[REQ] - Dúvida - como utilizar o fogao a lenha como apoio?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
kmilus
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda mai 28, 2007 9:16 pm

[REQ] - Dúvida - como utilizar o fogao a lenha como apoio?

Mensagem por kmilus »

[req] - dúvida - como utilizar o fogao a lenha como apoio de um sistema solar?

Avatar do Utilizador

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm
Localização: Tomar

Mensagem por Melobanha »

olá kmilus
vê aqui uma solução que eu próprio utilizo.

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 6432#16432


Autor do tópico
kmilus
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda mai 28, 2007 9:16 pm

Mensagem por kmilus »

olá melobanha
muito obrigado pela atenção, mas isso nao se aplicaria a minha situação.
pois o meu sistema é sem bombeamento, e a dúvida minha seria se seria possível interligar o fogão a um sistema solart que eu já possuo hoje, utilizando o mesmo boiler....
grato.
camilo (kmilus)

Avatar do Utilizador

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm
Localização: Tomar

Mensagem por Melobanha »

olá kmilus
o esquema que apresentei tem uma bomba de recirculação para que seja possivel utilizar a água quente no aquecimento da habitação.
se a produção da água quente se destina apenas a utilização de água para fins sanitários, a bomba é desnecessária.
neste caso e, com um fogão a lenha que disponha de uma caldeira, basta que a canalização seja ligada de forma a que a água que sai do painel solar alimente a caldeira e desta saia a água para os utilizadores.
de facto no inverno, esta é uma solução, uma vez que com as mais reduzidas horas de sol, não é possivel ter água quente apenas com o recurso ao painel solar. claro que normalmente os reservatórios adestritos ao sistema do painel normalmente têem uma resistencia eléctrica que pode ser controlada para superar esta situação, mas a ideia é poupar energia eléctrica.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”