Empresa instaladora fechou

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
joaoabs
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta jul 22, 2010 2:30 pm

Empresa instaladora fechou

Mensagem por joaoabs »

Olá a todos,

Comprei o meu sistema AQS (200l, tubos de vácuo, 6 anos de manutenção) em Novembro, e agora com o calor do verão, a válvula de segurança abre dia sim, dia não.
Como água sai a quase a 95º, derreteu-me a caleira (que é feita em PVC).

Posto isto, tentei contactar a empresa a quem comprei e que me instalou o sistema para me fazerem a primeira manutenção e tentar solucionar o problema, mas parece que esta fechou.
O site está em baixo, ninguém atende os telefones, e descobri o telefone pessoal de uma ex-funcionária que me confirmou o fecho da empresa. Não me soube dizer como é que os contratos de manutenção irão ser respeitados daqui em diante.

Gostava de lançar duas questões:

- Segundo a lei, como fica o contrato de manutenção? Talvez tenha sido vendido a uma outra empresa? É comum? Mas legalmente não tenho de ser avisado?

- Haverá problema de eu adicionar uma mangueira (resistente a temperatura) à saída da válvula, para conduzir a àgua para o algerós vertical?


Obrigado,
Joaoabs


Autor do tópico
joaoabs
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta jul 22, 2010 2:30 pm

Re: Empresa instaladora fechou

Mensagem por joaoabs »

Ah, esqueci-me de dizer que por sorte, o contrato de manutenção apenas requeria que as intervenções fossem pagas no acto (ao longo dos dos anos), e não foram pagas "à cabeça". Assim não me sinto enganado :)

Isto até pode ser uma coisa boa. Será que legalmente fico livre deste contrato?
Se assim for, vou ter de encontrar alguém que me faça a manutenção anual. Alguém me sabe dizer qual é o valor típico para uma "revisão" anual de um AQS de 200l com Tubos de Vácuo?
Até pode ser que consiga valores mais em conta do que os 70€ anuais que tinha contratado inicialmente.

Obrigado,
Joaoabs

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Empresa instaladora fechou

Mensagem por visitante1 »

Parece tudo normal, a valvula dispara porque tem que disparar, a agua sai a ferver claro, não me parece que o instalador tenha culpas dessa situação.
Outra coisa são os contratos de manutenção para esses sistemas!!! o que fazem na realidade é só verificar se as valvulas de segurança não estão coladas, podem fazer uma limpeza exterior e ver se os anodos de magnesio estão ainda a fazer a sua função... mas isso todos nos poderemos fazer.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Empresa instaladora fechou

Mensagem por sergio ferraz »

nas alturas de maior calor metes um cartao em cima do painel para teres menos calor
e sim,precisas de uma mangueira resistente a 90º
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Empresa instaladora fechou

Mensagem por PaulOL »

joaoabs Escreveu:Ah, esqueci-me de dizer que por sorte, o contrato de manutenção apenas requeria que as intervenções fossem pagas no acto (ao longo dos dos anos), e não foram pagas "à cabeça". Assim não me sinto enganado :)

Isto até pode ser uma coisa boa. Será que legalmente fico livre deste contrato?
Se assim for, vou ter de encontrar alguém que me faça a manutenção anual. Alguém me sabe dizer qual é o valor típico para uma "revisão" anual de um AQS de 200l com Tubos de Vácuo?
Até pode ser que consiga valores mais em conta do que os 70€ anuais que tinha contratado inicialmente.

Obrigado,
Joaoabs

Boas joaoabs,

"por morrer uma andorinha não se acaba a primavera!" :)

...serve para dizer que se esse instalador fechou, só tem de contactar a marca, ou o representante oficial em Portugal, e ver qual o instalador mais próximo para lhe fazer a manutenção!!... até porque ainda também tem a questão da garantia, que é da marca!!.. e instaladores, há muitos!! :lol:

Mas pelos vistos, parece que tem o equipamento a funcionar na perfeição, a valvula está a fazer o serviço para o qual foi montada!... apenas tem de encaminhar as descargas para onde não cause estragos! :mrgreen:

Cpts,


DROMAS
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta set 14, 2012 1:20 pm

Re: Empresa instaladora fechou

Mensagem por DROMAS »

Boas
uma boa solução para que a valvula se segurança não funcione tantas vezes nos dias de calor seria colocar um vaso de expanção AQS dimencionado para o volume do deposito e para a presão da rede, em função da presão maxima admissivel pelo sistema.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Empresa instaladora fechou

Mensagem por Master »

Tenho o mesmo problema, comprei o painel há 3 anos (faz este mês 3 anos) e a empresa que vendeu e deveria fazer a manutenção, simplesmente fechou....
Para vender painéis eram como cogumelos ha 4 anos atrás, assim que acabou o programa de venda e têm que cumprir com as manutenções, é vê-las a fechar....
Nunca houve manutenção, estou a ligar par a PMELINK desde janeiro de 15 em 15 dias e estão a ter dificuldade em arranjar solução.
O governo devia ter um plano B para esses casos.
Deixo no entanto uma foto de um dos problemas que vi este fim de semana no painel (Uma peça com menos de 3 anos e completamente corroída e a pingar)
Anexos
Painel.JPG
Dos Fracos Não Reza a História...


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Empresa instaladora fechou

Mensagem por lrds »

joaoabs Escreveu:Ah, esqueci-me de dizer que por sorte, o contrato de manutenção apenas requeria que as intervenções fossem pagas no acto (ao longo dos dos anos), e não foram pagas "à cabeça". Assim não me sinto enganado :)
Boas

Quer dizer que tem de pagar a manutenção à parte? O programa do socrates era chave na mão.

Teem-me feito a manutenção e não pago nada
Inté


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Empresa instaladora fechou

Mensagem por alexjp4 »

Master Escreveu:Tenho o mesmo problema, comprei o painel há 3 anos (faz este mês 3 anos) e a empresa que vendeu e deveria fazer a manutenção, simplesmente fechou....
Para vender painéis eram como cogumelos ha 4 anos atrás, assim que acabou o programa de venda e têm que cumprir com as manutenções, é vê-las a fechar....
Nunca houve manutenção, estou a ligar par a PMELINK desde janeiro de 15 em 15 dias e estão a ter dificuldade em arranjar solução.
O governo devia ter um plano B para esses casos.
Deixo no entanto uma foto de um dos problemas que vi este fim de semana no painel (Uma peça com menos de 3 anos e completamente corroída e a pingar)
boas

Parece que o T é de ferro galvanizado, e com 3 anos não deveria estar nesse estado apesar de estar em contacto com outros metais diferentes, mas parece que os chineses já têm material desse á venda em Portugal pelo que....
Quem faliu foi o representante/fabricante ou o instaladorè que se foi o instalador o representante/fabricante é que tem que fazer a manutenção.
Já agora qual a marca dos paineis?

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Empresa instaladora fechou

Mensagem por Master »

Olá Alexjp4
O painel é um FALK.
A empresa era a SOLAR 3G e penso que era a representante e instaladora.
Neste momento quem me irá arranjar e fazer a manutenção (estou nessa espectativa) será uma empresa que trabalha para a PMELINK, pois parece que o meu caso não é o único de empresas que fecharam.
Resta-me aguardar e esperar que aquilo não rebente com a pressão da agua...
Dos Fracos Não Reza a História...


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Empresa instaladora fechou

Mensagem por PaulOL »

Boas,

Lamentavelmente algumas empresas "dão à sola" e não comprem os contratos, depois de terem os €€€ do lado deles... :evil: , é o espelho das leis que temos, cada vez mais protegem os bandidos, corruptos, ladrões, etc... menos o cidadão sério e honrado, ou seja, não há justiça que nos valha! :evil:

Atenção a esse T, está com péssimo aspecto, a qualquer momento vai furar!

Boa sorte!

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Empresa instaladora fechou

Mensagem por Master »

Pois.....
Tendo em conta que não posso fazer mais nada que esperar o contacto da tal YUNIT, vou esperando que aguente...
Dos Fracos Não Reza a História...


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Empresa instaladora fechou

Mensagem por lrds »

Se fosse eu, punha mãos à obra e substiuia (ou mandava substituir) o T. Porque pode acontecer ele furar, estar a perder água durante algum tempo sem ninguém saber, e perder água quente agora que há menos sol não é muito bom. Mas cada um é que sabe.
Inté

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Empresa instaladora fechou

Mensagem por Master »

Não sei se esse é da agua quente, pois os tubos não estão isolados, será que são? se forem ainda tenho que os isolar ;(
Mas vou esperar mais um mesito pela manutenção da Yunit, se não vierem meto mãos á obra ou desligo a entrada de agua da rede.
Thanksssss
Dos Fracos Não Reza a História...

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”