Células Solares aplicadas em telhas cerâmicas e fachadas

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
greenenergy
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jun 10, 2008 12:55 am

Células Solares aplicadas em telhas cerâmicas e fachadas

Mensagem por greenenergy »

inovação nas energias renováveis
indústria e universidades portuguesas desenvolvem projecto solar tiles

o projecto solar tiles – projecto inovador de i&dt a nível mundial –, a ser desenvolvido por um consórcio de 9 entidades nacionais, e que concorreu ao qren – quadro de referência estratégico nacional. foi apresentado ao público e à comunicação social no dia 9 de julho, pelas 17h00, nas instalações da revigrés (águeda).

a universidade do minho é uma das entidades promotoras deste projecto sendo o professor vasco teixeira do centro de física da um responsável pela equipa de investigação da universidade do minho. a investigação envolvida na um na área de nanomateriais,revestimentos funcionais e nanotecnologias aplicadas a sistemas eficientes de energia permitirá desenvolver camadas cerâmicas e funcionais para aplicações de energia solar fotovoltaica envolvendo integração arquitectónica e eco-design.as principais tarefas da univ. do minho ligam-se ao desenvolvimento de i) camadas espessas cerâmicas nanocompósitas de aderência-ligação /barreira de difusão entre o material base (por exemplo telha) e a estrutura multicamada (célulafotovoltaica); ii) filmes finos pvd (por pulverização catódica) de tco s (óxidos condutores transparentes) e iii) encapsulamento da célula solar através de polímeros especiais e aplicação de filmes finos de óxidos compósitos amorfos ou nanocristalinos que confiram grande resistência à transmissão de vapor de água e óxigénio (de modo a evitar a degradação das propriedades ópticas e eléctricas do dispositivo fotovoltaico, o que causaria perda de eficiência).

o projecto solar tiles – desenvolvimento de sistemas solares fotovoltaicos em coberturas e revestimentos cerâmicos tem, em termos práticos, a mesma finalidade dos tradicionais painéis solares, ou seja, aproveita a energia solar para produção de electricidade.

através de um filme que é depositado nos revestimentos cerâmicos, consegue-se captar a energia emitida pelo sol, armazená-la e transformá-la em energia eléctrica. tal tem como base uma tecnologia extremamente sofisticada, desenvolvida à escala laboratorial e, por isso, com um custo de investimento muito elevado, o que justificou o recurso ao apoio do qren.

tecnicamente, consiste no desenvolvimento de protótipos funcionais de produtos cerâmicos fotovoltaicos integrados, de elevada eficiência, para o revestimento de edifícios (telhas e revestimentos exteriores de fachada) que incorporem filmes finos fotovoltaicos (da última geração). pretende-se que os protótipos a desenvolver se caracterizem por uma elevada qualidade estética e desempenho técnico.

o consórcio é constituído por: revigrés (promotor) e dominó, empresas de revestimentos cerâmicos; coelho da silva, empresa de coberturas cerâmicas; de viris, natura e ambiente, empresa que desenvolve e implementa soluções integradas de sustentabilidade ao nível dos recursos água e energia; entidades do sistema científico e tecnológico nacional, designadamente, ctcv – centro tecnológico da cerâmica e do vidro,ineti – instituto nacional de engenharia, tecnologia e inovação, centro de física da universidade do minho, cenimat – centro de investigação em materiais da faculdade de ciências e tecnologia da universidade nova de lisboa e a adene – agência para a energia.

saudações solares (sunny regards)
10.07.2008

vasco teixeira
[email protected]

citações de sites vetadas por contrariarem o regulamento do forum.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”