Programa Energia Solar - Solargus

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por D'eu »

ficamos a aguardar por novidades da instalação e por fotografias

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por Patalhetas »

boas,
e novidades ?
o sistema já funciona ?
bom rendimento ?

até jáaaa
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por mix »

boas, depois da aventura com a norquente, que podem ver no respectivo tópico, optei mudar para a solargus e já tenho o sistema montado.
demorou cerca de 3semanas desde que refiz o pedido e demoraram 2 dias a instalar.

antes da instalação:
foto1.JPG
foto1.JPG (57.02 KiB) Visto 12130 vezes
o material:
foto2.JPG
foto2.JPG (97.72 KiB) Visto 12130 vezes
no primeiro dia instalaram os suportes:
foto3.JPG
foto3.JPG (44.9 KiB) Visto 12130 vezes
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por mix »

e no segundo:
foto4.JPG
foto4.JPG (55.82 KiB) Visto 12125 vezes
foto5.JPG
foto5.JPG (73.47 KiB) Visto 12125 vezes
foto6.JPG
foto6.JPG (69.09 KiB) Visto 12125 vezes
mesmo com a chuva o trabalho ficou concluido, mas o instalador ficou de passar por cá amanhã pois com a chuva não dava para ver se existiam fugas. (espero que amanhã não chova como hj)
para já (ainda não testei o sistema pois foi montado hoje e com o sol que está também não será amanhã) estou satisfeito com o serviço, nenhum problema a apontar, recomendo!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por nj05 »

a instalação ficou com muito bom aspecto.

as tubagens de água quente e fria sobem por dentro da chaminé? suponho que seja apenas de exaustão dado que não está suja de fumo. a tubagem de água quente dentro da chaminé tem isolamento?

parabéns pelo sistema.

nj05

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por mix »

sim a tubagem sobe pela chaminé da caldeira a gás e do fogão, que é a mesma
sim as tubagens dentro da chaminé também levaram isolamento!!!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


raposo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por raposo »

boas,


o instalador parece-me a ser um bom profissional. boa montagem.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por manuelcar »

a tubagem de água quente foi colocada dentro da chaminé que serve de escoamento dos gases do esquentador. não deu para colocar isolamento
isto é mesmo verdade? tens uma parte da canalização não isolada?
se assim for está em evidente contradição com a qualidade da instalação e do instalador que afirmas e ainda prevejo que a tua satisfação dure apenas alguns meses (3 ou 4, se tanto) após o que vais engrossar as fileiras dos que maldizem o solar térmico. a única vantagem é que o esquentador vai ter mais um bocadinho de rendimento porque a admissão de água (fria) vai aproveitar o calor dos gases de escape.
Porreiro, pá!


raposo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por raposo »

sparttacus Escreveu:tanto o instalador, como o representante da solargus foram 5 estrelas.
as dúvidas que tive foram esclarecidas.

recomendo a instalação deste sistema.
-------------------------------------------------------------
boas,
a marca ja e conhecida , o instalador e que não , a marca tem muitos instaladores, e uma questão de acertar,tenho um familiar para decidir quando for, espero que acerte.

bom sol.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por manuelcar »

o circuito de água quente que se encontra sem isolamento deve ser de cerca 5 metros. se nessa metragem, que se encontra dentro de uma chaminé, fora da intempérie, tiver percas tão significativas, que não seja possível usufruir dos 200 litros aquecidos pelo painel (possivelmente a cerca de 60º), então terei de dar a mão à palmatória.
mas de qualquer maneira, não me parece, que nesta distância, tendo em conta as circunstâncias, que a perca seja tão significativa que venha a fazer parte d' " as fileiras dos que maldizem o solar térmico".
há-de haver uma altura do ano em que qualquer diferença, mesmo 1º, faz a diferença. e a diferença está em ter que ligar ou não o apoio, ou entre o uma pessoa tomar duche e o seguinte já não conseguir.

na minha opinião devias começar já a fazer uma exposição ao fabricante ou distribuidor. se o instalador acha desnecessário isolar 5 metros de tubo eu diria que não vale a pena perder mais tempo em conversas com ele. mas o que posso garantir é que esses 5 metritos que te parecem irrelevantes vão atrasar em muito tempo o prazo de amortização do equipamento e incrementar substancialmente o consumo de combustíveis fósseis. duas coisas que se pretendem justamente evitar com este programa solar térmico.
e se achas que o facto de o programa ser subsidiado te dá uma margem de manobra ou permite menos rigor na instalação, recordo que os nossos filhos vão andar muitos anos a pagar os nossos colectores.
Porreiro, pá!


raposo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por raposo »

manuelcar Escreveu:
o circuito de água quente que se encontra sem isolamento deve ser de cerca 5 metros. se nessa metragem, que se encontra dentro de uma chaminé, fora da intempérie, tiver percas tão significativas, que não seja possível usufruir dos 200 litros aquecidos pelo painel (possivelmente a cerca de 60º), então terei de dar a mão à palmatória.
mas de qualquer maneira, não me parece, que nesta distância, tendo em conta as circunstâncias, que a perca seja tão significativa que venha a fazer parte d' " as fileiras dos que maldizem o solar térmico".
há-de haver uma altura do ano em que qualquer diferença, mesmo 1º, faz a diferença. e a diferença está em ter que ligar ou não o apoio, ou entre o uma pessoa tomar duche e o seguinte já não conseguir.

na minha opinião devias começar já a fazer uma exposição ao fabricante ou distribuidor. se o instalador acha desnecessário isolar 5 metros de tubo eu diria que não vale a pena perder mais tempo em conversas com ele. mas o que posso garantir é que esses 5 metritos que te parecem irrelevantes vão atrasar em muito tempo o prazo de amortização do equipamento e incrementar substancialmente o consumo de combustíveis fósseis. duas coisas que se pretendem justamente evitar com este programa solar térmico.
e se achas que o facto de o programa ser subsidiado te dá uma margem de manobra ou permite menos rigor na instalação, recordo que os nossos filhos vão andar muitos anos a pagar os nossos colectores.

--------------------------------------------------------

5 metros e assim muito grave?
e que num contrato que ja li, ( termossifão) não diz que o circuito de aguas tenha de ser isolado ate ao seu destino, nem sequer fala no tipo de tubo.

aqui sim:
venda e montagem do sistema indicado, incluindo 10+10 metros de tubagem isolada de ligação à rede.

aonde esta esse contrato?

nao entendo nada............


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por manuelcar »

esses 10+10 quer dizer que ambos os tubos são isolados e que, para além dos 10 metros o cliente paga. repara que o facto de o tubo estar isolado da intempérie não quer dizer nada. em rigor um tubo de transporte de água quente deveria estar isolado desde o tanque até à torneira.
se achas que consegues convencer o instalador, aperta com ele. senão deixa essa tarefa para o distribuidor. invocas o contrato e as normas de instalação e pedes a reposição da conformidade, ou seja o isolamento integral, ainda que tenhas que pagar mais uns metros de manga isolante.
vê a coisa desta forma, ainda que tenhas estado atento à instalação, o teu instalador abusou ao ignorar as normas e simplificar a instalação poupando tempo e material, não isolando uma parte invisível dos tubos. deve ser fácil obrigá-lo a reparar o erro, mas ao demonstrar semelhante atitude nada indica que ele não faça o mesmo a outros e mais ainda aos que não puderem estar presentes e acompanhar a instalação. no meu ponto de vista mais vale denunciá-lo logo, o que fará com que venha a ser controlado mais de perto e ele próprio passará a ser mais cauteloso sabendo que houve já uma reclamação.
Porreiro, pá!


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por manuelcar »

boa sorte!
não podemos chegar a compromissos nestas situações. o isolamento podia ser colocado antes de passar o tubo, ou então procurar um caminho alternativo.
no meu ponto de vista, como eles ficaram em falta, estás em excelente posição para negociar. nem mais um cêntimo pela reposição da conformidade com as normas ou então o assunto terá foro de notícia de jornal!
Porreiro, pá!


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por manuelcar »

de nada. muito satisfeito por este fórum ter contribuído
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por Filho da Natureza »

manuelcar as paredes e chaminés não são bons isoladores em si ?


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por manuelcar »

podem ser ou não, provavelmente não. mas não queremos partilhar a nossa preciosa energia com o espaço e os materiais da chaminé. no verão pouco importa, mas como vão descobrir no fim do outono, no inverno cada caloria conta. não se trata apenas de proteger da geada e da intempérie, o que conta é que a energia acumulada nos tanques chegue onde é necessária com o mínimo de desperdício. para além disto trata-se ainda de ter aquilo que pagamos.
Porreiro, pá!


AdeptoSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça mai 26, 2009 9:44 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por AdeptoSolar »

sparttacus Escreveu:caro manuelcar,

sabe se os sistemas solares, quando não equipados com o módulo solar, têm alguma misturadora termostática para temperar a água?
caro sparttacus:

os sistema tipo termossifão não incluem válvula mistutadora termostática (não me pergunte porquê...).

algumas marcas presentes na mst2009 incluem a referida válvula apenas nos sistemas de circulação forçada.
espero ter ajudado.
cumprimentos,

as


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por manuelcar »

se não têm deveriam ter.
Porreiro, pá!


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por alexjp4 »

adeptosolar Escreveu:
sparttacus Escreveu:caro manuelcar,

sabe se os sistemas solares, quando não equipados com o módulo solar, têm alguma misturadora termostática para temperar a água?
caro sparttacus:

os sistema tipo termossifão não incluem válvula mistutadora termostática (não me pergunte porquê...).

algumas marcas presentes na mst2009 incluem a referida válvula apenas nos sistemas de circulação forçada.
espero ter ajudado.
cumprimentos,

as
boas

instalaram-me ontem o sistema ts200l da norquente e este tem misturadora termostatica. (pelo menos o instalador disse que sim, que antigamente é que não tinham e o que acontecia por vezes especialmente no verão era que em vez de sair agua saia vapor e que então passaram a instalar as torneiras termostaticas para evitar queimaduras especialmente nas crianças.


AdeptoSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça mai 26, 2009 9:44 pm

Re: Programa Energia Solar - Solargus

Mensagem por AdeptoSolar »

manuelcar Escreveu:se não têm deveriam ter.
caro manuelcar:

concordo plenamente consigo. para mim é um componente fundamental numa instalação.

cumprimentos,

as

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”