Ajuda - Painel solar para aquecimento central

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
aldo.pedrosa
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda ago 13, 2007 11:13 am

Ajuda - Painel solar para aquecimento central

Mensagem por aldo.pedrosa »

desde que comprei a casa com aquecimento central a gasóleo que as despesas aumentam . o meu custo anual em gasóleo rondam os 800€/ano (valores 2006), isto já utilizando de forma racional o aquecimento, sendo que, no inverno o periodo do ano onde o consumo é maior.
havendo a possibilidade de aplicar paineis solares para baixar o meu consumo de gasóleo em 50% (meu desejo) gostaria de saber qual seria o investimento necessário e qual o payback espectável para uma moradia de 320 m2 habitável, com 12 radiadores de 5 elementos/cada
paineis solares são uma solução só por si, ou poderia-se aumentar o rendimento utilizando outros equipamentos em simultâneo (ex. paineis fotovoltáicos, bombas de calor,... ):?: já que o maior consumo é feito ao final do dia.
será este o momento certo para investir
não haverá redução do custo deste tipo de equipamento a médio prazo
AP


pvtereceira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado ago 18, 2007 12:47 am

Mensagem por pvtereceira »

só gasta isso??

bem racionalizada a energia.

bom na minha opinião só com caldeira a pellets, caso seja possível envie por mail as plantas e a localização da caldeira que poderemos fazer um estudo e sugerir um equipamento.

já agora qual a zona do pais.

cumprimentos.

Avatar do Utilizador

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm
Localização: a 50cm do monitor em Casal do Marco

Re: Ajuda - Painel solar para aquecimento central

Mensagem por Curioso »

aldo.pedrosa Escreveu:desde que comprei a casa com aquecimento central a gasóleo que as despesas aumentam . o meu custo anual em gasóleo rondam os 800€/ano (valores 2006), isto já utilizando de forma racional o aquecimento, sendo que, no inverno o periodo do ano onde o consumo é maior.
havendo a possibilidade de aplicar paineis solares para baixar o meu consumo de gasóleo em 50% (meu desejo) gostaria de saber qual seria o investimento necessário e qual o payback espectável para uma moradia de 320 m2 habitável, com 12 radiadores de 5 elementos/cada
paineis solares são uma solução só por si, ou poderia-se aumentar o rendimento utilizando outros equipamentos em simultâneo (ex. paineis fotovoltáicos, bombas de calor,... ):?: já que o maior consumo é feito ao final do dia.
será este o momento certo para investir
não haverá redução do custo deste tipo de equipamento a médio prazo
caro pedrosa,

já pensou colocar mais elementos de radiadores??

acha que o paineis vão lhe fazer alguma coisa???

a melhor solução é bombas de calor (algumas) atenção existem algumas atinguir 65ºc essas dão para radiadores no seu caso necessitaria possivelmente de uma dimplex modelo la 26 ps ou 22 ps ver em http://www.certitempo.pt mas qualquer das formas o n de elementos é baixo

cumprimentos
curioso
Be Smart Be You!!!


Junglas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: quarta ago 22, 2007 11:40 am

Mensagem por Junglas »

mais uma vez tenta-se tratar dos sintomas e não das causas.

porque não investir num revestimento térmico e acústico melhor para a habitação?

já sei... "a casa está construída, não há nada a fazer".

esse é o erro... há revestimentos que se colocam pelo exterior e desde que bem aplicados, garntem por si só uma redução do consumo de gasóleo para aquecimento bem superior a 50%... isto para já não falar na redução do consumo energético no verão, para arrefecimento, visto a casa não aquecer tanto. note-se que nem estou a falar do tipo de caixilharia que está empregue na casa, no tipo de vidro ou das persianas que estão a ser utilizados.

porquê continuar a atenuar sintomas, quando se pode tratar das causas?

Avatar do Utilizador

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm
Localização: a 50cm do monitor em Casal do Marco

Mensagem por Curioso »

junglas,

tb vai ao extremo, hoje já se começa a estancar não chamo isolar é estancar mesmo as casas sem qualquer forma de respirarem e depois temos outro problema um poço de doenças... todos querem isolar e renovar o ar não precisa... até nos paises nordicos que têm mais necessidade de aquecimento fazem isso ou será que eles tb fizeram asneira de inicio até aprenderem , ainda lá chegaremos.

cumprimentos
curioso
Be Smart Be You!!!


Junglas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: quarta ago 22, 2007 11:40 am

Mensagem por Junglas »

curioso Escreveu:junglas,

tb vai ao extremo, hoje já se começa a estancar não chamo isolar é estancar mesmo as casas sem qualquer forma de respirarem e depois temos outro problema um poço de doenças... todos querem isolar e renovar o ar não precisa... até nos paises nordicos que têm mais necessidade de aquecimento fazem isso ou será que eles tb fizeram asneira de inicio até aprenderem , ainda lá chegaremos.

cumprimentos
curioso
o isolamento pelo exterior não impede o edifício de respirar, muito pelo contrario, tem entradas de ar em cima e em baixo, bem como em determinadas direcções (típicamente na lateral onde existe o vento predominante na zona) por forma a criar efeitos de chaminé e haver circulação de ar.

qualquer bom isolamento implica necessáriamente circulação de ar.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

concordo 500% com o sr. junglas! também possuo caldeira a gasoleo desde há muitos anos pra cá, a casa é grande e consegui um melhor rendimento e consequentes descidas significativas do € anual em gasoleo por vários motivos.
um dos quais foi o isolamento.
a redução de consumo será em função da situação actual da sua casa...se tiver muitas perdas esse investimento fará todo o sentido, caso a casa já esteja bastante isolada, os ganhos serão obviamente menores.no meu caso foram na ordem dos 30%, mas não fiz o tal isolamento exterior da casa (não faço ideia do ganho que teria se o fizesse - cada casa é um caso), pois possuo parede dupla em tijolo de 30, e com caixa de ar cheia a lã de rocha (q provavelmente já depositou toda no fundo segundo me dizem e não estará a cumprir a missão dela totalmente - a casa tem 30 anos já)
as alterações que fiz foram as seguintes: caixilharia dupla em todas as janelas com vidro duplo exterior ao estore e vidro simples interior ao mesmo(era caixilharia q já existia na casa e foi mantida, apenas se acrescentou por fora a caixilharia de vidro duplo para isolar também a caixa do estore que tem mts perdas de calor), a casa é de rés do chão apenas e o sotão é em tijolo "burro" (não habitável) como tal a casa sofria um efeito chaminé elevado e tinha muitas perdas de calor por cima, o que se fez foi injectar poliuretano próprio para isolamento no chão do sotão na superficie de toda a casa, isolar as uniões das claraboioas de luz, bem como mudar as portas de acesso ao exterior para portas isolantes e com corte térmico.
o sr. curioso só vè 1 solução à frente que quanto a mim não resulta e é astronomicamente cara, e muitas vezes os valores resultam de publicidade deliberadamente enganosa pois falam-se em rendimentos acima de 100% e depois vai-se a descobrir que só têm esse rendimento em condições optimas e para o aquecimento de aguas sanitárias de verão ou para aquecimento de piscinas no verão pois usam as altas temperaturas exteriores 35º para aquecer a água que vem da rede a 15º não sendo necessário tanto gasto de energia electrica como noutros sistemas de aquecimento similares que usem só 1 resistencia eléctrica ou q não façam o aproveitamento desse calor ambiente, e de inverno (qd a necessidade de calor é realmente maior e não existe onde ir buscar esse calor) o unico resultado são contas igualmente astronómicas de electricidade para aquecimento (pois de inverno são totalmente electricas as bombas de calor, não vão buscar o calor a lado nenhum q n seja à rede da edp), para não falar que para se ter um aquecimento decente com fonte de energia eléctrica ter-se-á que subir à potencia do contador, principalmente se se cozinhar também a electricidade, pois senão poderão existir disparos por excesso de corrente do disjuntor o que é sempre de evitar. se o membro que iniciou esta thread tiver o manual da sua caldeira a gasóleo desafio-o a ver a potencia nominal em kw (a minha é de 44kw) e depois a ir ver a potencia e preço de uma bomba de calor em iguais condições...e mais não digo...e lembre-se que esses kw terão que vir pela rede electrica e não pela queima de combustivel(como tal é preciso que o quadro debite essa potencia e lembre-se que a bomba de calor não é a unica coisa pendurada na rede electrica...lampadas, fogão, microondas, frigorificos, arcas, etc)...
a solução de isolamento que lhe sugeri e que fiz em minha casa não fica barata, mas no entanto qualquer q seja o tipo de aquecimento que use este é o caminho a ir, pois se tiver fraco isolamento qualquer sistema de aquecimento lhe vai gastar muito mais energia seja ele qual for...e provalmente ao preço actual do litro, demorará 10 anos a pagar-se a si próprio, mas o isolamento(pelo menos do tipo que meti), ao contrário de muitos sistemas de aquecimento que se vendem e se dizem que duram 20 anos, o isolamento deste tipo dura realmente a vida da casa, acho que disso ng duvida e é do conhecimento comum.
quanto ao respirar da casa, aqui temos sempre o costume de se ventilar a casa de manhã (tirando os dias mt frios de inverno) ou então de verão ao fim de tarde, como tal tendo as portas e/ou as janelas abertas, penso que é o q 99% dos portugueses fazem...mais natural não pode ser...

espero ter ajudado,

cumps!


NINJAportuga
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda set 17, 2007 11:43 pm
Localização: Guimarães

AQS e aquecimento

Mensagem por NINJAportuga »

sr. aldo pedrosa, deve instalar o seguinte:
um acumolador conbinado, com dois em um, no seu interior está um acumulador de aqs de x lt e á sua volta está a água do aquecimento que passa na caldeira, esta zona é aquecida pelos paineis solares, que depois aquece o depósito das aqs, quando a temperatura baixar por falta de sol ou de consumo, entra em acção a caldeira. o sr. deve pedir a uma empresa idónia e com experiencia um estudo para montar um sistema solar mas aproveitando o que já existe. o principio da energia solar é captar a energi térmica e guardar no acumulador para ser gasta, quando se fala em usar essa energia para apoio ao aquecimento, tem que se criar grandes reservas de energia, estamos a falar em acumuladores de 1000lt a 2000lt.
no verão vai ter 1000 a 2000 de agua bem quente depois pode dissipar numa piscina, num tanque ou então montar um dissipador.
a energia solar para equecimento é optima para pisos radiantes trabalham com temperaturas de 30º não mais,( cobre +-45% das necessidades, existe também os radiadores especiais para solar que também trabalham com temperaturas baixas. nos radiadores normais a taxa de cobertura é de +-15%.
claro que o investimento pode ser elevado, mas é o unico que se amortiza a ele próprio.
ponha o dinheiro no banco e diga-me quanto é que lhe vai render o fim do ano????
a energia solar é gratis se a poder-mos aproveitar é dinheiro que entra no nosso bolso.
ponham os olhos nos alemãs têm menos dias de sol, e é dos paises mais desenvolvidos no aproveitamento desta energia.
nós que temos energia solar aos camiões ainda estamos com duvidas se a devemos aproveitar??...

ó meus amigos abram essa pestanola e deixemo-nos de conversa fiada, mãos á obra. no poupar é que está o ganho.
cumprimentos,
ninjaportuga


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

no caso que o sr ninjaportuga fala parece-me ser bastante interessante pois poder-se-á rentabilizar o sistema melhor sem recurso a electricidade e usando a caldeira existente. só n sei os custos totais que terá, porque estar a substituir os radiadores normais por piso radiante para tirar + partido do solar parece-me 1 investimento mt elevado para uma casa já construida, para não dizer trabalhoso(tirar os chãos todos fora para n falar dos respectivos moveis), por outro lado um ganho de 15% em consumo utilizando os radiadores normais também não me parece ser o desejado depois de investir mts € no sistema solar. a isto acrescentar o preço do sistema solar não ajuda mt também. é possivel alguém dar preços concretos e reais do sistema com iva e montado no sitio (mão de obra)? (nº de paineis solares necessários para aquecimento central, acumulador de 1000l e piso radiante para os 320m2).
outra duvida que me surge é se é fácil integrar um sistema desses com a caldeira, se esta como no meu caso já possuir acumulador interno de 100l, disseram-me q era arriscado e que seria sempre uma solução "inventada" e não testada em kit, disseram-me certo? o que me está a dizer é um kit próprio para caldeiras a gasoleo/gas de integração com o solar ou é um sistema montado à maneira de cada instalador sujeito a ter rabos de palha?
já agora porque fala em usar um dissipador de calor ou piscina no verão? há algum problema em deixar a água no depósito? caso não exista tanque ou piscina que tipo de dissipação falamos?



cumps!


NINJAportuga
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda set 17, 2007 11:43 pm
Localização: Guimarães

Mensagem por NINJAportuga »

não faça isso, deve é aproveitar o que tem e aproveitar a energia solar para consumir menos dosm outros combustiveis.
quanto ao dissipar a energia solar no verão, precisa porque se estiver o sistema solar a apoiar o aquecimento central da habitação, necessita de mais m2 de paineis solares. no verão como não utiliza o aquecimento, vai ter excesso de energia, se tiver uma piscina porreiro tem sistema solar a trabalhar a 100% todo o ano. no caso da piscina o periodo de utilização da mesma aumenta, dá o primeiro mergulho em maio abril e o ultimo em outubro.
no caso de não ter piscina tem duas soluções com um dissipador ou tem que controlar o circuito primário, porque vai descarregar ao atingir pressões acima de 6kg. e terá que o carregar de vez em quando.
cumprimentos


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

viva quando fala em carregar o circuito primário, fala em deitar agua fora do deposito por forma á água nc atingir temperaturas mt grandes? ou estamos a falar de outra coisa?
acabou por não responder a um dos pontos importantes que lhe fiz, que era se é fácil integrar isso com 1 caldeira com depósito integrado para aguas sanitárias q é o meu caso, e se essa integração do solar com a caldeira é uma solução em kit e comprovada ou se é montada "ao gosto" de cada instalador conforme as necessidades do sistema, um pouco num sistema de estudo/invenção.
esta questão pra mim é importante pois tenho visto mt gente a ter prejuizos em termos de danos de peças e/ou perda de conforto porque o sistema deixa de funcionar e mts vezes é montado por empresas de renome que relegam as culpas para os técnicos, quando o projecto já começou mal e a culpa morre sempre solteira e quem se lixa é quem tem que ficar privado do seu conforto, e não queria cometer o mesmo erro usando soluções q n sejam devidamente testadas (no caso da minha caldeira é um kit da ferroli com tudo explicadinho e direitinho, foi montado por uma pessoa idonea e já tem mts anos e nunca fiquei sem água por 10s q fossem estes anos todos, isso acontecer-me era passar de cavalo pra burro...estamos no séc 21).
também n me disse qual o investimento que estamos a falar (mão de obra aproximada, deposito de 1000l nem preço dos paineis, nem q seja só destes 2 ultimos itens para fazer uma ideia) nem quantos paineis seriam necessários para por exemplo cobrir as necessidades de uma casa com 2,70 de altura e 320m2 usando radiadores normais q foi o caso de começo deste tópico e que não será bem o meu, mas dá pra ter uma ideia.
agora a pergunta fulcral, é se esse sistema consegue garantir que durante os meses de inverno (quando o sistema é realmente preciso. o ano passado aqui em casa de novembro a fim de março) o sistema solar consiga aquecer a casa das 7 da manhã (hora do levantar) até às 22h com conforto só usando a caldeira para backup poucas vezes? ou vai estar a caldeira a fazer o trabalho todo na mesma? as 7h de sol fraco no inverno chegam para dar esse rendimento na maior parte dos dias?é q de verão eu n duvido q aqueça uma piscina. mas de inverno aquecer uma casa é q me faz confusão...pq qd mais precisamos do calor é qd menos temos a disponibilidade de energia a nível solar...
quanto a usar a piscina em maio/abril e acabar em outubro conheço quem tem piscinas exteriores aquecidas a bombas de calor no "verão" e o factor decisor de tomar o banho não será a temperatura da agua só por si, pois recirculando a mesma água esta também aquece com o sol ao fim de 1 semana de bom tempo(embora não tanto como com o sistema q fala ou com a bomba de calor), mas sim o clima, pois mesmo q a água esteja a uns optimos 30 graus, se a temperatura exterior estiver abaixo dos 21-23 graus ninguém vai querer tirar a roupa e dar o mergulho...por isso a utilização mais extendida da piscina é qt a mim publicidade enganadora e deve ser sempre acompanhada de uma boa dose de bom senso.

cumps


sat11630
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado out 27, 2007 11:48 pm

Mensagem por sat11630 »

olá,
acho que todos os posts têm algo de construtivo.
o sr. curioso tem toda a razão em falar de elementos de radiador, pois parece-me muito muito pouco apenas 60 elementos para 320m2. o ideal será cerca de 7 elementos por cada 10m2 para pé direito de 2,7m.

acho também que o isolamento da habitação sendo bem feito com os respectivos respiradores a caixilharia melhorada para pelo menos vidro duplo com caixa de ar será um factor de muita poupança.

discordo da solução de bombas de calor. depende delas... as bombas de calor geotérmicas e solares possuem cop's acima dos 3 ou seja rendimentos de mais de 300%. posso dizer-lhe que a bomba geotermica "tipo" tem um cop de 3,5 para produzir àgua a 35º com a captação a -5ºc. as bombas de calor solares embora não tenham cop constante têm um cop médio bem acima dos 3 quando falamos em aquecimento central e acima dos 4 para aqs. posso comporvar-lhe isso.

já agora o cop é a potência termica produzida:potência electrica consumida, ou seja, por cada kw consumidos na sua grande maioria produz-se 3kw termicos.

outra coisa que não concordo é que a bomba de calor tenho de ser da mesma potência da caldeira. sabe que quando se começaram a instalar caldeiras ninguém sabia fazer calculo térmico. instalava-se uma que não viesse a dar problemas, ou seja quanto maior menos problemas. posso dizer-lhe que à muitas caldeiras de 22kw instaladas que eu substituo por bombas que não chegam a 12kw de produção e dão muito mais conforto que as caldeiras.

na questão dos paineis solares termicos para aquecimento central ainda por cima com radiadores não me parece que vá tirar muito rendimento, pois com esses elementos instalados vai ter de produzir temperaturas à volta dos 70ºc para ter a casa quente, e os paineis, a menos que sobredimensionados, nunca vão conseguir chegar a esse patamar de inverno. pode sempre substituir os radiadores por convectores (50º) ou ventiloconvectores(45º) que trabalham com temperaturas mais baixas, sendo possivel os paineis chegarem a estas. a minha sugestão passa primordialmente em instalar um sistemas de aqs pois este é rentável sempre, em cerca de 5 anos no máximo.

quanto à questão da piscina é de se colocar pois caso se instale um sistema que faça cerca de 30% do aquecimento central de uma habitação, quando este já não é necessário teremos de dissipar essa energia contida nos paineis, onde? na piscina pois claro!

saudações!

sat11630.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

até que enfim alguém com uma resposta capaz!
até agora ainda n tinha percebido onde é q as bombas de calor iam buscar o "calor" sem ser à rede electrica ou de verão ao ar para aquecer as piscinas.
era o elo q faltava.
a quantos metros de profundidade é q uma bomba de calor geotermica vai "buscar" o calor?
parece-me mais fácil e proveitoso 1 bomba de calor geotermica embora mais dispendiosa se calhar.
assim consigo compreender um cap de inverno acima de 1, n sei se será de 2 ou 3 ou 4 ou 5.no entanto é qualquer coisa já.
como é q costuma ser instalado este tipo de bomba de calor geotermica?a solar terá o seu efeito reduzido visto q qd mais precisamos do calor menos sol temos (daí precisarmos de calor).
quais os custos q implica e em q situação é conselhavel a sua instalação?

obrigado pelo esclarecimento,

cumps!


sat11630
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado out 27, 2007 11:48 pm

Mensagem por sat11630 »

a questão de calor é relativa, pois existe calor ou seja energia até aos -273,72ºc só abaixo deste valor não existe calor. a bombas de calor são especializadas dependendo do gás com que trabalham retirar calor onde aparentemente não existe, mas existe.uma bomba de calor que funcione com o gás r407c envia o gás para o evaporador na ordem dos -10/-12ºc ou seja toda a temperatura que houver superior a esta representa um ganho o que se estivermos a falar na captação vertical em geotermia falamos em temperatura de 15-17ºc ou seja representa um ganho de 25ºc a 27ºc. isto faz com que o cop (coeficient of performance) nunca seja inferior a 3 mesmo para os piores cenários. quanto à bomba solar posso dizer-lhe que em dias solarengos ela consegue obter temperaturas na aspiração a rondar os 40ºc ou seja ganhos enormissimos (50ºc).
a principal diferença entre a solar e a geotermica é que a solar não é constante enquanto a geotermica é constante.
para mais informações podem consultar http://www.enat.pt

espero ter contribuido para o seu esclarecimento.
atentamente,

sat11630

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”