Como é calculada a potência da instalação

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
amlc
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado set 20, 2008 2:44 pm

Como é calculada a potência da instalação

Mensagem por amlc »

como referi na minha apresentação, pretendo instalar uma solução de microgeração fotovoltaica em minha casa. este facto levou-me a acompanhar de perto a instalação de uma unidade de este tipo em casa de um amigo meu. a instalação de este meu amigo está agora concluída e chegou a fase de pedido de inspecção, na pagina do pedido é solicitado o inversor e o tipo/marca de painel e sua potência bem como o número de painéis instalados, ora o inversor é "famoso" sma 3800 e em relação aos painéis são 18 da marca sanyo de 210w.
a minha questão é a seguinte: pela referência do inversor a potência é de 3800w, correcto ? no que diz respeito aos painéis 18x210 = 3780w. portanto tanto o inversor como os painéis têm potência nominal superior aos 3,68kw do regime bonificado, o instalador apresentou a instalação como sendo para o regime bonificado pois os cálculos do software simulador apresentavam uma potência inferior aos 3,68kw. finalmente aqui vai a pergunta, será que esta instalação vai ser enquadrada no regime bonificado ou fica no regime geral ?

existe alguém no fórum com a sua unidade certificada e que possa transmitir aqui a sua experiência...

um abraço a todos.

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Como é calculada a potência da instalação

Mensagem por DJGH »

caro amlc,

a potência instalada é a soma das potências mpp dos módulos fotovoltaicos (campo fotovoltaico), ou seja, 210 wp x 18 = 3.760 wp. a potência de ligação, ou a potência da unidade de microprodução, é dada pela potência nominal do inversor de ligação à rede. a potência instalada é sempre igual ou superior à potência de ligação. o "famoso" sb 3800, como se lhe refere, não pode ser usado no regime bonificado porque tem uma potência nominal de 3,8 kw, mas de certeza que não é esse o inversor que o seu amigo tem instalado, até porque a potência do campo fotovoltaico sería insuficiente. é concerteza o "famoso" sb 3800v (esqueceu-se do "v"), versão especialmente construída para portugal, em que o modelo sb 3800 foi "limitado" na sua potência nominal a 3,68 kw, e portanto pode ser usado no escalão máximo do regime bonificado.
dúvidas esclarecidas?
DJGH


Autor do tópico
amlc
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado set 20, 2008 2:44 pm

Re: Como é calculada a potência da instalação

Mensagem por amlc »

obrigado pela resposta djgh.
já agora e a titulo de explicação, deixo aqui a razão do titulo de "famoso" para o inversor, é que de todas as propostas que solicitei este equipamento era a constante, os painéis eram das mais diversas marcas mas o inversor era o único a ser considerado nas propostas, daí a classificação de "famoso".

mais uma vez obrigado pela resposta.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”