Maquina Lavar Roupa Bitérmica

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Maquina Lavar Roupa Bitérmica

Mensagem por OzPT »

Boas,

A minha MLR pifou e vou optar por comprar uma bitérmica. Tenho um sistema Vulcano 300L termosifão.
A MLR ficaria a 25 metros do depósito, porque está num anexo distante da casa.
Acham que não vale a pena, pela distancia que é e o tempo de a maquina receber água quente?

O modelo é uma Siemens WM10Q468ES.

Desde já Obrigado,


Rogério Guimarães
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça mai 06, 2014 2:52 am

Re: Maquina Lavar Roupa Bitérmica

Mensagem por Rogério Guimarães »

Olá OzPT,
uma tubulação com 1 polegada de diametro interno e 25m de comprimento retém quase 13L de água.
Este seria o volume a ser descartado antes de cada abastecimento da MLR, a fim de garantir o recebimento de somente água quente.
O descarte dos 13L pode ser feito através de uma torneira instalada na tubulação, próxima à MLR.
Outro cuidado seria o isolamento térmico de toda a tubulação, para evitar que a frente de água quente perdesse muita temperatura ao longo dos 25m.
Abraços!


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Maquina Lavar Roupa Bitérmica

Mensagem por lrds »

E é necessário ter um tubo de 1 polegada para alimentar uma máquina de lavar? Tubo de 16 ou 12 mm de diametro não é suficiente?
Inté


Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Re: Maquina Lavar Roupa Bitérmica

Mensagem por OzPT »

Rogério Guimarães Escreveu:Olá OzPT,
.....

Obrigado pela resposta Rogério.
A explicação que me deste foi clara, portanto até poderia colocar uma válvula o mais perto possível do sistema solar para descartar essa água para rega ou aguas-sanitárias.
Descarregava a água fria e o tubo para a MLR, estaria sempre seco(já que só usaria para alimentar a MLR) e a água só circulava quando eu abrisse a válvula e a perda de temperatura seria muito menor.

Outra questão! Um sistema de retorno aqui nesta situação faria sentido ou o equipamento que faz essa gestão seria caro e iria perder o sentido de poupança?
Encontrei a falarem sobre isto noutro forum mas não sei preços e pelo que percebi parece o mesmo de quem tem sistema de circulação forçada...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Maquina Lavar Roupa Bitérmica

Mensagem por visitante1 »

as minhas maquinas não sao bitermicas, no entanto injeto sempre agua quente lá para dentro. Embora a distancia não seja muito longa, antes de cada lavagem faco com que a agua quente chegue á maquina evitando assim a agua fria que se encontra no tubo. Claro que tenho uma torneira proxima o que facilita esse processo.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Rogério Guimarães
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça mai 06, 2014 2:52 am

Re: Maquina Lavar Roupa Bitérmica

Mensagem por Rogério Guimarães »

lrds Escreveu:E é necessário ter um tubo de 1 polegada para alimentar uma máquina de lavar? Tubo de 16 ou 12 mm de diametro não é suficiente?
Ué, nnguém falou que era necessário usar um tubo de 1 polegada. :lol:

Para os que não perceberam, eu dei um valor de referência para se ter idéia do volume de água a ser descartado.

Como a tubulação terá um diâmetro provavelmente menor que 1 pol, então o volume a ser descartado também será inferior a 13L.
Assim, para um tubo de 1/2 pol (ou 12 mm) , o descarte será 4 vezes menor, ou seja, pouco mais de 3L.


Rogério Guimarães
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça mai 06, 2014 2:52 am

Re: Maquina Lavar Roupa Bitérmica

Mensagem por Rogério Guimarães »

OzPT Escreveu:Obrigado pela resposta Rogério.
A explicação que me deste foi clara, portanto até poderia colocar uma válvula o mais perto possível do sistema solar para descartar essa água para rega ou aguas-sanitárias.
Descarregava a água fria e o tubo para a MLR, estaria sempre seco(já que só usaria para alimentar a MLR) e a água só circulava quando eu abrisse a válvula e a perda de temperatura seria muito menor.
...
Olá OzPT,
eu vejo duas possibilidades:

-------------------------
A) usar apenas uma válvula, próxima à MLR, e o tubo estaria sempre cheio dágua. Se o tubo for de PVC, que tem o calor específico 4 vezes menor que o da água, ele vai roubar pouco calor da água quente, mesmo estando cheio de água fria pouco antes de se usar a MLR.
Portanto, a solução com apenas 1 válvula seria viável.
-------------------------
OU ENTÂO
-------------------------
B) usar 3 válvulas para se esvaziar totalmente o tubo de alimentação quando o sistema não estiver em uso.
As 2 válvulas nas extremidades do tubo servem para que entre ar por um lado à medida que a água for saindo pelo outro, caso contrário, o vácuo atrapalha o esvaziamento do tubo.
E a válvula à saída do sistema solar impede que ele se esvazie quando o tubo de conexão estiver aberto nas extremidades.
-------------------------

A imagem abaixo ilustra o que acabei de dizer.
Abraços!
Duas formas de se conectar a MLR ao sistema solar.
Duas formas de se conectar a MLR ao sistema solar.
MLR.gif (16.65 KiB) Visto 5763 vezes


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Maquina Lavar Roupa Bitérmica

Mensagem por CrOhN »

A não ser que o sistema com 3 valvulas, de forma a não despediçar água, tenha algum tipo de de recirculação e retorno, a opção 3 vai dar no mesmo. E claro, é menos complicada.

Pegando no exemplo do visitante1, podemos fazer o seguinte: Bomba de circulação entre as saídas de água quente e fria. Antes do programa arrancar, bastava um pequeno temprizador que ligava a bomba de circulação o tempo suficiente para encher o tubo com água quente. Após esse tempo, arrancava o programa.

Isto poderia muito bem vir dentro da máquina de lavar.

Acham que devo vender a patente a algum fabricante? :mrgreen:


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Maquina Lavar Roupa Bitérmica

Mensagem por alexjp4 »

CrOhN Escreveu:A não ser que o sistema com 3 valvulas, de forma a não despediçar água, tenha algum tipo de de recirculação e retorno, a opção 3 vai dar no mesmo. E claro, é menos complicada.

Pegando no exemplo do visitante1, podemos fazer o seguinte: Bomba de circulação entre as saídas de água quente e fria. Antes do programa arrancar, bastava um pequeno temprizador que ligava a bomba de circulação o tempo suficiente para encher o tubo com água quente. Após esse tempo, arrancava o programa.

Isto poderia muito bem vir dentro da máquina de lavar.

Acham que devo vender a patente a algum fabricante? :mrgreen:
Não vale a pena complicar e encarecer a questão, basta colocar uma torneira dupla (saída para a máquina e saída para agua) estas torneiras costumam ser usadas para quem ainda tem tanque de lavar roupa e maquina de lavar e antes da colocar a maquina a lavar tira a agua para um balde até que chegue a agua quente quando já estiver quente fecha a torneira e liga a máquina que vai começar a receber a agua quente para lavar, esta operação não deve demorar mais de 1 minuto e pode utilizar a agua que retirou para o que quiser e fica com o problema resolvido por 5 ou 6€.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Vale a Pena? Maquina Lavar Roupa Bitérmica

Mensagem por Quintas2 »

OzPT, nesta altura já tiveste tempo para comprar uma dúzia de máquinas. Peço desculpa mas só agora li este post. Deixo o meu testemunho porque penso poder ser relevante para outros.

Resposta à tua questão: NÃO compres máquina de lavar roupa (MLR) bitérmica, nessa situação, a menos que seja semelhante em preço e programas a outra não bitérmica que comprarias.

Eu tenho uma BALAY Termosolar, bitérmica. A Balay é de origem espanhola, creio, mas do grupo Siemens/Bosch. Se fores aos sites das duas, as máquinas são praticamente iguais esteticamente e nos programas, sendo a Siemens ligeiramente mais cara, pelo nome. Eu vi as duas marcas lado a lado, são quase iguais.

A minha MLR está na mesma divisão que o cilindro de AQS, embora não lado a lado. Enchendo um depósito na torneira de água quente da MLR, gasto 3l para a água aquecer (tubo inox bem isolado).

Mas depois há isto:

(a) Muitas MLR novas metem alguma água antes do detergente; parece que isto é para “encher” o fundo da cuba para evitar que, quando se usa detergente em pó, este se deposite de imediato no fundo da cuba e tubo de evacuação, perdendo-se na prática parte do detergente em pó.
(b) A seguir, a máquina mete o detergente.

Estes dois procedimentos são com água fria, só depois ela vai começar a meter quente. Resultado: só metade da água da lavagem vai ser quente.

Para além disso:
Ela só mete água quente para programas acima ou = 40ºC. Se lavares a 30ºC, ela só vai meter fria.
A MLR só usa água quente para a lavagem principal, tudo o resto é com fria.
Enchendo tu a máquina para a lavagem principal com um cântaro, ela vai usar no máximo 20l de água (as máquinas novas já não lavam com a cuba cheia, até parece que a roupa está molhada mas não há muito mais água para além disso). Se deduzires 1 l de (a) e 2 ou 3 l de (b), já só te sobram 16 ou 17l, aos quais ainda tens que descontar a água fria até o cano aquecer.

Como contornei isto?
Fiz o que está na foto: na entrada de água quente, pus um “Y” e liguei uma segunda mangueira de água (tirei da máquina antiga), com uma torneira de esquadria na ponta, que uso para tirar cerca de 4l de água para uma garrafa de detergente líquido vazia, para aquecer bem o cano. Esta água uso para rega de vasos, WC, ou, se der por isso, até o despejo mais tarde na MLR quando ela estivera a meter água fria para os enxaguamentos.
DSCN0207.JPG
Mesmo assim, para evitar a MLR meter água fria em (a) e (b), antes de a pôr a lavar, já com a água aquecida, meto manualmente o detergente e a água quente com a segunda mangueira instalada que abro na gaveta de detergentes. Isto não resulta quando programas para lavar noutra hora em que não estás presente.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Controlo Anti-Espuma

Mensagem por Quintas2 »

Outro motivo por que não recomendo estas máquinas, pelo menos desta marca. Elas têm um controlo anti-espuma que, ou é muito mau, ou é a minha máquina que veio mal regulada. Quando sai a água da lavagem, elas centrifugam antes de meter a água do 1.º enxaguamento. Mas centrifugam depressa demais, sem terem dado tempo para a água com detergente sair bem, e acaba por ser o tambor a girar ainda na água com detergente que cria espuma. É como se tu puseres um bocadinho, mesmo pouco, de detergente num copo com água e agitares, acabas por gerar espuma.

Resultado: a máquina entra num processo automático de eliminação de espuma, acrescenta tempo de lavagem e mete e evacua um bocado de água 2 ou 3 vezes para eliminar a espuma que criou (acaba por gastar mais água). Isto mesmo pondo a quantidade de detergente recomendada, e mesmo com detergentes que fazem menos espuma (variam).

Eu já experimentei, logo após sair a água de lavagem mas antes da centrifugação, interromper o programa e passar para o programa que só despeja com centrifugação ligeira. Como este começa por tirar a água e só depois centrifugar, o processo aumenta o tempo de evacuação antes da centrifugação, e já não se gera espuma. Até mandei um mail para a Balay com isto, mas nunca responderam.

Compraste a máquina? Tens este problema de gerar espuma?
Obrigado.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Maquina Lavar Roupa Bitérmica

Mensagem por Emanuel Couto »

Exelente testemunho e explicação... Quintas2 ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Lavar a Frio? Nem sempre é possível!

Mensagem por Quintas2 »

Obrigado Emanuel.

Fica um último ponto, que também considerei na compra da máquina. Antigamente as MLR tinham um botão para a temp., normal/ dos 0-90ºC, que era usado para qualquer programa.

Atual/, elas têm muitos programas pré-definidos, cada qual com a sua temp., mas muitas já não permitem alterar a temp. e, pior, não têm nenhum programa para lavar a frio. Cá em casa lava-se roupa muito escura sempre a frio. Mesmo a máq. que tenho, quando se escolhe o programa de roupa escura, define por defeito 30ºC. Mas permite alterar para frio. Outras marcas (ex. Whirlpool), não tinham a seleção de T., o que obriga a lavar a roupa escura a 30ºC, o mínimo pré-definido. Isto em máquinas bitérmicas, quando comprei há cerca de 4,5 anos atrás.

É um retrocesso ambiental.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”