Grande indecisão...

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
paulojbsilva
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo jan 02, 2011 4:48 pm

Grande indecisão...

Mensagem por paulojbsilva »

Boa tarde a todos.
Estou preste a começar a ampliar e remodelar uma moradia em Lisboa, com uma área actual de implantação de 45m2 em 2 pisos. Vou ampliar, para já, 30m2. Tenho andando a ler muito e cada vez mais fico indeciso (provavelmente devido ao excesso de informação, muitas vezes má).
Pretendo ter AQS sem utilizar o gás, e tenho considerado a hipótese de usar painéis solares, obrigatoriamente excluindo o termossifão, por imposição da CML. Pretendo também se possível deixar nesta fase das obras alguma pré instalação para um aquecimento central (radiadores, ventilo-convectores, chão radiante), que me inclino para alimentar com uma caldeira a pellets.
Assim, o resultado final seriam 120m2 no total, paredes isoladas com cappoto, janelas de pvc com vidro duplo. Sistema de AQS utilizando a energia solar e o apoio de uma caldeira/salamandra a pellets que faria o aquecimento da casa.
Peço que se alguém tiver uma ideia melhor, ou conheça instaladores que não queiram vender banha da cobra, me possa ajudar nestas decisões complicadas.
Obrigado.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Grande indecisão...

Mensagem por visitante1 »

Eu estou bastante inclinado para tubos de vácuo, até agora o que li e constatei acho um bom produto para AQS, aí em lisboa como a radiação solar é melhor que aqui no norte um painel de 20 tubos deve chegar e sobrar.
o sitio onde vou comprar por acaso é aí em baixo, envio-lhe por pm o nome.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Grande indecisão...

Mensagem por visitante1 »

pode ver o meu sistema ainda incompleto neste topico:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=44&t=16743
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Grande indecisão...

Mensagem por Njay »

paulojbsilva Escreveu:(...) tenho considerado a hipótese de usar painéis solares, obrigatoriamente excluindo o termossifão, por imposição da CML.
Supondo que a exclusão é apenas porque não querem ver os depósitos em cima dos telhados, isso por si só não exclui o termossifão. Se o sótão tiver altura suficiente, o depósito pode ficar dentro de casa e o painel fora de casa, desde que o painel se encontre abaixo do depósito. Terás que falar com o instalador para avaliar isso.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
paulojbsilva
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo jan 02, 2011 4:48 pm

Re: Grande indecisão...

Mensagem por paulojbsilva »

Njay Escreveu:
paulojbsilva Escreveu:(...) tenho considerado a hipótese de usar painéis solares, obrigatoriamente excluindo o termossifão, por imposição da CML.
Supondo que a exclusão é apenas porque não querem ver os depósitos em cima dos telhados, isso por si só não exclui o termossifão. Se o sótão tiver altura suficiente, o depósito pode ficar dentro de casa e o painel fora de casa, desde que o painel se encontre abaixo do depósito. Terás que falar com o instalador para avaliar isso.
Boas, sim, essa questão prende-se unicamente com a parte estética mas que a CML não deixa mesmo passar. Mas também não é um sistema com menos rendimento?


Autor do tópico
paulojbsilva
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo jan 02, 2011 4:48 pm

Re: Grande indecisão...

Mensagem por paulojbsilva »

Já agora o que acham de por cima de piso radiante pôr soalho radiante, porque o orçamento não dará para mais e eu detesto mosaicos?
Encontrei isto:
http://www.pavimentosflutuantes.com/ind ... 40c317e21b


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Grande indecisão...

Mensagem por Njay »

paulojbsilva Escreveu:Mas também não é um sistema com menos rendimento?
Não sei.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


barbada
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta dez 26, 2008 3:04 pm
Localização: ISRAEL

Re: Grande indecisão...

Mensagem por barbada »

Ola a todos ,
nao sei dizer comparativamente mas , aqui em Israel , praticamente todos usam o sistema de aquecimento solar que , apesar de ser muito feio (ninguem se preocupou em encontrar uma solucao estetica para os reservatorios) , e extremamente eficiente ;
com muito pouca radiacao solar voce ja tem agua quente .
t+
baruch
Peixe morto se move somente no sentido da corrente


barbada
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta dez 26, 2008 3:04 pm
Localização: ISRAEL

Re: Grande indecisão...

Mensagem por barbada »

Eu de novo ,
Recentemente estive em casa de um conhecido e este tinha o reservatorio de agua quente dentro do apartamento e os coletores na cobertura comum do edificio ;
acho que com alguns calculos de pressao hidraulica isso deve ser possivel sem ter de utilizar bombas mecanicas .
De uma proxima vez que va a este conhecido vou procurar investigar melhor o sistema para poder postar aqui.
Vi em um outro edificio aqui uma cobertura toda de coletores provavelmente com os reservatorios (ou reservatorio) internamente a esta portanto invisiveis ao olho externo.
Ha decadas nao se constroi aqui sem aquecimento por coletores solares ; eletricidade aqui e muito cara e o petroleo e comprado de paises "nao amigos".

t+
baruch
Peixe morto se move somente no sentido da corrente

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”