Programa Energia Solar - Solargus

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

pedro rosa
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta nov 19, 2009 10:41 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por pedro rosa »

uma chamada de atenção ao forista volt! o sr devia chamar um técnico da empresa solargos para ver a vergonha que o instalador dos paineis solares realizou... caro forista tem o filtro montado em sentido contrario, pois estar lá colocado ou não estar o efeito é o mesmo.pior ainda o vaso de expansão é para ser colocado no tubo de entrada de água fria do cilindro, agora colocarem-no no retorno do primario? se me contasem não acreditava quem será o técnico?


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por manuelcar »

vamos lá então ouvir uma explicação mais detalhada dos problemas referidos?
Porreiro, pá!


pedro rosa
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta nov 19, 2009 10:41 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por pedro rosa »

boas então aqui vai
Anexos
o que acham? perfeito ou nem por isso?
o que acham? perfeito ou nem por isso?
percelada.jpg (69.07 KiB) Visto 7007 vezes


pedro rosa
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta nov 19, 2009 10:41 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por pedro rosa »

2ª imagem
Anexos
em acabamento
em acabamento
cand l.jpg (63.95 KiB) Visto 6982 vezes


pedro rosa
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta nov 19, 2009 10:41 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por pedro rosa »

3ª imagem
Anexos
3ª imagem
3ª imagem
gramaços.jpg (62.1 KiB) Visto 6980 vezes


pedro rosa
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta nov 19, 2009 10:41 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por pedro rosa »

4ª imagem
Anexos
4ª
Povoa das Quartas (2).jpg (43.19 KiB) Visto 6979 vezes


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por manuelcar »

o que eu queria era uma descrição mais pormenorizada sobre os problemas detectados na instalação do volt.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por Volt »

eu também... .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por Volt »

vivas.

contactei a solargus e, pelo que me disseram, a instalação não tem os problemas que aqui foram relatados. o vaso de expansão que, o pedro rosa, refere que é para ser colocado no tubo de entrada de água fria do cilindro, está dentro do cilindro e não é visível.

seja como for, agradeço os comentários, visto que me permitiram fazer, ao técnico, mais do que perguntas providas de ignorância.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por jmsf »

boas

caro amigo volt

só agora vi a sua instalação e se ele ainda se encontra assim tem problemas

1. o vaso de expansão no primário? estranho mas se a marca diz que sim quem sou eu para o contradizer
ligação ao vaso em tubo multicamada no primário? esse tubo não vai durar muito pois a temperatura máxima que ele aguenta são cerca de 94/96º dependente da marca
logo o primário pode atingir temparaturas acima entre 100 e 200º vai aguentar?

2. filtro invertido? è a mesma coisa se nao estive-se lá

3. tibagem de agua fria sem isolamento? não é problematico de inverno pode é ficar sem agua quente e olhe que não é o 1º

4. vaso na horizontal? outro que é a mesma coisa se não estive-se lá nada

saudações ecologicas
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por Volt »

viva jmsf.

por um lado, está-me a deixar preocupado com tantas observações negativas. por outro, como a instalação sobreviveu a este inverno, fico mais descansado.

mas obrigado na mesma. quando vierem fazer a manutenção vou falar-lhes destes assuntos.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por lrds »

volt Escreveu:vivas.

contactei a solargus e, pelo que me disseram, a instalação não tem os problemas que aqui foram relatados. o vaso de expansão que, o pedro rosa, refere que é para ser colocado no tubo de entrada de água fria do cilindro, está dentro do cilindro e não é visível.

seja como for, agradeço os comentários, visto que me permitiram fazer, ao técnico, mais do que perguntas providas de ignorância.
boas

eu acho que o vaso de expansão dentro do cilindro é apenas para o circuito primário. portanto não tem nenhuma influência com a água.
Inté


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por jmsf »

lrds Escreveu:
volt Escreveu:vivas.

contactei a solargus e, pelo que me disseram, a instalação não tem os problemas que aqui foram relatados. o vaso de expansão que, o pedro rosa, refere que é para ser colocado no tubo de entrada de água fria do cilindro, está dentro do cilindro e não é visível.

seja como for, agradeço os comentários, visto que me permitiram fazer, ao técnico, mais do que perguntas providas de ignorância.
boas

eu acho que o vaso de expansão dentro do cilindro é apenas para o circuito primário. portanto não tem nenhuma influência com a água.
boas caro amigo lrds
lá está se o vaso do circuito primário está dentro do depósito (como os das outras marcas) então para quê um segundo vaso no primário?
e o vaso das águas sanitárias?

isto é que eu não compreendo como a solargus diz que é assim

caro amigo volt mande as fotos para o apoio tecnico da solargus

saudações ecológicas
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


Castelman
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado jul 31, 2010 2:20 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por Castelman »

boas

caro amigo volt

só agora vi a sua instalação e se ele ainda se encontra assim tem problemas

1. o vaso de expansão no primário? estranho mas se a marca diz que sim quem sou eu para o contradizer
ligação ao vaso em tubo multicamada no primário? esse tubo não vai durar muito pois a temperatura máxima que ele aguenta são cerca de 94/96º dependente da marca
logo o primário pode atingir temparaturas acima entre 100 e 200º vai aguentar?

2. filtro invertido? è a mesma coisa se nao estive-se lá

3. tibagem de agua fria sem isolamento? não é problematico de inverno pode é ficar sem agua quente e olhe que não é o 1º

4. vaso na horizontal? outro que é a mesma coisa se não estive-se lá nada

saudações ecologicas
[end quote]
caros foristas
desde jà devo de dizer que sou um grande seguidor destes foruns e que tenho aprendido muito com todos aqui
1 - como ja detenho alguns conhecimentos teóricos devo de dizer que em relação á instalação do senhor volt, a instalação do vaso de expansão no primário está correcta, pois só assim vai poder receber a dilatação do fluido do primário ao chegar á temperatura de estagnação e evitar que arrebente o circuito ou faça disparar a valvula de segurança.
no circuito secundário ou como se refere normalmente, de aqs, o vaso de expansão é necessário para receber a expansao da água quente do deposito, pois a água fria ao aquecer expande e precisa de espaço para dilatar, especialmente se tem instalada uma (muito util e recomendada) valvula anti-retorno (antes do vaso de expansao e do deposito).
2- quanto ao filtro invertido, pode ser que funcione mas... como se diz... poder podia, mas não era mesma coisa
3 - a tubagem de água fria no exterior convém isolar devido as temperaturas negativas do exterior, não sendo obrigatório seja muito util.
4 - vaso de expansão em que posição for funciona sempre mas para expulsar o ar aquando do enchimento é melhor com a entrada virada para cima.

espero que tenha ajudado a esclarecer alguma coisa
mas se tiver errado que alguém me esclareça em quêhttp://novaenergia.net/forum/posting.php?mode=reply&f=47&t=10492&sid=6c5194fd52821f6ffad44bb1433be8b3#


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por lrds »

o meu sistema ts 200l não tem vaso de expansão no secundário. o instalador referiu na altura que o próprio acumulador criava uma bolsa de ar no seu interior que funcionava como um vaso de expansão. uma coisa é certa quando estive de férias a água de certeza que ultrapassou os 100º. porque a sonda no centro do acumulador acusou 99,5º, na parte de cima teria água ainda mais quente, de certeza. certo certo é que não houve fugas nem as valvulas de segurança actuaram, porque se actuassem pelo menos a do liquido primário deixava marcas no depósito. mas na minha opinião todos os sistemas deveriam ter o referido vaso, para absorver o aumento de pressão.
Inté


gondarem
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sexta nov 12, 2010 10:15 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por gondarem »

lrds Escreveu:o meu sistema ts 200l não tem vaso de expansão no secundário. o instalador referiu na altura que o próprio acumulador criava uma bolsa de ar no seu interior que funcionava como um vaso de expansão. uma coisa é certa quando estive de férias a água de certeza que ultrapassou os 100º. porque a sonda no centro do acumulador acusou 99,5º, na parte de cima teria água ainda mais quente, de certeza. certo certo é que não houve fugas nem as valvulas de segurança actuaram, porque se actuassem pelo menos a do liquido primário deixava marcas no depósito. mas na minha opinião todos os sistemas deveriam ter o referido vaso, para absorver o aumento de pressão.
este tema solargus chamou-me a atenção principalmente pela coragem da aquisição.
li algumas opiniões para me inteirar e poder comparar com o martírio desde o ano 1992 da aquisição. mas isso talvez seja focado se alguem se achar com curiosidade para os pbls encontrados que originaram a substituição por 4 (quatro) vezes do acumulador de 200l.
o comentário do castelman tem muito valor e é mesmo correcto que dentro do acumulador existe 1 vaso de expansão - fiável ou não, só o fabricante o saberá, ou deveria saber já que o 1º e os 3 seguintes que me substituiram foram-se por aí!!! até que o pbl foi por mim resolvido após 10 anos de pbls a chatices eliminando-o (ao acumulador).
não mencionando a contaminação por oxido de cobre...

pelos vistos e após 18 anos, este fabricante continua a não evoluir no seu fabrico. é o que o "patrãozinho" diz: "eu vendo muitos para o algarve e marrocos e ninguém se queixa..." só o sr.....
afinal não era só eu... e desde 1992.


titito
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta fev 25, 2011 9:57 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por titito »

gondarem Escreveu:
lrds Escreveu:o meu sistema ts 200l não tem vaso de expansão no secundário. o instalador referiu na altura que o próprio acumulador criava uma bolsa de ar no seu interior que funcionava como um vaso de expansão. uma coisa é certa quando estive de férias a água de certeza que ultrapassou os 100º. porque a sonda no centro do acumulador acusou 99,5º, na parte de cima teria água ainda mais quente, de certeza. certo certo é que não houve fugas nem as valvulas de segurança actuaram, porque se actuassem pelo menos a do liquido primário deixava marcas no depósito. mas na minha opinião todos os sistemas deveriam ter o referido vaso, para absorver o aumento de pressão.
este tema solargus chamou-me a atenção principalmente pela coragem da aquisição.
li algumas opiniões para me inteirar e poder comparar com o martírio desde o ano 1992 da aquisição. mas isso talvez seja focado se alguem se achar com curiosidade para os pbls encontrados que originaram a substituição por 4 (quatro) vezes do acumulador de 200l.
o comentário do castelman tem muito valor e é mesmo correcto que dentro do acumulador existe 1 vaso de expansão - fiável ou não, só o fabricante o saberá, ou deveria saber já que o 1º e os 3 seguintes que me substituiram foram-se por aí!!! até que o pbl foi por mim resolvido após 10 anos de pbls a chatices eliminando-o (ao acumulador).
não mencionando a contaminação por oxido de cobre...

pelos vistos e após 18 anos, este fabricante continua a não evoluir no seu fabrico. é o que o "patrãozinho" diz: "eu vendo muitos para o algarve e marrocos e ninguém se queixa..." só o sr.....
afinal não era só eu... e desde 1992.
boas!

alguma vez mandou analizar quimicamente a água de consumo??? a maioria das pessoas fazem analise bacteriologica e não quimica, que é o mais importante para a resistencia dos materiais.
possuo um sistema solar da solargus desde 1983/84 e até hoje o que tenho gasto com o equipamento é apenas substituição de algumas válvulas e o anticongelante. nada tenho contra a marca, pelo contrário, aconselho sempre a amigos e familia. sei que tambem são dos poucos sistemas com acumuladores em cobre estanhado, a maioria utilizam o esmalte...como eram as banheiras do tempo dos nossos avós....é mais barato.

realmente é muito estranho o seu depósito ter fissurado e logo 4 vezes.


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por lrds »

titito Escreveu:
gondarem Escreveu:
lrds Escreveu:o meu sistema ts 200l não tem vaso de expansão no secundário. o instalador referiu na altura que o próprio acumulador criava uma bolsa de ar no seu interior que funcionava como um vaso de expansão. uma coisa é certa quando estive de férias a água de certeza que ultrapassou os 100º. porque a sonda no centro do acumulador acusou 99,5º, na parte de cima teria água ainda mais quente, de certeza. certo certo é que não houve fugas nem as valvulas de segurança actuaram, porque se actuassem pelo menos a do liquido primário deixava marcas no depósito. mas na minha opinião todos os sistemas deveriam ter o referido vaso, para absorver o aumento de pressão.
este tema solargus chamou-me a atenção principalmente pela coragem da aquisição.
li algumas opiniões para me inteirar e poder comparar com o martírio desde o ano 1992 da aquisição. mas isso talvez seja focado se alguem se achar com curiosidade para os pbls encontrados que originaram a substituição por 4 (quatro) vezes do acumulador de 200l.
o comentário do castelman tem muito valor e é mesmo correcto que dentro do acumulador existe 1 vaso de expansão - fiável ou não, só o fabricante o saberá, ou deveria saber já que o 1º e os 3 seguintes que me substituiram foram-se por aí!!! até que o pbl foi por mim resolvido após 10 anos de pbls a chatices eliminando-o (ao acumulador).
não mencionando a contaminação por oxido de cobre...

pelos vistos e após 18 anos, este fabricante continua a não evoluir no seu fabrico. é o que o "patrãozinho" diz: "eu vendo muitos para o algarve e marrocos e ninguém se queixa..." só o sr.....
afinal não era só eu... e desde 1992.
boas!

alguma vez mandou analizar quimicamente a água de consumo??? a maioria das pessoas fazem analise bacteriologica e não quimica, que é o mais importante para a resistencia dos materiais.
possuo um sistema solar da solargus desde 1983/84 e até hoje o que tenho gasto com o equipamento é apenas substituição de algumas válvulas e o anticongelante. nada tenho contra a marca, pelo contrário, aconselho sempre a amigos e familia. sei que tambem são dos poucos sistemas com acumuladores em cobre estanhado, a maioria utilizam o esmalte...como eram as banheiras do tempo dos nossos avós....é mais barato.

realmente é muito estranho o seu depósito ter fissurado e logo 4 vezes.
boas

depende da pressão da água da rede, se tiver bastante pressão praí 3 oun 4 bars é demais, quando aqueceraumenta para o dobro ou mais...
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”