Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am
Localização: Sintra

Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por antonio-leal-43 »

caros foristas,

finalmente posso "postar" aqui um pouco da minha experiencia na instalação de um sistema de aquecimento solar aqs sonnenkraft de circulação forçada.

porquê circulação forçada?
- maior rendimento.
- uso de resistência em espaço fechado (dentro da garagem), logo, menos perdas de energia eléctrica.
- melhor aproveitamento para máquinas de lavar louça e roupa, uma vez que o depósito de água fica na parede oposta às máquinas de lavar.

inclinação do telhado: 20º~25º
desvio da água em relação ao sul: 35~40º para poente

1º dia: entrega do material, montagem de andaimes, colocação dos painéis no telhado com fixadores apropriados.
vista dos painéis:
Imagem

2º dia: perfuração das paredes e instalação de calha técnica e dos tubos de cobre com as soldaduras apropriadas.
vista dos tubos de cobre:
Imagem

3º e 4º dia: finalização da instalação dos tubos de água fria e quente, ligações das válvulas misturadoras e de segurança, finalização das ligações entre o depósito e exteriores. carregamento de glicol e colocação do sistema em funcionamento.

vista dos painéis ligados:
Imagem

vaso de espanção:
Imagem

ligação da água quente e fria debaixo do lava-louças:
Imagem

vista do depósito já instalado:
Imagem

foto anterior ampliada:
Imagem



ao fim da tarde de um dia com período aberto de sol entre as 11h30 e as 18h00, o sistema elevou a água desde os 26º até aos 60º, e finalmente foi possível tomar um belo banho com água quentinha, aquecida pelo sol. embora o fenómeno seja bem conhecido, nunca deixa de ser simplesmente,
fantástico !


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

boas,
já me inscrevi , para a instalação de um kit igual a esse!!

a minha pergunta é se estas contente com a qualidade da montagem, isolamentos dos tubos e acabamentos

é para ter ideia do que esperar do instalador/marca!
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por jmsf »

boas

os meus parabens sr antónio pela sua escolha

espero que esteja contente com o equipamento

já agora a instalação demorou 4 dias?

já agora , não vejo nas fotos o vaso de expansão sanitário, não necessita?

soltec
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


Autor do tópico
antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am
Localização: Sintra

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por antonio-leal-43 »

system32 Escreveu:boas,
já me inscrevi , para a instalação de um kit igual a esse!!
a minha pergunta é se estas contente com a qualidade da montagem, isolamentos dos tubos e acabamentos
é para ter ideia do que esperar do instalador/marca!
viva system32,
sim, estou satisfeito com a qualidade da montagem. penso que levou algum tempo mas ficou bem feito.
todos os tubos têm isolamento com aquele isolante grosso (cerca de 6 cm de diâmetro externo, cujo nome técnico desconheço).
o tubo que traz a água quente do topo do depósito até à ligação da rede quente também tem desse isolamento grosso (como se pode ver nas fotos).
pessoalmente gostava que os painéis tivessem ficado com mais inclinação vertical, mas no meio do programa do governo, isso iria certamente complicar e dar mais despesa. além disso, não sei tecnicamente se isso iria aumentar muito o rendimento do sistema, e esteticamente poderia também não ficar muito bem.
uma nota: penso que o instalador depende da zona de residência. se residir na zona de sintra, será certamente o mesmo instalador, caso contrário poderá ser outro.

soltec Escreveu: já agora a instalação demorou 4 dias?
já agora , não vejo nas fotos o vaso de expansão sanitário, não necessita?
olá soltec.
obrigado!
bem, diria que a instalação demorou 3 dias e meio a 4 dias. ao meio da tarde do quarto dia o sistema já estava a funcionar.
na última foto é visível o vaso de espansão do circuito de glicol (pequeno cilindro branco em baixo à esquerda).
d'aquilo que sei, não é necessário vaso de espansão no circuito da água. o circuito da água tem apenas uma válvula de segurança que abre aos 7 bar (à esquerda do vaso de espansão). o que pode acontecer é a válvula de segurança libertar alguma água quando o depósio está a aquecer (caso não haja consumo de água quente).
no meu caso isso acontece porque a pressão da rede é muito alta, e quando a água do depósito aquece, a pressão dentro do depósito aumenta ainda mais atingindo os 7 bar, e nesta situação a válvula de segurança liberta alguma água. outra solução para evitar a drenagem de água seria introduzir uma válvula reguladora de pressão antes da válvula de segurança, mas isso iria reduzir a pressão do circuito de água quente por isso não optei por essa solução.

quanto ao sistema, até agora, ainda não tive necessidade de ligar a resistência. a temp. mínima que o depósito deu foi de cerca de 37º. os dias, embora não sejam dias de verão, têm tido sempre algum sol.
espero ter algum tempo para colocar aqui um gráfico do comportamento do sistema no aquecimento da água.

cumprimentos,
antonio


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por jmsf »

boas
amigo antónio

algumas ilações que a meu ver nao lhe foram correctamente explicadas

1º o vaso de expansão nas sanitárias é necessário sim senhor e é uma peça de extrema importância para o funcionamento e segurança do seu depósito
se não vejamos, a valvula que o sr. diz e bem que dispara aos 7 bar, proteje da pressão de entrada, se como diz a pressão da rede já é elevada, logo ao minimo de aumento de temperatura no deposito (logo aumenta a pressão), a valvula vai disparar, para isso é que serve o vaso para encaixar os aumentos de pressão que não são constantes como os da rede.

2º diga-me só que tubo é que utilizaram entre o grupo hidraulico e os paineis
3º qual foi a forma de enchimento do sistema ( se com bombam automática ou manual)

obrigada

tenho dito

soltec
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por manuelcar »

espero ter algum tempo para colocar aqui um gráfico do comportamento do sistema no aquecimento da água.
excelente. ainda que seria boa ideia prolongar o gráfico até março próximo.
Porreiro, pá!


Autor do tópico
antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am
Localização: Sintra

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por antonio-leal-43 »

soltec Escreveu:boas
1º o vaso de expansão nas sanitárias é necessário sim senhor e é uma peça de extrema importância para o funcionamento e segurança do seu depósito
se não vejamos, a valvula que o sr. diz e bem que dispara aos 7 bar, proteje da pressão de entrada, se como diz a pressão da rede já é elevada, logo ao minimo de aumento de temperatura no deposito (logo aumenta a pressão), a valvula vai disparar, para isso é que serve o vaso para encaixar os aumentos de pressão que não são constantes como os da rede.

2º diga-me só que tubo é que utilizaram entre o grupo hidraulico e os paineis
3º qual foi a forma de enchimento do sistema ( se com bombam automática ou manual)
caro soltec,

obrigado pelos comentários. é sempre bom ouvir uma segunda opinião.
seria possível no entanto especificar quais são os riscos de segurança que se corre em não ter o vaso de espansão no circuito sanitário?
fiquei também com outra dúvida que é: o circuito sanitário é semelhante ao de um termoacumulador tradicional, ou mesmo, de um sistema solar de termossifão. porque razão é necessário neste caso um vaso de espansão e não o é no caso de um termoacumulador ou solar-termossifão?

respondendo às restantes perguntas:
2º o tubo utilizado foram tubos de cobre rígido, soldado com "maçarico".

3º o circuito de glicol foi enchido com bomba automática. a sua pressão varia muito pouco em torno dos 3 bar, quer esteja em funcionamento ou não.

cumprimentos,
antonio


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por jmsf »

[

obrigado pelos comentários. é sempre bom ouvir uma segunda opinião.
seria possível no entanto especificar quais são os riscos de segurança que se corre em não ter o vaso de espansão no circuito sanitário?

boas

não existe nenhum risco de segurança elevado
existe é o risco de a pressão fazer com que o valvula dispare mais vezes , logo mais desperdicio de água, mais depressa se estraga , e ele serve tb para proteger o deposito de pressões elevadas por ex. no seu caso de 300 lts,deveria levar um vaso de 24 litros.

não acredito que seja por uns 50€ que o instalador nao coloca o vaso como as marcas recomendam.

quanto á segunda questão

nos termossifão é aconselhavel colocar só que normalmente nenhum instalador coloca, ou por nao ter espaço, ou por ficar no exterior etc.
nos acumuladores electricos tb, eu ja vi com vasos, mas aqui é que é muito raro isto acontecer, mas devia se colocar.

espero ter respondido ás susa duvidas

tenho dito

soltec
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
Localização: benavente (peniche)

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por henriquefala »

a sistemas termossifao que ja trazem uma especie de bolsa de ar no deposito que tem uma função semelhante ao vaso de expansão e nao tem manutenção. em relação a nao existencia do vaso de expansão nas aguas sanitarias devo dizer lhe que ja observei por experincia propria o que pode acontecer a um deposito acumulador que nao tinha esse vaso ligado e em que logo por coincidencia o grupo de segurança nao actuou o deposito simplesmente abriu pela parte mais fragil ou seja na zona da soldadura por sorte nao esva ninguem por perto nao havendo por isso na altura nada de mais grave. agora imagine se estava alguem por perto o que nao seria levar com agua que em media esta pelos 70 graus. a situações em que nao se deve fazer contas ao lucro que possa haver ou nao e se deve respeitar as boas praticas de instalação.


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

não querendo por em causa o teu conhecimento, ainda à pouco estive a falar com o instalador que começa hoje a montar um conjunto igual, e, o que ele diz é que a marca não recomenda a instalação do segundo vaso de expanção!

diz ele que o proprio deposito, absorve essas variações de pressão e chega mesmo a dizer que rebenta primeiro o vaso de expanção do que o deposito!!!???

não sei ainda qual qual a pressão na minha casa, mas a menos que seja proxima do limite do deposito, parece-me que o jovem até poderá ter razão.

agora: onde viste que é necessarios o segundo vaso de expanção?? pois realmente não se costuma ver. mesmo em instalações feitas fora do programa do jorge coelho!
mas até posso estar a ser enganado pelo instalador...

jb


jmsf Escreveu:[

obrigado pelos comentários. é sempre bom ouvir uma segunda opinião.
seria possível no entanto especificar quais são os riscos de segurança que se corre em não ter o vaso de espansão no circuito sanitário?

boas

não existe nenhum risco de segurança elevado
existe é o risco de a pressão fazer com que o valvula dispare mais vezes , logo mais desperdicio de água, mais depressa se estraga , e ele serve tb para proteger o deposito de pressões elevadas por ex. no seu caso de 300 lts,deveria levar um vaso de 24 litros.

não acredito que seja por uns 50€ que o instalador nao coloca o vaso como as marcas recomendam.

quanto á segunda questão

nos termossifão é aconselhavel colocar só que normalmente nenhum instalador coloca, ou por nao ter espaço, ou por ficar no exterior etc.
nos acumuladores electricos tb, eu ja vi com vasos, mas aqui é que é muito raro isto acontecer, mas devia se colocar.

espero ter respondido ás susa duvidas

tenho dito

soltec
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por Patalhetas »

diz ele que o proprio deposito, absorve essas variações de pressão e chega mesmo a dizer que rebenta primeiro o vaso de expanção do que o deposito!!!???
pois... e a instalação da casa (tubagem) ?? como é que fica !!
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por manuelcar »

diz ele que o proprio deposito, absorve essas variações de pressão e chega mesmo a dizer que rebenta primeiro o vaso de expanção do que o deposito!!!???
ainda bem!
Porreiro, pá!


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por jmsf »

não querendo por em causa o teu conhecimento, ainda à pouco estive a falar com o instalador que começa hoje a montar um conjunto igual, e, o que ele diz é que a marca não recomenda a instalação do segundo vaso de expanção!

diz ele que o proprio deposito, absorve essas variações de pressão e chega mesmo a dizer que rebenta primeiro o vaso de expanção do que o deposito!!!???

não sei ainda qual qual a pressão na minha casa, mas a menos que seja proxima do limite do deposito, parece-me que o jovem até poderá ter razão.

agora: onde viste que é necessarios o segundo vaso de expanção?? pois realmente não se costuma ver. mesmo em instalações feitas fora do programa do jorge coelho!
mas até posso estar a ser enganado pelo instalador...

jb


boas caro amigo
quem tirou o cap solar e nao só sabe que em uma instalaçao solar (ou nao, quem sabe alguma coisa de hidraulica sabe isso), deve como é obrigatório a colocação do vaso de expansão nas aguas sanitarias.

mas ok

quando o fabricante diz que rebenta primeiro o vaso do que o deposito,
é mais facil e barato mudar o vaso do que um deposito de 300 lts

ea tubagem como é que fica?
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por manuelcar »

quando o fabricante diz que rebenta primeiro o vaso do que o deposito,
é mais facil e barato mudar o vaso do que um deposito de 300 lts
isso é certo. mas se falamos de situações extremas eu não queria habitar dentro de uma casa onde rebentasse um tanque.
Porreiro, pá!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por Ferra »

boas.
eu que não percebo nada disto apenas digo que tem toda a vantagem em meter uma valvula redutora de pressão à entrada da casa e a servir a água quente e a fria. 3 bar é suficiente. a tubagem, as torneiras e a válvula de segurança agradecem! pode-se deixar uma torneira no jardim com a pressão total.
tenho um amigo que não a tinha e a pressão era de 5 bar. um belo dia a companhia das águas montou hidropressores na rede pois alguns pontos mais altos não recebiam água em condições, ele não estava em casa e quando chegou tinha a casa com 2cm de água no chão, pois o esgoto da válvula de segurança não deu vazão. lá se foram os tacos...
quanto ao vaso de expansão também acho necessário. a única situação que não considero necessário é quando não existe válvulas de retenção desde a origem do ponto de água até ao acumulador, desta forma qualquer expansão que exista tem retorno para a tubagem e para o ponto de origem da água. tipo o retorno para um depósito de água como dantes se utilizava. interessa que essa tubagem aguente água quente e não tenha sido feita em hidronil, algo raro pois agora usa-se o pex, e aguenta na boa a temperatura até 90º. o mesmo já não se pode dizer de pressões altas.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por manuelcar »

um redutor de pressão é aconselhável nas situações em que a pressão da rede é excessiva, um vaso de expansão é aconselhável ainda que não obrigatório.

ligação da alimentação de água fria da rede pública
a ligação da alimentação de água fria é instalada na parte inferior do tanque de armazenamento. o módulo
de segurança da água fria, é constituída por uma válvula de seccionamento, uma válvula anti-retorno e uma
válvula de segurança. se necessário um redutor de pressão adicional deve ser instalado (se for necessário
reduzir a pressão na conduta principal). a válvula de segurança deve ser instalada por forma a não ser
desligada (ver figura 5.19).
para reduzir perdas de água, através da válvula de segurança, durante o processo de carga é também
possível instalar uma membrana de expansão que é adequada para águas domésticas


fonte: "energia solar térmica - manual sobre tecnologias projecto e instalação"
Porreiro, pá!


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

vocês entendam-se!
um diz que é obrigatório!
o outro diz que é aconselhavel se a rede tiver muita pressão.

mas eu ainda não entendi essas variações de pressão:
quando o deposito aquece, expande-se e aumente a pressão! certo?
mas não se pode expandir de volta para as redes (fria e quente)??

há mais alguma situação em que tenhamos variações de pressão?

jb






manuelcar Escreveu:um redutor de pressão é aconselhável nas situações em que a pressão da rede é excessiva, um vaso de expansão é aconselhável ainda que não obrigatório.

ligação da alimentação de água fria da rede pública
a ligação da alimentação de água fria é instalada na parte inferior do tanque de armazenamento. o módulo
de segurança da água fria, é constituída por uma válvula de seccionamento, uma válvula anti-retorno e uma
válvula de segurança. se necessário um redutor de pressão adicional deve ser instalado (se for necessário
reduzir a pressão na conduta principal). a válvula de segurança deve ser instalada por forma a não ser
desligada (ver figura 5.19).
para reduzir perdas de água, através da válvula de segurança, durante o processo de carga é também
possível instalar uma membrana de expansão que é adequada para águas domésticas


fonte: "energia solar térmica - manual sobre tecnologias projecto e instalação"
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

não se distribui a pressão de volta à rede??
patalhetas Escreveu:
diz ele que o proprio deposito, absorve essas variações de pressão e chega mesmo a dizer que rebenta primeiro o vaso de expanção do que o deposito!!!???
pois... e a instalação da casa (tubagem) ?? como é que fica !!
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por manuelcar »

o módulo de segurança da água fria, é constituída por uma válvula de seccionamento, uma válvula anti-retorno e uma
válvula de segurança.
nada de retorno à rede. não é permitido e é perigoso.
Porreiro, pá!


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

àntonio,
o que é essa coisa vermelha no deposito??

é que no meu tem apenas uma tampa de plastico com um tampão por baixo

cumpr,
jb

antonio-leal-43 Escreveu:caros foristas,

finalmente posso "postar" aqui um pouco da minha experiencia na instalação de um sistema de aquecimento solar aqs sonnenkraft de circulação forçada.

porquê circulação forçada?
- maior rendimento.
- uso de resistência em espaço fechado (dentro da garagem), logo, menos perdas de energia eléctrica.
- melhor aproveitamento para máquinas de lavar louça e roupa, uma vez que o depósito de água fica na parede oposta às máquinas de lavar.

inclinação do telhado: 20º~25º
desvio da água em relação ao sul: 35~40º para poente

1º dia: entrega do material, montagem de andaimes, colocação dos painéis no telhado com fixadores apropriados.
vista dos painéis:
Imagem

2º dia: perfuração das paredes e instalação de calha técnica e dos tubos de cobre com as soldaduras apropriadas.
vista dos tubos de cobre:
Imagem

3º e 4º dia: finalização da instalação dos tubos de água fria e quente, ligações das válvulas misturadoras e de segurança, finalização das ligações entre o depósito e exteriores. carregamento de glicol e colocação do sistema em funcionamento.

vista dos painéis ligados:
Imagem

vaso de espanção:
Imagem

ligação da água quente e fria debaixo do lava-louças:
Imagem

vista do depósito já instalado:
Imagem

foto anterior ampliada:
Imagem



ao fim da tarde de um dia com período aberto de sol entre as 11h30 e as 18h00, o sistema elevou a água desde os 26º até aos 60º, e finalmente foi possível tomar um belo banho com água quentinha, aquecida pelo sol. embora o fenómeno seja bem conhecido, nunca deixa de ser simplesmente,
fantástico !
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”