Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por sergiomms »

ok, consegues poupar no gas!! mas gastas em electricidade :)
sergiomms


super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por super.byke »

Em resposta à pergunta "Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?" deixo aqui o meu testemunho

Lá em casa temos gás de cidade.
Faço registos regulares dos consumos, por isso tenho dados reais para apresentar.
Lá em casa gastávamos em média 210m3 de gás por ano.
Um ano após instalar um sistema de AQS 300L circulação forçada verifiquei que gastei apenas 60 m3.

Uma vez que mantenho o gás para ultrapassar os dias em que o sol não aquece a água, o custo do aluguer do contador e as tarifas associadas mantém-se.
Assim a poupança diz unicamente aos m3 de gás não consumido.

Fazendo a conversão de m3 para KW e aplicando a tarifa de hoje, a poupança anda na casa dos 153€/ano.

Para um sistema que custou +- 3.000€, vou demorar mais de 20 anos para amortizar... e esperar que não avarie antes... somando o custo para manter o mesmo neste período... é só fazer as contas...
Se soubesse na altura o que sei agora nunca montaria este sistema...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por alexjp4 »

super.byke Escreveu:Em resposta à pergunta "Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?" deixo aqui o meu testemunho

Lá em casa temos gás de cidade.
Faço registos regulares dos consumos, por isso tenho dados reais para apresentar.
Lá em casa gastávamos em média 210m3 de gás por ano.
Um ano após instalar um sistema de AQS 300L circulação forçada verifiquei que gastei apenas 60 m3.

Uma vez que mantenho o gás para ultrapassar os dias em que o sol não aquece a água, o custo do aluguer do contador e as tarifas associadas mantém-se.
Assim a poupança diz unicamente aos m3 de gás não consumido.

Fazendo a conversão de m3 para KW e aplicando a tarifa de hoje, a poupança anda na casa dos 153€/ano.

Para um sistema que custou +- 3.000€, vou demorar mais de 20 anos para amortizar... e esperar que não avarie antes... somando o custo para manter o mesmo neste período... é só fazer as contas...
Se soubesse na altura o que sei agora nunca montaria este sistema...
Se soubesses o que sabes hoje não montavas AQS ou AQS com circulação forçada? os 60m3 foi só para aquecimento de agua? a questão da amortização é exactamente o preço a que vendem os AQS e ainda mais agora com o IVA de 23% o que faz que demore bastantes anos para amortizar o investimento, pode ser que o gás aumente e o tempo de amortização diminua, eu em Outubro comprei um AQS de tubos de 150lts que me ficou por volta de 350€ sem o material de fixação (buchas metalicas e parafusos) e a mão de obra que fui eu que o instalei mas no preço já está incluído o tubo, acessórios, isolamento para o tubo, tem sonda de temperatura, electrovalvula e painel de controlo, bem sei que é chinês e pode não ter grande rendimento mas vai ser amortizado em meia dúzia de anos e depois logo se vê, este basicamente é para servir de apoio a outro que tenho instalado de 200lts com painéis, e como grande parte do ano há sol e poucas vezes há mais de 3 dias consecutivos sem sol, são muito poucos os dias em que tenho que utilizar electricidade para aquecer a água.


super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por super.byke »

alexjp4, se soubesse o que sei hoje não montava nenhum sistema de AQS...

Se o meu sistema não fosse de circulação forçada o investimento seria bem menor, mas a poupança também seria menor, pois o rendimento não é o mesmo.
Tenho um sistema da Riello, acumulador de 300L e 2 painéis. O rendimento é tal que no verão tenho sempre 1 painel tapado.

PS - esqueci-me de dizer que só uso gás para aquecer a água. Também instalei um esquentador próprio para levar com "agua solar" (+ 400€), caso contrário, se fosse o anterior a poupança ainda seria menor.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por jmlflorencio »

Pois, na altura desligando esses equipamentos a gás e usando um termoacumulador tinha resultado melhor, talvez...

Creio que boa parte da responsabilidade será imputável às empresas instaladoras. Não perdem oportunidade de tentar inflacionar os preços sempre que podem, e depois os clientes vêem-se nestas situações.

Já no autoconsumo é igual...

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”