevenido, e reparo que quando o esquentador já não consegue aquecer bem a agua, eu pego na bilha e ainda me dá para fazer 2 ou 3 jantares.
com tanta filho tenho que aproveitar tudo até á última gotinha...

eu tenho tarifa bi-horária e mesmo depois de montar a misturadora eu irei continuar a usar a bi-horária, pois a agua quente que entra nas maquinas irá baixar o meu consumo em mais de metade, mas não no total e como também tenho outros aparelhos gulosos que funcionam no periodo bi-horário irei manter (saimos antes das 8h00 e dormir só depois das 24h00)
quanto ao ligar a resistencia á noite, a mim não dá muito geito, pois a agua que usamos não é de manhã, é toda apartir das 21h00 (banhos, maquinas, etc...) de manhã é tudo á pressa e só se gasta na barba e caras.
Dos Fracos Não Reza a História...


manguela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta mai 29, 2008 1:28 am
Localização: Oeiras

Re: Chegou a hora?

Mensagem por manguela »

master Escreveu:quanto ao ligar a resistencia á noite, a mim não dá muito geito, pois a agua que usamos não é de manhã, é toda apartir das 21h00 (banhos, maquinas, etc...) de manhã é tudo á pressa e só se gasta na barba e caras.
pois... isso são bons habitos para poupar energia em aquecimento de banhos... eu sou ao contrario... tenho que tar limpinho logo de manha.. mas pronto... pode ser que se mude!
XANGO Elite - www.eumudei.com


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por manuelcar »

o meu consumo de gás reduziu consideravelmente. uma pluma dá agora para quase 3 meses.
quanto ás misturadoras parecem-me um acessório fundamental, recomendo a quem pedir orçamentos que as inclua logo. tive um pequeno problema com uma das minhas (uso 3, aqs + máquina da roupa + piso radiante) mas bastou abrir toda durante um dia que ela desencravou logo.

relativamente aos hábitos de higiene, isso é coisa pessoal. eu guardo sempre agua quente para um duche na manhã seguinte, mas a verdade é que os hábitos se vão adaptando aos menores consumos.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

a torneira misturadora deve chegar na próxima semana, comprei a mais barata (+- 90,00 € ).
3 meses?
nada mau, eu costumo usar 3 por mês...

a questão dos habitos de higiene foi uma piada do manguela, mas foi a reinar, eu não acredito que ele só tome banho de manhã, que depois de um dia inteiro de trabalho e suor vá para a cama sem a banhoca, coitada da mulher e dos lençois
eu á noite é sagrado, sempre a banhoca, no verão chegam a ser 3...

por falar em agua, acho que com o painel vou gastar mais agua, apesar da agua chegar mais quente, verifico que demora mais do dobro do tempo a chegar quente e enquanto não aquece é agua que vai p o esgoto.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Chegou a hora?

Mensagem por serges »

master Escreveu:a torneira misturadora deve chegar na próxima semana, comprei a mais barata (+- 90,00 € ).
3 meses?
nada mau, eu costumo usar 3 por mês...

a questão dos habitos de higiene foi uma piada do manguela, mas foi a reinar, eu não acredito que ele só tome banho de manhã, que depois de um dia inteiro de trabalho e suor vá para a cama sem a banhoca, coitada da mulher e dos lençois
eu á noite é sagrado, sempre a banhoca, no verão chegam a ser 3...

por falar em agua, acho que com o painel vou gastar mais agua, apesar da agua chegar mais quente, verifico que demora mais do dobro do tempo a chegar quente e enquanto não aquece é agua que vai p o esgoto.

boas, master, desculpa meter o bedelho mas deixa me dar primeiro os parabéns pela aquisição e que seja o que precises.

quanto a agua que vai para o esgoto nada como teres um balde perto para aproveitares a dita ou para lavar o chão ou para lavar as mãos ou mesmo para os autocolismos cá em casa é esse o so que se dá!

força nisso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

master Escreveu: por falar em agua, acho que com o painel vou gastar mais agua, apesar da agua chegar mais quente, verifico que demora mais do dobro do tempo a chegar quente e enquanto não aquece é agua que vai p o esgoto.
viva!isso resolves com a recirculação da água quente nas torneiras ou pelo menos num ponto o mais proximo possivel do sitio de utilização, assim poupas a água e tens conforto e gastas só a energia de uma bombita de recirculação (30w no meu caso).

cumps!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Chegou a hora?

Mensagem por Master »

obrigado pelas dicas serge e toze_feup.
por vezes as questões resolvem-se por formas faceis, é preciso é ideias, thanksssssssssssss
Dos Fracos Não Reza a História...


antenor
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: segunda dez 10, 2007 10:29 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por antenor »

itisix Escreveu:boas,

para te livrares das bilhas, podes instalar um esquentador eléctrico, se a tua instalação o permitir. são bastante eficientes em termos energéticos e, claro, não é preciso bilha.
podes ainda instalar um sistema solar com apoio eléctrico (quanto não há sol aquece com a resistência eléctrica).
cozinhas a gás? se sim, vais ter sempre essa de carregar. por mim troca a placa por placa de indução magnética que é uma maravilha. é extremamente eficiente, rápida e muito segura para quem tem miúdos... e é ainda muito fácil de limpar para as miúdas
estava a pensar em adequirir um esquentador eléctrico (monofásico, 220v)ou acomulador eléctrico para poupar um pouco na conta de gás.
qual é o melhor para uma familia de 3 elementos?


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

caros amigos, perdoem-me a ausencia. o meu painel solco tá optimo passados mais de 2 anos. começei a contabilizar este ano os custos com o gás e gastei nos 3 primeiros meses apenas 1 garrafa de gaz das pequenas 13kg. desde 1 de abril até hoje que a garrafa que tenho é a mesma, deve durar cerca de 5 meses segundo a minha estimativa. atenção que somos apenas dois lá em casa e que o esquentador é daqueles que apenas acrescentam a restante temperatura até aos 40 graus que programei. a resistencia do painel encontra-se desligada. para a alimentaçao tenho fogao a gaz.

digam algo. um grande abraço.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

hugoriba Escreveu:caros amigos, perdoem-me a ausencia. o meu painel solco tá optimo passados mais de 2 anos. começei a contabilizar este ano os custos com o gás e gastei nos 3 primeiros meses apenas 1 garrafa de gaz das pequenas 13kg. desde 1 de abril até hoje que a garrafa que tenho é a mesma, deve durar cerca de 5 meses segundo a minha estimativa. atenção que somos apenas dois lá em casa e que o esquentador é daqueles que apenas acrescentam a restante temperatura até aos 40 graus que programei. a resistencia do painel encontra-se desligada. para a alimentaçao tenho fogao a gaz.

digam algo. um grande abraço.
parece-me ser a forma ideal de dar backup a 1 painel solar térmico como tenho dito várias vezes aqui no forum. de qq forma gostava de saber outra coisa se cozinhas com a mesma garrafa q usas para os banhos de inverno? e dura 3 meses? ou usas uma garrafa à parte?


cumps!


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Chegou a hora?

Mensagem por hugoriba »

toze_feup Escreveu:
hugoriba Escreveu:caros amigos, perdoem-me a ausencia. o meu painel solco tá optimo passados mais de 2 anos. começei a contabilizar este ano os custos com o gás e gastei nos 3 primeiros meses apenas 1 garrafa de gaz das pequenas 13kg. desde 1 de abril até hoje que a garrafa que tenho é a mesma, deve durar cerca de 5 meses segundo a minha estimativa. atenção que somos apenas dois lá em casa e que o esquentador é daqueles que apenas acrescentam a restante temperatura até aos 40 graus que programei. a resistencia do painel encontra-se desligada. para a alimentaçao tenho fogao a gaz.

digam algo. um grande abraço.
parece-me ser a forma ideal de dar backup a 1 painel solar térmico como tenho dito várias vezes aqui no forum. de qq forma gostava de saber outra coisa se cozinhas com a mesma garrafa q usas para os banhos de inverno? e dura 3 meses? ou usas uma garrafa à parte?


cumps!
nop, a garrafa é a mesma para esquentador e fogão, mas como disse, somos apenas dois cá em casa, o esquentador está programado para apenas 40 graus (o suficiente para banhos) e o fogão nao gasta assim muito. se bem me recordo, o ano passado uma garrafa foi usada apenas no fogão pk nao foi necessário usar o esquentador durante os meses de primavera e verão.
como unico senao do painel, é a sua perda termica á noite e nos meses de maior frio...


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Chegou a hora?

Mensagem por toze_feup »

opa convém ressalvares outras coisas tipo que normalmente n almoças em casa (menos 1 refeição) e que muitas vezes não deves jantar em casa ou fazes comida de microondas ou aqueces comida já existente, pois senão o consumo do fogão a gás fosse pra 2 ou pra 3 ou 4 pessoas seria bem maior do q o do esquentador, pelo menos com a experiência minha e de quem tem fogões a gás de cozinha e almoça e janta tds os dias em casa o consumo em termos de gás é maior do q o consumo para banhos.
eu já tive esquentador e fogão, entretanto abulimos o esquentador por montagem da caldeira a diesel e a redução foi marginal resultante dos banhos (isto para quem almoça e janta tds os dias em casa). tenho outras pessoas q conheço a quem lhes aconteceu o mesmo, tudo bem que os fogões tinham 30 anos mas mesmo assim n sei se com um fogão a gás novo o consumo será assim tão reduzido em relação ao consumo de um esquentador inteligente para banhos...mas pronto cada caso pode ser um caso

cumps!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”