Wikora ts 200l - Diário

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

depois de várias experiências constatei o seguinte: com cerca de 5 kg de lenha aqueço cerca de 100l de água a uam temperatura média de uns 60º. o termometro em cima acusava 80 masem baixo não estava tão quente. o forno do fogão perdeu um bocado a capacidade de aquecimento. anteriormente era fácil chegar acima dos 200º, agora para lá chegar demora muito tempo. como a minha prioridade com este fogão é precisamente o forno, o aquecer de água é acessório, só para serviço da cozinha, vou ter que alterar a serpentina. das duas uma ou tiro-lhe 2 tubos, ou faço-lhe uma ligeira alteração e coloco-a verticalmente do lado esquerdo. esta ultima parece-me mais viavel já que o calor passa 1º sobre o forno e só depois pela serpentina. acho que deste modo o forno readquire a ou grande parte da sua funcionalidade. a água era aquecida mais lentamente e a uma temperatura mais baixa. é que no sábado assei lá uns pézinhos de porco mas demorei 3 horas e por acaso havia pessoal pra tomar banho e encaminhei a água para lá. nessas 3 horas aqueceu o deposito 2 vezes porque tinha de pôr lenha mais frequentemente para manter o forno nos 170º.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

a linha a branco representa o circuito do calor desde a fornalha até à chaminé. a vermelho é o local para onde poderia mudar a serpentina.
DSC00047.JPG
DSC00047.JPG (45.79 KiB) Visto 8423 vezes
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

afinal depois de desmontada a coisa decidi-me por suprimir 3 tubos da serpentina. vamos a ver o resultado.
DSC00048.JPG
DSC00048.JPG (40.89 KiB) Visto 8388 vezes
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

resultado de 5* em cerca de 1 hora e com pouquissima lenha, já que depois de acesa pus lenha por 2 vezes e a fornalha é pequenina. quando acabei de comer fui ver e tinha o forno a 220º e o termometro do acumulador da água acusava quase 60º. penso que não haverá necessidade de suprimir mais nenhum tubo.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

parece que vêm lá 6!!! dias de sol. já não era sem tempo
a ver vamos, como diz o cego...
Inté


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por Ferra »

pelo que me apercebo do lado direito tem um depósito para aquecer água. se calhar o melhor sitio para montar a serpentina será nessa zona pois já tinha sido pré definida para isso mesmo! permite também a montagem vertical da mesma facilitando o efeito termossifão! apenas a minha opinião…
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

ferra Escreveu:pelo que me apercebo do lado direito tem um depósito para aquecer água. se calhar o melhor sitio para montar a serpentina será nessa zona pois já tinha sido pré definida para isso mesmo! permite também a montagem vertical da mesma facilitando o efeito termossifão! apenas a minha opinião…
também eu inicialmente pensava o mesmo.
mas se vires na foto em que tenho assinalado o trajecto do calor, não faz sentido. aquilo é um pequeno depósito de uns 5l. e mesmo assim demora imenso a aquecer naquele sitio. penso que foi feito apenas para aproveitar o espaço, e para uso culinário, tipo é preciso acrescentar água à comida tira-se dali que está morna ou assim.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

na semana passada vieram fazer a manutenção anual. ainda não subi ao telhado mas, como tinha mencionado que o isolamento do primário esta a começar a detiorar, tenho de verificar. pedi também para mudarem a sonda do termómetro, que penso que estará agora a cerca de menos de 1/3 do topo. ao contrário do que estava sensivelmente a meio, acho que me dá uma maior amplitude de utilização. e realmente embora tenha estado um dia muito bom ontem o termometro chegou aos 84º, e depois de 3 duches ficou nos 78º. se o termometro estivesse na posição antiga depois dos banhos ía para 40 e tal. penso que está melhor assim.
Inté


wassap
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta jan 28, 2010 10:30 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por wassap »

quanto mais acima estiver o termómetro maior será a temperatura lida e com depósitos bastante estratificados é normal que haja essas diferenças. com a sonda a ler a temperatura mais próxima do topo indicará melhor a temperatura que vai sair para consumo dando melhor controlo (se tiver) ao apoio integrado.

já agora o que quer dizer com maior amplitude de utilização?


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

wassap Escreveu: já agora o que quer dizer com maior amplitude de utilização?
boas

se calhar expressei-me mal, o que quiz dizer é que tenho mais certeza quanto à quantidade de água quente a utilizar. quando o termometro estava ao centro por vezes acusava uma temperatura que não coincidia com a que realmentes estava em cima. e acontecia fechar o painel e abrir o esquentador, algumas vezes sem necessidade.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

agora más noticias. desde meados de março, acho eu, que não ligava o esquentador. já vamos no 3º dia consecutivo sem sol e claro a água quente não dura para sempre. penso que agora é que se nota que quem tem acumulador de 300l talvez a água se «aguente» mais 1 dia que no de 200l, devido a ter mais quantidade de água quente.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

É incrivel o tempo que tem feito. Nesta altura do ano devia ter água a 90º e por vezes nem aos 60º chega :oops:

Em abril chegou a ultrapassar os 80º.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Fui de férias (15 dias) e quando cheguei tinha a água a 101,1º!!!!
Tenho de ir ao telhado para verificar se houve alguma descarga das valvulas de segurança.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Há muito que nao dizia aqui nada mas, também não há nada de novo para dizer. Excepto que o verão foi mais comprido e isso foi bom. Agora com o regresso do mau tempo vai ser necessário ligar apoios.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Tenho uma ideia em mente, não sei se será viável, por ser muito cara, ou técnicamente.

Já devo ter dito aí algures que tenho uma bailarina de 90 litros. Acontece que poderia tirar mais aproveitamento dela. É que por vezes a temperatura da água chega aos 90º e não há necessidade disso.

Se comprasse um termoacumumador vertical de 300l poderia transferir a água da bailarina, assim que chegasse aos 45º, para o dito. A bailarina tem muitas perdas durante as noites frias, devido ao tubo interior, arrefece muito a água. Assim depois de acondicionada no acumulador aguentava-se mais tempo quente. Além disso o acumulador poderia ter uma resistência para alguma compensação necessária.

E não poderia também transferir a água quente do acumulador solar? Possivelmente também aqui, mas no verão, poderia rentabilizá-lo mais

Penso que uma única bomba bem posicionada, com a ajuda de umas válvulas de 3 vias, dava para o serviço. Ficava com um sistema de circulação fechada duplo, solar e lenha. A ideia é abandonar de vez o esquentador.

Vou pôr aqui um esquema para se perceber melhor.
Aquela ponta cor de rosa seria uma resistência.
Esquema solarlenha.JPG
Esquema solarlenha.JPG (12.44 KiB) Visto 7388 vezes
Agora falta saber onde colocar a bomba e as valvulas 3 vias.
Que me dizem...
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Hoje testei a temperatura ao limite, foi assim: Esqueci-me de ligar o apoio electrico, o termometro marcava 41,50º. Não sei se alguém tinha gasto água antes. Fui ao banho, ia para ligar o esquentador mas pensei; ora está a 41,50º aí a cerca de 3/4 e parece que a temperatura para duche ronda os 39/40º e arrisquei. Era só pra mim, os outros foram à piscina. Ao principio temperei a água e à que dar ao pedal para não ter nenhuma surpresa. Tomei o duche e pensei, vou ver até onde vai a água e, deixei correr. Lentamente fui fechando a fria, a água corria ainda quentinha até que me fartei. Estou aqui há tanto tempo e ainda corre água quentinha, fechei.
O termometro acusava 37º mas mesmo no final do duche ainda corria bem quentinha, sem temperar. Mesmo depois de estar a fazer sala no duche ainda dava para outro, se calhar mais pró rapidinho.

Conclusão. Fiquei hoje ainda mais esclarecido, digamos, acerca de até onde posso ir. Antes eu não tomava banho com o termometro a acusar 41º, ligava o apoio e, esperava que a temp subisse mais uns graus.

Hei-de experimentar tomar duche quando marcar 38º. A água que está para cima estará sempre mais quente, e são cerca de 65l.
Também se pode dar o caso de haver algum desfasamento entre o que a sonda lê e o que o termometro acusa!
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Tenho algumas dúvidas acerca da valvula termostática instalada no meu sistema, aliás estas duvidas já me assaltam a cabeça há muito tempo.

Parece-me que, e o mesmo se passa com uma termostática que pus na bailarina, não passa de uma valvula misturadora. É que tenho notado que quando a água está mais quente, no acumulador e na bailarina, mais quente sai na torneira, necessitando de adicionar mais água fria para a temperar.

Ora se fosse uma verdadeira valvula termostática isso não se deveria verificar.

NÃO ESTAREI CERTO?
Inté


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por CrOhN »

lrds Escreveu:Tenho algumas dúvidas acerca da valvula termostática instalada no meu sistema, aliás estas duvidas já me assaltam a cabeça há muito tempo.

Parece-me que, e o mesmo se passa com uma termostática que pus na bailarina, não passa de uma valvula misturadora. É que tenho notado que quando a água está mais quente, no acumulador e na bailarina, mais quente sai na torneira, necessitando de adicionar mais água fria para a temperar.

Ora se fosse uma verdadeira valvula termostática isso não se deveria verificar.

NÃO ESTAREI CERTO?
Depende da temperatura que tiveres regulada. Se a temperatura for regulada alta, ela só vai regular quano a temperatura exceder esse valor, até aì, sobe sempre. Experimenta regular para o mínimo. Atenção às especificações da valvula. Muitas têm a temperatura máxima de entrada de 80º. E, pelo menos na bailarina, deve passar isso sem problemas.


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Na bailarina está regulada a «olho» mas no aqs quando adquiri regulei-a com um termometro a 45º. Pu-lo na água que saía da torneira e regulei-o assim. Só não me lembro é de como estava a temperatura no acumolador na altura. Agora tenho a sensação de quanto mais alta é a temperatura do acumulador, mais quente sai.
Inté


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por CrOhN »

Então se calhar estará avariada, terás que comprovar com um termometro.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”