Aconselhamento para sistema de AQS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Aconselhamento para sistema de AQS

Mensagem por jmachado »

Olá,

Com o aumento gradual do custo da energia, tenho estado a pensar em instalar um sistema de AQS para minha a casa, mas existem vários sistemas diferentes e como eu não percebo nada disto, preciso do vosso aconselhamento.

Vou começar por descrever o meu cenário.

Tenho uma casa construída em 2009, na Moita (Setúbal) para 4 pessoas, com telhado plano, sem pré-instalação de painéis/AQS. Ou seja, não existe ligação entre o telhado e o interior.
Na minha casa só uso electricidade (bi-horário), não uso gás.
O telhado é grande e não tem sombras.
Tenho um termoacumulador de 150 litros. Até ao momento, este acumulador tem sido suficiente e só em casos extremos é que fico sem água quente.
Normalmente tomamos banho de manhã, entre as 6:30 e as 8:00.

Pretendo gastar o mínimo possível e ter o mínimo possível de manutenção. Mas não quero uma chinezisse que depois vai avariar ao fim de 2 anos para depois deitar ao lixo. Também não pode ser muito caro, porque senão depois não compensa.

O que é que aconselham?
Posso aproveitar o termoacumulador, evitando gastos num acumulador de AQS?
Os preços do sistema de vácuo que vi na net parecem interessantes e tenho uma casa próximo de onde moro com um sistema destes, sem acumulador à vista, que não é desagradável à vista. Acham que é uma boa solução?

Obrigado

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aconselhamento para sistema de AQS

Mensagem por serges »

Hum será que há algum conselho aqui para o amigo?!?

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Aconselhamento para sistema de AQS

Mensagem por mcarneiro »

jmachado Escreveu:Olá,

Com o aumento gradual do custo da energia, tenho estado a pensar em instalar um sistema de AQS para minha a casa, mas existem vários sistemas diferentes e como eu não percebo nada disto, preciso do vosso aconselhamento.

Vou começar por descrever o meu cenário.

Tenho uma casa construída em 2009, na Moita (Setúbal) para 4 pessoas, com telhado plano, sem pré-instalação de painéis/AQS. Ou seja, não existe ligação entre o telhado e o interior.
Na minha casa só uso electricidade (bi-horário), não uso gás.
O telhado é grande e não tem sombras.
Tenho um termoacumulador de 150 litros. Até ao momento, este acumulador tem sido suficiente e só em casos extremos é que fico sem água quente.
Normalmente tomamos banho de manhã, entre as 6:30 e as 8:00.

Pretendo gastar o mínimo possível e ter o mínimo possível de manutenção. Mas não quero uma chinezisse que depois vai avariar ao fim de 2 anos para depois deitar ao lixo. Também não pode ser muito caro, porque senão depois não compensa.

O que é que aconselham?
Posso aproveitar o termoacumulador, evitando gastos num acumulador de AQS?
Os preços do sistema de vácuo que vi na net parecem interessantes e tenho uma casa próximo de onde moro com um sistema destes, sem acumulador à vista, que não é desagradável à vista. Acham que é uma boa solução?


Obrigado

Boas,

é muito complicado ulilizar o termoacumulador, é mais facil e mais barato colocar um termossifão de raiz no telhado de 200 ou 300 litros como preferir , a manutenção do termossifão é relativamente simples , se tiver jeito para estas coisas pode faze-la você mesmo, pode ver a marca Solius (http://www.solius.pt/solar/#) , Eu tenho um solius e estou satisfeito com ele, o preço é acessivel comparado com outras marcas, estando na zona de setubal não vai precisar de tubos de vacuo, mas se realmente quiser um termossifão com tubos de vacuo por ver em http://www.marla.pt, há por aqui colegas no forum que já lá compraram sistemas com tubos de vacuo e estão satisfeitos.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Aconselhamento para sistema de AQS

Mensagem por visitante1 »

Eu comprei lá 2 termoacumuladores de 2 serpentinas, os painéis vieram da Gervolt. http://www.gervolt.pt/
Em conjunto com a biomassa o consumo de gás ficou reduzido aos mínimos indispensáveis.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Aconselhamento para sistema de AQS

Mensagem por CrOhN »

Mais um cliente marla aqui. Nada a assinalar.


protasio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta dez 07, 2011 7:51 pm

Re: Aconselhamento para sistema de AQS

Mensagem por protasio »

Boa tarde,

qual a vossa opinião deste tipo de sistema, Colector solar com acumulador integrado Solcrafte® Style.

http://www.solcrafte.com/pt/inova%C3%A7%C3%A3o

Cumprimentos
protasio


Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Aconselhamento para sistema de AQS

Mensagem por Silverio28 »

Na minha opinião pudia por um sistema força de 300 litros se tiver um sitio para por o acumulador dentro de casa ou sótão.
E é mais fácil Pra si mesmo fazer uma manutenção.
Já agora o telhado está voltado para sul? Se não tiver para sul tem de por estrutura..


ahramis
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: domingo abr 13, 2008 7:33 pm

Re: Aconselhamento para sistema de AQS

Mensagem por ahramis »

Tenho Vulcano com termosifao junto ao painel. Material bom e fiabilidade. Uma boa instalação e cobre a bem isolado termicante a partir do painel é essencial. Penso q parte dos problemas de Aqs s devem a instalação manhosa...

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”