Bomba de calor para AQS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Bomba de calor para AQS

Mensagem por Biod »

Uma bomba de calor ( tendo em conta que se tem paineis fotovoltaicos para autoconsumo) consegue ser tão ou mais eficiente que um sistema termosifão ?

Ou o termosifão continua a ser melhor?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por jmlflorencio »

Dependerá das horas a que funcionar... E do preço que custar (comparando com o solar térmico).


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por Biod »

Por exemplo num dia nublado, qual consegue poupar mais?

o solartérmico conseguirá chegar por exemplo a uns 40/50 graus sem ajuda?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por serges »

Epa o Hynek tinha aí uns calculos bem correctos sobre esse assunto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por pedrosilva »

É uma boa pergunta que também subscrevo porque actualmente uso gás para AQS.
Penso que uma bomba AQS moderna com controlador programável pode ser decisiva para maximizar economia no solar pv versus termosifão. Também seria simpático ter bombas de calor onde se pudesse ligar (DC) um ou dois painéis solar PV directamente para não concorrerem com o limite de 1.5kW de ligação à RESP.


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por joaocunharamos »

Ainda hei de encontrar estas fantásticas entradas do Hynek, que tanto se recomendam.

O que posso dizer sobre o assunto é que um sistema de termosifão de 2m2 e 150L pode custar 900€-1200€ (digamos 530€/m2) e produz 680kWh/m2.ano ou 1360kWh/ano no total. Isto cobre 70% do consumo de duas a três pessoas. Normalmente no inverno a produção é metade da de verão (no nosso clima) e tem de ser suplementada com gás ou resistência eléctrica. A bomba de calor por outro lado precisa de alguma electricidade o ano todo mas de maneira mais constante.

Comprar painel solar maior ou mais caro (para o mesmo numero de pessoas) pode não justificar porque depois de quente o painel não absorve mais calor. O indicado é tomar como meta os 70% do consumo para melhor custo/benefício. Para maximizar a produção pode tentar aumentar o volume de armazenamento. Para melhorar a produção de inverno e o efeito termosifão pode colocar os painéis mais na vertical (45-55°C em vez de 30-40°C).

A bomba de calor não depende do sol mas da temperatura de onde tira o calor (normalmente o ar). Uma boa bomba, de evaporador no exterior pode ter COP de 4 ou mesmo 5 (faz 4-5 vezes mais calor do que gasta em electricidade) o que quer dizer que 75% a 80% do calor vem do ar exterior. Quanto mais frio estiver o ar menor é este ganho.

Se a bomba fôr instalada no interior (das que têm a bomba em cima do cilindro e não levam unidade exterior) então o COP será inferior (cerca de 2) e ainda por cima faz frio dentro da habitação (como um frigorífico virado do avesso). Também são caras e não me parecem compensar em termos energéticos e financeiros. No entanto, contam como qualquer outra bomba de calor (incorrectamente) para efeito do certificado energético, se essa for a preocupação.

Se custar o mesmo que o termo sifão, a bomba de calor tem o mesmo rendimento ou produção (cerca de 70%) mas eu diria que o preço será cerca do dobro, em condições actuais.

Mais, dada os preços competitivos dos PV hoje em dia, pode até fazer sentido instalar antes painéis fotovoltaicos e absorver o excedente para a resistência do cilindro interior. A montagem é mais simples e a manutenção mais reduzida mas é necessário garantir que o cilindro funciona nos momentos certos para absorver a produção.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por Nuno_pt »

Não sei se não seria melhor instalar mais paineis solares e um termoacomulador com dupla resistencia, e aproveitar o excedente para aquecer a agua do termo, e depois manter em bi-horario a consumir da rede, mas só o necessario para ter a temperatura ideal para banhos de manhã, ou no inverno, o @t3lmo tem o AQS dele a funcionar assim e varios que tenho visto por aqui, em vez de terem os dois sistemas tem mais paineis e os termo, assim sempre se aproveita o excedente.


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por joaocunharamos »

Era exactamente o que dizia no fim da mensagem. Vai tudo depender do custo de aquisição do sistema mas tem a vantagem de dar para o resto dos consumos e pode usar o termoacumulador como bateria.

Estou a estudar como escalonar a potência da resistência para melhor aproveitamento mas penso fazer o mesmo. Uma das hipoteses é dividir a resistência em três e usar relés (não é para qualquer um) e outra é usar um variador ou dimmer mas tem de ter potência suficiente ou uma resistência fraca para funcionar neste modo.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por Nuno_pt »

Está a pensar usar uma resistencia bobinada, e "chantar" os relés nos diversos pontos (OHM) para ter a potencia em (W), e assim ir aquecendo as diversas fases com um relogio, ao longo do dia?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por jmlflorencio »

Considerando o trabalho e tempo perdido, não seria mais eficiente comprar um termoacumulador "off the shelf" com duas resistências, e ligar um temporizador a uma delas?

Ambas ficariam ligadas à rede eléctrica reguladas para 60°C, com a particularidade de uma delas só se activar em período de vazio. A outra estaria sempre ligada e absorveria a produção fotovoltaica, caso ela estivesse disponível. No caso de não haver produção, são apenas 800W (em vez dos habituais 1500W)...

O único contra desta solução é estes modelos terem apenas 80 litros (os que eu encontrei pelo menos). São da marca Tesy, vendida na jom.

Se tivesse uma moradia já teria avançado para esta solução e um kit de 1500W...

Isto tudo a favor da simplicidade e "robustez", em detrimento da eficiência máxima...

Avatar do Utilizador

Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por Nuno_pt »

@jmlflorencio, veja a aeriom < https://www.arierom.com/termoacumulador ... rpentinas/ > fazem entre 80 e 100l, havia aqui num tópico quem tivesse pedido o preço e pelo que me lembro nem era caro.

A ideia seria deixar aquecer ao maximo durate o dia, e depois misturar á saida do termo para 45º, uma resistencia de ~800W ligada á rede, e a outra aos PV, na da rede um termometro e um relogio ou entao programado tipo Shelly ou Sonoff, para ligar aos 30º e desligar aos 45º em bi-horario, mas o @joaocunharamos já vem dar ai uma opiniao/complementar melhor a ideia.


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por joaocunharamos »

Respondendo por partes:
Nuno_pt Escreveu: sábado jun 06, 2020 5:07 pm Está a pensar usar uma resistencia bobinada, e "chantar" os relés nos diversos pontos (OHM) para ter a potencia em (W), e assim ir aquecendo as diversas fases com um relogio, ao longo do dia?
Não porque ao fazer isso corro o risco de aplicar tensão excessiva a cada segmento (que acabavam por queimar). Ia pedir uma solução à medida, com enrolamentos de diferentes resistividades, cada um de 230V, e projecto especial. Ainda não averiguei a exequibilidade.
jmlflorencio Escreveu: sábado jun 06, 2020 5:26 pm Considerando o trabalho e tempo perdido, não seria mais eficiente comprar um termoacumulador "off the shelf" com duas resistências, e ligar um temporizador a uma delas?
Poderia, sim, mas eu queria pelo menos três escalões para maior resolução. A produção solar não é constante e eu queria aproveitar ao máximo. Creio que os termoacumuladores especiais encarecem a solução mas ainda está em análise.

Com três escalões de potência de 200W, 400W e 800W, temos as seguintes possibilidades a cada 200W:
200
400
600 = 400 + 200
800
1000 = 800 + 200
1200 = 800 + 400
1400 = 800 + 400 + 200

Como eu conto ter um segundo termoacumulador debaixo do lava-louças (10-30L) para a água da cozinha e máquina de lavar louça (MLL) tinha pensado por aí uma resistência de 200W (porque as necessidade são poucas) com um dimmer com controlo remoto e assim tinha controlo fino sobre a potência desde 0 até 1600W e posso ter 5 paineis de 320W confortavelmente (recuperando a potencia ate aos watts individuais).

Reconheço que tudo isto é mais um capricho e experiência de engenharia (sou doutorando em engenharia electrotécnica) do que outra coisa e pode ir além do benefício da instalação.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por joaocunharamos »

Faço notar que a minha instalação será toda em AC e que não há baterias pelo que a resistência está simplesmente ligada à rede pública, não existe a hipótese de ligar ao PV exclusivamente. Isso faz sentido para os membros que têm instalações DC.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por joaocunharamos »

Nuno_pt Escreveu: sábado jun 06, 2020 5:36 pm @jmlflorencio, veja a aeriom < https://www.arierom.com/termoacumulador ... rpentinas/ > fazem entre 80 e 100l, havia aqui num tópico quem tivesse pedido o preço e pelo que me lembro nem era caro.
Obrigado pela referência mas alerto que duas serpentinas são para circuitos de água quente (por exemplo um a receber calor do painel solar térmico e outro a circular para o piso radiante). Isto não é sinónimo de duas resistências eléctricas. Sei que existem alguns com isso, no entanto, e ainda irei investigar.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por joaocunharamos »

Já agora, irei instalar um Zypho para recuperar parte do calor. Parece ser muito mais rentável do que bomba de calor. Para quem tem moradia recomendo vivamente o modelo de montagem vertical. Eu infelizmente só poderei montar o Zypho IZI Eco.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por Nuno_pt »

João, obrigado pelo alerta, foi á pressa e vi a palavra "duas" e nem olhei para o resto, mas tem razão, são serpentinas e não resistencias, desde já as minhas desculpas pela indução em erro.

Aqui fica o tópico que eu andava á procura < https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11275066 > e aqui < https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11275070 >


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por joaocunharamos »

Eu também estou a acompanhar esse tópico. Eu creio que o Vulcano HS100-3B/2.0 tem duas resistências mas um único contacto e termostato. Estou convencido que não dá para controlar em separado.

Se a resistência não for imersa e fôr de barras cerâmicas é fácil especificar a potência pelo tipo/comprimento de fio. Estou com esperança que quando fôr a uma casa tradicional que as faz me possam elucidar.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Bomba de calor para AQS

Mensagem por Nuno_pt »

Eu estava a apontar para a arierom, visto eles serem fabricantes de termos, e nesse caso foi pedido com duas resistencias e ai tanbém falam na casa no Porto que faz as resistencias por "medida".

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”