Experimente a nossa Webchat

NovaEnergia

Fórum de Discussão sobre Energias Renováveis e Alternativas
Data/Hora: Quinta Set 09, 2010 10:00 pm

Os Horários são TMG [ Horário de Verão activo ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Painel Vicoren de tubos de vácuo - opinião
Nova MensagemEnviado: Terça Fev 09, 2010 1:31 am 
Membro
Membro

Registado: Segunda Dez 14, 2009 11:24 pm
Boas!

Tenho uma moradia com 6 assoalhadas na zona de Ovar, acabada de construir este ano (com bom isolamento térmico). Tenho acompanhado o fórum na procura da melhor solução para AQS e, mesmo já sem os benefícios do Governo, queria optar pela energia solar.

O picheleiro recomendou o seguinte equipamento:

Modelo CPC 18 OEM

Painel solar VICOREN - CPC (colector parabólico composto) de tubos de vácuo, com sistema de circulação forçada e depósito de 300 litros. A instalação contemplaria um painel de aproximadamente 3 metros quadrados, com 18 tubos de vácuo. Resistência eléctrica de 2000W e termóstato.

Preço - 4800 euros.

Apesar de ter lido já vários tópicos neste fórum, não domino esta área, por isso queria saber a vossa opinião quanto à qualidade deste equipamento e se será a melhor opção.

O objectivo seria também complementar com uma caldeira a pellets para aquecimento central. Poderá ser utilizado o mesmo depósito?

Obrigado.

Assunto da Mensagem: Re: Painel Vicoren de tubos de vácuo - opinião
Nova MensagemEnviado: Quarta Fev 10, 2010 10:34 pm 
Moderador
Moderador

Registado: Terça Mai 09, 2006 3:46 pm
olá :)
não posso ajudar no que diz respeito aos cpc. a minha experiência é com os colectores planos.
relativamente ao tanque o que posso dizer é que é imperativo adquirir um tanque que concentre a energia dos colectores e da caldeira. se vai servir também para o aquecimento central então deverá ponderar bem as características e a capacidade.
recordo que convém consultar diversos técnicos e ponderar não apenas o custo.

Nova MensagemEnviado: Quarta Fev 17, 2010 11:21 pm 
Membro
Membro

Tenho andado a fazer mais leituras aqui no fórum e a chatear o kanyboy e o manuelcar, que me têm ajudado a clarificar ideias.

Vou manter-me nos tubos de vácuo (por terem melhor rendimento no Inverno), circulação forçada, mas desistir do sistema de CPC, por ser demasiado caro. O depósito será de 300 litros e com dupla serpentina e terá também resistência eléctrica, como suporte para os dias sem sol. O colector estará separado 15 metros do depósito, embora os tubos já estejam pré-instalados por baixo do solo e bem isolados, o que diminuirá as perdas de temperatura.

Relativamente ao sistema de aquecimento central (para 55 elementos de radiador), ainda não estou completamente esclarecido se posso utilizar o mesmo depósito das AQS, mas parece que tal não será possível (se fosse piso radiante, o caso mudava de figura).

Alguém tem uma configuração deste tipo, que possa dar uma ajuda?

Com tudo isto devo gastar mais de 7000 euros. Com uma caldeira a gasóleo, arrumava as AQS e o aquecimento central por sensivelmente 6000. Mas prefiro ser amigo do ambiente. :)

Nova MensagemEnviado: Quarta Fev 17, 2010 11:48 pm 
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Domingo Dez 27, 2009 1:39 am
Boas, considerando que vais optar por um deposito de 2 serpentinas e que vais usar o apoio electrico para compensar ficas sempre com uma serpentina disponivel, a qual podias usar para o aquecimento central, mas aqui aparece-te um problema (isto a meu ver!!)... é que utilizares o deposito aquecido com solar\apoio electrico para aqs + aquecimento vais ter grandes carencias de água quente, o que te fazia com que a resistencia estivesse a trabalhar a maior parte do tempo a qual te iria dar uma despesa enorme.

Tu a meu ver tens duas hipoteses:

1 - Compras um deposito não com 2 mas sim com 3 serpentinas, usas uma para solar, outra para um apoio (caldeira,etc) e a outra para o aquecimento.

2 - Mantens o mesmo deposito de 2 serpentinas mas aumentas o numero de colectores solares, mas aqui no futuro vais ter um problema, é que nos meses de verão vais ter muita energia a precisar de ser dispersada... ou para uma piscina, ou na pior das hipoteses... esgoto :(

eu pessoalmente ficava pela 1ª hipotese... mas isto sou eu !!

Nova MensagemEnviado: Quinta Fev 18, 2010 12:01 am 
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Boas, depois de escrever isto tudo lembrei-me de uma coisa que te fica bem mais em conta, já que estás a trabalhar com a vicoren (Galécia) porque não ponderas comprar uma Tower Green, de cabeça não te posso confirmar o preço mas acredito que ficas muito bem servido, se quizeres ver do que falo manda pm que eu mando-te o link.

Fica bem.

Nova MensagemEnviado: Quinta Fev 18, 2010 12:28 am 
Membro
Membro

Esqueci-me de referir um detalhe muito importante. Para o aquecimento central estava a pensar comprar uma caldeira de pellets e a dúvida era se dava para associar ao depósito das AQS. Que dizes Kad?

Nova MensagemEnviado: Quinta Fev 18, 2010 12:33 am 
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Boas, não é que não dê... mas já não é assim tão simples... mais vale deixares a caldeira só para o aquecimento... poupas muito € no deposito das aqs.

Nova MensagemEnviado: Quinta Fev 18, 2010 12:44 am 
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Resumidamente.... o melhor é decidires o que queres mesmo e chateares o teu instalador para encontrar uma solução :p

Nova MensagemEnviado: Quinta Fev 18, 2010 12:53 am 
Membro
Membro

Kad Escreveu:
Boas, não é que não dê... mas já não é assim tão simples... mais vale deixares a caldeira só para o aquecimento... poupas muito € no deposito das aqs.

Desculpa, não percebi, podes concretizar? Sugeres comprar um depósito à parte para a caldeira a pellets, pois um depósito que desse simultaneamente para AQS solar e aquecimento central a pellets ficaria muito caro?

Obrigado pelas dicas. Sim, vou chatear o instalador, que tem mais obrigação que tu de me ajudar :D E vou estudar também a tua primeira sugestão.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ Horário de Verão activo ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  

O fórum NOVAENERGIA é um espaço de partilha de experiências e conhecimento. Se em algum momento verificar que esta máxima não está a ser cumprida em algum post, ou se sentir que foram feridas susceptibilidades, por favor envie um email para forum@novaenergia.net , indicando o post em questão.

A sua queixa será analisada e se for o caso a mensagem será removida/apagada.