temperatura no acumulador de inverno

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por visitante1 »

Ai meu deus!!!!
tens um telhado com uma inclinação virada a norte certo?? onde estava o painel,
do outro lado tens o outro telhado virado a sul certo?? ou estou a ver mal a coisa!!!
é só para tentar perceber, mais nada, será que já toda agente viu e só eu é que não??
admito que hoje esteja a carburar mal, mas ´so queria perceber isso :? :)
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

pnunes Escreveu:Ai meu deus!!!!
tens um telhado com uma inclinação virada a norte certo?? onde estava o painel,
do outro lado tens o outro telhado virado a sul certo?? ou estou a ver mal a coisa!!!
é só para tentar perceber, mais nada, será que já toda agente viu e só eu é que não??
admito que hoje esteja a carburar mal, mas ´so queria perceber isso :? :)
virada a nascente..para o lado esquerdo da outra casa fica o sul..

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por visitante1 »

ah ok então sou eu q estava a fazer confusao nascente com norte!!!
sabes que isto são muitas inclinações na minha cabeça...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por klinzter »

Celestino Escreveu:Uma questão para a moderação:
Porque é que este tópico não aparece na secção "Ver Tópicos ativos" :?:
já aparece.

desculpem pelo off topic :-)
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

pessoal..em relação á inclinação do painel...tenho aqui um Eng da Vulcano que diz que deve ser 35 graus (Gaia) porque não se justifica com a pouca radiação solar de inverno optimizar a mesma para o Inverno..ou seja 50 \ 55 graus..
Contudo noutro forum dizem-me o contrario...que eu deveria optimizar a inclinação do colector solar para inverno...dizem que de verão qualquer inclinação da bom rendimento e que desta maneira aproveitava os dias de sol de inverno

Como é que vocês têm os vossos?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por CrOhN »

O meu está a meio termo. Cerca de 40º.

Na minha opinião tens 2 vantagens em optimizar para o inverno. Mais uns pozinhos no inverno, e menos calor no verão, que em alguns casos é problemático.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Celestino »

Se o painel for bom otimiza-se para de inverno. Se for fraco otimiza-se para de verão de forma a que pelo menos nessa altura sirva para alguma coisa...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

pessoal pelo que o instalador me disse a estrutura do painel da Vulcano só da para 45 graus...vamos ficar pelos 45... já não será mau de todo não acham?


Edit-Bem a obra ficou pronta ha dois dias...hoje atingiu os 60 graus, a bomba de circulação ate parou :)


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

Bem...recebi hoje ja sem contar (tinha mandado 3 mails)uma resposta de fonte oficial sobre o tema da inclinação ideal dos paineis solares...fica aqui o text para discussão..muito curiosa a resposta :
Exmo. Sr. ...

A questão que coloca é pertinente e tem várias respostas porque estão em causa alguns aspectos que podem ser contraditórios nas melhores soluções para cada um deles. Isto é não há uma resposta imediata, única e inequívoca à sua questão porque estão em causa aspectos de eficiência energética, de optimização económica, de estética e de segurança cuja natureza não permite que seja apresentada uma solução ideal.

Em termos de eficiência energética, para Vila Nova de Gaia se o aquecimento de águas sanitárias for feito durante todo o ano, então a inclinação dos colectores que é aconselhada é de 36 graus, não sendo relevante uma diferença de um grau em relação a esse valor. Mas para uma utilização em que grande parte da água seja consumida de Inverno a inclinação ideal será de 56 graus e se a maior parte for consumida no Verão então a inclinação ideal será de 26 graus.

O seu caso deverá ser o primeiro, utilização de águas quentes durante todo o ano e por isso se aconselha uma inclinação de 35/36 graus. Se inclinar mais o colector vai estar a desfavorecer o rendimento anual da instalação, apesar de, como diz, favorecer o rendimento no Inverno. Existem situações pontuais (por exemplo casas isoladas sem gás ou electricidade) onde essa opção pode ser a indicada. Na generalidade dos casos a opção de inclinar mais não compensa porque estará a perder energia solar quando faz o somatório anual de produção.

Refira-se que, a orientação e a inclinação poderão não ser as ideais quando o custo de instalação da estrutura de suporte não for compensado pelo aumento da produção de energia. Esta situação é tanto maior quando menos padronizada for a estrutura de suporte. Isto significa que por vezes a melhor opção poderá ser ter os colectores solares a acompanhar a inclinação do telhado (tipicamente com uma inclinação inferior a 35 graus). Deve ter em atenção que quanto mais inclinados estiverem os colectores solares mais terá que reforçar a resistência da estrutura de suporte ao vento.

Esta solução – escolher a orientação e inclinação do telhado – poderá não ser por vezes a melhor em termos de energia anual produzida, mas é seguramente a que é mais aconselhada segundo um critério de estética final pois nestes casos os colectores não ficam salientes em demasia, evitando o efeito inestético geralmente associado. O facto de não estarem montados na configuração ideal (orientação e inclinação) poderá no entanto ser colmatada com uma maior área de captação e por vezes essa solução é mais barata do que uma estrutura de suporte nos telhados inclinados que orienta correctamente os colectores mas tem custos adicionais e é muito inestética. Claro que quando o prédio ou moradia tem uma cobertura em terraço, estas questões não se põem e aí há apenas que escolher a melhor solução em termos energéticos.

A par de uma inclinação apropriada para todo o ano, deverá escolher o número mínimo de colectores solares que sejam suficientes para suprir as suas necessidades de água quente no Verão. Um sistema maior que esse produzirá mais energia solar mas poderá não compensar o investimento e o mesmo poder-se-á degradar mais rapidamente, devido ao excesso de energia solar, que provoca altas temperaturas.
Inclinar mais os colectores poderá permitir a instalação de mais colectores que os que precisaria na inclinação ideal, sem ter excesso de energia no Verão. Nesta situação poderá produzir mais energia solar anualmente mas terá menos energia produzida por colector e menor retorno do investimento. Poderá ser também uma opção ambiental menos proveitosa uma vez que a produção de colectores solares também tem custos ambientais que são invisíveis ao consumidor final.

Esperamos ter ajudado. Os melhores cumprimentos,


xxxxxx
Unidade de Energia Solar, Edificio H.



Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P.
Estrada do Paço do Lumiar, 22
1649-038 Lisboa, Portugal
Tel: +351 21 092 4768 Fax: + 351 21 716 6966
Comentem....hoje com 60 graus no acumulador é a prova do erro neste conselho do LBES


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por lrds »

Eu estou em Aveiro inclinação a + ou - 35º se não me falha a memória e nestes 1ºs dias de maio chegou aos 78º
Inté


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por lrds »

Jcab Escreveu:Colegas, quem tem sistemas de painel solar para unicamente aquecimento de aguas sanitárias de circulação forçada que temperatura é que a agua atinge dentro da cuba num dia de sol em pleno inverno? sem apoio nenhum, so com o sol? isto assumindo que a instalção esta devidamente e correctamente feita com a inclinação e orientação adequadas..
É muito importante eu saber isso em especial na zona do Porto, Norte.

Consegue atingir os 60 graus ou 65 num dia de sol no Inverno?

Desde ja o meu obrigado a quem partilhar a sua experiência e conhecimento.



Edit: Nota: Um painel solar e cuba de 200 litros
No pico do inverno e num dia de sol radioso pode ultrapassar os 50º

Em março e nas mesmas condições pode passar os 70º

O meu no verão já registou 101º, mas esta situação foi quando cheguei de férias, portanto não havia consumo.
Inté


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

Dentro do acumulador atingiu os 101? não tem um limite máximo? o meu esta nos 60 graus...quando atinge os 60 a bomba desliga...


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por lrds »

É termossifão
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”