AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por claudiof »

Viva,

Como indiquei no título, tenho um sistema de painel solar Termosifao da FERCO e nos últimos dias a válvula de segurança que só abria em dias de muito calor, agora está sempre aberta, esteja a água quente ou fria está sempre a deitar água.

Por outro lado, assim que fecho a água que fornece o painel pára logo de correr.

Para ajudar a festa o instalador fechou e não estou a encontrar nenhum que venha cá rapidamente.

Ideias? Foi a válvula que foi mesmo para a vida?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por Quintas2 »

Parece que a válvula estragou-se. Mas, antes de a substituíres, roda-a no sentido indicado no manípulo, até a mola dar um estalo e vê se isso resolve o problema. Faz isso algumas vezes. Este procedimento deve ser feito periodicamente para libertar eventuais impurezas ou acumulações de calcário.

As válvulas da Caleffi, por exemplo, têm a seguinte instrução:
"Rodando o manípulo superior pode provocar-se uma descarga manual da água. Este tipo de operação deve efectuar-se periodicamente, para se verificar o bom estado de funcionamento da mola e provocar a eliminação de eventuais impurezas que se alojem junto à vedação da válvula."

Outra hipótese, menos provável, é teres passado a ter uma pressão de água da rede superior ao que tinhas anteriormente, mas deverias notar isso numa torneira qualquer da instalação.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por claudiof »

Lá consegui encontrar um instalador da mesma marca que tem ficado com os trabalhos desta antiga empresa.

Não consegue vir fazer manutenções antes de Janeiro (??). Disse-me para tirar a válvula que elas estão sempre a berrar e meter um tampão que funciona sem problema (?).

Por medo não segui o conselho dele, retirei a válvula e comprei uma igual numa loja de climatização e lá montei.

Sinceramente a minha dúvida agora é se devo apertar ou não muito aquilo, tenho sempre medo de apertar demasiado pois estamos a apertar directamente no depósito.

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por Patalhetas »

Uma manutenção simples, todos os anos abres (rodas) e w40 com fartura e ganhas o valor da manutenção


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


Autor do tópico
claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por claudiof »

Obrigado a todos.

Já agora e aproveitando o tópico.

Que manutenção (por profissionais) devo considerar neste tipo de painel? Anual? 2 em 2 anos?
A única indicação que me deram na altura era que de 5 em 5 anos devia fazer uma "boa" manutenção. Mas que tudo o resto seria na base do "se funciona bem, se aquece bem, deve estar ok".

Por outro lado este instalador agora falava em trocar o glicol anualmente etc... isto faz sentido? (ou algum?)

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por Patalhetas »

claudiof Escreveu: Por outro lado este instalador agora falava em trocar o glicol anualmente etc... isto faz sentido? (ou algum?)
Só se for para lhe manter a porta aberta ... pois o glycol não perde propriedades de forma a ser necessário a sua substituição anual !!!
Toda a forma convém de 2 em 2 anos verificar os níveis e acrescentar se necessário ... nunca substituir !! ( jogar dinheiro fora)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


n4rs
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 28, 2018 2:42 pm

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por n4rs »

Acontece-me o mesmo com um termoacumulador normal. O problema é por vezes a pressão da rede que pode ser elevada em alguns locais.
Onde moro, volta e meia até me rebentavam os chuveiros.
Troquei a válvula, meti um redutor de pressão após o contador (ou podes colocar o redutor de pressão diretamente antes da válvula se pretenderes reduzir só aí), e problema resolvido, nunca mais tive problemas com as válvulas.


Autor do tópico
claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por claudiof »

n4rs Escreveu: quarta nov 28, 2018 6:08 pm Acontece-me o mesmo com um termoacumulador normal. O problema é por vezes a pressão da rede que pode ser elevada em alguns locais.
Onde moro, volta e meia até me rebentavam os chuveiros.
Troquei a válvula, meti um redutor de pressão após o contador (ou podes colocar o redutor de pressão diretamente antes da válvula se pretenderes reduzir só aí), e problema resolvido, nunca mais tive problemas com as válvulas.
Problema voltou (para já pinga apenas...) e começo a pensar que é isto.

Será que para "simular" a redução de pressão na rede, basta eu "fechar" um pouco a água à saida do contador? Ou não tem nada a ver?

Já agora que redutor colocou? (com que valores de pressão é que calibrou isto é)


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por pedrosilva »

Fechar parcialmente não resolve, quando não está nada aberto "dentro de casa" a pressão é igual estando a entrada totalmente aberta ou parcialmente.


Autor do tópico
claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por claudiof »

Pois bem me parecia que estava a dizer um disparate...

Bem, acho que vou comprar uma válvula... alguém tem ideia quais são os valores de referência?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por Quintas2 »

claudiof Escreveu: quinta jan 17, 2019 2:37 pm Será que para "simular" a redução de pressão na rede, basta eu "fechar" um pouco a água à saida do contador? Ou não tem nada a ver?
É preciso fechar a água toda da torneira de corte geral e depois abrir só um pouco uma torneira dentro da instalação, para reduzir um pouco a pressão na instalação. Só que fica-se sem a noção de quanto a pressão reduziu.

Eu tinha pressão da rede muito variável, pelo que instalei um redutor de pressão. Já é o segundo que tenho (eles não duram para sempre), pelo que optei agora por um que basta mudar um cartucho, quando se avariar, o que é feito com uma chave sextavada, que comprei com o redutor. Fica dispensado futuro trabalho de canalizador.
https://www.caleffi.com/portugal/pt/pro ... ess%C3%A3o
Pelo menos no meu caso, a pressão após o redutor não é muito certa, varia um pouco. Não sei se é porque o tenho completamente estrangulado. Está regulado para uma pressão de saída de meio bar.
Para controlar a pressão na instalação, tinha feito isto:
Manómetro.jpg
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por claudiof »

Quintas2 Escreveu: domingo jan 20, 2019 2:30 pm Eu tinha pressão da rede muito variável, pelo que instalei um redutor de pressão. Já é o segundo que tenho (eles não duram para sempre), pelo que optei agora por um que basta mudar um cartucho, quando se avariar, o que é feito com uma chave sextavada, que comprei com o redutor. Fica dispensado futuro trabalho de canalizador.
https://www.caleffi.com/portugal/pt/pro ... ess%C3%A3o
Por curiosidade qual é o modelo que permite mudar o cartucho? O 5350 e por aí?
Vi os 5332 no Leroy e pensei em meter eu antes do painel solar apenas (já que na caixa do contador não tenho espaço e estou à espera que os SMAS e o canalizador se entendam de como e onde colocar um para a rede geral.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por Quintas2 »

Se eu fiz bem o trabalho de pesquisa, todos os do link são com cartucho extraível. Os mais pequenos (série 533x) são recomendados para pequenas instalações ou aparelhos individuais. Vê as especificações de cada um e vê o que te convém.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por claudiof »

Quintas2 Escreveu: terça fev 05, 2019 7:47 am Se eu fiz bem o trabalho de pesquisa, todos os do link são com cartucho extraível. Os mais pequenos (série 533x) são recomendados para pequenas instalações ou aparelhos individuais. Vê as especificações de cada um e vê o que te convém.
Tens razão, estive a ver agora o manual mesmo dos mais "baratos" e dá para extrair, estava a pensar meter um só para o Painel Solar e outro para a Rede, ainda que o da Rede vá demorar mais tempo porque infelizmente vai ter que meter SMAS ao barulho para pode mexer na caixa contador (não queria abrir paredes só para meter a valvula...).

Mas ainda assim se me permites, qual foi o modelo ecolhido para o da Rede?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por Quintas2 »

A minha é da série 5350. Dentro de cada série, tens variações para vários diâmetros e tipos de ligação (macho ou fêmea).
Apesar de o cartucho extraível ter um filtro de rede incorporado, a série 5351 tem um filtro um pouco melhor, que para mim não foi necessário pois eu tenho um filtro instalado logo a seguir ao contador, desde o início da instalação.
Eles costumavam ter nestas séries para instalações menores uma variante com 2 manómetros, pressão antes e pressão depois de atuação do redutor de pressão. Mas agora só estou a ver isso nas séries 5365/6. Mas podes sempre instalar um manómetro à parte antes da redutora de pressão, à saída do contador, se fizeres questão.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

joedualmar69
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda jun 06, 2016 2:48 pm

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por joedualmar69 »

Podem ajudar por favor?
depois de tirar a água do solar termossifão para mudar o ânodo, hoje verifico que ao fim de algum tempo a pressão baixa de 2 bares para 1, de manhã reparei que no sitio de entrada do liquido solar, estava um pouco em baixo e acrescentei água, à noite ficou outra vez a 1 bar. Será que não fiz bem a purga? Como solucionar? Obrigado

Avatar do Utilizador

joedualmar69
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda jun 06, 2016 2:48 pm

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por joedualmar69 »

Está resolvido. obrigado

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por serges »

joedualmar69 Escreveu: terça mar 31, 2020 11:54 pm Está resolvido. obrigado
Boas podias partilhar com a malta a resolução pode haver outro user que precise e assim está feita a partilha.

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

joedualmar69
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda jun 06, 2016 2:48 pm

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por joedualmar69 »

Pelo que percebi e não sou técnico, tinha deixado a torneira da válvula de segurança aberta, enchi mais um pouco e voilá. obrigado

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por serges »

Obrigado assim pode vir a ser um ajuda preciosa a quem também não é técnico...

Obrigado e boa sorte e continuação!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”