Notícia: Revigrés desenvolve tecnologia FV inovadora

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Notícia: Revigrés desenvolve tecnologia FV inovadora

Mensagem por DJGH »

revigrés desenvolve tecnologia fotovoltaica inovadora

a revigrés lidera um consórcio promotor do solar tiles, projecto de desenvolvimento de sistemas solares fotovoltaicos em coberturas e revestimentos cerâmicos.


um projecto tecnologicamente inovador a nível mundial, que vai ser objecto de candidatura ao qren – quadro de referência estratégico nacional, e cujo valor do investimento previsto para o desenvolvimento do protótipo é de 1,7 milhões de euros.

de acordo com os promotores, “o desenvolvimento deste novo tipo de produtos cerâmicos multifuncionais, previsto para o período de dois anos, permitirá validar a tecnologia e os processos de produção para rapidamente serem produzidos e colocados no mercado mundial”.

através de um filme que é depositado nos revestimentos cerâmicos, explica o consórcio promotor, “consegue-se captar a energia emitida pelo sol, armazená-la e transformá-la em energia eléctrica. tal tem como base uma tecnologia extremamente sofisticada, desenvolvida à escala laboratorial e, por isso, com um custo de investimento muito elevado, o que justificou o recurso ao apoio do qren”, justifica a mesma fonte.

“tecnicamente, consiste no desenvolvimento de protótipos funcionais de produtos cerâmicos fotovoltaicos integrados, de elevada eficiência, para o revestimento de edifícios (telhas e revestimentos exteriores de fachada) que incorporem filmes finos fotovoltaicos (da última geração)”, conclui-se. pretende-se que os protótipos a desenvolver se caracterizem por uma elevada qualidade estética e desempenho técnico.

o consórcio é formado pela revigrés (promotor) e dominó, empresas de revestimentos cerâmicos; coelho da silva (coberturas cerâmicas); de viris, natura e ambiente (desenvolve e implementa soluções integradas de sustentabilidade ao nível dos recursos água e energia); e entidades do sistema científico e tecnológico nacional, designadamente ctcv – centro tecnológico da cerâmica e do vidro, ineti – instituto nacional de engenharia, tecnologia e inovação, universidade do minho, cenimat – centro de investigação em materiais da faculdade de ciências e tecnologia da universidade nova de lisboa e a adene – agência para a energia.


notícia publicada em 09 julho 2008 no jornal de negócios online
DJGH

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Notícia: Revigrés desenvolve tecnologia FV inovadora

Mensagem por jmal »

muito interessante, mesmo muito interessante.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Notícia: Revigrés desenvolve tecnologia FV inovadora

Mensagem por Tó Miguel »

este tópico já está a ser tratado pelo próprio investigador “professor vasco teixeira” aqui: viewtopic.php?f=31&t=7701
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”