Programa Energia Solar - Vulcano

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por fyntas »

sim sr magma está presente em todos os modelos solahart


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Magma »

obrigado fyntas
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável


pixies
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda jun 01, 2009 3:04 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por pixies »

boas! sou novo no fórum e gostava de esclarecer aqui algumas dúvidas c vocês.

ando à procura de casa p comprar (apartamento) e estou inclinado p uma que tem painel solar vulcano c sistema de termossifão. o equipamento é o f1 ts 200 lts.

como sou completamente leigo nestas questões gostava d ouvir a vossa opinião. já ouvi q os paineis de termossifão são melhores mas já me "avisaram" em relação à manutenção do equipamento q será mt dispendiosa...

vou incluir aqui o link p as especificações técnicas do produto:
http://www.vulcano.pt/index.php?article ... al=1&id=89

agradeço a vossa atenção e ajuda!

abraços

p.s.: já agora o apartamento não tem outro método d aquecimento de águas p além do painel solar, acham q é suficiente para um t2 de 3 pessoas?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

ora boas tardes!
as fotos já há algum tempo prometidas ai vão ...

1. foto geral dos paineis

Imagem

2. zona inferior esquerda

Imagem

3. zona inferior esquerda (pormenor)

Imagem

4. zona inferior

Imagem

5. zona posterior dos painéis

Imagem

6. apoio inferior

Imagem

7. válvula automática para retirar o ar

Imagem

pronto, sinto que a minha tarefa está cumprida. durante a minha visita a estes e a outros fóruns aprendi muito e também aprendi a aprender. com isto quero dizer que, apesar de muita boa vontade, não podemos nos acreditar em tudo aquilo que as pessoas escrevem. escrever críticas destrutivas ou a desvalorizar o trabalhos realizados por outros é fácil, fazer melhor (nas mesmas condições e tempo) é que, por vezes, é mais difícil.
o meu sistema de circulação forçada está a funcionar desde 6ª feira passada. até ao momento ainda não voltei a ligar a caldeira de apoio e a resistência eléctrica incluída neste sistema encontra-se desligada (podem comprovar este facto na foto com o quadro eléctrico). hoje, nesta cidade do norte, esteve uma grande nevoeirada ... às 15h da tarde a temperatura nos colectores era de 68º e a água no acumulador estava nos 60º (sensor do fundo do acumulador).
até ao momento, estou muito satisfeito com a opção que tomei sendo que, para já, esta frase é mais fácil de dizer. espero que no futuro a possa vir cá repetir muitas vezes.

fico à espera das críticas e afins ...sim, pelo menos agora podem criticar já que têm material para observar e ver. desta vês não precisam de fazer críticas teóricas do tipo ...

não podia terminar sem deixar o meu muito obrigado a todos aqueles que de certa forma, indirecta e directa, me ajudaram ao longo de todos estes meses de decisões ...

um abraço a todos e fico aberto a possíveis questões que queiram levantar )))
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por fyntas »

bem sem comentários…
posso ser mal interpretado.

o que interessa é você estar satisfeito


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

d'eu,
muito obrigado pela informação disponibilizada.
gostava de pedir ainda mais uma coisa, para esclarecimento de todos e para referência em discussões que adivinho. trata-se de fotografar em detalhe a válvula misturadora que, na saída do tanque, garante que a água não entra na tubagem da casa a temperaturas excessivas. creio tê-la visto, com uma torneira amarela, numa das fotos publicadas, mas a foto não é suficientemente clara e pode tratar-se de uma válvula de segurança.
obrigado.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

manuelcar Escreveu:d'eu,
muito obrigado pela informação disponibilizada.
gostava de pedir ainda mais uma coisa, para esclarecimento de todos e para referência em discussões que adivinho. trata-se de fotografar em detalhe a válvula misturadora que, na saída do tanque, garante que a água não entra na tubagem da casa a temperaturas excessivas. creio tê-la visto, com uma torneira amarela, numa das fotos publicadas, mas a foto não é suficientemente clara e pode tratar-se de uma válvula de segurança.
obrigado.
sim, é exactamente isso. encontra-se à saída do tanque. amanhã vejo se consigo tirar uma foto melhor
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am
Localização: Sintra

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por antonio-leal-43 »

parabéns d'eu, tanto pela aquisição do novo sistema, como pelo contributo!

amanhã estou a pensar ir colocar os papéis no banco, mas, confeço que ainda não sei qual a marca a escolher...

1 pergunta:
será que pode partilhar connosco em quanto lhe ficou a estrutura adicional para orientar os paineis?
foi pago à parte, ou entrou no mesmo pacote do banco?

obrigado,
antónio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

manuelcar Escreveu:d'eu,
muito obrigado pela informação disponibilizada.
gostava de pedir ainda mais uma coisa, para esclarecimento de todos e para referência em discussões que adivinho. trata-se de fotografar em detalhe a válvula misturadora que, na saída do tanque, garante que a água não entra na tubagem da casa a temperaturas excessivas. creio tê-la visto, com uma torneira amarela, numa das fotos publicadas, mas a foto não é suficientemente clara e pode tratar-se de uma válvula de segurança.
obrigado.
aqui encontram-se as fotos pedidas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

antonio-leal-43 Escreveu:parabéns d'eu, tanto pela aquisição do novo sistema, como pelo contributo!

amanhã estou a pensar ir colocar os papéis no banco, mas, confeço que ainda não sei qual a marca a escolher...

1 pergunta:
será que pode partilhar connosco em quanto lhe ficou a estrutura adicional para orientar os paineis?
foi pago à parte, ou entrou no mesmo pacote do banco?

obrigado,
antónio
não, a estrutura foi paga aparte. o valor correspondente foi aproximadamente 100€ com iva já incluído. este valor inclui não só o material mas também a mão de obra necessária a todas as adaptações que tiveram de ser feitas para que a instalação fosse possível.
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


Interrogação
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Interrogação »

fyntas Escreveu:bem sem comentários…
posso ser mal interpretado.

vá lá! corra esse risco!
já sabemos que não existem instalações perfeitas, e que muitos comentários até poderão ser preferências pessoais, mas comente para a gente aprender!

cumprimentos


lexo
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo mai 24, 2009 9:48 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por lexo »

boas d'eu,

reparei que o purgador de ar do equipamento tem a válvula fechada não permitindo o seu funcionamento. foi esquecimento ou tem alguma razão ? obrigada pela informação que me deste. em relação á temperatura exterior do depósito, era só para saber se por "apalpão" se sentia que o mesmo tinha"febre" 40ºc ou abaixo ou acima para saber se não tenho um radiador dentro de casa no verão (no inverno dava jeito). se acontecer além de radiador é uma perda de energia a considerar.

obrigado


lexo
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo mai 24, 2009 9:48 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por lexo »

[quote=[gmap=][center][strike][/strike][/center][/gmap]"[center][gmap=][/gmap][/center]fyntas"]sr lexo
pode consultar as características de consumo dos grupos de circulação forçada neste link

http://www.vulcano.pt/images/pdfs/norma ... gs5_50.pdf

a situação que se está a verificar nesse sistema solahart é em principio por ausência de consumo prolongado, em qualquer sistema solar em que exista um longo período sem utilização vamos ter excesso de temperatura no depósito, agora como já referi num post anterior existem marcas que não tem a válvula de expansão térmica que é um componente de seguranças que todas deveriam de ter. a válvula térmica está a fazer a sua função que é proteger o sistema.
nos sistemas forçados essa situação não acontece porque podemos limitar a temperatura dentro do depósito de acumulação mas em contrapartida quando existe um longo período sem utilização os colectores vão atingir temperaturas muito elevadas.
já agora diga-me uma coisa, essa situação do solahart por acaso não é na zona de corroios?
eu tive conhecimento através de um cliente que um familiar tem uma situação idêntica a essa que descreve.

sr d´eu venha lá mais fotos para eu fazer uma criticazinha. (tou brincando)
se quiser posso lhe dar umas dicas para poder monitorizar a instalação ou até mesmo verificar possíveis anomalias, mas tem de ser em privado[/quote]
[strike][/strike]



boas fyntas,
foi mesmo em corroios, essa situação pode realmente acontecer, o estranho é após saida abundante de água em que a quente foi substituida por fria e portanto baixou a temperatura incluindo também a noite toda , a válvula não fechou. também o ter acontecido pelo menos que eu saiba duas vezes na mesma semana dá mau aspecto a um instalador e á marca que representa. a minha mãe é que chamava esse dito familiar para ele tratar do assunto. já agora, ninguém fornece equipamento de "escurecimento" de paineis com um alarme de excesso de temperatura(um estore motorizado sobre um colector por exemplo?) que com excesso de temperatura fechasse um colector voltando a subir quando o alarme desaparecesse. penso que não estou a dizer nenhum disparate. se começar a montar estes esquemas vou querer registar a patente. bom fora de brincadeiras, penso que o importante será ter uma dimensão que permita alguma autonomia também em dias de pouco sol, pois tapar o sol é mais fácil do que destapar. esta questão é só por discordar das conversas de sobredimensionamento.
sr. fyntas gostaria de contactar consigo na minha casa para me dar a sua opinião de instalador e discutir pormenores, isto antes de meter os papéis no banco porque como vou pagar de imediato, os homens querem logo o valor, só que ainda não sei todos os pormenores de diferenças entre tf e cf, e qual será o ideal para a minha situação, por isso iria aceitar a sua oferta de discutirmos como instalar (não me comprometo é a fazer negócio com o seu equipamento que estou a fingir que não sei qual é...lol). eu não lhe consegui mandar em privado o meu nº de telemóvel porque como sou maçarico não me deixam enviar pm.

desculpa-me d'eu por ter desviado aqui um pouco mas para me redimir quando montar o meu equipamento irei postar também fotos para ver se existem diferenças importantes de montagens.

um abraço.


AdeptoSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça mai 26, 2009 9:44 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por AdeptoSolar »

caro lexo:

na minha opinião a válvula de fecho do purgador deverá estar fechada em condições normais de funcionamento, tal como indica a foto.
isto deve-se ao facto de evitar a vaporização do líquido solar através do purgador quando sujeito a temperaturas elevadas.

a válvula deverá estar aberta apenas em operações de purga do sistema (aquando do chamado enchimento).

tenho é dúvida relativamente à localização da válvula de segurança (penso eu) no telhado...penso que deveria estar colocada no interior, a "descarregar" num recipiente, para assim o utilizador se aperceber quando a válvula actua...claro que há sempre a possibilidade de consultar o manómetro junto ao grupo hidráulico.

cumprimentos,

as


lexo
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo mai 24, 2009 9:48 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por lexo »

boas as,

a observação da válvula de purga tem razão de ser. a válvula de segurança sobre o telhado acaba sempre por se ver porque os algeirozes normalmente não são enterrados e portanto quando há fuga por disparo da válvula vê-se nas saidas do algeiroz e pelo menos assim evitam-se as molhadelas no interior das casas se os funis de recuperação não estiverem perfeitos. falo assim porque já tive problemas de aberturas de válvula na minha fábrica onde esta se encontra sobre o terraço, e no meu vizinho do lado na mesma situação, e a coisa deu bem nas vistas.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

lexo Escreveu:boas d'eu,

reparei que o purgador de ar do equipamento tem a válvula fechada não permitindo o seu funcionamento. foi esquecimento ou tem alguma razão ? obrigada pela informação que me deste. em relação à temperatura exterior do depósito, era só para saber se por "apalpão" se sentia que o mesmo tinha"febre" 40ºc ou abaixo ou acima para saber se não tenho um radiador dentro de casa no verão (no inverno dava jeito). se acontecer além de radiador é uma perda de energia a considerar.

obrigado
o purgador de ar no topo do colector é para retirar o ar durante a instalação, depois do circuito estar purgado e sem ar a dita válvula é fechada. a torneira serve, penso eu, para se poder retirar o ar mais facilmente quando o caudal tem de ser reestabelecido.

já tive o depósito com água a 68º e o depósito exteriormente continuava frio. não senti qualquer aumento de temperatura no local onde o depósito está instalado mas também, isto é uma garagem para além disso as perdas energéticas são mínimas. numa noite completa, o termómetro analógico nem sequer diminuiu de valores ...

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por fyntas »

a situação do purgador automático com válvula de corte não tem qualquer lógica.
quando é feito o enchimento de um circuito de circulação forçada, tem de ser feito com uma bomba de enchimento, (não parece que na instalação do sr d´eu a tenham feito pois esta um acessório de redução de 3/4 x 1/2 no grupo de circulação, e as mangueiras da bomba são em 3/4 )ao ser feito o enchimento ao mesmo tempo é efectuado um varrimento de ar em toda a tubagem colectores e permutador do depósito, um varrimento que tem de ser feito pelo menos 15 minutos.
neste caso temos uma válvula de corte normal de teflon, quando o deposito atingir a temperatura defenida a bomba de circulação deixa de fazer a circulação , logo os colectores continuam a aquecer atingindo temperaturas altas por vezes a temperatura de estagnação, a tal válvula de corte não está preparada para essas temperaturas e vai começar a deixar passar liquido em estado gasoso (vapor) logo o purgador também o vai deixar sair. consequência perda de pressão e de rendimento do sistema.
a válvula de segurança nos painéis deveria estar na zona mais fria do circuito, isto é no circuito de ida aos colectores (apesar de ser uma válvula caleffi que admite temperaturas até 160º)
a válvula de corte antes do purgador deveria de ser uma caleffi ou equivalente que tem um campo de trabalho dos -30º até 200º não a que lá está colocada.

sr d´eu verifique a temperatura da misturadora termostática logo pela manhã antes de qualquer consumo, se estiver quente está a dissipar temperatura, (já agora é conveniente a instalação de uma válvula de retenção na entrada da agua fria da misturadora, pela foto não parece existir)
á noite verifique a temperatura no termómetro vermelho no grupo de circulação, terá de ser igual á temperatura ambiente caso contrário está a dissipar temperatura.
com o sistema solar a funcionar durante o dia verifique a temperatura registada pela sonda do painel e no termómetro vermelho, se existirem diferenças existe um isolamento deficiente ou uma má circulação do primário (ar no circuito por ex)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

fyntas Escreveu:a situação do purgador automático com válvula de corte não tem qualquer lógica.
quando é feito o enchimento de um circuito de circulação forçada, tem de ser feito com uma bomba de enchimento, (não parece que na instalação do sr d´eu a tenham feito pois esta um acessório de redução de 3/4 x 1/2 no grupo de circulação, e as mangueiras da bomba são em 3/4 )ao ser feito o enchimento ao mesmo tempo é efectuado um varrimento de ar em toda a tubagem colectores e permutador do depósito, um varrimento que tem de ser feito pelo menos 15 minutos.
neste caso temos uma válvula de corte normal de teflon, quando o deposito atingir a temperatura defenida a bomba de circulação deixa de fazer a circulação , logo os colectores continuam a aquecer atingindo temperaturas altas por vezes a temperatura de estagnação, a tal válvula de corte não está preparada para essas temperaturas e vai começar a deixar passar liquido em estado gasoso (vapor) logo o purgador também o vai deixar sair. consequência perda de pressão e de rendimento do sistema.
a válvula de segurança nos painéis deveria estar na zona mais fria do circuito, isto é no circuito de ida aos colectores (apesar de ser uma válvula caleffi que admite temperaturas até 160º)
a válvula de corte antes do purgador deveria de ser uma caleffi ou equivalente que tem um campo de trabalho dos -30º até 200º não a que lá está colocada.

sr d´eu verifique a temperatura da misturadora termostática logo pela manhã antes de qualquer consumo, se estiver quente está a dissipar temperatura, (já agora é conveniente a instalação de uma válvula de retenção na entrada da agua fria da misturadora, pela foto não parece existir)
á noite verifique a temperatura no termómetro vermelho no grupo de circulação, terá de ser igual á temperatura ambiente caso contrário está a dissipar temperatura.
com o sistema solar a funcionar durante o dia verifique a temperatura registada pela sonda do painel e no termómetro vermelho, se existirem diferenças existe um isolamento deficiente ou uma má circulação do primário (ar no circuito por ex)
acabo de ganhar uma aposta comigo mesmo! lol e só tive de esperar 3 dias ... hupi!!!!!
passo a explicar:

1 de junho de 2009
fyntas Escreveu:bem sem comentários…
posso ser mal interpretado.

o que interessa é você estar satisfeito
respondendo às suas afirmações.

purgador automático com válvula de corte não faz qualquer sentido? se calhar até não mas não sei porque é que toda a gente instala assim (falo pelos sistemas que tenho visto - está lá sempre o purgador e a valvula de corte). se consultar o manual de instalação dos paineis solares da vulcano as indicações de montagem são estas ... tanto que o material fornecido nem é fornecido pelo instalador, é a própria vulcano que o envia juntamente com o restante material ...
sim, foi utilizada uma bomba para o enchimento ... agora não me venha perguntar o tipo de bomba!
a válvula termostática utilizada foi uma callefi 252153. consultando o catalogo da marca tenho:

misturadora termostática regulável com
válvulas de retenção para instalações
solares.
corpo em liga anti-dezincificação .
cromado.
ligações roscadas macho
com casquilho.
pressão máx.: 14 bar.
temperatura máx. de entrada: 100°c.

e, desde já, obrigado pelas dicas. estarei atento!
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por fyntas »

bem sr d´eu
se faço parte da aposta quero a minha parte

se ler com atenção o manual poderá constar que na
http://www.vulcano.pt/images/pdfs/norma ... gs5_50.pdf
pag 14 ponto 6.2 o que eu referi está correcto, também poderá constatar qual o tipo de bomba a utilizar.
como disse e volto a referir o purgador pode prejudicar o sistema.
não é uma critica qualquer instalador sabe dessa regra a menos que não tenha uma bomba especifica para o efeito e utiliza uma bomba de carga.

não estou a por em causa a válvula misturadora, a que tem não é a melhor mas é acima da média caleffi solar série 2521, na entrada de agua fria tem de ter uma válvula de retenção como pode constatar nos esquemas de aplicação, e também pode constatar que nos esquemas
http://www.caleffi.pt/pt_pt/caleffi/fil ... 127_pt.pdf
desde a saída do depósito até á misturadora a tubagem sobe e depois desce a essa situação chama-se pescoço de cavalo, essa situação serve para evitar o termossifão

verifique a situação das temperaturas serve para vereficar se esta tudo ok.


Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por fyntas »


Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”