Instalações "expresso"

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
teslafragoso
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta abr 10, 2008 11:00 am

Instalações "expresso"

Mensagem por teslafragoso »

boas, tenho o cap no que refere a sistemas solares térmicos, porém na minha zona (santa maria da feira) já desde 2008 que tento arranjar trabalho na área. a resposta (-não precisamos).
a realidade é que o fluxo de colectores solares termicos montados directamente por cima das telhas por vezes com menos de 20º de inclinação são o forte aqui na zona, estando numa latitude de 40º, deveriam estar para uma utilização anual nos 50º ( eu pessoalmente acho que 55º era o ideal pois dava eficiencia máxima no inverno e no verão reflectia sempre um pouco).
a minha pergunta é: quem é que anda nos telhados? será que não existe responsabilidade? quem fiscaliza as instalações... se continuar a sim, quem tem algum interesse e gosto pela área simplesmente não consegue arranjar trabalho devido aos abilidosos que ninguém responsabiliza.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Instalações "expreso"

Mensagem por manuelcar »

olá teslafragoso
são dois assuntos diferentes os que referes. relativamente ao primeiro talvez seja de considerar procurar trabalho noutra área ( outro negócio ou outra zona do país) porque a procura de instaladores está no auge e nunca tivemos tanta nem se prevê outra oportunidade assim.
relativamente ao segundo, é um assunto que temos debatido com frequência, o justo balanço entre os factores estéticos, o rendimento dos colectores, e a falta de profissionalismo de alguns instaladores.
fica por aqui. trabalho não deves encontrar, mas sempre podes enriquecer alguns debates com os teus conhecimentos.
Porreiro, pá!


Autor do tópico
teslafragoso
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta abr 10, 2008 11:00 am

Re: Instalações "expreso"

Mensagem por teslafragoso »

sim poderá ter uma certa razão... sei que são dois assuntos diferentes, mas um leva ao outro caso não se tenha apercebido. se o senhor souber que tem um sistema que não funciona ou está mal montado, vai deizer a mais 10 que as energias renováveis não sõa rentaveis, claro que se existe faltra de profissionallismo á que identificar os infractores e talvez deixar de exercer estas barbaridades... se quiser mando fotos por email...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Instalações "expreso"

Mensagem por manuelcar »

se quiser publicar aqui um manual de más práticas de instalação, pode ser útil.
Porreiro, pá!


Autor do tópico
teslafragoso
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta abr 10, 2008 11:00 am

Re: Instalações "expreso"

Mensagem por teslafragoso »

sim poderei referenciar algumas coisas que pessoalmente já referenciei ás entidades competentes d.g.e.g por carta registada e aviso de recepção com as fotos em anexo e coordenadas de gps para não haver dúvidas, a qual irá analizar da melhor forma.
devido ao fluxo de instalações e á concorrencia, ninguém no orçamento faz contas á estrutura de correção de apoio dos colectores... um exemplo que qualquer um pode tirar é ir a uma instituição bancária pois foram e são eles que de momento fazem o pré estudo dos tipos de sistemas que poderemos ter ou não. ( só se limitam a pergutar o numero de pessoas e indicar um sistema barato não tenho nada contra os turcos, mas nós em portugal temos do melhor que á (uniko) mais não teem formação para tal) e a marcar o dia da instalação. no meio disto tudo á varios calculos que se deixam de se fazer etc...
já presenciei pessoalmente uma instalação de circulação forçada, e pessoalmente não gosto de falar do trabalho de outros profissionais mas o exemplo que se segue não pode ser considerado trabalho pois eu tive a oportunidade de verificar a pedido do proprietário uma instalação feita por uma empresa em que simplesmente aplicaram os painéis a 35º e da forma incorrecta para o qual foram concebidos (água fria a entrar em cima e simplesmente não respeitaram as indicações de fábrica) e para não bastar ligaram os 5 painéis da instalação individualmente passando a água durante a saída do acumulador unicamente num painel e voltando ao acumulador sem existir permutação de calor entre eles comprometendo assim a performance de todo o sistema que fora projectado para o aquecimento da água quente sanitária e do piso radiante, assim como a troca das sondas que são feitas sondas para interior e exterior, para já não falar dos manuais que nem sequer se encontravam em português tudo isto resultou em elevadas contas de gás, porque simplesmente não permutavam calor entre eles etc.
outros caso -prédios com mais de 5 andares a termossifão?? e cilindros de 3kw acopulados a um painel deitado a 15º no telhado tb não funcionam.... digo eu.
um dia existirá uma entidade que verifique no terreno estas barbaridades, espero que seja para breve...


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Instalações "expreso"

Mensagem por jmsf »

boas
era bom que pudesse postar algumas fotos dessas situações que fala para podermos verificar tais barbaridades
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


digitalzoo
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: terça jul 01, 2008 2:15 pm

Re: Instalações "expreso"

Mensagem por digitalzoo »

boas

podia esclarecer melhor a questão do 5º andar?
eu moro num 1º andar dum prédio de 5 e estou a pensar instalar aqs.
cumps


teslafragoso Escreveu:sim poderei referenciar algumas coisas que pessoalmente já referenciei ás entidades competentes d.g.e.g por carta registada e aviso de recepção com as fotos em anexo e coordenadas de gps para não haver dúvidas, a qual irá analizar da melhor forma.
devido ao fluxo de instalações e á concorrencia, ninguém no orçamento faz contas á estrutura de correção de apoio dos colectores... um exemplo que qualquer um pode tirar é ir a uma instituição bancária pois foram e são eles que de momento fazem o pré estudo dos tipos de sistemas que poderemos ter ou não. ( só se limitam a pergutar o numero de pessoas e indicar um sistema barato não tenho nada contra os turcos, mas nós em portugal temos do melhor que á (uniko) mais não teem formação para tal) e a marcar o dia da instalação. no meio disto tudo á varios calculos que se deixam de se fazer etc...
já presenciei pessoalmente uma instalação de circulação forçada, e pessoalmente não gosto de falar do trabalho de outros profissionais mas o exemplo que se segue não pode ser considerado trabalho pois eu tive a oportunidade de verificar a pedido do proprietário uma instalação feita por uma empresa em que simplesmente aplicaram os painéis a 35º e da forma incorrecta para o qual foram concebidos (água fria a entrar em cima e simplesmente não respeitaram as indicações de fábrica) e para não bastar ligaram os 5 painéis da instalação individualmente passando a água durante a saída do acumulador unicamente num painel e voltando ao acumulador sem existir permutação de calor entre eles comprometendo assim a performance de todo o sistema que fora projectado para o aquecimento da água quente sanitária e do piso radiante, assim como a troca das sondas que são feitas sondas para interior e exterior, para já não falar dos manuais que nem sequer se encontravam em português tudo isto resultou em elevadas contas de gás, porque simplesmente não permutavam calor entre eles etc.
outros caso -prédios com mais de 5 andares a termossifão?? e cilindros de 3kw acopulados a um painel deitado a 15º no telhado tb não funcionam.... digo eu.
um dia existirá uma entidade que verifique no terreno estas barbaridades, espero que seja para breve...


Autor do tópico
teslafragoso
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta abr 10, 2008 11:00 am

Re: Instalações "expreso"

Mensagem por teslafragoso »

boas. o problema por vezes da instalação de um termossifão num prédio, é a questão das perdas caloríficas devido á distancia do acumulador com a utilização final. não sei o seu caso se o andar é novo ou a distancia que vai ficar os colectores.
a circulação forçada em prédios tem um melhor rendimento porque pode ser instalado um acumulador em cada fracção dos diferentes apartamentos, evitando assim as perdas, não esquecendo que um termossifão normalmente usa a pressão e água da rede e não esquecendo que dependentemente das distancias as tubagens teem medidas diferentes.


Autor do tópico
teslafragoso
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta abr 10, 2008 11:00 am

Re: Instalações "expreso"

Mensagem por teslafragoso »

alguns exemplos de como não fazer!!
Anexos
Ligado á corrente deve funcionar... era preferivel um cilindro ao menos estava dentro de casa...
Ligado á corrente deve funcionar... era preferivel um cilindro ao menos estava dentro de casa...
2.JPG (29.89 KiB) Visto 6937 vezes
de bradar aos ceus.JPG
de bradar aos ceus.JPG (17.03 KiB) Visto 6937 vezes


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Instalações "expresso"

Mensagem por jmsf »

boas caro amigo teslafragoso

realmente essas sao situaçoes cada vez mais usuais nos dias den hoje
isto deve-se em grande parte ao recurso a cursos expresso , pois era preciso formar tecnicos instaladores rapidamente
e depois chegamos as instalações expresso
que nao se faz contas as estruturas de correcção, nem as marcas, nem os consumidores finais querem assumir e pagar o que acontece é o instalador tb não a assumir e como muitas as vezes os clientes optam pelo apoio electrico, os instaladores nem se importam (inflizmente pois pagam uns pelo mau trabalho de alguns), pois com resistência aquecem sempre

de verão são capazes de funcionar ( com pouca inclinação, ou má orientação) mas chegados a setembro/outubro o sol ja nao da nada

continue a reportar situações como essas pois assim pode ser que mude a opinião de alguns foristas aqui presentes
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Instalações "expresso"

Mensagem por PaulOL »

[quote="teslafragoso"]
a realidade é que o fluxo de colectores solares termicos montados directamente por cima das telhas por vezes com menos de 20º de inclinação são o forte aqui na zona, estando numa latitude de 40º, deveriam estar para uma utilização anual nos 50º ( eu pessoalmente acho que 55º era o ideal pois dava eficiencia máxima no inverno e no verão reflectia sempre um pouco).

viva
vai-me desculpar mas não estou de acordo com estes valores de inclinação, os manuais técnicos que consultei e inclusivamente posições assumidas noutros temas do forum, sobressai a regra da inclinação, se é para usar todo o ano, é da latitude local menos 5º, o que na sua zona daria 35º (40º-5º). corrija-me se estou errado... agora cada um é livre dos seus ideais, concordo com a eficiência no inverno, mas dias curtos e pouco sol, compensão a perda de rendimento no verão???... sinceramente penso que não, basta analisar os gráficos da irradiação solar global no inverno e no verão.


NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: Instalações "expresso"

Mensagem por NunoNeiva75 »

boas paulol,

está a argumentar que um painel a 55º, virado a sul, etc, etc, não satisfaz as necessidades no verão?!? não me faça rir. esta é uma forma simples, prática e eficaz de evitar o sobreaquecimento, com a vantagem de maximizar o rendimento no inverno, que é quando precisamos da água quentinha. se quer levar ao extremo, eu no verão até passo bem sem água quente.

lá está, os manuais mandam e o pessoal não pára nem 1 segundo para pensar um pouco e depois aparecem as aberrações que se vê.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Instalações "expresso"

Mensagem por PaulOL »

nunoneiva75 Escreveu:boas paulol,

está a argumentar que um painel a 55º, virado a sul, etc, etc, não satisfaz as necessidades no verão?!? não me faça rir. esta é uma forma simples, prática e eficaz de evitar o sobreaquecimento, com a vantagem de maximizar o rendimento no inverno, que é quando precisamos da água quentinha. se quer levar ao extremo, eu no verão até passo bem sem água quente.

lá está, os manuais mandam e o pessoal não pára nem 1 segundo para pensar um pouco e depois aparecem as aberrações que se vê.
viva
tenho de admitir que estas matérias para mim estão ainda um pouco verdes.
quem sou eu para dizer que não tem razão, não indo aos extremos, até porque eu estou no forum com o intuito principal de aprender, mas também, não deixando de lado o aspecto participativo em função do que vou assimilando sobre a matéria.
se os manuais estão errados, então nada melhor que sensibilizar os responsáveis para a necessidade da correcção!! … não será assim? pois de contrário, os ditos manuais, estão a prestar um mau serviço…pelo seu ponto de vista. já agora antes de serem aplicados os meus painéis…


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Instalações "expresso"

Mensagem por system32 »

realmente a minha (pouca) experiencia na area, como cliente informado, diz-me que os instaladores limitam-se a fazer o que o fabricante manda, sem pensarem, e por isso acontecem coiss ridiculas.

concordo plenamente com o "nunoneiva75" em relação à colocação dos paineis. o rendimento é bastante afectado com isso.
a mim queriam-me instalar a paineis a 20º pois é praticamente a mesma coisa (diziam eles).
concordo que, segundo os graficos de captação anual, até assim parece, só que se pensarmos um pouco vemos que não é no verão que quero optimizar o rendimento! (como até já foi dito) . assim pedi para colocar a 45º.

o cuidado com o isolamento dos tubos tambem. a mim queriam meter os tubos do primario (quando entram em casa) encostados ao cimento. não é bom, quer em termos de isolamento, quer em termos de corrosão do cobre!

agora ainda estou em conversações sobre o porque de o deposito só acumular 60º , que á o que vem programado de fabrica na centralina( segundo o instalador)


quanto às foros de paineis cada um vvirado para cada lado, não é unico: tenho um exemplo assim perto de casa!!
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Instalações "expresso"

Mensagem por PaulOL »

system32 Escreveu:realmente a minha (pouca) experiencia na area, como cliente informado, diz-me que os instaladores limitam-se a fazer o que o fabricante manda, sem pensarem, e por isso acontecem coiss ridiculas.

concordo plenamente com o "nunoneiva75" em relação à colocação dos paineis. o rendimento é bastante afectado com isso.
a mim queriam-me instalar a paineis a 20º pois é praticamente a mesma coisa (diziam eles).
concordo que, segundo os graficos de captação anual, até assim parece, só que se pensarmos um pouco vemos que não é no verão que quero optimizar o rendimento! (como até já foi dito) . assim pedi para colocar a 45º.

o cuidado com o isolamento dos tubos tambem. a mim queriam meter os tubos do primario (quando entram em casa) encostados ao cimento. não é bom, quer em termos de isolamento, quer em termos de corrosão do cobre!

agora ainda estou em conversações sobre o porque de o deposito só acumular 60º , que á o que vem programado de fabrica na centralina( segundo o instalador)


quanto às foros de paineis cada um vvirado para cada lado, não é unico: tenho um exemplo assim perto de casa!!

viva
não leve a mal, mas 45º ñ é = plenamente!!!!! (55º)
vou vendo, se até os meus serem aplicados, encontro um valor de consenso.
todas as partecipações são importantes, sem excepções.


FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Localização: Porto

Re: Instalações "expreso"

Mensagem por FranzLiszt »

teslafragoso Escreveu:sim poderei referenciar algumas coisas que pessoalmente já referenciei ás entidades competentes d.g.e.g por carta registada e aviso de recepção com as fotos em anexo e coordenadas de gps para não haver dúvidas, a qual irá analizar da melhor forma.
devido ao fluxo de instalações e á concorrencia, ninguém no orçamento faz contas á estrutura de correção de apoio dos colectores... um exemplo que qualquer um pode tirar é ir a uma instituição bancária pois foram e são eles que de momento fazem o pré estudo dos tipos de sistemas que poderemos ter ou não. ( só se limitam a pergutar o numero de pessoas e indicar um sistema barato não tenho nada contra os turcos, mas nós em portugal temos do melhor que á (uniko) mais não teem formação para tal) e a marcar o dia da instalação. no meio disto tudo á varios calculos que se deixam de se fazer etc...
já presenciei pessoalmente uma instalação de circulação forçada, e pessoalmente não gosto de falar do trabalho de outros profissionais mas o exemplo que se segue não pode ser considerado trabalho pois eu tive a oportunidade de verificar a pedido do proprietário uma instalação feita por uma empresa em que simplesmente aplicaram os painéis a 35º e da forma incorrecta para o qual foram concebidos (água fria a entrar em cima e simplesmente não respeitaram as indicações de fábrica) e para não bastar ligaram os 5 painéis da instalação individualmente passando a água durante a saída do acumulador unicamente num painel e voltando ao acumulador sem existir permutação de calor entre eles comprometendo assim a performance de todo o sistema que fora projectado para o aquecimento da água quente sanitária e do piso radiante, assim como a troca das sondas que são feitas sondas para interior e exterior, para já não falar dos manuais que nem sequer se encontravam em português tudo isto resultou em elevadas contas de gás, porque simplesmente não permutavam calor entre eles etc.
outros caso -prédios com mais de 5 andares a termossifão?? e cilindros de 3kw acopulados a um painel deitado a 15º no telhado tb não funcionam.... digo eu.
um dia existirá uma entidade que verifique no terreno estas barbaridades, espero que seja para breve...

tem toda a razão, mas maior barbaridade que instalações mal executadas, são a existência de instalações para aqs com bombas de calor (energie) disfarçadas de sistemas solares térmicos.


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Instalações "expresso"

Mensagem por Valter Silva »

uma inclinação de 45º (para portugal +/-) favorece a utilização no inverno... dado menos inclinação caminhamos na direcção do favorecimento do verão!.... isto porque o sal no verão está mais a pique !

agora, obviamente que para painéis aqs o ideal é optimizar para o inverno, pois no verão até tapados aquecem!!!

para painéis fotovoltaicos o ideal é optimizar para o verão, pois no inverno o sol está encoberto e está.... portanto não há nada a fazer!! é preferivel aproveitar no inverno

abraços
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Instalações "expresso"

Mensagem por CrOhN »

os paineis com a inclinação a 45º tambem ajuda no verão, compensando a sobre-exposição, reduzindo o excesso de temperatura.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Instalações "expresso"

Mensagem por PaulOL »

vivam
parece-me que existe um consenso para a inclinação dos painéis, por volta dos 45º, com diversas justificações como: melhor rendimento no inverno, protecção á sobre-exposição no verão, regra da latitude + 5º (já afirmado) etc, etc…. e... confesso que me agrada muito a frase do valter silva “pois no verão até tapados aquecem!!!”:good:
como a minha situação não se encaixa na comum dos foristas , ou seja, preciso de aqs para a habitação + salão cab.(acumulador solar + termoacumulador), o problema de sobre-exposição no verão não se coloca, pelo que posso optar por uma inclinação de 35º (conforme manuais: latitude -5º). mas assim, já conclui que não beneficio da melhor eficiência no inverno (não se pode ter tudo), mas dias mais curtos, sem sol, etc..e menos clientes….
estarei a fazer uma boa opção (para o meu caso especifico)?


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Instalações "expresso"

Mensagem por jcaiado »

paulol Escreveu:vivam
parece-me que existe um consenso para a inclinação dos painéis, por volta dos 45º, com diversas justificações como: melhor rendimento no inverno, protecção á sobre-exposição no verão, regra da latitude + 5º (já afirmado) etc, etc…. e... confesso que me agrada muito a frase do valter silva “pois no verão até tapados aquecem!!!”:good:
como a minha situação não se encaixa na comum dos foristas , ou seja, preciso de aqs para a habitação + salão cab.(acumulador solar + termoacumulador), o problema de sobre-exposição no verão não se coloca, pelo que posso optar por uma inclinação de 35º (conforme manuais: latitude -5º). mas assim, já conclui que não beneficio da melhor eficiência no inverno (não se pode ter tudo), mas dias mais curtos, sem sol, etc..e menos clientes….
estarei a fazer uma boa opção (para o meu caso especifico)?
cada caso é um caso e no seu em concreto tem prever se a produção de aqs no pico do verão é suficiente para as necessidades, se não for, então deverá instalar o sistema de forma a retirar o maximo de energia durante todo o ano. se for suficiente então pode aumentar a inclinação para latitude +5 ou até mais para preveligiar o inverno. o que acontece na maioria dos casos é que os sistemas instalados são excentarios no verão, logo pode-se e deve-se prevelegiar o inverno já que no verão e no caso dos ts, se os mesmos não tivessem isolamento aquase que nem eram precisos os paineis para aquecer a agua. o que falta por aí são sistemas de aqs solares artesais em que o sistema resume-se a um deposito pintado de preto em cima da casa e olhe de verão aquece. em casa dos meus pais havia um deposito de cimento ou lá o que era aquilo e tomei muita vez banho só com a torneira da agua fria aberta e vinha bem quentinha ao fim do dia

jc

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”