Sistema de Apoio eléctrico em série

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
antoni
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda mar 24, 2014 11:06 pm

Sistema de Apoio eléctrico em série

Mensagem por antoni »

Estou a construir uma moradira, e provavelmente não vou optar por gás como sistema de apoio a AQS.
Pelo que me apercebi até agora, os sistemas de apoio eléctricos são integrados nos depósitos, o que creio contribui para um grande desperdício de energia, sobretudo quando não seja previsível a altura de consumo.

A questão que coloco é se não é possível aquecer a água que sai do depósito, em série, por electricidade, como é habitual fazer-se com os esquentadores inteligentes?


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Sistema de Apoio eléctrico em série

Mensagem por RJSC »

Existem esquentadores elétricos que só aquecem a água o necessário, mas apesar de consumirem menos energia (menos kWh) necessitam de uma potência contratada elevada pois têm um consumo instantâneo muito superior aos termo-acomualdores: começam nos 4,4 kW.
Assim tem que se pagar mais todos os meses ao fornecedor de eletricidade só pela taxa de potência contratada, mesmo que não se consuma energia, apenas para evitar mandar o disjuntor do fornecedor abaixo quando liga o esquentador.
Estes esquentadores elétricos são populares na Alemanha, porque me parece que lá não há taxa pela potência contratada.

Esta página tem uma lista com vários exemplos: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... ricos.aspx


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema de Apoio eléctrico em série

Mensagem por CrOhN »

Podes sempre usar outro acumulador, ex 100l, em série.


Autor do tópico
antoni
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda mar 24, 2014 11:06 pm

Re: Sistema de Apoio eléctrico em série

Mensagem por antoni »

CrOhN Escreveu:Podes sempre usar outro acumulador, ex 100l, em série.
Se bem percebo, ponho dois acumuladores, mas apenas uma resistência num? Se assim for, reduzo o consumo porventura numa proporção, mas mantêm-se uma ineficiência potencialmente grande, certo?

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”