Programa Energia Solar - Vulcano

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

o controlador tem como única função fazer a gestão do sistema solar ou seja, controlar a velocidade e o modo de funcionamento da bomba circuladora de forma a retirarmos o máximo de eficiência do painel solar. para além disso, faz uma série de outra funções ... desde indicação de possíveis avarias até ao fornecimento de dados estatísticos.
caro jotex, quanto à qualidade tudo é muito subjectivo. já houve problemas em todas as marcas neste programa solar. quanto a ligar a resistência há dias no inverno que não preciso ligar e há dias no verão em que preciso. porquê? é o que dá viver numa terra junto ao mar! quando o nevoeiro cerradinho aperta ... tudo é um bocadinho mais complicado! mas estou muito contente com o sistema ... e a poupança já vai em muitos eurinhos. a minha conta de electricidade no inverno subiu 20€ devido ao uso da resistencia mas diminui de 3 a 4 garrafas de gas por mês para +- uma!
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


Moliko
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta dez 23, 2009 7:13 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Moliko »

boa tarde a todos
peço a vossa ajuda!

recentemente instalaram um sistema termossifão vulcano 200l cá em casa. até agora está a cumprir a sua função, mas tenho o mesmo problema aqui relatado do "pingar"... já falei com o instalador que veio cá a casa quando eu não estava cá e que me disse que o pingar era pela válvula de segurança e que era "normal"... eu não tenho acesso ao telhado e não consigo ir lá inspecionar aquilo sozinho (e a minha maria não subiu lá acima quando eles cá vieram!).

ora após ler aqui os tópicos fico com a sensação que o problema é a falta do vaso de expansão no circuito sanitário... a dúvida que coloco é:

o vaso tem de ser instalado antes do painel, na tubagem de água fria ou na água quente?
antes ou depois da válvula de segurança faz diferença?
custo aproximado?
o vaso de expansão que existe no interior do depósito não previne esta situação do pingar certo? para que serve então? nos outros paineis (de outras marcas) só tenho visto 1 vaso de expansão...

peço desculpa mas é que desta parte mais técnica não percebo muito!


jmgsousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 111
Registado: sábado mar 21, 2009 10:45 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por jmgsousa »

também tenho exactamente a mesma questão...


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por jmsf »

boa tarde amigo moliko
se pinga pela valvula e sinal que a valvula esta a fazer a função dela agora pode diminuir e evitar essa situação se lhe colocarem um vaso de expansão

normalmente é obrigatório colocar embora as marcas ( na mst09) dizerem que não é necessário

a colocação do vaso e essencial a um bom funcionamento do sistema

moliko Escreveu:boa tarde a todos
peço a vossa ajuda!

recentemente instalaram um sistema termossifão vulcano 200l cá em casa. até agora está a cumprir a sua função, mas tenho o mesmo problema aqui relatado do "pingar"... já falei com o instalador que veio cá a casa quando eu não estava cá e que me disse que o pingar era pela válvula de segurança e que era "normal"... eu não tenho acesso ao telhado e não consigo ir lá inspecionar aquilo sozinho (e a minha maria não subiu lá acima quando eles cá vieram!).

ora após ler aqui os tópicos fico com a sensação que o problema é a falta do vaso de expansão no circuito sanitário... a dúvida que coloco é:

o vaso tem de ser instalado antes do painel, na tubagem de água fria ou na água quente?
água fria

antes ou depois da válvula de segurança faz diferença?
entre a valvula e o depsoito


custo aproximado?
depende da marca mas entre 35 a 60 €€ de 24 lts


o vaso de expansão que existe no interior do depósito não previne esta situação do pingar certo? para que serve então? nos outros paineis (de outras marcas) só tenho visto 1 vaso de expansão...
serve para o circuito fechado
do liquido solar

peço desculpa mas é que desta parte mais técnica não percebo muito!
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


Moliko
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta dez 23, 2009 7:13 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Moliko »

muito obrigado pela ajuda carissímo jmsf. assim já posso "discutir" melhor com o instalador... a ver se resolvo isto durante a próxima semana.

um bem-haja! mais uma vez, muito obrigado!


s3co
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta fev 11, 2010 11:19 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por s3co »

s3co Escreveu:obrigado pela resposta.
se bem entendi o que "falta" será um vaso de expansão, verdade?
é que eu já tenho um instalado, mas o que lá está ligado é o líquido da circulação forçada, para além de uma válvula que o instalador direccionou para uma vasilha, segundo ele porque o liquido é caro e assim caso saia é reaproveitado.
pelo que disse então eu deveria ter outro vaso de espansão.
junto as fotos para melhor compreensão, a válvula que referi está em baixo (1ª foto) entre a torneira "vermelha" e outra "preta".
colegas, só agora aqui venho relatar a solução encontrada pelo instalador, que não passou por novo vaso de expanção, e que foi rodar a torneira preta que se encontra junto da válvula (ver página 15 a fotografia que lá tenho) cerca de 1/4 de volta para a direita "et voilá" acabou a saída de água pela válvula. não alterou nada do sistema, pelo menos aparentemente, tenho a mesma pressão na água, mas funcionou.


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por jmsf »

s3co Escreveu:
s3co Escreveu:obrigado pela resposta.
se bem entendi o que "falta" será um vaso de expansão, verdade?
é que eu já tenho um instalado, mas o que lá está ligado é o líquido da circulação forçada, para além de uma válvula que o instalador direccionou para uma vasilha, segundo ele porque o liquido é caro e assim caso saia é reaproveitado.
pelo que disse então eu deveria ter outro vaso de espansão.
junto as fotos para melhor compreensão, a válvula que referi está em baixo (1ª foto) entre a torneira "vermelha" e outra "preta".
colegas, só agora aqui venho relatar a solução encontrada pelo instalador, que não passou por novo vaso de expanção, e que foi rodar a torneira preta que se encontra junto da válvula (ver página 15 a fotografia que lá tenho) cerca de 1/4 de volta para a direita "et voilá" acabou a saída de água pela válvula. não alterou nada do sistema, pelo menos aparentemente, tenho a mesma pressão na água, mas funcionou.
o que ele fez foi fechar-lhe a entrada de água
acha correcto?
se com um vaso de expansão coloca a instalação a funcionar correctamente
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por jmsf »

jottex Escreveu:boa tarde.
não deixei de estar atento a esta parte especifica deste fórum chegando a algumas conclusão, tendo algumas duvidas e confirmei também algumas das minhas certezas.
quanto ao material "calefi" usado nessas instalações especificas é a única certeza que eu tinha e que confirmei. não há melhor do que isso em misturadoras, purgadores, grupos de segurança, etc. claro que o material dessa qualidade paga-se..! tudo o que é bom custa o seu dinheiro!!!
a duvida que tenho surge numa das fotos que são mostradas por um utilizador a que chama aquilo de "controlador" serve afinal para quê? caso esta pessoa em especial queira acumular uma outra fonte de energia energia? esse controlador dá para mais um função?
outra coisa que não entendo é o porquê de escolherem vulcano, uma vez que é uma das marcas mais qualidade duvidosa tem!?!?!?!?!?
quer no sistema forçado quer no sistema termossifão gostaria que fizessem o teste de desligar mesmo a resistência eléctrica da electricidade e fazer o teste.
com esses sistemas quantos meses do verão são autónomos de água quente?
gostava de ver esclarecidas estas questões se possível.
sem mais.
jr
caro jottex

embora não seja accionista da vulcano não posso deixar passar em claro o que esta a dizer

posso lhe garantir que os ts da vulcano são autosuficientes em 7/8 meses do ano
e os cf em 8 meses
com as montagens correctas (inclinação <25º >55º e orientação entre -25º e +25º)

agora se as instalações nao obdecerem a estes pressupostos até as melhores marcas mundiais nao aquecem

agora se me disser que existem marcas melhores por a + b, aí aceito a sua opinião e concordo consigo

mas tambem lhe posso garantir que mais nenhuma marca tem uma rede de assistência a cobrir o pais todo e que responde em 24hrs
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por CrOhN »

tens ai os menor e maior trocados, de resto, concordo contigo.


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por jmsf »

pois tenho ,.................
obrigado crohn


onde se lê
com as montagens correctas (inclinação <25º >55º e orientação entre -25º e +25º)


deve er

com as montagens correctas (inclinação >25º <55º e orientação entre -25º e +25º)
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Vespita »

boas

a manutenção do meu ts200 da vulcano foi feita há umas 2 semanas.
tudo dentro dos conformes exeptuando o anodo que estava uma bocadito escavacado, mas tem a ver com a qualidade da água da rede publica.

de resto o esquentador está desligado desde março e até agora não faltou agua quente (não tenho resistencia electrica)

até agora satisfeito a 100%


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Vespita »

Manutenção anual agendada para o proximo sabado.


luisfareleira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta ago 16, 2017 10:39 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por luisfareleira »

boas, gostava de pedir a vossa opinião, tenho um problema, embora nao utilize isso da energia solar,o meu problema é semelhante ao que tem relatado, julgo que tem a ver com a falta de pressao, é o seguinte, aluguei um sotão, comprei um esquentador novinho, tipo inteligente, ligo a torneira da agua quente, e como vem mt quente, vou regular com a fria, resultado, o esquentador desliga-se, a seguir so vem fria,ja me deram tres causas para isso, e não consigo que ninguem va verificar qual realmente é o problema, o tecnico do esquentador, disse que se devia ás torneiras da casa banho, outro disse-me que devia ser dos tubos da saida dos gases,outro diz que é falta de pressao da agua rede, e como está num sótão, dá que pensar, que me aconselham?chamo um canalizador, ou vou á camara a falar da pouca pressao da agua, qual a melhor solução para resolver isto?obrigado

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por serges »

Creio que não é necessário colocar a mesma duvida em diversos locais para ter a mesma resposta é questão de aguardar se alguem tem uma ideia ou sugestão para isso!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por apmendes »

Já dei a minha opinião noutro lado.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”