Isolamento de sistemas solares p/ AQS a Raios eléctricos

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

nas contas n há duvida q de facto é assim como o oinq diz. no meu caso e como disse meti caldeira pois a casa é mt grande mais de 400m2, meti 22 radiadores um dos quais tem 12 elementos e 2 dos quais são ventiloconvectores (cozinha 35m2 e sala de usar tds os dias 47m2 pq eram divisões mt grandes com várias portas 1 cada para o exterior e 2 grandes janelas). com superficies médias/pekenas compensa de facto fazer 1 gestão mais contida com as sugestões como eu e o oinq dissemos, com beneficios em economia e conforto. quanto ao consumo no meu caso anda mais pelos 890l/ano q dá tipo 600-700€ ao preço a q meti em abril 67centimos/l, dá para o ano todo para aquecimento e águas quentes sanitárias, o ano passado esteve ligado de 16 de outubro a 4 de abril, e todo o dia (das 7:30-às 22:30 temperatura de 21graus, das 22:30 ás 7:30 18.5 graus) pois possuo um parente de mt idade (88 anos a viver com a familia e está o dia td em casa). mas é sempre 1 despesa q se for evitada é sempre agradável, fora os 1200 contos na altura de instalação do sistema todo (projecto + mão de obra + passagem de tubo + radiadores + caldeira com depósito, etc).até agora n avariou tem 10 anos mas um sistema de combustão está sp sujeito, embora penso q o material seja fiável. é tudo uma questão de fazer as contas ao fim do mês.se n precisasse concerteza n instalaria isso é certo mas no meu caso era inevitável dada a dimensão.

cumps!


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Mensagem por Oinq »

22 radiadores e só 900 l/ano???

o meu tio gasta 400l para menos de 3 meses e comuns 6 ou 7 radiadores e só pa aquecimento central... sei k o isolamento da casa é preponderante na situação e a casa dele tem 30 anos ou seja toda ela é uma ponte termica...

face a esses valores tou a pensar que algo mate mal ou num ou noutro ou mesmo nos 2.

atenção que não tou a chamar mentiroso a ninguem, não foi nem é o meu tipo de pessoa... acho só que ha falhas nas contas de alguem...


Autor do tópico
toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

é assim n é bem para este tópico esta explicação, mas já q estamos com a mão na massa eu passo a explicar o q o instalador me explicou.
a minha casa tem 27 anos também, tem parede dupla com o antigo esferovite comum entre as 2 paredes, o tipico nas construções da altura. no entanto e desde q meti o aquecimento meti caixilharia de vidro duplo por fora do estore existente (para evitar as perdas pela caixa do estore q são mt grandes no meu caso pois as janelas também são grandes), bem como isolamento a nivel do tecto (do lado do sotão q n é aproveitado para habitação pois é 1 casa só de rés-do-chão, injectei poliuretano ou algo do genero em toda a superficie do chão do sotão, pois o ar quente tem tendencia a subir e a casa a sofrer do efeito chaminé segundo me explicaram este isolamento pressupõe manter o calor + dentro de casa e nota-se realmente diferença). só com isso posso dizer q consumo se reduziu drasticamente em relação aos anos anteriores (foram instaladas à cerca de 4 anos essas alterações), todas as portas para o exterior passaram a ser de corte térmico em aluminio estampado (dantes eram em madeira e ferro).
no entanto e fora isto na instalação do sistema existiram vários factores a ter em conta para reduzir os consumos, a caldeira está situado num anexo contiguo à casa e a meio da mesma(para reduzir a distancia da tubagem ao maximo na perspectiva de ter menos água pra aquecer e menos perdas por distancia,sem por a caldeira dentro de casa) e virado ao sol o dia todo, por dentro é forrado todo o anexo a cortiça grossa para concentrar o máximo calor e diminuir as perdas de calor da água no depósito de 100l q a caldeira possui (de verão pra akecer água dos banhos a caldeira qs nem liga pois é 1 forno lá dentro), bem como isolar o ruido q poderá surgir do funcionamento, toda a canalização foi dimensionada de acordo com a volumetria das divisões da casa para ter o minimo de água a circular no circuito de aquecimento mas a suficiente para ter conforto, no meio da casa no sotão existem 2 ramais de grande diametro de ida e retorno q tem derivações para as diferentes divisões, e o diametro dos tubos q descem depende do numero de elementos do radiador e do tipo de radiador, não é chapa 5 só passar tubo.depois a juntar isto a maneira como se gere o sistema, no meu caso como tenho o sistema sempre ligado, a caldeira apenas tem q manter a temperatura, foi-me dito por quem também tem este tipo de sistemas q era a forma + eficiente de ter conforto e q era mais economica do q desligar a caldeira durante o dia e depois mete-la a arrancar qd chegasse a casa e de facto tem-se tornado verdade pois um arranque de por exemplo 10 graus para 21 graus todos os dias poria a caldeira a trabalhar mt tempo seguido e em máxima força, o q concerteza gastará a longo prazo mt mais combustivel.
quanto aos numeros garanto-lhe q n estão errados, de certeza.

cumps!
Última edição por toze_feup em segunda nov 12, 2007 2:13 pm, editado 3 vezes no total.


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Mensagem por Oinq »

humm ok tenho de ir apertar com o meu tio

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Painéis solares - algumas achegas

Mensagem por ajosemor »

ainda sobre este assunto gostaria de contribuir com algumas achegas.
se não tivesse montado há mais de 1 ano um sistema de aqs tipo compacto estaria agora assustado com algumas coisas que foram afirmadas, a saber:
1. a água no seu estado puro não é boa condutora mas sim má condutora. as substâncias nela dissolvidas é que lhe aumentam a condutividade mas não a tornam boa condutora. há chuveiros eléctricos que usam a água como resistência de aquecimento e não tenho noticia de electrocussões. outra coisa são as canalizações que podem ser metálicas e portanto boas condutoras.
2. o risco de electrocussão existe por duas formas. uma a dos sistemas dotados com resistência eléctrica de apoio, e outro por descargas atmosféricas. para o primeiro o sistema tem de obrigatoriamente se encontrar ligado á terra de protecção da instalação e a alimentação de um aparelho de corte diferencial de alta sensibilidade (30 ma).
3.os equipamentos e os montadores têm de estar certificados e por isso estão responsabilizados por cumprir a legislação. o risco proveniente de descargas atmosféricas é mínimo e por isso julgo que não foi previsto. mas casos particulares são casos particulares. qualquer um pode mandar instalar a uma firma especilizada um sistema de pára-raios. os dimensionamentos são simples para qq projectista de instalações eléctricas.
3. é uma asneira escolher apoio eléctrico para o sistema de aqs? eu digo que não. em mais de um ano liguei a resistência de apoio 5-6 vezes por 1-2 horas porque de 1 sistema para 4-5 pessoas (300 litros) teve que fornecer água a 6 em dias encobertos. em contrapartida tb alimenta as máquinas de lavar roupa e loiça poupando muita energia eléctrica. penso que um sistema de bomba de calor pode efectivamente ser melhor mas, tb é mais caro. o ineti tem lá uma exposição de equipamentos com caracteristicas e custos dos vários sistemas certificados.
4. não se insista na nossa diminuição quanto a hipotéticas falhas nos nossos regulamentos. eles são os europeus e ás vezes mundiais.
5. custos elevados com amortizações a prazo de 15-20 anos. penso que se amortiza bastante mais cedo. no meu caso: custo do sistema montado: 2150€ - cerca de 750€ deduzidos no irs* = 1400€ - despesa cessante em gás + ou - 240€ = 1140€ ou seja no 1º ano foram logo abatidos cerca de 1000€.
*atenção que nem todos têm direito!

e mais haveria a comentar mas hoje fico-me por aqui pois já não é cedo.

saudações


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Painéis solares - algumas achegas

Mensagem por Oinq »

ajosemor Escreveu:5. custos elevados com amortizações a prazo de 15-20 anos. penso que se amortiza bastante mais cedo. no meu caso: custo do sistema montado: 2150€ - cerca de 750€ deduzidos no irs* = 1400€ - despesa cessante em gás + ou - 240€ = 1140€ ou seja no 1º ano foram logo abatidos cerca de 1000€.
*atenção que nem todos têm direito!

e mais haveria a comentar mas hoje fico-me por aqui pois já não é cedo.

saudações
falta acrescentar o acrescimo de electricidade...


Autor do tópico
toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

a despesa de 240€ em gás por ano parece-me absurda dado que eu já tive o sistema de esquentador a gás para 5 pessoas em casa e gastavamos 1 garrafa das grandes cada 9-10meses(apenas para aqs porque se cozinhar também a gás n pode ver o consumo só de aqs não é?) q daria ao preço actual de uma garrafa grande das azuis à volta de 80€/ano (65€ o preço de uma garrafa das grandes q lhe daria para 9 meses) há q refazer essas contas de novo e depois como você bem disse nem todos têm o beneficio fiscal...mas mesmo contando com isso, para abater os restantes 1400€ e mesmo fazendo de conta q n gastaria electricidade o q não é verdade daria um prazo de abatimento de 17.5 anos (a fazer o custo dos 80€de gás por ano) mesmo q o gás subisse bastante pra 100€ q fosse fariamos 1 ajuste para 13-14 anos...e lembro q estamos a pressupor q não gasta electricidade e q tem o benefício fiscal...pq senão, 2150€/80€=26,875 anos...
já agora em q zona do país vive? deve haver mt + sol por aí do q por aqui (norte do país) concerteza porque td a gente q conheço q usa paineis solares ou tubos de vácuo com acumuladores de 300l já ligaram o backup em outubro...pelo menos para tomar banho de manhã cedo antes de sair de casa, pelo menos meia duzia de caso q conheço, não foi apenas 1 pessoa a dizer-me isso.
depois como disse o oinq ainda falta a conta da electricidade...

cumps!

ps: se a água da torneira não é boa condutora, experimente por as mãos secas nos bornes da bateria do carro (garanto-lhe q não apanha choque), depois experimente molha-las pelo menos as partes das mãos em contacto com os bornes nem q seja levemente humidas e fazer o mesmo, mas eu já n assumo a responsabilidade era só pra ver por sua experiência (não lhe garanto q n seja fortemente abanado, e não pago hospital a ninguém ) e estamos a falar de 12v... como i=u/r a corrente q passaria por si num raio dada boa condutividade da água (resistencia mais baixa) e tendo em conta a tensão do mesmo, são 1 pipa de amperes, mesmo no caso de 220v já dariam para o mandar desta pra melhor...ou pelo menos faze-lo ter 1 ideia de corrente eléctrica completamente diferente da q tem! se os diferenciais têm q estar lá (já agora se fosse pra mim punha 2 em serie porque o seguro morreu de velho e a probabilidade de um falhar n é nula e muita gente já põe pois n é pelo preço deste q ficam pobres) é pq concerteza a baixa condutividade da água q fala não será assim tão baixa q as correntes electricas q por ela passam não sejam perigosas para a saúde.


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Painéis solares - algumas achegas

Mensagem por Oinq »

ajosemor Escreveu:a água no seu estado puro não é boa condutora mas sim má condutora.
é claro que se ele puser as mãos molhadas numa bateria de carro, não lhe acontece nada...

tambem não exageres!!!!


Autor do tópico
toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

epa eu numa de carro nc testei, mas já testei numa daquelas dos alarmes de 12v e já se estremece e nem sei se estava toda carregada .
a malta q mete a ponta da lingua numa pilha de 9v para ver se ela tem carga tb sente o formigueiro...e são 9v.
não matará ninguém a bateria de carro mas dá pra sentir a diferença entre seco e molhado, de qq forma n kero a responsabilidade de ter dado a ideia e depois alguém se ter magoado.

cumps

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Painéis solares - amortização

Mensagem por ajosemor »

vamos por partes. efectivamente parece estarmos a partir de pontos diferentes nesta análise.
tinha em casa um esquentador e uma placa a gás e utilizava as normais botijas de 13 kg que custavam (hoje custam mais concerteza) 19€ a unidade. e para 4 pessoas gastava aprox. 1 e ½ por mês o que dá perto de 30€/mês sem entrar em conta com incomodidade, transporte, e empate de capital em redutor e garrafas. por ter a placa a gás entrei com a despesa de 20€ para aquecimento de água pois da observação que fiz (e os longos duches de alguns utilizadores do ninho), o consumo no esquentador, por ser um aquecimento muito rápido, é maior.
mas enfim é uma estimativa que tem em conta a minha realidade e, é subjectiva.
resido na zona de setúbal pelo que há efectivamente uma diferença na insolação. recordemos no entanto, que países em muito pior situação do que o norte de portugal apostaram muitíssimo mais do que nós em energia solar térmica, como por ex. a alemanha. na década de oitenta houve uma aposta em sistemas solares mas, não foi garantida a qualidade dos equipamentos e, o solar ficou com má fama. dos sistemas montados alguns estão ainda em pleno funcionamento, sem problemas. outros há muito foram desmantelados. quando novos todos aquecem, mas com o correr do tempo uns mantêm-se, outros não. perdem características ou avariam mesmo.
veja os custos de sistemas por ex. á venda no ebay. estive tentado a ir buscá-los a frança ou país vizinho. mas fui mais cuidadoso e acabei por optar por um com provas dadas e equipamentos a funcionar com mais de 15 anos.

ainda em relação aos custos que apresentei repare-se que não tendo entrado com o consumo de energia eléctrica que periodicamente efectivamente tenho (ainda não tive necessidade neste outono de o ligar), também não entrei com a poupança de consumo do mesmo tipo de energia quando alimento as máquinas de lavar com água quente do sistema de aqs que é muito maior. nos programas mais quentes, 60 ou 90º é onde mais poupo pois já forneço a água a uma temperatura igual ou próxima da que é necessária e que é onde as máquinas mais consomem.

no que afirmei em relação á condutividade da água, entendamo-nos. a água é isoladora quando pura mas, sendo o solvente universal, aumenta a sua condutibilidade (ou condutividade) com o aumento de sais dissolvidos que se dissociam dando origem a iões (cargas eléctricas positivas ou negativas) que facilitam o movimento dos electrões alterando a condutividade. a medida desta serve mesmo para medir a quantidade de substâncias dissolvidas. nem tudo se pode dizer logo num forum por razões de tempo e espaço, e reagi á facilidade com que se afirmava que a água é boa condutora. a do mar certamente será bastante boa condutora nas outras depende dos sais dissolvidos.

saudações

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

em relação ao raio da trovoada, é simples, as nuvens são o polo positivo e o chão é o polo negativo, quando á baixas pressões as nuvens descem e por vezes as descargas acontecem, portanto o destino da electridade que sai das nuvens não é a casa das pessoas mas sim a terra, portanto se tiveres circuito de terra em casa é quase certo dizer que nunca te vai acontecer nenhum acidente.

é mais perigoso conduzir um veiculo com combustivel liquido e inflavamel e ele incendiar-se no meio do caminho pra casa do que estar em casa a tomar banho e a trovoada na rua a passar perto de casa e apanhar um valente choque.


Autor do tópico
toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

a probabilidade é a mesma de ires na rua num dia de trovoada e cair um raio em cima com a diferença q a casa está + alta, tem mais metal (bom condutor no caso de se ter 1 sistema desses no telhado) o q só por si são factores q aumentam a probabilidade bastante...é pekena mesmo assim, mas pode acontecer e se nos pudessemos prevenir contra ela tanto melhor...o seguro morreu de velho...ou melhor acho q ainda é vivo

não kero soar radical, eu sou a favor dos sistemas amigos do ambiente, mas também temos q prezar pela nossa segurança e vê-se mt coisa montada e sem mts regras (agora já vai tendo algumas felizmente), mas por exemplo o instalar de sistemas solares sem pensar nas consequencias a tds os niveis pode ser encarado como resolver o problema de queima de fuel pra gerar electricidade passando a usar centrais nucleares pra fazer a mesma função...a probabilidade de acontecer chernobyl de novo é pc, mas existe...prevenir é antes de acontecer penso eu...e acaba por ir dar ao mesmo.

cumps!


truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm
Localização: Palmela

Mensagem por truka »

sr.jmal,
antigamente,na corrente continua ,os iões,deslocavam-se no sentido positivo- negativo.
assim é que era bom pois os raios não nos caíam em cima.
saude
truka.


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Mensagem por Oinq »

o sentido convencional da corrente eléctrica é do positivo para o negativo, porém como mais tarde se veio a descobrir, os electrões têm cargas negatigas, e na realidade movem-se do negativo para o positivo. por isso normalmente se diz que os raios caem, mas na realidade eles sobem...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

oinq Escreveu:o sentido convencional da corrente eléctrica é do positivo para o negativo, porém como mais tarde se veio a descobrir, os electrões têm cargas negatigas, e na realidade movem-se do negativo para o positivo. por isso normalmente se diz que os raios caem, mas na realidade eles sobem...
sim tens toda a razão, mas na electrónica continua-se a acreditar ou pelo menos a utilizar o conceito de que a energia electrica corre de positivo para negativo.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

nos raios as coisas são mais complexas. não há apenas movimentos de electrões mas também de gases fortemente ionizados. o sentido de deslocamento dos raios é uma coisa controversa.


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Mensagem por Oinq »

jmal Escreveu:sim tens toda a razão, mas na electrónica continua-se a acreditar ou pelo menos a utilizar o conceito de que a energia electrica corre de positivo para negativo.
na electricidade e electronica usa-se o sentido convencional, foi o que se pensava inicialmente.


Autor do tópico
toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

tenho ideia q as nuvens estão carregadas de electrões qd existe trovoada, daí q sejam o polo negativo, e a terra o polo menos carregado electricamente daí ser o positivo, certo? se as cargas (electrões) se mexem do negativo para o positivo (conforme convenção da electrotecnia pois são atraídas por ele) então movem-se das nuvens (negativo) para o solo (positivo) pela mesma lógica eléctrica.

já agora o ar é menos condutor do q nós e q outros elementos da natureza, se por acaso o caminho + curto para a terra for passar por nós (dado q somos melhores condutores q o ar seco) ou pela casa ele virá concerteza por aí...(o raio procura sempre o menor caminho ou o de maior condutividade) daí q ter 30kg de metal no telhado possa n ser trivial em certas zonas e o facto da casa estar ou não ligada à terra nesses casos é o mesmo q uma gota no oceano ou tapar o sol com 1 peneira...

cumps!


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Mensagem por Oinq »

como dizia o orbis as coisas sao mais complexas... para umas nuvens estarem carregadas de electrões, outras tiveram de ficar em défice... ha teorias mais recentes que dizem que os raios tanto caem como sobem... mas isso sao teorias ainda nao provadas cientificamente... apesar de terem fortes probabilidades de serem verdade... ( isto no ultimo conhecimento que eu tenho, apesar de na escola ter aprendido que eles sobem... )

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

toze_feup Escreveu:tenho ideia q as nuvens estão carregadas de electrões qd existe trovoada, daí q sejam o polo negativo, e a terra o polo menos carregado electricamente daí ser o positivo, certo? se as cargas (electrões) se mexem do negativo para o positivo (conforme convenção da electrotecnia pois são atraídas por ele) então movem-se das nuvens (negativo) para o solo (positivo) pela mesma lógica eléctrica.

já agora o ar é menos condutor do q nós e q outros elementos da natureza, se por acaso o caminho + curto para a terra for passar por nós (dado q somos melhores condutores q o ar seco) ou pela casa ele virá concerteza por aí...(o raio procura sempre o menor caminho ou o de maior condutividade) daí q ter 30kg de metal no telhado possa n ser trivial em certas zonas e o facto da casa estar ou não ligada à terra nesses casos é o mesmo q uma gota no oceano ou tapar o sol com 1 peneira...

cumps!
quanto mais electrões tiver um corpo mais negativo ele é, e portanto esses mesmos electrões vão tentar ir para um lugar onde existão menos electrões, é assim que funciona.
a electricidade tentará encontrar um caminho mais perto e portanto o mais condutor entre os 2 corpos com diferença de potencial, duvido muito que se encontrar um humano no chão, seja ele o escolhido, mas se houver alguma arvore perto, então vai pela arvore de certeza, as árvores têm uma forte ligação á terra, lolololol, e dai serem um bom condutor.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”