Programa Energia Solar - Vulcano

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

bem, pelo que me informei a opção de usar a água quente solar a passar pela caldeira com deposito de acumulação é algo complicado ... isto porque, mal se liga a caldeira ela inicia em primeiro lugar o aquecimento da água do seu acumulador interno. a água no acumulador vai estar sempre fria (caldeira desligada durante um tempo) pelo que não sei ate que ponto vale a pena essa opção.

a ligação da água fria a caleira está assim somente porque tenho aquecimento central que vai continuar a ser realizado pela caldeira (pelo menos ate ter dinheiro para instalar uma bomba de calor). é preciso água nesta função para carregar de onde a onde os tubos do aquecimento. não pretendo utilizar a caldeira para aqs, mesmo durante o inverno, em primeira instância. vou procurar aproveitar a energia eléctrica mais barata do período vazio para aquecer a água com a resistência. a caldeira fica só como sos caso algo avarie - e já que a instalação já está feita e está e o dinheiro gasto ... fica.

sim, as duas serpentinas ficaram interligadas de forma a aumentar o rendimento. como não ia utilizar nenhum dispositivo de apoio para já, o instalador sugeriu-me esta opção de forma a aumentar a área de transferência.

acho que a função do módulo solar é exactamente essa. contudo este tem mais utilidade para quem tem caldeira / esquentadores modulares que conseguem aproveitar a água meio aquecida pelo solar. nos restantes equipamentos todos injectores são ligados quando a água passa (quer fria quer meio quente) pelo que a poupança que seria de esperar no gás, na realidade, não existe.
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: terça nov 20, 2007 2:47 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Jotoli »

d'eu Escreveu:
sim, as duas serpentinas ficaram interligadas de forma a aumentar o rendimento. como não ia utilizar nenhum dispositivo de apoio para já, o instalador sugeriu-me esta opção de forma a aumentar a área de transferência.
boas, as duas serpentinas ficaram interligadas sem mais nenhuma alteração?

cumps e obrigado pela partilha.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

sim ... o circuito primário entra na entrada do circuito solar e sai pela saída do circuito de apoio. a saída do circuito solar é unida à entrada do circuito de apoio por um tubo em inox. mais tarde, quando quiser ligar outro equipamento ao circuito basta devolver as ligações ao tecnicamente correcto.

após 340h de funcionamento continuo a obter bons resultados com o sistema. água quente em abundância, mesmo nos dias em que está um bocado enublado. não raras vezes com o tempo nesta situação o sensor indica 60-64º de temperatura nos painéis. com o céu limpo estes valores elevam-se aos cento e muito graus ... ao inicio da tarde, por vezes, consigo ter os 300l de água já todos quentinhos a 70º!

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

eu tive a mesma configuração e achei que funcionava mesmo bem. depois tive que ligar um apoio na segunda serpentina.
Porreiro, pá!


Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: terça nov 20, 2007 2:47 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Jotoli »

d'eu Escreveu:sim ... o circuito primário entra na entrada do circuito solar e sai pela saída do circuito de apoio. a saída do circuito solar é unida à entrada do circuito de apoio por um tubo em inox. mais tarde, quando quiser ligar outro equipamento ao circuito basta devolver as ligações ao tecnicamente correcto.

d'eu
boas, eu posso e espero estar enganado, mas isso não é perigoso, o que impede a água de subir além da tmax permitida?
a sonda que controla a temperatura máxima do depósito está na parte inferior, a serpentina superior recebe sempre mais calor que a inferior, logo em dias de menor ou mesmo ausência de consumo (fim de semana fora, férias, etc..) a parte superior está sujeita a aproximar-se da temperatura dos paineis pois não tem nenhum controlo, o sistema só pára se se atingir a temperatura máxima pré-definida ou nos paineis ou na sonda inferior do depósito, ora se o sistema começa a entregar calor por cima, quando entrega á zona controlada já a temperatura do fluido baixou, aquecendo a parte superior sempre mais que a zona de controle.
gostava de saber mais opiniões sobre este meu raciocínio, e como já disse, espero que não seja bem assim.

cumps.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

no meu caso. a bomba desliga automaticamente aos 90º medidos no topo do tanque.
Porreiro, pá!


AdeptoSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça mai 26, 2009 9:44 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por AdeptoSolar »

manuelcar Escreveu:no meu caso. a bomba desliga automaticamente aos 90º medidos no topo do tanque.
caro manuelcar:

90ºc não será um valor muito elevado? já agora sabe qual a temperatura máxima admitida no depósito acumulador?
só pergunto por curiosidade, pois não conheço o produto.
cumprimentos,

as


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

80º. os 90 são a segurança extrema do controlador.
Porreiro, pá!


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Vespita »

bom dia a todos.

desde já quero feliitar os memros do forum pois têm sido uma ajuda enorme para a minha melhor coompreensão dos paineis solares.

no passado dia 30/07/09 lá fui eu ao banco encomendar e pagar o sistema de termosifão de 200l da vulcano. agora é esperar para ver como vai correr a montagem.

alguma dica ou atenção especial que eu deva ter aquando da montagem? estou a pensar em ligar em seri com o painel um esquentador vulcano proprio para os sistemas solares que neste caso vai ser o sensor ventilado de 17 l.

desde já o meu muito obrigado por toda a ajuda que me possam dar,

melhores cumprimentos,

o vespita
ilhavo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

ficamos à espera de novidades ... nomeadamente no que toca aos tempos de contacto, assitência antes da instalação e instalação ... e claro, as necessárias fotografias!

em princípio o sistema dev ia funcionar na perfeição com esse tipo de esquentares que supostamente estão pensamos para apoio a este tipo de instalações. esperamos que nos dê o seu feedback relativamente a essa situação!

espero que tudo corra bem.
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Vespita »

bom dia

o instalador já cá veio ontem dia 03/08/09 para ver qual o melhor sitio e por onde iria passar a tubagem.

foi rapido porque eu indiquei qual o instalador. no entanto a instalação propriamente dita só vai acontecer na semana de 24 a 28 de agosto tudo isto porque vão estar de férias. caso contrario para a proxima semana já estaria montado. eu nem me importei muito com isso pois na altura que o vão instalar vou estar por casa para acompanhar a montagem e tirar umas fotos para depois colocar

são um dos vários instaladores da vulcano para a região de aveiro e segundo sei com experiencia na instalaçõ de sistemas solares.
ainda me explicaram quais as enormes vantagens do sistema de circulação forçada da vulcano em relação ao de ts, mas a diferença de preço é que não dá mesmo tudo por falta de tempo (€)

cumprimentos desde ílhavo

o vespita

Avatar do Utilizador

joel.vulcano.junkers
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça ago 04, 2009 8:31 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por joel.vulcano.junkers »

d'eu Escreveu:
seg Escreveu:agradecia um pequeno esclarecimento s.f.f.


na vulcano, qual a altura necessária para o depósito ?

estou a pensar aderir ao programa, e o sotão seria o local ideal para os equipamentos, mas não sei se tem espaço (altura) suficiente.
o depósito da vulcano tem 1,84 m de altura. para além deste espaço, acho que convém ter sempre alguma folga (nem que seja pequena) para cima. pelo menos é o que é referido no manual de instalação.


bom dia, o deposito tem um acessorio chamado anudo de magnesio, que fica no topo do mesmo, nao se esqueça que este acessorio dependentemente da qualidade das aguas necessita ser substituido e para isso ser possivel tem que haver espaço, porque o anudo sai na vertical do topo do deposito.


nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por nj05 »

joel.vulcano.junkers Escreveu:
bom dia, o deposito tem um acessorio chamado anudo de magnesio, que fica no topo do mesmo, nao se esqueça que este acessorio dependentemente da qualidade das aguas necessita ser substituido e para isso ser possivel tem que haver espaço, porque o anudo sai na vertical do topo do deposito.
bom dia

já agora era bom confirmar qual a folga necessária para o ânodo poder ser retirado... caso contrário o pessoal fica na mesma.

nj05

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

[/quote]

bom dia

já agora era bom confirmar qual a folga necessária para o ânodo poder ser retirado... caso contrário o pessoal fica na mesma.

nj05
[/quote]

pelo que vejo a partir deste documento ( http://www.vulcano.pt/images/pdfs/norma ... _solar.pdf ) o espaço necessário é de 400mm.

até ao momento paineis solares a funcionar cinco estrelas sem qualquer problema. água quentinha, sempre disponível. ontem foi a vez de o cão experimentar um banhinho com agua quente solar também, tem direito! a única coisa que verdadeiramente me arrependo na minha instalação é não a ter instalado mais cedo! a minha casa vai agora com perto de 6 anos e o preço do sistema já estaria amortizado, teria poupado umas centenas de toneladas de co2 à atmosfera ... todos teriam saido a ganha
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


chevalier
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 14, 2009 12:58 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por chevalier »

boas, depois de alguma indecisão, lá escolhi vulcano.termosifão,de 300ltrs.
obrigado por todos os esclarecimentos.quando tiver novidades deixo-as aqui.
seja pela negativa, seja pela positiva.
obrigado


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Vespita »

pois é a instalação do meu termosifão de 200l ficou adiada.

não é que a vulcano não para entrega os paineis solares de 200l. fiz a encomenda em 30 de julho e ao que parece só para a 2ª semana de setembro é que o devem ir instalar, já parece os paineis de outra empresa nacional...tsssss esta vulcano já perdeu uns pontinhos. é que 1000€ meus mais os dos outros que já pagaram e não o têm sempre dá para fazer mais € é o que aprendemos em economia trabalhar com os € dos outros.


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por mamilcar »

vespita Escreveu:pois é a instalação do meu termosifão de 200l ficou adiada.

não é que a vulcano não para entrega os paineis solares de 200l. fiz a encomenda em 30 de julho e ao que parece só para a 2ª semana de setembro é que o devem ir instalar, já parece os paineis de outra empresa nacional...tsssss esta vulcano já perdeu uns pontinhos. é que 1000€ meus mais os dos outros que já pagaram e não o têm sempre dá para fazer mais € é o que aprendemos em economia trabalhar com os € dos outros.

pois é....
até a vulcano já não chega para as encomendas!...

vamos ver isto pelo lado positivo: o "povão" está a aderir em massa!......


j.eduardo
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça ago 07, 2007 5:35 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por j.eduardo »

pessoal preciso dum esclarecimentos, tou a pensar montar um termosifão de 300lt da vulcano,
ontem teve la um instalador. agora e assim qual o metodo de compensação que me aconselham, resistencia electrica ou esquentador, o tecnico aconselhou resistencia mas eu acho que tou mais inclinado para o esquentador, ja agora qualquer esquentador dá? e que eu ja tenho um


amcsilva
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quarta jul 22, 2009 11:15 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por amcsilva »

pelo q estou a ver os técnicos recomendam sempre a resistência. será pq lhes dá mto menos trabalho a instalação ?


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por system32 »

amcsilva Escreveu:pelo q estou a ver os técnicos recomendam sempre a resistência. será pq lhes dá mto menos trabalho a instalação ?

sem duvida..para o cliente , depende do que tem para aquecer a agua, se for um bom esquentador sem chama piloto e de preferencia com chama modulante: compra o modulo. senão: pede para te meterem umas dorneiras para fazeres um modulo "manual".
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”