Informação de extras no apoio do governo

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
JnManso
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jul 07, 2009 10:01 pm

Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por JnManso »

boa noite,

gostaria de saber se nos documentos que preenchemos no banco para acesso ao programa do governo, é possível escolher extras ou é uma solução fechada com preço fixo.

os extras são pagos ao instalador ou podem ser pedidos ao fabricante?

se for possível pedir extras logo no contracto alguém pode digitalizar esse documento para ter uma noção do que é ou não extra e o valor que se paga. por exemplo se a segunda serpentina do acumulador é de origem ou extra, a resistência é extra ou não...

obrigado

com os meus melhores cumprimentos

joão manso


Interrogação
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por Interrogação »

o formulário no banco tem apenas como extra o módulo solar, e o tipo de cobertura (telhado, placa, etc...)

com o instalador poderás acertar outros extras - estruturas costumizadas, quadros eléctricos - que poderão vir do fornecedor ou do instalador.


Autor do tópico
JnManso
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jul 07, 2009 10:01 pm

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por JnManso »

em relação a estruturas costumizadas tenho uma dúvida. o meu telhado é virado para este/oeste, pedira-me cerca de 350€ (iva incluído) para fazer uma base para conseguirmos virar o painel para sul.

gostaria de saber se é um preço exagerado.

mais uma vez obrigado


jfkpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por jfkpt »

jnmanso Escreveu:em relação a estruturas costumizadas tenho uma dúvida. o meu telhado é virado para este/oeste, pedira-me cerca de 350€ (iva incluído) para fazer uma base para conseguirmos virar o painel para sul.

gostaria de saber se é um preço exagerado.

mais uma vez obrigado

se é exagerado ou não, não lhe sei dizer.
a wikora cobra 48€ mais por uma estrutura que levanta os colectores 10º.

Avatar do Utilizador

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por D'eu »

se é exagerado ou não, cada um sabe de si. o que eu sei é que 350€ por uma estrutura é muita fruta ... já agora em que material é?
no meu caso também tive de fazer uma adaptação da estrutura. o instalador fez as partes necessárias para a adaptação da estrutura da vulcano ao meu telhado tendo utilizado tantas peças quanto possíveis fornecidas pela kit da marca. a adaptação ficou perto dos 100€.
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


Autor do tópico
JnManso
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jul 07, 2009 10:01 pm

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por JnManso »

não especificaram o material, mas parto do principio que seja tubo zincado. d'eu o teu telhado também esta virado para este/oeste ?

obrigado

Avatar do Utilizador

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por D'eu »

o meu telhado tem 4 águas ... . mas a água a sul é muito pequena para albergar os dois paineis portanto eles tiveram de ir para uma das outras de forma a terem mais espaço. a minha estrutura complementar foi realizada em tubo de zinco (coberta por uma tinta para prevenir a corrosão) e a que se pode aproveitar vinda do kit da vulcano é em aluminio.
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por alexjp4 »

jnmanso Escreveu:em relação a estruturas costumizadas tenho uma dúvida. o meu telhado é virado para este/oeste, pedira-me cerca de 350€ (iva incluído) para fazer uma base para conseguirmos virar o painel para sul.

gostaria de saber se é um preço exagerado.

mais uma vez obrigado
boas

só agora é que li o teu poste, não sei se ainda vou a tempo de dar a minha opinião, mas o que vem no contrato da pmelink é:no ponto 9.3 "sem prejuizo no numero seguinte, encontra-se incluido no preço do equipamento a prestação dos serviços de transporte e entrega do equipamento até ao local de instalação, a respectiva montagem e a instalação bem como a garantia e a manutenção do mesmonos termos previstos da clausula 7 supra".
no ponto 9.4 é referente a se for necessaro mais de 10 metros de tubo de cobre que será pago fora do contrato.
no meu caso tiveram que fazer uma estrutura que está "torcida" em relação ao telhado (não ficou muito bonito mas tem um rendimento maior), para que os paineis ficassem virados a sul porque o meu telhado tambem não está virado a sul e não tive que pagar mais, penso que o melhor é ligares para a pmelink e expores a tua situação, porque parece que anda por aí uns quantos a quererem ganhar mais qualquer coisa do que devem.
sempre poupas mais de 400€ que é quase o valor do painel mais barato.

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por fyntas »

350€
fale mas é com o fornecedor e apresente queixa do instalador

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por Master »

nos papéis do banco bes, perguntam se o telhado é inclinado ou recto, mas o preço é o mesmo.
para telhados rectos têm sempre que levar a estrutura, por isso acho que a estrutura está incluída no preço, eu pelo menos vou pedir que me coloquem a estrutura, mesmo tendo o telhado inclinado, pois tenho o mesmo problema na orientação ideal.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por A_mais »

boas!

em relação ao "extra" de ligar à maquina da louça, já vi por aqui os valores 60/75€ da peça, da mão de obra, alguem têm ideia? estou muito indeciso em colocar este extra pois optei (€€€) por 200l, já somos 3, no futuro não sei se será suficiente e vantajoso este extra.

também em relação à adaptação da instalação, tenho 4 aguas, as mais propicias são sw e se. a 1º já têm até a canalização preparada debaixo das telhas.será considerado extra a "rotação" do apinel em 45º????


[img]file:///users/pedrosaraiva/desktop/picture%209.png[/img]

provavelmente não foi feito o upload da imagem...
cinza= janelas
azul_ ponto agua
vermelho= caldeira
ponto de carga 24h para quem precisar


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por alexjp4 »

electro_naif Escreveu:boas!

em relação ao "extra" de ligar à maquina da louça, já vi por aqui os valores 60/75€ da peça, da mão de obra, alguem têm ideia? estou muito indeciso em colocar este extra pois optei (€€€) por 200l, já somos 3, no futuro não sei se será suficiente e vantajoso este extra.

também em relação à adaptação da instalação, tenho 4 aguas, as mais propicias são sw e se. a 1º já têm até a canalização preparada debaixo das telhas.será considerado extra a "rotação" do apinel em 45º????


[img]file:///users/pedrosaraiva/desktop/picture%209.png[/img]

provavelmente não foi feito o upload da imagem...
cinza= janelas
azul_ ponto agua
vermelho= caldeira
boas

na minha opinião eles têm que instalar os paineis onde eles têm melhor rendimento, independentemente de terem que fazer a estrutura a 10º ou a 45º, no contato está contemplado a montagem o que se procepõe que deverá ser instalado com o melhor rendimento possivel, agora se a distancia entre o painel e a ligação da agua tiver mais de 10m é considerado um extra e o instalador pode cobrar pelos metros a mais, mas tem que te dar o orçamento antes da execução dos trabalhos, se o instalador vier com a conversa que tens que pagar a mais pela estrutura fala para a pmelink e expôe o caso ou em alternativa muda de marca, que já há 45 marcas.
quanto há ligação para a maquina como deves calcular, cada caso é um caso e depende onde estiver a máquina de lavar e o ponto mais proximo da agua quente.
no caso de teres a maquina na cozinha ao lado do lava loiças, se calhar só necessitas de acrescentar um t á saída de agua quente que vai para a misturadora e uma torneira para ligares a mangueira da maquina e possivelmente fazeres um buraco para passar a mangueira,
se a maquina estiver longe vais ter que fazer uma canalização de agua quente até a maquina.
não sei qual foi o ts200 que compraste nem quantas vezes lavas por semana, mas de verão quase de certeza que qualquer um dá, de inverno é que pode ser mais dificil tudo depende do tempo e do consumo de agua quente.
agora tens é que ver em quanto é que te fica a alteração para o teu caso especifico e ver se vale a pena.
espero ter ajudado.

Avatar do Utilizador

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por A_mais »

obrigado alexjp4!

no caso da maquina, encontra-se precisamente ao lado do lava-louça e com facil acesso às ligações, tinha ideia que precisava de uma peça qualquer tipo controlador para fazer essa adaptação, neste caso, presumo então que sejam meia duzia de euros.

em relação à instalação, li algures no contrato tipo da pmelink que consideram viavel todas as orientações entre sw/se, ou seja se o telhado é assim eles só têm de "pousar" a estrutura, mesmo que não seja orientada para sul, mas nada melhor que ligar para lá, o que vou fazer amanhã, pois já pssou mais de uma semana desde a confirmação da encomenda no banco e não tenho feedback nem aos mails...
ponto de carga 24h para quem precisar


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por alexjp4 »

electro_naif Escreveu:obrigado alexjp4!

no caso da maquina, encontra-se precisamente ao lado do lava-louça e com facil acesso às ligações, tinha ideia que precisava de uma peça qualquer tipo controlador para fazer essa adaptação, neste caso, presumo então que sejam meia duzia de euros.

em relação à instalação, li algures no contrato tipo da pmelink que consideram viavel todas as orientações entre sw/se, ou seja se o telhado é assim eles só têm de "pousar" a estrutura, mesmo que não seja orientada para sul, mas nada melhor que ligar para lá, o que vou fazer amanhã, pois já pssou mais de uma semana desde a confirmação da encomenda no banco e não tenho feedback nem aos mails...
boas!

penso que não, agora se calhar é conveniente falares com o representante da maquina e veres se é possivel meteres já a agua quente na maquina, porque ela vai por volta dos 45ºc e depois veres que quando fizeres as passagens da roupa por agua limpa vai sempre agua quente, e no modo normal da maquina iria agua fria.
o que vai fazer com que no inverno se calhar os paineis sejam um pouco curto.
mas tudo depende de como possas gerir o funcionamento da maquina com o tempo.
qualquer orientação é viavel menos a norte agora o rendimento é que é diferente, e pode ficar mais feio, teres um painel perpendicular ao telhado em vez de paralelo ao telhado, sendo essa a orientação vais ter que escolher entre o menos feio e o mais eficiente.
aperta com eles, apesar de esse tempo ainda não ser muito grave.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por manuelcar »

consideram viavel todas as orientações entre sw/se
assim de cabeça creio que os técnicos considiram aceitáveis desvios de 20º.
é conveniente falares com o representante da maquina e veres se é possivel meteres já a agua quente na maquina, porque ela vai por volta dos 45ºc e depois veres que quando fizeres as passagens da roupa por agua limpa vai sempre agua quente, e no modo normal da maquina iria agua fria.
ambas as afirmações são verdade. existe um mecanismo que controla ambos os problemas mas desconheço o seu custo. no meu caso optei por uma instalação manual o que requer uma misturadora, um termómetro digital e alguns minutos de atenção no início do programa.
atenção que a misturadora requer uma válvula de retenção.
Porreiro, pá!


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por jmsf »

jnmanso Escreveu:em relação a estruturas costumizadas tenho uma dúvida. o meu telhado é virado para este/oeste, pedira-me cerca de 350€ (iva incluído) para fazer uma base para conseguirmos virar o painel para sul.

gostaria de saber se é um preço exagerado.

mais uma vez obrigado
boas

na minha opinião não e caro e carissimo

eu o que costumo fazer é, explicar ao cliente as perdas que tem se colocar o painel em uma orientação que nao seja sul e superior a 20º, visto desvios de 20º dar +/- uma perda de 5% logo nao ser significativo.
e tentar explicar que se o painel ficar virado a sul tira o máximo rnidmento do mesmo


logo terei que cobra um extra para adaptar a estrutura ao telhado. eu para adaptações trabalho com calha zincada e acessórios da hilti e nunca levei esse preço
o máximo que cobrei a um cliente foi 150€,e olhem que este material nao fica barato.

por isso informe-se , porque temos maneiras de adptar as coisas, se o pedido vem com estrutura de telhado inclinado e temos que o colocar perpendicular ao telhado , então pedimos estrutura de telhado plana e a adaptação é menor logo mais barata

tenho dito


soltec
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


acrdsc
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta out 09, 2009 1:40 pm

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por acrdsc »

acabei de sentir que estamos a ser vitimas de propaganda enganosa pelo nosso próprio governo!

li e reli atentamente o site www.paineissolares.gov.pt que descreve largamente caracteristicas técnicas, beneficios, apresenta extensas faqs mas em nenhum lado é visivel um alerta para as limitações dos metros de tubo ou para a adaptação extra dos suportes.

penso que chave na mão é o que é referido logo na página de acesso ao site do programa do governo:
"...garante outras condições especiais: possibilidade de financiamento com condições preferenciais, instalação incluída, garantia de manutenção e benefícios fiscais de 30% do custo de investimento. "

na página seguinte, relativa às vantages, lá vem o reforço:
"vantagens na aquisição:
?serviço "chave-na-mão": financiamento, equipamento e instalação;
?manutenção e garantia do equipamento assegurada durante 6 anos;
?comparticipação imediata do estado no valor fixo de € 1.641,70;
?benefícios fiscais de 30% do custo do investimento em sede de irs com máximo de €796;
?cerca de 20% de poupança na factura do gás;
?facilidade no processo de encomenda;
?100% de financiamento em crédito individual/pessoal com condições especiais:
•euribor a 3 meses + 1,5%;
•só pagará juros após instalação do equipamento;
?possibilidade de pronto pagamento."

pedia o apoio dos colegas, pois se eu estou a ver bem toda a informação publicitada, e se nos estão a pedir mais dinheiro para fazer instalações em casas tipicas, que nada diferem do standard português, estão a levar-nos à certa...algo está errado, ou nos instaladores, ou nas marcas que apresentaram propostas, ou no governo...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por alexjp4 »

acrdsc Escreveu:acabei de sentir que estamos a ser vitimas de propaganda enganosa pelo nosso próprio governo!

li e reli atentamente o site http://www.paineissolares.gov.pt que descreve largamente caracteristicas técnicas, beneficios, apresenta extensas faqs mas em nenhum lado é visivel um alerta para as limitações dos metros de tubo ou para a adaptação extra dos suportes.

penso que chave na mão é o que é referido logo na página de acesso ao site do programa do governo:
"...garante outras condições especiais: possibilidade de financiamento com condições preferenciais, instalação incluída, garantia de manutenção e benefícios fiscais de 30% do custo de investimento. "

na página seguinte, relativa às vantages, lá vem o reforço:
"vantagens na aquisição:
?serviço "chave-na-mão": financiamento, equipamento e instalação;
?manutenção e garantia do equipamento assegurada durante 6 anos;
?comparticipação imediata do estado no valor fixo de € 1.641,70;
?benefícios fiscais de 30% do custo do investimento em sede de irs com máximo de €796;
?cerca de 20% de poupança na factura do gás;
?facilidade no processo de encomenda;
?100% de financiamento em crédito individual/pessoal com condições especiais:
•euribor a 3 meses + 1,5%;
•só pagará juros após instalação do equipamento;
?possibilidade de pronto pagamento."

pedia o apoio dos colegas, pois se eu estou a ver bem toda a informação publicitada, e se nos estão a pedir mais dinheiro para fazer instalações em casas tipicas, que nada diferem do standard português, estão a levar-nos à certa...algo está errado, ou nos instaladores, ou nas marcas que apresentaram propostas, ou no governo...

boas!

em relação ao tubo vem no contrato da pmelink que o "comprimento maximo de tubagem incluido no preço pago pelo cliente é de 10 metros. nos casos em que seja necessário mais tubagem, será apresentado um orçamento adicional, aplicando-se o disposto em 10.3", agora não sei se nas informações do site tambem lá vem.
quanto á montagem o contrato não é muito especifico porque quando falam "dificuldades de orientação" dizem que "a sgpice, ou a empresa instaladora, poderá apresentar ao cliente uma proposta/orçamento para a execução dos trabalhos de construção civil que se afigurem necessários á correcta instalação do equipamento."
ora no meu entender quando é necessário fazer uma estrutura para apoio dos paineis que não seja paralelo ao telhado não se deverá pagar mais por isso, no meu caso tiveram que fazer a estrutura que deve ter uns 30º de diferença em relação ao telhado e não paguei mais por isso, e os paineis são os mais baratos.
porque no contrato tambem vem no nº2 alinea i garantia: conjunto de serviços gratuitos que visam garantir a adequada prestação da montagem e instalação e o regular funcionamento dos equipamentos...." e tambem no nº 11 alinea 11.2 "a sgpice obriga-se a fornecer ao cliente todos os materiais necessários para o correcto funcionamento, operação, instalação e manutenção dos equipamentos....."
ora no meu enterder se os equipamentos não estiverem montados na orientação ideal (excepto se o cliente assim o enterder por uma questão estética), não estão a ter a adequada prestação nem o correcto funcionamento por isso os paineis deverão ser instalados sem se ter que pagar mais por ter que se fazer uma estrutura para que estes tenham a melhor orientação e rendimento.
mas não há nada melhor do que telefonar ou enviar um e-mail para a pmelink a expôr o caso, pelo que me tenho apercebido antes do protocologo instalavam os paineis por menos dinheiro e aí não havia problema com a orientação, penso que alguns andam a tentar meter a mão no bolso.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por Master »

em relação ao suporte:
estou a concorrer a 2 paineis.
um para mim falk e outro para o meu pai da openplus.
o meu será montado na próxima segunda feira e os instaladores disseram que não levavam nada pelo suporte.
o do meu pai vai ser montado num prazo de 15 dias se ele aceitar o orçamento, mas o suporte terá custos.
portanto, temos 2 paineis e duas situações diferentes, um paga o outro não....
Dos Fracos Não Reza a História...


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por jmsf »

h
boas

em relaçao as estruras extra , penso que ninguem esta a meter a mao ao bolso de ninguem
existe é varias variantes do mesmo contarto da sgpice, senao vejamos
nos contartos que os instaladores fazem com as marcas tudo isso foi esclarecido, bem oiu mal nao sei, mas foi
tubagens ate 10 mts
estruturas de elevação
calhas tecnicas se necessária ate 10 mts

no meu caso que instalo 3 marcas, exclui-se da instalaçao standar para qualquer uma das marcas o seguinte

estruturas para extra para orientaçao correcta e mlhorra o rendimento
mais de 10 mts de tubagem
pequenos trabalhos de construçao civil

neste ultimo caso por. ex. ja tive um cliente que me mostrou o contrato da sgspice o qual diz que pequenos trabalhos de construção civil estao incluidos.

pergunto eu agora, o que se considera pequenos trabalhos de construçao civil?

sera que abrir roços na parede, ter que os tapar, em alguns casos arranjar cerâmico igual e aplicar, desde que seja dentro dos 10mts, é considerado pequeno trabalho construçao civil?


no meu ver ha aqui falta de conecimento de causa por parte da sgspice que colocou no contarto coisas que na pratica nao se aplica.
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”