Programa Energia Solar - Vulcano

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Filho da Natureza »

ontem foi o meu primeiro dia como instalador de painéis. o trabalho foi a montagem de um termossifão da vulcano. de facto ao perto o painel e deposito é maior do que parece e pesa muito hehe
mas o mais chato são as condições para levar ao telhado...neste caso foi com uma escada e uma corda a puxar pelo equipamento...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

sim, no meu caso eles também transportaram os paineis para o telhado com a ajuda de uma corda e de uma escada. posta fotos depois se puderes
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

ora, fez ontem uma semana que foi instalado o meu sistema solar. até ao momento ainda não tive de voltar a ligar a caldeira. o sistema já vai com perto de 60h de utilização e durante toda a semana tive água quente solar, mesmo nos dias em que esteve enublado e nevoeiro.
no dia em que esteve nevoeiro cá por estas terras o painel portou-se como nunca esperei atingindo às 15h perto de 70º. nesse dia sempre pensei que teria de ligar a resistência mas não foi necessário. no final do dia lá tinha eu o meu depósito de 300l com água a 60º prontinha a ser usada no dia seguinte.
devo louvar o isolamento do depósito. as perdas são insignificativas e o ponteiro do termómetro nem sai do sitio durante a noite. por acaso, não contava com esta situação ... sempre pensei que houvesse uma diminuição de 5º ou mais na temperatura da água numa noite completa. agora consigo perceber como é que o pessoal do termossifão consegue, mesmo o deposito estando no exterior, ter a água quente no dia seguinte a uma boa temperatura ainda bem que as coisas evoluem

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


AdeptoSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça mai 26, 2009 9:44 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por AdeptoSolar »

caro d´eu:

obrigado por postar a evolução do seu sistema.

espero que assim continue! devemos e temos o direito de ficar satisfeitos, independentemente da marca a ou b.

cumprimentos

as


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Magma »

boas

não fazia ideia que utilizavam métodos tão precários para colocar os painéis no telhado. não estou a imaginar colocarem um ts300l, no topo do telhado da minha casa puxando-o com uma corda.
deve ser muito arriscado e penoso.
em pleno século xxi não haverá outras formas mais fáceis e seguras?
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

se souberem como utilizar as cordas e o que têm de fazer para que o painel não bata nos obstáculos não vejo qual seja o problema ... o problema é quando o peso é avultado como no caso dos termossifão. dois paineis mais um depósito de 300l ainda é um peso considerável ... neste casos, se calhar, a melhor opção seria mesmo utilizar uma mini grua ... mas isso também um preço de aquisição que se calhar não está ao acesso de todos os instaladores

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por fyntas »

existir existe, é preciso é investir.
eu investi há 5 anos atrás
mas confesso que nem sempre é prático, depende da instalação, já tive que recorrer aos tipos das mudanças para colocar um ts de 300 litros num 5º andar, mas antes isso do que o levar pelas escadas, são opções.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

antes admitir que não se possui os meis para do que acontecer o que já aconteceu com pessoas deste forum em que os equipamentos chegaram danificados ao topo dos edificios. isso é que é muito mau ...
muito mau mesmo. não deve haver pior sentimento do que chegar ao telhado para ver como a instalação ficou realizada olhar para o equipamento e ver amolgadelas, risco ... ... acho que deve ser de dar um tiro em alguem (no bom sentido claro)
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Filho da Natureza »

magma Escreveu:boas

não fazia ideia que utilizavam métodos tão precários para colocar os painéis no telhado. não estou a imaginar colocarem um ts300l, no topo do telhado da minha casa puxando-o com uma corda.
deve ser muito arriscado e penoso.
em pleno século xxi não haverá outras formas mais fáceis e seguras?
sim,existe uma coisa chamada grua...mas pronto "estás em portugal,agora aguenta..."

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

bem... parece que hoje não vai dar mesmo para ficar com a água quentinha a ponto de amanhã podermos todos tomar banho ... um dia a chover todo o santo dia está visto que não dá para produzir h2o quente através do solar ... mas sempre deu para a água estar, neste momento, a 40º ... quem gostar de um banho morninho dá!

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


brazindass
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 30, 2009 5:03 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por brazindass »

imaginem só, hoje usam métodos tão rudimentares na colocação dos sistemas num telhado que, se quem construiu o castelo de guimarães não estivesse mais evoluído naturalmente que não teria conseguido construir o castelo. como alguém disse, estamos em portugal.


brazindass
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 30, 2009 5:03 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por brazindass »

vejam o quanto é difícil inventar um pequeno carrinho que rode por uma escada acima transportando com segurança um painel ou um deposito sem roçar o sistema. onde estão
os pequenos inventores?


jfkpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por jfkpt »

brazindass Escreveu:vejam o quanto é difícil inventar um pequeno carrinho que rode por uma escada acima transportando com segurança um painel ou um deposito sem roçar o sistema. onde estão
os pequenos inventores?
isso já existe, não existe é capital para os instaladores o adquirirem.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

lol
se querem que eu vos diga, na minha opinião nem é preciso carrinhos nem nada disso. dois homens e duas cordas bem atadas (no sitio correcto e com os nós correctos) resolvem perfeitamente o problema... isto porque o peso não é assim tão grande uma vez que os elementos separam-se. no meu caso só foi preciso transportar os paineis mas acho que no termossifão o deposito separa-se dos paineis certo?
se os escravos egípcios vissem este filme acho que se matavam a rir !!!! carregar um painel? é já a seguir ... acho que estamos a ficar mal habituados e esquecemo-nos dos velhos métodos ... aqueles que antigamente foram a base de tudo. ainda gostava de ver o pessoal dois dias sem electricidade ... os geradores e depois os paineis fotovoltaicos e afins esgotavam numa rapidinha ))))
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

ponto de situação após 18 dias

- o sistema tem-se portado muito bem, mesmo em dias enublados e de algum nevoeiro a temperatura dos painéis chega com alguma frequência perto de 65º;
- durante este período tive de ligar duas vezes a resistência, uma vez naquele conjunto de dias em que esteve chuva (nos primeiros dois dias ainda o sistema solar conseguiu aquecer o depósito mas ao terceiro não deu ...) e outra, na semana passada, em que esteve muito nublado. a água estava perto dos 40º mas, pelo sim e pelo não, liguei a resistência para aquecê-la mais um bocado. ontem, por exemplo, o dia esteve também bastante nublado por cá mas o sistema conseguiu aquecer a água até perto dos 43º; hoje de manhã tomamos todos banho à vontade.
- desci a misturadora termostatica para o nível 3,5. poderia ser ainda menos mas não há necessidade ... um deposito de 300l a 45º da perfeitamente para 4 banhos jeitosos e ainda sobra água ... normalmente ao final do dia tenho sempre 300l a 60º (às vezes um pouco mais) que ainda rende mais.
- neste momento o sistema trabalhou 140 horas desde que foi instalado o que dá aproximadamente 8 horas por dia;
- mesmo nos dias com chuva é interessante constatar que o sistema conseguiu de algum modo reunir calor. partindo de uma temperatura de 22º de manhã após os banhos, nesse mesmo dia, a meio da tarde a água já se encontrava perto dos 32º ... mesmo tendo tido que ligar a resistência poupa-se sempre alguma electricidade uma vez que a resistência só vai ter de aquecer a água dos 35º até à temperatura estabelecida no reóstato;
- o isolamento do cilindro é fantástico. o que me leva a pensar que talvez não tivesse sido pior opção optar por um acumulador de maior capacidade. passo a explicar, com um acumulador de maior dimensão se calhar nestes dias em que o tempo se encontra mais instável (vivo próximo do mar, o nevoeiro por cá é uma constante e nem sempre alivia) daria para ter (se calhar) água quente durante mais tempo sem ter de recorrer a qualquer apoio. trata-se apenas de um pensamento, não sei até que ponto isto será uma verdade; ...

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


2970713
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: terça abr 21, 2009 11:35 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por 2970713 »

eu também penso um bocadinho assim, razão pela qual estou inclinado para a openplus.


antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am
Localização: Sintra

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por antonio-leal-43 »

caro d'eu

uma vez que não instalou módulo solar, podia partilhar connosco como é que fez a ligação do depósito à rede de água quente tendo em conta a presença da caldeira?

no meu caso, encomendei o sistema com resistencia e sem módulo solar, mas, para não deitar o esquentador fora (que eventualmente poderá ser necessário numa situação de pico) estava a pensar em ter os dois sistemas em paralelo (solar e esquentador) e seleccionar um ou outro com uma simples torneira.
fará sentido esta solução?

obrigado,
antonio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

no meu caso a instalação também ficou em paralelo. foi colocado um t na água fria (para fazer a distribuição para a caldeira e depósito) e foram colocados passadores à saída do acumulador solar e da caldeira. quando o sistema está a funcionar via acumulador solar abro a torneira do solar e fecho a da caldeira ... quando pretendo obter o contrario faço exactamente o inverso. se calhar há outras formas de fazer esta distribuição, se calhar até há uma forma automática para o fazer - com elecrovalvulas ou assim - mas para mim este sistema está muito bem e serve até ao momento! se entretanto vir que posso fazer algo para melhorar ponderarei!
eu não tenho esquentador, tenho uma caldeira com um depósito de acumulação interno. caso mantivesse a caldeira ligada esta iria estar constantemente a gastar-me gas para aquecer a água do acumulador interno o que seria um grande desperdício de energia.

até ao momento continuo satisfeito com a minha opção. embora o sistema da solahart (actualmente disponível) possua características muito idênticas (as diferenças teóricas a nível de rendimento são mínimas) não estou arrependido pela minha opção. não paguei 150€ por um quadro eléctrico nem nada que se pareça. e, como já disse, a misturadora termostatica e a resistência foram colocadas em substituição do módulo solar que erradamente encomendei. aliás, um dos defeitos que actualmente ponho na solahart é o preço desses equipamentos ditos acessórios. pelo que vi num catálogo, o preço das resistências também é puchadote (corrijam-me se estiver enganado) ... sendo que, se forem como aquelas que tinha no meu antigo cilindro, todas elas têm um tempo de vida limitado. para além disso, se os instaladores deste equipamento começarem a pedir 150€ por quadro eléctricos aos poucos lá se vai a poupança ...

voltando ao meu sistema, continuo a achar que o trabalho de instalação foi muito bem realizado e acabado ... embora tenha realizado nos últimos tempos algumas actividade para deixar as coisas mais a meu gosto. as calhas colocadas por exemplo não ficaram com tampas nas regiões de entrada e saída de tubos (ficaram unicamente protegidas por espuma de poliuretano) - decidi vedar essas zonas melhor. com resto das calhas que ficaram cá fiz umas adaptações de forma a ficar a coisa mais integrada no edifício e dar uma ideia de continuidade. já na altura, fiz passar as calhas por trás de um dos tubos das caleiras de forma a que de lado não fossem visíveis as alterações.

no que toca à performance, não tenho nada a dizer. tenho tido montes de água quente ... no domingo os paineis às 16h estavam a uns brilhantes 128º ... e tinha 300l de água quente a 70º no acumulador. desde que tenho o sistema optei por aumentar o valor da temperatura de acumulação. a pré-definição é 60º e eu aumentei para 70 de forma a aumentar a disponibilidade de água e compensar um dia em que possa estar nevoeiro ou o céu mais nublado ... como já disse, vivo numa região perto do mar pelo que estas situações são frequente mesmo durante o verão (aquela nevoeirada logo de manhã é do melhor!). todavia, tenho constatado que não preciso de sol directo para aquecer água. ontem, por exemplo, o tempo esteve nublado durante a manhã e quando cheguei a casa às 13h os painéis estavam a 65º e já tinha os 300l de água a 60º no depósito!

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por nj05 »

boas d'eu

a minha situação é mais ou menos semelhante, dado também tenho uma caldeira com tanque de aqs incorporado. devido a isso estou também a considerar usar apoio eléctrico ao sistema solar ficando a caldeira em modo de reserva de emergência.

inicialmente também pensava deixá-la totalmente em paralelo com o termoacumulador solar tal como a sua, mas tenho pensado no assunto e acho preferível ter unicamente alimentação de água fria ao termoacumulador solar. a saída deste irá então directa a consumo, ou então daria entrada no acumulador da caldeira caso pretenda colocá-la em funcionamento nos períodos de inverno duro. desse modo poderia aproveitar sempre algum ganho térmico do sistema solar para poupar no combustível da caldeira.

aproveito para lhe colocar uma questão:

deduzo que a 2ª serpentina inferior do seu termoacumulador solar não está ligada a nenhum sistema de apoio, correcto? pelas fotos que colocou parece-me que ela foi ligada em série com a serpentina principal superior do tanque de forma a aumentar a área de transferência, o que também me parece correcto. é assim mesmo ou estou enganado?


antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am
Localização: Sintra

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por antonio-leal-43 »

d'eu Escreveu:no meu caso a instalação também ficou em paralelo. foi colocado um t na água fria (para fazer a distribuição para a caldeira e depósito) e foram colocados passadores à saída do acumulador solar e da caldeira. quando o sistema está a funcionar via acumulador solar abro a torneira do solar e fecho a da caldeira ... quando pretendo obter o contrario faço exactamente o inverso. se calhar há outras formas de fazer esta distribuição, se calhar até há uma forma automática para o fazer - com elecrovalvulas ou assim - mas para mim este sistema está muito bem e serve até ao momento! se entretanto vir que posso fazer algo para melhorar ponderarei!
eu não tenho esquentador, tenho uma caldeira com um depósito de acumulação interno. caso mantivesse a caldeira ligada esta iria estar constantemente a gastar-me gas para aquecer a água do acumulador interno o que seria um grande desperdício de energia.


d'eu
obrigado d'eu pelo seu feedback.
eu penso que a função do módulo solar é essa mesmo, de seleccionar a água vinda da caldeira ou do sist. solar em função da temperatura deste. estarei errado?
como eu tinha que optar, então optei pela resistência, prescindindo do módulo solar, o que faz com que o sistema fique mais barato em cerca de 100 euros.

obrigado,
antonio

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”