Programa Energia Solar - Vulcano

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder
Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Filho da Natureza »

mas para quem não tem caldeira ou esquentador,compensa pôr uma para fazer de apoio? ou a electricidade não fica mais barato ?


jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm
Localização: V.N.Gaia

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por jotamira »

filho da natureza Escreveu:mas para quem não tem caldeira ou esquentador,compensa pôr uma para fazer de apoio? ou a electricidade não fica mais barato ?
para quem não tem nem caldeira nem esquentador, o melhor é optar pelo apoio eléctrico com tarifa bi-horária.

jotamira
por uma pegada cada vez mais verde


j.eduardo
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça ago 07, 2007 5:35 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por j.eduardo »

pois e o seguinte eu tenho tarifa bi-horaria, e tenho esquentador inteligente com pilhas quando abro a agua ele acende,a duvida e o apoio com esquentador ou electrico qual o mais barato, se for a gas e nao tiver agua quente do termo sifao o esquentador aquece na hora, e se for electrico demora mais tempo e tenho de tar a espera, e se falhar a luz? a duvida e so qual a melhor hipotese o tecnico recomendou a resistencia 1700w, mas isso penso eu que seja melhor se for sempre tudo no mesmo horario se tomar todos dias banho as 8h ponho a resistencia a ligar as 7h. e se um dia precisar de tomar banho as 7h, nao tenho agua quente, e se com esquentador tenho. e ao fim de semana ou ferias que nao tomo a essa hora?
e estas as duvidas agradecia que alguem se possivel me esclareça.
obrigado
josé eduardo


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por system32 »

j.eduardo Escreveu:pois e o seguinte eu tenho tarifa bi-horaria, e tenho esquentador inteligente com pilhas quando abro a agua ele acende,a duvida e o apoio com esquentador ou electrico qual o mais barato, se for a gas e nao tiver agua quente do termo sifao o esquentador aquece na hora, e se for electrico demora mais tempo e tenho de tar a espera, e se falhar a luz? a duvida e so qual a melhor hipotese o tecnico recomendou a resistencia 1700w, mas isso penso eu que seja melhor se for sempre tudo no mesmo horario se tomar todos dias banho as 8h ponho a resistencia a ligar as 7h. e se um dia precisar de tomar banho as 7h, nao tenho agua quente, e se com esquentador tenho. e ao fim de semana ou ferias que nao tomo a essa hora?
e estas as duvidas agradecia que alguem se possivel me esclareça.
obrigado
josé eduardo

se tens um esquentador inteligente, compra o modulo solar, ou pelo menos pede para fazerem um manual (mais barato). a resustencia é muito bonita , mas se não tiveres cuidado com a rotina diaria dos banhos e com o ligar/desligar da resistencia, sai mais caro ou podes não ter agua quando quizeres ou até estares a aquecer de noite a agua quando durante o dia o sol faria esse trabalho de borla etc... ( cada caso é um caso...)
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


flecha
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quinta ago 06, 2009 10:54 am
Localização: Vagos

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por flecha »

-encomenda feita e paga a 11/8
-instalação pedida e inicialmente marcada para 24/8
-chegado o dia nada de paineis ou outro material cá em casa.
-liga-se ao instalador (conhecido) "à e tal, estava à espera do seu contacto a dizer que o material ja timha chegado, se não chegou, vou já ver isso...."
- como já sei que por vezes a malta gosta de inventar um bocado, decidi também eu telefonar a ver o que me diziam....munido do nº de encomenda lá tento eu o telefonema....tudo morto, ninguem atende do outro lado......mando mail....passadas umas horas lá recebo resposta (afinal pelo menos um não tinha morrido/ido de férias...). lá veio a resposta.....

"bom dia exmo sr. ##### #####.
tivemos uma dificuldade pontual na entrega do seu equipamento, a qual já foi ultrapassada.
a entrega do material ficou agendada para quinta-feira dia 27/8/2009 na sua habitação. já informámos a empresa instaladora.
com a certeza que a sua exposição contribuiu para a melhoria dos nossos serviços, e confiantes que no futuro vamos corresponder às suas expectativas, subscrevemo-nos com elevada consideração.
melhores cumprimentos / best regards
hugo silva
bosch termotecnologia sa
helpdesk solar
avenida infante d. henrique
lote 2e-3e
1800-220 lisboa
portugal
tel.: +351 218 500 020
fax: +351 218 500 164
[email protected]


à minutos liguei ao instalador e ao que parece, a dificuldade estava em arranjar o depósito, parece que não vem vulcano, mas sim bosh ou junkers.....vamos ver......vamos ver se a juntar aos fkb não vem, também, um depósito da treta e fico com uma treta de um sistema bem caro...


irei dando noticias....


j.eduardo
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça ago 07, 2007 5:35 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por j.eduardo »

já agora alguem sabe o material que vem, alguem tem uma checklist do material para termo sifao de 300lt com modulo solar ou resistencia.
ja agora como e em termos de pressao, a agua em casa tem pouca pressao e eu tenho uma bomba com balao electronico que eu aciono so quando preciso de pressao para banhos com o esquentador, e com o termo sifao como vai ser?. vou ter de ligar a bomba na mesma?
e nao posso colocar a ressistencia e modulo solar como apoio, usar a resistencia e ficar com o esquentador para as situaçoes fora da rotina, quando nao tiver agua quente.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

caro j.eduardo
uma das vantagens do sistema que vai instalar é o melhoramento do caudal caso dispense a utilização do esquentador, pois este é uma forte restrição à circulação.
Porreiro, pá!


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Vespita »

boas noite.

pois é flecha eu também sofri e ainda sofro do mesmo mal.
pagamento efectuado em 30/07/09 e instalação marcada para 25/08/09.
entro em contacto com o instalador e a resposta foi a mesma a empresa que fornece os depositos está de férias só para o meio do mês de setembro???
o que respondi eu? eu que fugi da norquente que estava a demorar 2 meses a instalar e agora estes caramelos a querer fazer o mesmo?
ligo para a linha vulcano passados algum tempo lá me atendem com a mesma historia pelo menos batia certo!!! bla bla so para setembro.

mail para a vulcano com conhecimento a pmlink e a outras entidades.

resposta passadas 3 horas.

bom dia exmo. yyyyyyyyyyyyyyyy.

tivemos uma dificuldade pontual na entrega do seu equipamento, a qual já foi ultrapassada.
a entrega do material ficou agendada para amanhã dia 26/8/2009, sendo que assim que o mesmo for recepcionado o instalador entrará em contacto consigo de forma a agendar a data efectiva de instalação.

com a certeza que a sua exposição contribuiu para a melhoria dos nossos serviços, e confiantes que no futuro vamos corresponder às suas expectativas, subscrevemo-nos com elevada consideração.


melhores cumprimentos / best regards

hugo silva

bosch termotecnologia sa
helpdesk solar
avenida infante d. henrique
lote 2e-3e
1800-220 lisboa
portugal

tel.: +351 218 500 020
fax: +351 218 500 164
[email protected]

ainda bem que a macop na minha zona tem em exposição um deposito junkers/vulcano, eles que venham lá com uma treta qualquer para instalar que vai tudo para trás, mas amanhã vou ver como param as modas. sou muito amigo do instalador mas como diz o zeca estacionario. santa paciência vai tudo para trás.

bem mas vamos esperar amanhã já se vê. só peço que venha tudo direitinho para amanhã já colocar aqui umas fotos.

cumprimentos

o vespita
ílhavo


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Vespita »

ah e a resposta da pmlink

boa tarde,

a bosch confirma que este equipamento será entregue amanhã nas instalações do instalador.
indicam também, que não existe qualquer problema técnico com os ts 200l, poderá ter sido um equívoco.

obrigada


cumprimentos,

eliana fernandes
técnica de operações empresas
pmelink.pt


um equivoco o tanas e bardabanas.
se não tinham depositos para entrega que se prevenissem, agora não é andar a trabalhar com os meus 1000€ durante 27 dias.

mas vamos esperar por amanhã, pode ser que seja tudo lindo e que estes depositos não tenham sido feitos à pressa e como tal venham com melhor qualidade, e milagres existem.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

mail para a vulcano com conhecimento a pmlink e a outras entidades.
tivemos uma dificuldade pontual na entrega do seu equipamento, a qual já foi ultrapassada.
coitadinhos dos carneirinhos que nunca reclamam
Porreiro, pá!


flecha
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quinta ago 06, 2009 10:54 am
Localização: Vagos

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por flecha »

por aqui, o equipamento foi entregue pelo meio dia e o instalador chegou pelas 15h .....para já está montada a estrutura em aluminio que vai suportar os paineis. amanha é dia de esburacar, meter o acumulador dentro de casa e as ligações....... o acumulador é vulcano. para já, tudo ok


flecha
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quinta ago 06, 2009 10:54 am
Localização: Vagos

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por flecha »

manuelcar Escreveu:
mail para a vulcano com conhecimento a pmlink e a outras entidades.
tivemos uma dificuldade pontual na entrega do seu equipamento, a qual já foi ultrapassada.
coitadinhos dos carneirinhos que nunca reclamam
a mim só me atrasavam a instalação mais esta vez....se hoje não chegasse o material, amanha ia pra trás (caso viesse amanha)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

vulcano, junkers é tudo a mesma coisa. depósito com as mesmas características, mesmo material só muda o autocolante. no meu, o kit até trazia dois autocolante um de um e um de outro se é de uma marca ou de outra para mim sempre tanto me fez (nem ainda compreendo porque existem estas 2 marcas no programa uma vez que no fundo são a mesma!).
boa sorte para as vossas instalações ficamos à espera das fotos!
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Vespita »

bons dias.

ora como prometido cá estou eu a colocar algumas fotos da montagem do meu painel solar ts de 200l da vulcano.

como atrás mencionei o pedido foi feito no dia 30/07/09 e a montagem esteve programada para 25/08/09, mas........... acabou por ser instalado no dia 27/08/09.

quando começaram a descarregar o material ainda todo embrulhado o deposito vinha como vou dizer camuflado, ou seja exestia um corte no local onde estava o simbolo da vulcano com um papel por cima que não deixava ver a marca e na lateral a parte superior do tocolante com as caracteristicas técnicas foi retirada com um xacto para não identificar a marca de origem. tudo leva a crer que a vulcano não tinha depositos e foi ao armazém ao lado buscar uns junkers foi so tirar o tocolante junkers e colocar o vulcano, mas isto sou só eu a especular e se alguém tiver outra ideia que o diga.

começaram a montagem por volta das 9h30 foram para almoço e acabaram por volta das 19h30.

ontem já não deu para aquecer água suficiente para banhos, mas deu para verificar que aquilo ainda começou a aquecer.

como sistema de apoio optei por comprar um esquentador da vulcano o sensor veltilado solar de 14, apesar de ter um esquentador anterior que já tinha uns anos e raramente funcionava uma vez que cá em casa quem fazia o trabalho das aqs era a minha velha bailarina com 14 anos, que em dia que eu veja que não há agua quente do painel solar ainda vai queimar lenha.

ora então cá vão as fotos: para ampliação basta clicar em cima

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

e aqui está a foto do tocolante que esteve na sala de operações. vê-se claramente que a parte superior foi cortada com um xacto.

Imagem

Imagem

Imagem

o esquenatdor com a valvula misturadora solar.

Imagem

aqui está a bailarina mais o esquentador.

Imagem

o painel está montado no concelho de lhavo mas propriamante na gafanha de aquém.

esta todo virado a sul o que espero que de inverno aqueça alguma coisa.

cumprimentos desde ilhavo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

escusavam era de ter cortado ... cá onde eu moro há uns quantos vulcanos (comprados pelo acordo) com a marca junkers! agora como estão as duas marcas no protocolo devem ter começado a pensar nas coisas.

e água quentinha? já há alguma?
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Vespita »

boas.

pois também concordo não havia necessidade de cortar para mais naquele ponto do corte a tinta foi cortada. se aparecer ferrugem nestes 2 anos regressa à base da vulcano que até nem é dificil pois é aqui perto.

água quente hoje ao meio dia já exprimentei e está a sair quente o esquentador trabalha um bocado devido à agua fria da tubagem mas assim que começa a chegar quente ele desliga.

até agora está tudo a 100%.


jfkpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por jfkpt »

vespita Escreveu:boas.

pois também concordo não havia necessidade de cortar para mais naquele ponto do corte a tinta foi cortada. se aparecer ferrugem nestes 2 anos regressa à base da vulcano que até nem é dificil pois é aqui perto.

água quente hoje ao meio dia já exprimentei e está a sair quente o esquentador trabalha um bocado devido à agua fria da tubagem mas assim que começa a chegar quente ele desliga.

até agora está tudo a 100%.
parabéns pelo sistema.
a estrutura está fixa ou apenas assente no telhado?


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Vespita »

boa noite.

jfkpt a estrutura está fixa na parte superior apanhou a vigota e na parte inferior está na parede.

a estrutura está acente em duas calhas proprias de chapa galvanizada. as telhas não aguentavam aquele monstrengo a telha é de 0.9cm.

penso que numa das fotos dá para ver a calha.


flecha
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quinta ago 06, 2009 10:54 am
Localização: Vagos

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por flecha »

instalação terminada ontem pelas 18h.
hoje pelo meio dia, depois de uma hora de praia e muita areia pelo meio, já a familia toda tomou banhinho (4 banhocas), com água aquecida pelo deus sol.


fonix
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta set 03, 2009 8:43 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por fonix »

a diferença entre o ts de 200l e 300l é o nº de pessoas ou tem outras? aqui somos 4 pessoas em casa e ñ sei o que comprar

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”