Instalações "expresso"

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
teslafragoso
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta abr 10, 2008 11:00 am

Instalações "expresso"

Mensagem por teslafragoso »

boas, tenho o cap no que refere a sistemas solares térmicos, porém na minha zona (santa maria da feira) já desde 2008 que tento arranjar trabalho na área. a resposta (-não precisamos).
a realidade é que o fluxo de colectores solares termicos montados directamente por cima das telhas por vezes com menos de 20º de inclinação são o forte aqui na zona, estando numa latitude de 40º, deveriam estar para uma utilização anual nos 50º ( eu pessoalmente acho que 55º era o ideal pois dava eficiencia máxima no inverno e no verão reflectia sempre um pouco).
a minha pergunta é: quem é que anda nos telhados? será que não existe responsabilidade? quem fiscaliza as instalações... se continuar a sim, quem tem algum interesse e gosto pela área simplesmente não consegue arranjar trabalho devido aos abilidosos que ninguém responsabiliza.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Instalações "expreso"

Mensagem por manuelcar »

olá teslafragoso
são dois assuntos diferentes os que referes. relativamente ao primeiro talvez seja de considerar procurar trabalho noutra área ( outro negócio ou outra zona do país) porque a procura de instaladores está no auge e nunca tivemos tanta nem se prevê outra oportunidade assim.
relativamente ao segundo, é um assunto que temos debatido com frequência, o justo balanço entre os factores estéticos, o rendimento dos colectores, e a falta de profissionalismo de alguns instaladores.
fica por aqui. trabalho não deves encontrar, mas sempre podes enriquecer alguns debates com os teus conhecimentos.
Porreiro, pá!


Autor do tópico
teslafragoso
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta abr 10, 2008 11:00 am

Re: Instalações "expreso"