Secador Solar de Grãos

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Secador Solar de Grãos

Mensagem por Luciano Kaefer »

secador solar de grãos


Imagem

os produtores devem estar conscientes de que a qualidade é uma exigência fundamental na etapa de comercialização dos
produtos agrícolas. a secagem, com baixas temperaturas, tem grande influência na qualidade final dos grãos, principalmente nos aspectos físicos e químicos. foi desenvolvido um secador de leito fixo que utiliza como fonte de aquecimento do ar um coletor solar armazenador de energia. o equipamento é de fácil operação e de baixo custo de implantação, compatível portanto, com a capacidade de investimento da agricultura familiar. o trabalho apresenta as plantas, portanto com o respectivo orçamento, para a construção de um secador com capacidade de 50 sacos de carga estática.

preciso dimensionar esse secador para 200 sacos de 60 kg de carga estática, ao invés das 50 sacas do projeto original.

alguém pode indicar-me características de ampliação, se somente aumentando proporcionalmente o tamanho da construção, ou utilizando algum artifício para absorver a energia solar de forma mais eficiente ?

a descrição completa do projeto em pdf pode ser vista nesse endereço:

http://www.emater.tche.br/docs/agroeco/ ... nativa.pdf

com a palavra, os experts em otimização da energia solar.

sds

luciano

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

caro luciano eu não sou entendido nesta materia, mas ao ler o post e o website que indicou, lembrei de uma opção talvez viável (ou não) com possibilidade de alteração para o seu caso em concreto.

http://www.warmup.pt/pt-piso_radiante_p ... nado.phtml

não sou a pessoa indicada para falar sobre o tema mas achei relevante. conheço quem tenho um sistema destes a funcionar com gás e outros com gasóleo, no seu caso talvez seja biodiesel

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas katzilla:

fui dar uma olhada no site indicado, mas preciso de muuuito mais energia do que a oferta do piso radiante.
veja que aquele túnel que aparece na foto, é uma construção de tijolo, pintado internamente de preto e preenchido com britas e tudo coberto por uma lona plástica.
próximo ao depósito de grãos, instala-se um ventilador que vai "sugar" o ar que está dentro do túnel, com as pedra muito quentes por ocasião da insolação.
pensei em adaptar antes do ventilador, uma fornalha, para aquecer o ar em dias nublados ou com chuva, afim de não parar o processo de secagem.

a maior dúvida que encontro é se redimensiono a planta multiplicando tudo por 4, ou poderia fazer uso de algum material que melhorasse a eficiência térmica do sistema.

mas boa a indicação do site, vai servir para minha casa.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”