Aquecimento central: Solar vs Termodinamico vs Electrico...

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

@itisix: se puseres a caldeira a gasoleo ou a gás a aquecer chão radiante como a temperatura do circuito é mt menor devem-se conseguir poupanças interessantes dado q a temperatura da água circulante é quase metade. não podemos comparar duas coisas diferentes, uma caldeira (qq q seja) a aquecer rádiadores e uma bomba de calor a aquecer piso radiante, pelo menos para comparar consumos e custos em situações iguais.
uma coisa é certa, quer esteja quente quer esteja frio a caldeira dá sp a mesma potencia sem ter q depender da boa vontade da mãe natureza...
quanto ao sistema q o itisix falava repara q mesmo com um cop de 4 (realista segundo o orbis, mas q eu tb só me acredito se vir alguém akecer a casa toda com aquecedores a oleo a gastar 8kwh todos ligados o mesmo q faz com uma bomba de calor de 2kw...e 8kw de radiadores instalados, ou então fazer o mesmo com 8kw de chão radiante eléctrico o mesmo de 2kw de bomba de calor a alimentar um chão radiante para n compararmos alhos com bogalhos, radiadores com piso radiante...), a potencia calorifica era de 8kw e não de 16 com o cop "realista" de 4...o q concerteza fará toda a diferença com temperaturas baixas desta altura do ano, um cop de 3.5 qd mais se precisa do calor n dá mt jeito pois obriga a sobredimensionar o sistema e gastar ainda mais € na sua aquisição já de si cara nesse modelo...
já agora é preciso ter em conta (penso eu) q parte dessa potencia será ainda usada para aquecer aqs por isso poderão haver alturas em q com cop de 4 n se terão os 8kw para aquecimento...julgo q é preciso levar isso em conta, ou não?qts kws tem uma resistencia de um deposito solar ou de 1 cilindro? ainda são alguns e não desprezaveis, né?
itisix repara q tens 13kw de radiadores e a caldeira de 20kw n é por "sorte"...concerteza será para não stressar sempre a caldeira no pior caso (radiadores todos ligados a precisarem de agua quente + aquecer água do deposito dos banhos)...


cumps!

ps: para kem o perceber mais do assunto destas bombas de calor, gostava de fazer pergunta técnica parar melhor conhecimento meu sobre o consumo das bombas de calor, a partir do momento q uma bomba de calor está a aquecer a casa, o consumo é constante por ex neste caso de 2kw? como é q isso é controlado?está sempre ligado o compressor a gastar os 2kw durante o dia todo para circular o fluido?o q acontece qd a casa chega à temperatura desejada? o compressor pára e o consumo é perto de zero? ou continua a circular o fluido no circuito apenas os radiadores n o libertam?nessa altura de "vazio" qt é q gasta o sistema?


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

eu sei que são coisas muito diferentes, mas andei a ver bombas de calor para radiadoras (acima de 70ºc).
mas a estupidez é que dizia o cop a 35ºc. não é muito fiável.

vejam este pdf. não quero fazer publicidade, mas é preciso tirar um curso para decifrar estas coisas. e as notícias não são boas.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

acho q já vi isso tb no site da dimplex e só diziam para 35º.
opa lá está eles partem do principio q a maior parte das pessoas qd escolhe 1 sistema desses ganha mt mais em meter piso radiante pois akilo esforça-se mt menos.
mas esse e qq outro sistema de akecimento.aqui perto de onde moro tem uma igreja enorme toda akecida a piso radiante com caldeira a gás e segundo dizem as pessoas q gerem o edificio o consumo é mt simpático dada a area e volume q é 900m2 de area com um pé direito de mais de 6metros, a verdade é q o piso radiante aquece toda a igreja confortavelmente pois já lá passei agora nesta altura festiva e de facto mesmo com portas enormes de +/- 2,5metros de altura sempre a abrir e a fechar com gente a entrar e a sair o sistema de piso radiante mantém a temperatura confortável.
se de facto a água q lá anda, for entre os 35 e os 50º conseguir-se-ia uma economia bastante boa penso eu ao substituir radiadores por piso radiante numa habitação.
de qq forma voltando á vaca fria, o sistema energie só para águas sanitárias (penso ser de 600w) segundo dizem demora umas horas a akecer um depósito de 200l de água dependendo das condições de temperatura exterior o q não me parece mt confortável(a minha caldeira akece 100l de água da companhia no inverno em 10min).até porque quem for ao site da energie na parte de aquecimento de águas sanitárias vê que quer seja para aquecer um deposito de 200l, 300l ou 500l as potencias da bomba de calor são sempre as mesmas 595w(eco200is, eco300is e eco500)...ou é o milagre da multiplicação dos pães ou então passa-se algo de estranho e transcendente ou perde-se conforto e demora-se + tp a akecer a água e de notar que diz lá q é a minima potencia absorvida...
o q me leva também a fazer outra pergunta: quanto tempo demorará a aquecer ou a recuperar uma quebra de temperatura de 5-6º numa casa de volume razoável com este tipo de aquecimento?é q por ex é mt bonito ter pouca potencia instalada, mas toda a gente sabe q um sistema de 4kw akecerá o mesmo volume de ar em metade do tempo de um de 2kw utilizando o mesmo metodo de aquecimento...
imaginemos q falha a luz por 1 ou 2h a casa arrefece uns graus, depois para recuperar esses graus extra demora-se umas horas n me parece mt viável, para além disso imaginemos q só usamos o sistema numa determinada hora do dia, tipo das 18 ás 00, é de todo necessário q o sistema tenha uma resposta o mais rápido possivel senõa chegamos só a ter a temperatura de conforto qd o sistema já se estiver a desligar...
e mais, eu por exemplo tenho uma ups de 600va de pc daquelas de 45€ ligada à caldeira q já experimentei e alimenta durante umas horas o arranque da caldeira(é como 1 carro só precisa de uns instantes para arrancar) e as bombas de recirculação de água do sistema (q são de 60w) durante quase uma hora, com 1 sistema puramente eléctrico mal falhe a luz, fica-se sem aquecimento e espera-se q n seja por mt tempo a falha...
já agora o q é q eles entendem por potencia minima absorvida? é a potencia do sistema quanto está a aquecer ou é a potencia absorvida pelo sistema em periodos onde a água do sistema já esteja quente e apenas esteja a recircular?

cumps!

Avatar do Utilizador

Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am
Localização: Rio Maior

Afonso

Mensagem por Afonso »

estiveram a ver bem, os sistemas tipo bomba de calor a temperatura maxima é de 35ºc 40ºc, com a bomba de calor energie chega aos 65 ºc na boa tem a ver com o tipo de refrigerante que usam nas bombas para aquecimento central os ener4 ao ener40, que utilizam r407c enquanto as restantes bombas de calor utilizam o r410, mas o segredo esta na temperatura exterior, com a temperatura exterior de 5 ºc tem um cop de 3 mas com uma temperatura exterior mais elevada pode chegar aos 12 de cop, a temperatura subindo o cop aumenta, a agua da chuva tem mais ou menos 14 ºc, a propria convecção do vento faz aumentar o cop. é ver par crer.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

o que estava a dizer é no site da dimplex tb tem bombas para 65-70º, apenas diz é o cop para águas a 35º no circuito.
outra coisa são as potencias de arranque e o facto de todas as bombas de calor para aquecimento de radiadores q lá estão serem trifásicas...as correntes de arranque lento andam dão potencias de arranque na ordem dos 6500w no caso da mais fraca...o q é complicado de gerir em termos de contador eléctrico e disponibilidade de potencia...digo eu...pq parece ser obrigatório nestes casos pedir um quadro trifásico e contratar mais potencia pois se cozinhar a electricidade, + luzes de casa, + frigorifico e arca congeladora, entre outros electrodomésticos, se calha de estar td a puxar da linha qd akilo arranca vai a luz abaixo...daí ser de todo mais confortavel pedir um incremento de potencia a cobrir a maior parte das necessidades e mesmo assim ou se pede mesmo potencia para tudo

cumps!

Avatar do Utilizador

Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am
Localização: Rio Maior

resposta

Mensagem por Afonso »

como já tinha referido o cop é ate 35 º c com compressor, a partir dessa temperatura é uma resistencia que faz o resto, pois não conseguem atingir essa tempertura só com um circuito frigorifico.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

e na energie para atingir essas temperaturas (65-70º). com temperaturas exteriores baixas como é q se processa o aquecimento?
tipo imagina eu a kerer akecer os meus radiadores com uns paineis energie, até 35º sei q o compressor aquecia, e depois os outros 35º de onde vinham?vai aquecer a água de 35 a 70º por resistencia eléctrica tipo cilindro?

cumps!

Avatar do Utilizador

Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am
Localização: Rio Maior

Resposta ao toze

Mensagem por Afonso »

temperatura maxima do energie é de 65ºc não de 70ºc
a baixo de 5 ºc de noite não consegue esta temperatura, este tipo de sistema tem que trabalhar o dia todo, para manter a temperatura da casa mais ou menos nos 20 ºc pois se o sistema estiver a recuperar temperatura só de noite vai acabar por entrar em avaria por pressões muito baixas, o ideal é nunca desligar e manter sempre a mesma temperatura.
mas estamos a falar em condições exttremas cá em portugal, este sistema funciona bem em toda a peninsula iberica e as pessoas que compraram este sistema estão contentes com ele.
não é perfeito


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

mas a minha pergunta foi se o energie atinge os 65º temp da água só com o compressor ou se usa uma ajuda para o conseguir? e se sim qual é o tipo de ajuda o utilizado? no caso da dimplex já disseste q era uma resistencia para elevar dos 35 aos 65-70º e no caso do energie como é q é feita essa compensação?
opa repara q as temperaturas não são tão extremas assim moro na zona do porto e já tive neste mês de dezembro dias com temperaturas de 6graus ás 16:30 e perto dos 2 graus ás 21h com temperaturas proximas de zero entre a meia noite e as 5 da manhã...se kiseres mostro-te o log do sensor exterior da estação metereologica q colhe valores de 30 em 30min q nem seker está no telhado (q estaria mt mais exposto ao frio) até está protegida num alpendre ao ar livre coberto com telha mas sem paredes.

cumps!

Avatar do Utilizador

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm
Localização: a 50cm do monitor em Casal do Marco

Re: Resposta ao toze

Mensagem por Curioso »

itisix Escreveu:eu sei que são coisas muito diferentes, mas andei a ver bombas de calor para radiadoras (acima de 70ºc).
mas a estupidez é que dizia o cop a 35ºc. não é muito fiável.

vejam este pdf. não quero fazer publicidade, mas é preciso tirar um curso para decifrar estas coisas. e as notícias não são boas.
boas itisix,

vais a http://www.dimplex.de/en/downloads/plan ... anual.html fazes dwn do ficheiro e ai tens tudo acerca do que pretendes em função da temperatura exterior e do condensador.

muitos poucos te dão esta informação e é se tiverem a maioria.
afonso Escreveu:estiveram a ver bem, os sistemas tipo bomba de calor a temperatura maxima é de 35ºc 40ºc, com a bomba de calor energie chega aos 65 ºc na boa tem a ver com o tipo de refrigerante que usam nas bombas para aquecimento central os ener4 ao ener40, que utilizam r407c enquanto as restantes bombas de calor utilizam o r410, mas o segredo esta na temperatura exterior, com a temperatura exterior de 5 ºc tem um cop de 3 mas com uma temperatura exterior mais elevada pode chegar aos 12 de cop, a temperatura subindo o cop aumenta, a agua da chuva tem mais ou menos 14 ºc, a propria convecção do vento faz aumentar o cop. é ver par crer.
existem bombas de calor a atingir 75ºc mesmo com temeraturas até -20ºc e o energie não é esse exemplo decerteza.


ver http://www.dimplex.de/nc/en/heat-pumps/ ... -22hs.html

e se forem analisar o planning manual em http://www.dimplex.de/en/downloads/plan ... anual.html não existe conversa da treta mas muita coisa para ensinar mesmo aos curiosos como eu.

afonso Escreveu:temperatura maxima do energie é de 65ºc não de 70ºc
a baixo de 5 ºc de noite não consegue esta temperatura, este tipo de sistema tem que trabalhar o dia todo, para manter a temperatura da casa mais ou menos nos 20 ºc pois se o sistema estiver a recuperar temperatura só de noite vai acabar por entrar em avaria por pressões muito baixas, o ideal é nunca desligar e manter sempre a mesma temperatura.
mas estamos a falar em condições exttremas cá em portugal, este sistema funciona bem em toda a peninsula iberica e as pessoas que compraram este sistema estão contentes com ele.
não é perfeito
ou melhor vai congelar o gás no interior do sistema começa a apanhar com golpes de liquido no compressor... so essa bomba de calor (ou desculpa segundo a patente que referiste é um solar térmodinâmico) é que acontece isso com as bombas de calor a serio esse tipo de problema não acontece, pois fazem coisas basicas que a maioria das bombas de calor bem concebidas fazem.

caro afonso neste tipo de ferramentas é complicado vender asneiras... e maus exemplos... aceite isto como meramente um bom conselho, já existe muito cliente final muito tbem informado acerca de todos os equipamentos no mercado e outros nem por isso tlv os que lida diáriamente...

cumprimentos
curioso
Be Smart Be You!!!

Avatar do Utilizador

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm
Localização: a 50cm do monitor em Casal do Marco

Re: liga o aquecimento

Mensagem por Curioso »

itisix Escreveu:
afonso Escreveu:liga o aquecimento a sério não o ligues quando chegas a casa, ligar uma hora isso não é aquecer uma casa, com gasoleo gastas muito mais 150 euros ligas uma hora e gastas 150 euros, muda é de caldeira que essa esta mal afinada
tinha neste momento não a caldeira a 16º durante o dia e a 19º ao fim da tarde/noite, 24h por dia, 7 dias por semana e andava nisso. a caldeira tá afinadinha. aliás, ainda só tem 2 anos e manutenção direitinha. no ano passado, em +/- 5 meses gastei +/- 700 euros a trabalhar como descrevi.
mais alguma duvida??

e para informação, é bem provável que o aquecimento gaste mais a ligar só umas horas por dia do que a estar ligado o dia todo. a temperatura baixa demais e depois é o caraças para recuperar. esperimena fazer 1 mês de cada maneira e depois diz. claro que tb depende das casas.
itisix,

experimenta a ter esse diferêncial somente de 1 grau para ver se o consumo aumenta pois pelo que veijo pedes pouca temperatura e se conseguires manter toda a inércia da casa sem ter essa variação possas reduzir ainda mais o consumo.

cumprimentos
curioso
Be Smart Be You!!!

Avatar do Utilizador

Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am
Localização: Rio Maior

Resposta ao curioso

Mensagem por Afonso »

percebes tanto de bombas de calor como eu percebo de lagares de azeite.
golpe de liquido??
já colocaste um manometro nua bomba de calor?

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”