Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Tugamor »

caros foristas após longos meses consultando as vossas opiniões acerca do programa energia solar térmico 2009, ajuda essa que foi preciosa na minha tomada de decisão, cabe-me agora a mim relatar a minha experiência relativamente ao sistema que escolhi:
-ts 300 litros 302kf solahart
dei inicio ao processo na passada quinta-feira numa dependência bancária, como optei pelo pronto pagamento, o valor do sistema foi-me logo debitado na conta na totalidade cerca de 1748,30 dado que não pedi com o módulo solar, quero apenas o apoio da resistência eléctrica, deste valor 1748,30, convém salientar que para o ano regressam a casa cerca de 524,49 quando houver o reembolso do irs.
como o meu gasto com gáz rondava os 500,00 eur anuais em média penso amortizar o investimento em 2 anos e meio a 3 anos.
a montagem irá ser efectuada com apoio de uma estrutura dado que a orientação do telhado é este/oeste, não irá ficar lá muito agradável á vista, mas esse aspecto é facilmente ultrapassável se pensarmos nas vantagens que o sistema tem em variadissimos aspectos.
quando tiver mais novidades irei relatá-las aqui.

vamos tornar o mundo melhor...
Vamos Tornar o Mundo Melhor...


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Magma »

bem vindo ao clube.

também fiz a mesma opção, solahart ts300l, no entanto pedi com módulo solar, uma vez que apoio que utilizo (esquentador vulcano hdg) é relativamente económico.

que a instalação decorra brevemente e seja bem sucedida.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Tugamor »

após contacto do instalador, parece-me que se as condições climatéricas o permitirem, a montagem do equipamento irá verificar-se na próxima 2ºfeira.
neste momento a solahart está a trabalhar bem, pois 3 dias uteis para encomendar e instalar acho que não está nada mau.

vamos tornar o mundo melhor...
Vamos Tornar o Mundo Melhor...


antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am
Localização: Sintra

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por antonio-leal-43 »

tugamor Escreveu:caros foristas após longos meses consultando as vossas opiniões acerca do programa energia solar térmico 2009, ajuda essa que foi preciosa na minha tomada de decisão, cabe-me agora a mim relatar a minha experiência relativamente ao sistema que escolhi:
-ts 300 litros 302kf solahart
dei inicio ao processo na passada quinta-feira numa dependência bancária, como optei pelo pronto pagamento, o valor do sistema foi-me logo debitado na conta na totalidade cerca de 1748,30 dado que não pedi com o módulo solar, quero apenas o apoio da resistência eléctrica, deste valor 1748,30, convém salientar que para o ano regressam a casa cerca de 524,49 quando houver o reembolso do irs.
como o meu gasto com gáz rondava os 500,00 eur anuais em média penso amortizar o investimento em 2 anos e meio a 3 anos.
a montagem irá ser efectuada com apoio de uma estrutura dado que a orientação do telhado é este/oeste, não irá ficar lá muito agradável á vista, mas esse aspecto é facilmente ultrapassável se pensarmos nas vantagens que o sistema tem em variadissimos aspectos.
quando tiver mais novidades irei relatá-las aqui.

vamos tornar o mundo melhor...
viva,

sou leigo na matéria, mas atenção que o sistema solar em princípio não vai dispensar o gás nos períodos mais frios, ou seja, o tempo de amortização deverá ser maior do que 3 anos.
no entanto também acho esse sistema dessa marca muito interessante. apenas para sua informação, em abril, pedi um orçamento desse equipamento sem módulo solar, com estrutura de orientação, sem manutençao de 6 anos, e, sem apoio do governo ascendeu aos 3000 euros, logo, essa parece-me uma opção muito boa!

cumprimentos,
antonio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Tugamor »

viva,

sou leigo na matéria, mas atenção que o sistema solar em princípio não vai dispensar o gás nos períodos mais frios, ou seja, o tempo de amortização deverá ser maior do que 3 anos.
no entanto também acho esse sistema dessa marca muito interessante. apenas para sua informação, em abril, pedi um orçamento desse equipamento sem módulo solar, com estrutura de orientação, sem manutençao de 6 anos, e, sem apoio do governo ascendeu aos 3000 euros, logo, essa parece-me uma opção muito boa!

cumprimentos,
antonio[/quote]

caro antónio,
nos periodos mais frios vou utilizar a resistência eléctrica que já vem com o equipamento,procurando ligá-la de preferência no horário vazio da tarifa bi-horária, a que corresponde mais ou menos a 2,4kw hora ou seja, 2,4x0,0663 eur = +-0,16 eur hora, na tarifa cheia 2,4x0,1223 eur =+-0,30 eur hora. um dos meus objectivos era livrar-me de vez do gás cá em casa.

vamos tornar o mundo melhor...
Vamos Tornar o Mundo Melhor...


antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am
Localização: Sintra

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por antonio-leal-43 »

bem,

devo corrigir: neste caso o sistema solar não dispensa a resistencia eléctrica nos períodos mais frios e com menos sol, portanto é necessário ter em conta o consumo extra da resistência para saber com mais precisão quanto vai ser o ganho.
supondo que a resistencia vai passar muito tempo ligada (princialmente se houver muito consumo de água quente), então o ganho já não são cerca de 500 euros por ano, mas poderá ser significativamente menos, e aí o período de amortização do equipamento vai com certeza extender-se, mas isso acontece com qualquer equipamento.
ainda assim penso que fez uma boa opção, parabéns!

cumprimentos,
antonio


tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por tlicas »

isto sim, é um serviço expresso.
eu gostava do ts200 da solahart, mas não tem 2m(microgeração em aberto).
vou esperar mais um pouco.
parabéns e boa sorte.
vai postando e dando feedback. a malta agradece.
cumprimentos
tlicas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Tugamor »

antonio-leal-43 Escreveu:bem,

devo corrigir: neste caso o sistema solar não dispensa a resistencia eléctrica nos períodos mais frios e com menos sol, portanto é necessário ter em conta o consumo extra da resistência para saber com mais precisão quanto vai ser o ganho.
supondo que a resistencia vai passar muito tempo ligada (princialmente se houver muito consumo de água quente), então o ganho já não são cerca de 500 euros por ano, mas poderá ser significativamente menos, e aí o período de amortização do equipamento vai com certeza extender-se, mas isso acontece com qualquer equipamento.
ainda assim penso que fez uma boa opção, parabéns!

cumprimentos,
antonio

primeiro devo agradecer-lhe a correção que fez aos meus cálculos, mas vou tentar explicar como cheguei até eles, aceitando de qualquer forma estar errado.
-ao ler muita coisa e falando com pessoas que são possuidoras, não do 302kf mas sim do 302j, verifiquei que a actuação da resistência verifica-se normalmente nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, encontrando-se desligada nos outros 8 meses, não quer isto dizer que seja sempre assim, estamos a falar em médias se assim lhe pudermos chamar. mas sendo assim penso que com o modelo 3202 kf só se pode obter melhores resultados!
-não tendo conhecimentos para fazer um cálculo que já vi algures neste forum, onde dizia que uma resistência de 2000w demorava cerca de 1,5 horas para elevar a temperatura da água de um depósito de 300l dos 20º aos 60º, uma resistência de 2400w levará um pouco menos de tempo.
-de salientar ainda que as banhocas cá em casa são normalmente 4 ao fim do dia, 3 chuveiradas e 1 imersão,em média por volta das 7 da tarde, logo grandes probabilidades de haver água quente para todos dado que é captada energia solar durante todo o dia, a água provavelmente estará a temperaturas que ainda vai ser necessário misturar água fria na misturadora termoestática (se a água estiver a 60º no depósito e só passar para na misturadora a 40º a capacidade cresce 1/3, em média cada pessoa gasta cerca de 60lt de água quente diariamente banhos, mãos etc) restando ainda água com temperatura suficiente para a higiene pessoal de cada um pela manhã.
-estou assim esperançado que com uma hora de ligação da resistência pela manhã e outra hora á tarde, o problema na teoria fique ultrapassado, devo ainda dizer que a resistência vai ficar ligada a um programador que só a vai ligar quando necessário e vai ficar á mão de semear para a desligar totalmente em dias de sol, mesmo no inverno. evidentemente que só vou poder verificar tudo isto no próximo inverno.
-poderei ainda ligar no horário económico a resitência duas horas e fica ainda mais barato, pois acho que a água se for aquecida pelas 7 da manhã, ao fim da tarde ainda estará boa para o banho.
-levando em linha de conta que estou na zona de lisboa, tenho 2 crianças em casa que no inverno é água quentinha para tudo e mais alguma coisa, exagerando na contabilidade penso que no máximo devo gastar 40 ou 50 eur em electricidade nos 4 meses em questão.
-foi então assim que apontei aquele tempo de amortização.

agradecia correções a todas estas ideias,

cumprimentos,

vamos tornar o mundo melhor...
Vamos Tornar o Mundo Melhor...


AdeptoSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça mai 26, 2009 9:44 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por AdeptoSolar »

caro tlicas:

se faz questão mesmo de adquirir o sistema ts200 da solahart penso que a situação dos 2m2 da microgeração será facilmente ultrapassada. o colector tem de facto 1,98 m2...bom senso e conhecimento são importantes na altura da inspecção da certiel. conheço casos em que o facto do colector ter 1,98 m2 deram origem a não conformidades na instalação...mas justificando a sua opção penso que não levantarão problemas.
é apenas a minha opinião com conhecimento de causa...não se trata de publicidade ao produto.

cumprimentos,

as


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por manuelcar »

a mim não me parece razoável fazer as contas do aquecimento eléctrico da maneira que referes, 300 litros a 60º. se o aquecimento vem do apoio não necessita de uma temperatura tão elevada uma vez que os banhos se tomam a 40º.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: sábado jun 14, 2008 12:34 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por saloio »

boas

tambem estou a ponderar e se não houver problemas esta semana começo o processo.

apenas estou ainda indeciso entre o ts 300 da solarhart e o modelo forçado do mesmo fabricante.

agora tenho uma questão que ainda não percebi do que é o módulo solar.

pois pelo que sei permite existir um apoio de um equipamento existente em casa (ex. esquentador), no meu caso como tenho uma caldeira a diesel será que também é compatível essa associação.

cump's

*****saloio*****
*****Saloio*****

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Tugamor »

saloio Escreveu:boas

tambem estou a ponderar e se não houver problemas esta semana começo o processo.

apenas estou ainda indeciso entre o ts 300 da solarhart e o modelo forçado do mesmo fabricante.

agora tenho uma questão que ainda não percebi do que é o módulo solar.

pois pelo que sei permite existir um apoio de um equipamento existente em casa (ex. esquentador), no meu caso como tenho uma caldeira a diesel será que também é compatível essa associação.

cump's

*****saloio*****
amigo saloio,

se estivesse no seu lugar optava pelo sistema ts em vez do circulação forçada pois, o cf demora muito mais tempo a amortizar e as vantagens em relação ao ts não são significativas, a única vantagem que vejo no cf é a questão estética e a possibilidade de saber qual a temperatura da água dentro do cilindro, que no ts não sendo impossivel é mais complicado, penso eu.
o módulo solar é relmente "uma peça" que permite ligar o sistema solar ao esquentador, ficando este a servir de apoio quando a temperatura da água não for a desejada, mas não sei se tambem dá para as caldeiras (corrijam-me se estiver errado).

cumprimentos,

vamos tornar o mundo melhor...
Vamos Tornar o Mundo Melhor...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Tugamor »

manuelcar Escreveu:a mim não me parece razoável fazer as contas do aquecimento eléctrico da maneira que referes, 300 litros a 60º. se o aquecimento vem do apoio não necessita de uma temperatura tão elevada uma vez que os banhos se tomam a 40º.
apenas fiz assim porque penso que as resistências estão reguladas para os 60º (acho eu)

vamos tornar o mundo melhor...
Vamos Tornar o Mundo Melhor...


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Magma »

boas

em teoria o módulo solar serve para fazer arrancar o sistema de apoio sempre que a água do sistema solar não está suficientemente quente. no entanto poderá haver algumas condicionantes de como será instalado: se a chama tem modulação, se tem termoacumulador, etc, mas disso eu não percebo quase nada.
haverá outros membros do fórum. muito mais habilitados a esclarecer estas dúvidas
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Avatar do Utilizador

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por D'eu »

esqueceste-te das vantagem do isolamento que também é melhor e na possibilidade de ligar uma segunda fonte de aquecimento aos depósitos da circulação forçada através da segunda serpentina. esta opção é interessante para quem esteja interessado em instalar por exemplo uma bomba de calor .... .... ....
nem em todos os telhados é possível a instalação de modelos termossifão (falo por experiência propria)
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: sábado jun 14, 2008 12:34 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por saloio »

boas

se percebi bem @d'eu, se um dia pensar em substituir a caldeira a diesel por uma bomba de calor convém por o sistema forçado?

no meu caso penso que não terei problemas de falta de espaço no telhado e permite tanto termocifão como forçado.

não me sabes dizer se o módulo solar é para já compatível com as caldeiras a diesel.

cump's

*****saloio*****
*****Saloio*****

Avatar do Utilizador

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por D'eu »

se pensar nessa opção sim ... isto porque, no sistema termossifão não há serpentinas para fazer o aquecimento de água. optando por um sistema de circulação forçada o depósito (dependendo dos modelos) poderá vir com 2 serpentinas - uma (a maior) que será utilizada para ligar ao fluido que vai aos paineis ... e a outra, que poderá utilizar para ligar a uma bomba de calor, ou até mesmo à sua caldeira a gasoleo (m as esta situação é melhor confirmar com alguem mais habilitado, n ão tenho 100% certeza absoluta).
se não pensar utilizar uma segunda fonte de aquecimento no sistema de circulação forçado poderá também interligar as duas serpentinas do acumulador ficando com aproximadamente o dobro da superficie de permuta ... o que leva a que a água no acumulador aqueça mais rapidamente ...
para além disso há sempre a questão estética. há casos de sistema termossifão que já vi instalados em que esteticamente ficava muito bem, outros em que pelas condicionantes e pela propria arquitetura da casa ficava um autêntico escandalo! mas isso já é a opinião de cada um ... ...

penso que o módulo solar é compativel com caldeiras a gasoleo ... para já a unica condicionante de que me apercei para a utilização deste módulo é as caldeiras com acumulador interno. e a condicionante deve-se a quando se liga a caldeira esta iniciar automaticamente o aquecimento da água contida no depósito ... ora, para quem investe tanto dinheirinho para poupar, isto é um autentico desperdicio de gás ...
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Tugamor »

d'eu Escreveu:esqueceste-te das vantagem do isolamento que também é melhor e na possibilidade de ligar uma segunda fonte de aquecimento aos depósitos da circulação forçada através da segunda serpentina. esta opção é interessante para quem esteja interessado em instalar por exemplo uma bomba de calor .... .... ....
nem em todos os telhados é possível a instalação de modelos termossifão (falo por experiência propria)
"d"eu,
a questão do isolamento é melhor porque o cilindro não está na rua ou é mesmo diferente do ts?
realmente como nunca necessitei de pensar em ligar mais nada ao sistema desconhecia a possibilidade de ligar outro equipamento.
devo salientar que o cf necessita sempre do apoio da electricidade para funcionar ou estou errado? (embora as falhas de energia sejam poucas hoje em dia, era interessante verificar se este é um contra que podia ser ultrapassado com a instalação de um painel fotovoltaico, para fornecer a energia necessária á bomba circuladora)

cumprimentos,

vamos tornar o mundo melhor...
Vamos Tornar o Mundo Melhor...

Avatar do Utilizador

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por D'eu »

poder deve poder mas é uma solução um cadinho cara. pelas minahs contas, uma bomba circuladora de um painel de circulação forçada gasta em média 7 a 10€ por ano. no que toca às falhas de energia nunca tinha pensado nisso ... porque nos ultimos anos só tenho ficado sem energia no inverno e em dias de trovoada! nesses dias, penso que o sistema solar não me vai ser muito importante já que o tempo não dá para muito.
tendo em conta o consumo de elctricidade da bomba circuladora acho que não compensa a instalação de paineis fotovoltaicos ... o investimento levaria muito tempo a reverter. acho que o voltaico é uma opção interessante mas, neste momento, não compensa. o investimento demora muito tempo a ser reobtido, as baterias são caras e de duração limitada .. ... ... ...
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por nj05 »

tugamor Escreveu: "d"eu,
a questão do isolamento é melhor porque o cilindro não está na rua ou é mesmo diferente do ts?
realmente como nunca necessitei de pensar em ligar mais nada ao sistema desconhecia a possibilidade de ligar outro equipamento.
devo salientar que o cf necessita sempre do apoio da electricidade para funcionar ou estou errado? (embora as falhas de energia sejam poucas hoje em dia, era interessante verificar se este é um contra que podia ser ultrapassado com a instalação de um painel fotovoltaico, para fornecer a energia necessária á bomba circuladora)

cumprimentos,

vamos tornar o mundo melhor...
tal como diz o d'eu, acho que nesse caso instalar um painel fotovoltaico não se deve justificar. mas efectivamente julgo que seria preferível garantir alimentação eléctrica ao programador e à bomba circuladora dos sistemas cf em caso de falha da rede...

e que tal uma ups? julgo que o consumo da bomba e do sistema não é significativo pelo que uma ups de 1000 ou 2000 va deve ser suficiente para aguentar algumas horas. faz-se a festa por 150 a 200€ ou até menos...

nj05

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”