Melhor solução para AQS e AQC

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Sérgio Garizo
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo jun 21, 2009 8:21 pm

Melhor solução para AQS e AQC

Mensagem por Sérgio Garizo »

Boas

Gostava de saber qual a melhor solução para substituir uma caldeira Junkers Euroline que tem a seu cargo o aquecimento de AQS e de AQC.

O problema é ser uma casa com alguma área(T3) para aquecer e ligar constantemente o AQC para ter um conforto razoável no inverno não é financeiramente muito "apetecível".


Somos 2 adultos e 1 criança, tenho possibilidade de instalar lareira, painéis, bomba de calor ao mesmo nível da casa ou no piso de cima(sótão que normalmente é a área mais amena da casa (fresco de verão, mais quente de inverno). A casa também tem tubagem para AC prontas.

Pelo que andei a ler e a ver, a instalar o ideal será a bomba de calor que ao que me pareceu de verão pode refrescar a casa também.

Obrigado pela a ajuda...
Cumps
Sérgio


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Melhor solução para AQS e AQC

Mensagem por jmlflorencio »

Para aquecimento apenas, eu avançaria para a bomba de calor... É muito mais prático que qualquer outra solução (funciona a electricidade, não há sujidades, carregar lenha ou pellets, etc), de manutenção simples (não tem painéis), e bom rendimento (o modelo de 10KW deve gastar uns 3, talvez?)...

Só não sei se dá para arrefecer, pelo menos sem mais equipamentos a acrescentar ao sistema...


Autor do tópico
Sérgio Garizo
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo jun 21, 2009 8:21 pm

Re: Melhor solução para AQS e AQC

Mensagem por Sérgio Garizo »

Em relação a bomba de calor a minha duvida esta no valor a dispensar inicialmente, sendo claramente a solução mais cara. Para 2 adultos e 1 criança será a solução com mais poupança?

Ou uma solução com recuperador de calor interligado aos radiadores e a um deposito de AQS em termos financeiros será a mais acertada? Tenho acesso a madeira apesar de não ser de boa qualidade(paletes e bobines).


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Melhor solução para AQS e AQC

Mensagem por jpc »

Boas Sérgio.

Eu se fosse a ti ia para a bombar de calor.
Pode ser um investimento maior no início mas a curto prazo o retorno é muito maior que o resto que existe no mercado.

Como disse o jmlflorencio é uma limpeza e um conforto fora de série e com pouca manutenção.

Fala com o user Hynek porque tem bons preços e se for preciso faz equipamentos à medida para a tua casa.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
Sérgio Garizo
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo jun 21, 2009 8:21 pm

Re: Melhor solução para AQS e AQC

Mensagem por Sérgio Garizo »

jpc Escreveu:Boas Sérgio.

Eu se fosse a ti ia para a bombar de calor.
Pode ser um investimento maior no início mas a curto prazo o retorno é muito maior que o resto que existe no mercado.

Como disse o jmlflorencio é uma limpeza e um conforto fora de série e com pouca manutenção.

Fala com o user Hynek porque tem bons preços e se for preciso faz equipamentos à medida para a tua casa.
Obrigado pela sugestão....vou falar com ele ;)

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”