Programa energia solar - Sanitech

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
Bralx
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça ago 04, 2009 4:15 pm

Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por Bralx »

vou adquirir um sistema termosifão e estou a pensar fazer a encomenda ainda esta semana.
preciso saber opiniões de alguém que já tenha adquirido o sistema da sanitech ou de alguém que o conheça bem.
preciso da vossa ajuda.
Viva o Sol!!!


tecnica
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta ago 13, 2009 9:30 am
Localização: Vila Nova de Gaia-Viana do Castelo

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por tecnica »

conheço e já instalei varios kits forçados.
o que desejas saber?


Autor do tópico
Bralx
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça ago 04, 2009 4:15 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por Bralx »

boas, estou a pensar encomendar um sitema da sanitech, mas é um termosifão 200l
c/ módulo solar.
sobre a marca e o sistema em si, sabes se é uma boa escolha?
também hesitei bastante sobre a questão do módulo solar, mas disseram-me que c/ o módulo
é mais económico.
Viva o Sol!!!


tecnica
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta ago 13, 2009 9:30 am
Localização: Vila Nova de Gaia-Viana do Castelo

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por tecnica »

.....
moderado por não cumprimento das normas do fórum.
moderado:manuelcar


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por alexjp4 »

tecnica Escreveu:solargus não é a mesma marca que sanitech.

são fabricantes diferentes.

sanitech pretence ao grupo sanyo.

não propriamente um excelente paineis e kit em si, contudo comparando com a mesma gama de rentabilidade termica é uma boa escolha, pois está com um preço imbativel. ( acusta de mesmo marckting que os outros)

boas

tenho andado a procura e não encontro nada a dizer que a sanitech pertence ao grupo sanyo, no site www.paineissolares.gov.pt a sanitech é a unica marca que não tem o site da marca, na apresentação das marcas aparece a « s.g.t. trading, ldª foi fundada em 1998 e que apresenta uma vasta experiencia em equipamentos de climatização, nomeadamente na area do ar condicionado, contando com produtos com a garantia sanyo portugal, s.a. » mas não dizem que a sanitech pertence ao grupo sanyo, ou sou eu que não entendi bem!?
quando puder diga alguma coisa!


Solarsol
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta ago 28, 2009 12:08 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por Solarsol »

visita esta página : http://www.estif.org/solarkeymark/links ... 6-2008.pdf

logo vais ver que pertence ao grupo sanyo.

aquele abraço.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por alexjp4 »

solarsol Escreveu:visita esta página : http://www.estif.org/solarkeymark/links ... 6-2008.pdf

logo vais ver que pertence ao grupo sanyo.

aquele abraço.
boas

já me tinham indicado esse site da certificação dos paineis e já o tinha visto, o que me refiro é que já andei á procura no google e não aparece nada sobre esses paineis, o que aparece referente aos paineis é o que se fala aqui no forum, com o nome sanitech aparece uma serie de empresas mas que não têm nada a haver com os paineis solares.

obrigado


tecnica
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta ago 13, 2009 9:30 am
Localização: Vila Nova de Gaia-Viana do Castelo

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por tecnica »

a razão é de falta de investimento publicitario.
assim assim passa com outras marcas novas no nosso mercado.


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por mamilcar »

tecnica Escreveu:a razão é de falta de investimento publicitario.
assim assim passa com outras marcas novas no nosso mercado.

boas,

marcas novas não faltam no programa....este mês entraram mais 4 e no total são 35!....vejam em: http://www.paineissolares.gov.pt/produto.html

não é por falta de escolha que o "povão" não decide....


polar555
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: domingo mai 24, 2009 2:01 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por polar555 »

bralx Escreveu:vou adquirir um sistema termosifão e estou a pensar fazer a encomenda ainda esta semana.
preciso saber opiniões de alguém que já tenha adquirido o sistema da sanitech ou de alguém que o conheça bem.
preciso da vossa ajuda.

sou também um curioso que anda à procura de informação pois estou também a pensar em instalar um sistema . relativamente a esta marca sei apenas que é de origem turca.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por alexjp4 »

polar555 Escreveu:
bralx Escreveu:vou adquirir um sistema termosifão e estou a pensar fazer a encomenda ainda esta semana.
preciso saber opiniões de alguém que já tenha adquirido o sistema da sanitech ou de alguém que o conheça bem.
preciso da vossa ajuda.

sou também um curioso que anda à procura de informação pois estou também a pensar em instalar um sistema . relativamente a esta marca sei apenas que é de origem turca.
boas

parece que já entraram mais marcas para o protocologo do estado agora são 35 marcas, tens muito por onde escolher o problema é que quantas mais, maior é a "confusão" conseguir escolher a melhor relação/preço sem ir atras do nome das marcas.
acho que o melhor é dares uma volta e leres as opiniões de quem já instalou pode ser que fiques um pouco mais ilucidado, e poderes fazer a melhor escolha, porque concenso da melhor marca/preço não vais conseguir.
mas o melhor de tudo é que instales um sistema de aqs.
boa escolha e boa sorte!


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

fiz hoje a encomenda de um sanitech, razões:

1ª estava disponvel na zona
2º preço
3º pedi esclarecimentos por email responderam na hora.


um abraço


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

boas,

foram rápidos no envio das respostas por email e foram rápidos a virem ver.

fiz a adesão na segunda-feira e hoje quinta telefonaram-me e vieram ver como instalar tudo.
a instalação ficou para o dia 19/10, achei tudo muito rápido e simples (até ao momento).

eu não comprei modulo solar, vou usar a resistência como suporte e os sr´s que cá estiveram disseram que a factura da luz ia subir, falaram-me em colocar um relógio, mas como já tinha lido aqui disses-lhe que não (depois compro um temporizador de tomada).

o que eles me disseram é que no tempo mais frio e para ficar mais barata a factura da electricidade, que podiamos colocar um cilindro electrico dentro da garagem e trabalhar em série com o sistema solar. por agora vai ser montado sem mais nada só com a resistencia e eu depois compro um temporizador, depois logo vejo.

um abraço

depois coloco fotos da montagem.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por manuelcar »

para ficar mais barata a factura da electricidade, que podiamos colocar um cilindro electrico dentro da garagem e trabalhar
????
Porreiro, pá!


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

a ideia do gajo, que não faço ideia se é boa ou não foi:

caso a minha resistencia electrica do termossifão consumir muita energia electrica, ou seja nos dias frio tenho de usar mais a resistencia, o gajo disse que podia-se colocar em vez da resistência um cilindro electrico dentro da garagem a trabalhar em série com o aquecimento solar, assim o cilindro nao estava as condições externas.

isto foi a ideia dele.

o que eu vou fazer é depois de montado coloco um temporizador na tomada da resistencia electrica e depois vou testando para ver os resultados.


cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por cblfreitas »

eu partilho inteiramente das dúvidas do manuelcar. compreendo que um cilindro na garagem terá menos perdas do que no telhado, mas a acumulação todo o ano no cilindro da garagem vai acabar por ter perdas anuais maiores. isto para além de que o painel terá que ter capacidade suficiente para aquecer a água do termossifão e a água do cilindro, caso contrário acaba por ter que manter a resistência do cilindro ligada quase todo o ano.
eu não sei, mas isso parece-me uma ideia peregrina mal pensada. se fosse em paralelo, ainda podia aceitar. mas em série francamente não me parece nada boa ideia. mesmo que tecnicamente funcionasse (em paralelo, por exemplo) o retorno desse investimento adicional só poderia ser muito mau, tendo em conta que tem que ser calculado com base na diferença de kws que deixariam de se perder no inverno ao optar pela resistência do cilindro em vez da do termossifão.

enfim, parece-me é que o que queriam mesmo, era vender mais qualquer coisita.....

espero que no fim goste do resultado e que nos dê conta do seu (bom) funcionamento. francamente não conheço o equipamento sanitech. estive quase para ser instalador deles, mas acabei por não me dar bem com os papeis que tinha para assinar.


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

por acaso não sabem onde posso comprar um medidor de consumo electrico barato, no aki são 25€. eu de prencipio nem a resistencia vou ligar, no dia que me fizer falta ligo-a com o temporizador 1h na bi-horaria e depois se não chegar vou aumentando. queria um medidor só para ir vendo os consumos.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por manuelcar »

boa ideia.
diz-me uma coisa, tens maneira de saber a temperatura no topo do tanque?
pergunto isso porque precisamos aqui de alguém que se dê ao trabalho de efectuar medições de tempos, consumos e temperaturas para partilhar com todos os membros do fórum. mas era fundamental saber a temperatura a que está a água do tanque pelo menos no saída do tanque.
no meu caso uso sondas pt1000 ligadas ao controlador, mas para saber a temperatura da água à saída da misturadora da máquina de lavar roupa uso uma destas:
são baratas e pode soldar-se uma extensão de fio.
Porreiro, pá!


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por jackslater »

eu estava a falar de um medidor electrico ou seja saber quanto é que a resistencia gasta. expliquei-me mal


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa energia solar - Sanitech

Mensagem por manuelcar »

não. explicaste-te bem.
eu é que estava a pensar em aproveitar os teus serviços para outra coisa.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”