Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por rocker_pt »

Quintas2 Escreveu: quinta mar 17, 2016 4:05 pm Comecei por comprar uma resistência de 750W c/termostato incorporado, para testes, com energia da rede. Descartei uma resistência de 500W (1.ª opção) porque era mais cara.
Estou à procura dessas resistencias de 500w ou 750w....
qual destes tipos compraste?
resistencias cilindro.jpg
resistencias cilindro.jpg (11.71 KiB) Visto 12033 vezes
As do primeitro tipo de 6 elementos não existem com 500w e 750w
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Ntnrnzpq
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta set 09, 2015 1:06 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Ntnrnzpq »

Boas, eu não percebo muito disto de amperes e volts mas li uma coisa que me parece interessante
https://www.solarquotes.com.au/blog/div ... -cylinder/
https://mcelectrical.com.au/blog/The-Fr ... art-meter/
Parece um tipo de sistema que envia a energia solar que não conseguimos consumir para o cilindro em vez de para a EDP. Tem um custo de 1100 dólares australianos que, convertidos, dariam 740 euros. É um pouco caro mas todas as coisas novas são e nem sempre o dinheiro se pode converter assim. Que acham disto? É uma espécie de 1º passo para uma smart grid? Valeria a pena colocar mais uns painéis extra no telhado para ainda mais energia extra? De inverno já se sabe, continuaríamos na mesma.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Esses dispositivos já são comuns, é compram-se por cá por menos de 200 eur. Mesmo assim a amortização desse investimento é bem longa, normalmente...

Mas é só fazer as contas ;-)


Joaodias1
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado nov 25, 2017 7:03 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Joaodias1 »

Boa noite,
Estive a ler o tópico e achei muito interessante.
Também gostava de instalar na minha casa no sistema de painéis fotovoltáicos que permitisse alimentar uma resistência de 2000.
Mas estou na dúvida entre utilizar painéis com bateria o utilizadar painéis sem bateria.
Se for sem bateria teria que instalar oito painéis de 250w. por outro lado se for com bateria a ideia era instalar tipo dois ou três de 250w, acumular ao longo do dia para usar a energia apenas ao final do dia.
Não sei como se comportam as baterias, nem sei se será possível. Será possível com dois painéis de 250w acumular ao longo do dia 4000w e injetar na rede num período específico (quando a resistência do acumulador estiver programada para ligar)?
Desta forma talvez se conseguisse evitar injetar na rede....
Gostava de saber se está ideia tem alguma viabilidade.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Na minha opinião não.

Se é para ligar o 'cilindro' de noite, mais vale ligá-lo à corrente e aproveitar a tarifa bi horária.

O preço (e complexidade) de um sistema com baterias é muito superior ao de um sistema simples. O prazo para recuperação do investimento sobe em flecha, é um eventual problema numa bateria do pack pode deitar tudo a perder...

Ter painéis para alimentar um cilindro creio que é uma opção válida, mas não com grandes potencias:
- por um lado, o limite legal para uma instalação 'simples' de autoconsumo é de 1500W;
- até seria mais benéfica uma resistência de menor potência (750W?), para receber energia do sol durante mais horas, necessitando de um investimento menor em painéis (isto para aquecer água depois dos duches matinais).

Isto é apenas a minha opinião, claro ;-)


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Quintas2 »

Concordo com o jmlflorencio.
Cumprimentos,
Quintas2


Joaodias1
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado nov 25, 2017 7:03 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Joaodias1 »

Pois, também estou a ficar mais inclinado para isso.
Estou a pensar trocar a resistência de 2000 w do acumulador, por uma de 1000 w e fazer a instalação de 1500 w em painéis solares.

No meu caso, instalar solar hidráulico, ou fotovoltaicos, fica -me mais ou menos em 2000 euros. O fotovoltaicos é mais fácil instalar, mas estou com algumas reservas....
O solar hidráulico tem provas dadas. No fotovoltaicos as minhas dúvidas são:

- será que vou conseguir aquecer 300 litros do acumulador com uma resistência de 1000w? Em quantas horas?
- uma potência de1500 w em paineis será suficiente para alimentar a resistência de 1000 w, nos mesmos dias que no hidraulico solar se consegue agua quente com facilidade?
- depois existe o problema do resto da casa. Qual será a melhor forma de conseguir alimentar o acumulador e depois evitar perdas para a rede. Ou seja quando o acumulador desligar? Neste aspeto não poderia entrar na equação uma bateria, mesmo que pequena, para evitar injetar na rede?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Há uma fórmula para calcular isso... Na ausência dela, creio que um termoacumulador que tenho lá em casa demora 3h a aquecer 120 litros de água, dos 20 aos 60 graus, com uma resistência de 2000W.

Ou seja, seriam 6h com uma resistência de 1000W. Se fossem 300 litros, demoraria 15 horas.

Creio que não é necessário pensar em baterias. Pensaria é num relógio para desligar o termoacumulador depois das horas de sol, e voltar ligar só depois das 22:00 :-/


Joaodias1
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado nov 25, 2017 7:03 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Joaodias1 »

Dos 20 aos 60 graus demora 15 horas. Será que dos 50 aos 60 demora 5 horas?
Se assim for está perfeito.
Atualmente tenho o termo acumulador a 50 graus. Com a utilização diária, não custa baixar dos 40 graus. Presumo que recuperar 10 graus por dia seja um cenário provável.
Isso daria para programar a resistência para trabalhar das 11 as 16. No verão ainda teria muito excedente, porque a casa deve consumir 500w, assim que a resistência desligar, ficarei a produzir muita energia que não vou estar a consumir. Já que serão 6 painéis de 250w.
Qual a melhor estratégia para maximizar o investimento? Reduzir o número de painéis? Acrescentar bateria?


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Quintas2 »

jmlflorencio Escreveu: quarta nov 29, 2017 10:23 pm Há uma fórmula para calcular isso... Na ausência dela, creio que um termoacumulador que tenho lá em casa demora 3h a aquecer 120 litros de água, dos 20 aos 60 graus, com uma resistência de 2000W.

Ou seja, seriam 6h com uma resistência de 1000W. Se fossem 300 litros, demoraria 15 horas.

Creio que não é necessário pensar em baterias. Pensaria é num relógio para desligar o termoacumulador depois das horas de sol, e voltar ligar só depois das 22:00 :-/
Será isto?
Para incrementar 1ºC em litro de água gasta-se 0,0011693 kWh.
Está neste tópico atrás.
Cumprimentos,
Quintas2


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por accoelho »

Não será bem assim....

Ate duvido que se consiga arranjar uma regra generalizada quanto mais individual.

As diversas variáveis...podem e fazem a diferença seja pra melhor ou pior...


Joaodias1
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado nov 25, 2017 7:03 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Joaodias1 »

Bom dia,
Li algures neste fórum que existem aparelhos que trabalham mesmo quando estão a ser alimentados por uma corrente inferior.
No meu caso tenho tenho um termo acumulador que tem uma resistência de 2000w.
Quer dizer que se eu instalar, 1500 w de painéis, ou mesmo 1000 w, posso criar uma instalação que dê sempre prioridade ao gasto elétrico da casa (stand by) e canalizar o excedente para a resistência de 2000w.
O facto de ter um excedente por exemplo de 800 w será que vai fazer a resistência aquecer alguma coisa?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Não sei ao certo, à partida creio que fará aquecer alguma coisa.

No entanto, apesar de existirem, esses dispositivos de desvio de corrente costumam custar mais de uma centena de euros (aqui há uns tempos estavam na casa dos 200 eur, poderão já ter baixado). Para que a energia poupada compense o investimento ainda passarão alguns anos...

Eu optaria pelos 1500W, meteria uma resistência mais fraca no termoacumulador, e ficava por aí. Quanto mais simples melhor ;-)

Edit: sobre as minhas contas do aquecimento da água, para elevar a temperatura apenas 10 graus bastariam 3,75 horas. Ou entre 4 e 5, se quisermos jogar pelo seguro (quanto maior for a temperatura maiores serão as perdas, por exemplo)...

Edit 2: pelo valor sugerido para a energia necessária para elevar a temperatura da água, para 120 litros e 40 graus serão necessários 5.61264 kWh. Bate certo com uma resistência de 2 kW a funcionar cerca de 3h (eu calculei as 3h pelo gráfico de consumo, não tinha grande precisão).


Joaodias1
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado nov 25, 2017 7:03 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Joaodias1 »

Obrigado pelas respostas.
Também me parece melhor não complicar.
Tenho contudo de encontrar estratégias para consumir a energia produzida dos painéis quando o termo acumulador atingir a temperatura desejada.


Joaodias1
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado nov 25, 2017 7:03 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Joaodias1 »

Já agora, existe alguma marca ou tipo de painéis que seja melhor e que valha a pena investir, ou dentro da oferta das lojas portuguesas, o que interessa é mesmo o preço?
Por exemplo, vale a pena investir em pain3is de marca tipo LG?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Eu iria para os mais baratos, mas dentro do mesmo segmento (garantia alargada, isolamento, qualidade de construção, etc)... E claro, comprados em loja nacional ;-)


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Biod »

Qual sistema consegue aquecer mais a água com menos sol? o sistema tradicional (termossifão, cf , etc) ou usar os painéis fotovoltaicos com um termoacumulador com uma resistência mais fraca?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por CrOhN »

Mais água como menos sol serão mesmo os paineis tradicionais. Aquecem muito mais, com menos area exposta.


Joaodias1
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado nov 25, 2017 7:03 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Joaodias1 »

Pois, mas depois da agua aquecida, o que faz com a restante energia solar???? Nada, com esses painéis só aquece mesmo agua.
Os fotovoltaicos, sempre alimentam a casa.
Quando o investimento já é inferior nos fotovoltaicos, não vejo onde pode haver dúvida....


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Biod »

Fui agora medir e no sítio onde tenho o esquentador (cozinha) , não cabe um termoacumulador com mais de 50 litros

Será que se pode instalar no sótão? Não tenho é depois acesso fácil ao controlo de temperatura

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”