Painel Solar - água quente com mau sabor/cheiro

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

Painel Solar - água quente com mau sabor/cheiro

Mensagem por bracara »

Boa tarde,
Tenho um sistema termo-sifão da Solahart (300l), instalado há 3 anos, e desde há cerca de 1 ano que a àgua quente tem um mau cheiro e sabor muito forte (parece algo químico/artificial) - sem qualquer alteração na côr da mesma.
A àgua é da companhia e quando sai apenas àgua fria fria não apresenta qualquer anormalidade.

Têm sido realizadas as inspecções periódicas ao painél onde nada de anormal foi detectado.
Alguém tem ideia do que se possa tratar?

obgd pela ajuda de todos

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Painel Solar - água quente com mau sabor/cheiro

Mensagem por visitante1 »

As inspeçoes periodicas são feitas pelo mesmo instalador??
é que quando assim é não se deteta nada, só depois da garantia passar é que afinal já aparece alguma coisa....
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

Re: Painel Solar - água quente com mau sabor/cheiro

Mensagem por bracara »

As inspeçoes periodicas são feitas pelo mesmo instalador??
Por acaso são... mas o que peço ao forum é pistas sobre possíveis causas para esta anomalia...

segundo percebi do instalador, o problema não é do "anodo sacrificial" (não sei se é esta a maneira certa de o dizer), que é verificado sempre nas inspeções.

será outro tipo de 'corrosão' da superfície interna do depósito ou de algum elemento que esteja em contacto com a àgua?
ideias????

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Painel Solar - água quente com mau sabor/cheiro

Mensagem por Patalhetas »

Boas,
Ideias, pedis-te ideias,

manda analizar a composição da agua antes de entrar e depois de sair, e confrontas os resultados, se a agua que sai apresentar
materiais extranhos... já podes apertar com o instalador (eles já receberam os valores das manutenções e garantias) agora aperta com eles ;)

eu tenho um solahart a 3 anos e nada de mais, da 1ª vez corri logo com a empresa instaladora :lol: (tenho mau feitio)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Painel Solar - água quente com mau sabor/cheiro

Mensagem por alexjp4 »

bracara Escreveu:
As inspeçoes periodicas são feitas pelo mesmo instalador??
Por acaso são... mas o que peço ao forum é pistas sobre possíveis causas para esta anomalia...

segundo percebi do instalador, o problema não é do "anodo sacrificial" (não sei se é esta a maneira certa de o dizer), que é verificado sempre nas inspeções.

será outro tipo de 'corrosão' da superfície interna do depósito ou de algum elemento que esteja em contacto com a àgua?
ideias????

Boas

A função desse ânodo acho que é só por causa do calcário não haver uma electrolise dentro do depósito.
De que é feito o depósito?
Na verdade o mais certo é mesmo mandares fazer uma analise á agua mas sempre te vai sair algum do bolso a outra maneira é chamares o instalador e ele que veja a agua que entra e depois a que sai, se dizes que tem mau cheiro e sabor deve ser facil de perceber que isso é normal.
Se o instalador não fizer nada só tens que começar a reclamar, para teres esse problema resolvido.


Autor do tópico
bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

Re: Painel Solar - água quente com mau sabor/cheiro

Mensagem por bracara »

Viva,
A semana passada recebi a visita do instalador e constatou que de facto o cheiro/gosto é passado para a àgua quando passa no acumulador.
Vai fazer uma exposição e pedir a substituição do mesmo.

obgd ao forum

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”