sera viavel/compensador

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
quinas
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça jun 24, 2008 11:06 am

sera viavel/compensador

Mensagem por quinas »

boas

estou a pensar adquirir à martifer, um sistema fotovoltaico 3,6 kwp , que embora ainda nao tenha recebido o orcamento (chega daqui a 3/4 dias..) falaram-me em cerca de 20.000 aerios... e que o investimemto sera recuperado em 6/7 anos.

ora eu estou no algarve (zona de lagos) e gostaria de ter opinioes, acerca da eficiencia deste sistema, se estao contentes e o valor em aerios que conseguem produzir por mês.

já tenho painel para aquecimento de aguas à 3/4 anos e estou muito satisfeito.

a martifer diz que o sistema é pago em 6/7 anos, e eu pergunto se é possivel no algarve produzir uma media de 250 aerios por mês?

agradecia opinioes/sugestoes pois neste assunto tenho muito pouco conhecimento..

abraço
quinas


Autor do tópico
quinas
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça jun 24, 2008 11:06 am

Re: sera viavel/compensador

Mensagem por quinas »

....



Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: sera viavel/compensador

Mensagem por serges »

olá existe tanta informação neste fórum, pergunto se fizeste uma pequena pesquisa antes de fazeres esta pergunta

abraços
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: sera viavel/compensador

Mensagem por MacSousa »

quinas Escreveu:é possivel no algarve produzir uma media de 250 aerios por mês?
um investimento desses requer um cálculo apurado que não pode ser obtido aqui no forum.
mas atenção, não basta produzir. mais importante que isso é saber como vai ser vendida a ernergia produzida.
cumprimentos

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: sera viavel/compensador

Mensagem por mix »

segundo a martifer ´e possível, no algarve, com uma instalação de 3.6kw, produzir mais de 280eur/mes de media anual, isto segundo a tabela que eles tem no folheto informativo!
também estou a pensar pedir a martifer um orçamento para a instalação de painéis fotovoltaicos na zona de loulé. quanto pagaste pelo orçamento?

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


Autor do tópico
quinas
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça jun 24, 2008 11:06 am

Re: sera viavel/compensador

Mensagem por quinas »

boas

antes de mais obrigado.

sim andei a ler, opiniões aqui no forum, mas como não vi um consenso acerca do assunto, pedi algum esclarecimento, de quem percebe mais do que eu neste assunto...por outro lado penso que o objectivo do forum é mesmo esse, ajudar a quem nada percebe.

quanto ao custo do orçamento, é grátis.

se houver aqui no algarve alguem com este sistema, gostaria de trocar algumas impressoes...

abraço
quinas

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: sera viavel/compensador

Mensagem por DJGH »

amigo quinas, não viu consenso? estranho...
para o algarve a produção fotovoltaica é mais favorável que em lisboa, por exemplo. penso que essa unidade, se estiver instalada nas condições ideais (30º de inclinação voltada a sul) poderá produzir entre os 5.5 e os 6 mwh/ano. os "aérios"? depende da tarifa que lhe for atribuída. se for a de 0,65 €/kwh dará um rendimento anual médio de 3.700 €. estes valores até são mais optimistas do que esses da martifer, mas isto são resultados obtidos por software e dependem também das condições climatéricas. instalações idênticas não existem ainda, ou melhor, existem algumas muito poucas e ao abrigo de legislação mais antiga. para o algarve existe uma conhecida firma de renováveis em aljezur (propriedade de um casal alemão) que tem uma ou duas instalações dessas executadas, pelo que eles poderão conhecer melhor as produções da zona.
DJGH


Autor do tópico
quinas
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça jun 24, 2008 11:06 am

Re: sera viavel/compensador

Mensagem por quinas »

boas amigo djgh

a ideia era essa, trocar experiencia com alguem que tenha instalado, se nao for no algarve, que seja noutra zona, mas era para poder fazer uma estimativa do que a maquina produz..e se compensa o investimento, pois existe ainda a parte que o banco "mama" e o tarifario depois dos cinco anos, que baixa um pouquito, pois agora penso estar a 0,65 centimos.
em relacao a duracao do contrato com edp, e o tarifario sabem-me dar mais promenores..

desculpem a ignorancia...

abraco
quinas

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: sera viavel/compensador

Mensagem por mix »

o preço de referência é de 650€/mwh, fixo durante 5 anos, para os primeiros 10 mw de potência instalados a nível nacional. haverá uma redução de 5% por cada 10 mw adicionais de potência de ligação registada.

após os primeiros 5 anos e durante os 10 anos seguintes, será aplicado o preço igual ao preço que seja aplicável às instalações que se registem nesse ano e que lhe sejam equivalentes

após o período de 15 anos é aplicado o preço vigente no regime geral.
sabem, aproximadamente, quantos mw sao registados por ano??
o limite maximo por mes de pre-registos ´e de 2mw por isso na pior das hipóteses sera 24mw por ano, mas o registo mesmo nao deve chegar nem a metade disso, digo eu!!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: sera viavel/compensador

Mensagem por DJGH »

a lei (363/2007) diz claramente que neste primeiro ano estarão a concurso 10 mw, sendo esta cota aumentada anual e sucessivamente em 20%.
por posterior despacho da dgeg, assim que num período de pré-registo se atinja 20% da cota desse ano, os pré-registos são suspensos e reabertos um mês depois.
assim sendo, a potência de ligação disponibilizada anualmente aumenta 20% (este ano é 10 mw, para o ano será acrescida de 20%, ou seja, será de 12 mw, e assim sucessivamente), o limite máximo por mês não é 2mw, mas antes 20% da cota dessse ano.
quanto aos registos, ou pré-registos, temos assistido a uma procura maior que a oferta, e no passado dia 9 a oferta esgotou em 1:10 minutos (penso que aumentaram a largura de banda de acesso ao site das renovaveis na hora). se estes pré-registos se vão transformar em instalações efectivas ou não, penso que apenas uma pequenina parte não o será, visto que quem se esforçou e investiu tempo em frente ao pc para fazer o registo e posteriormente pagou 280 €, dificilmente o fáz por desporto. poderá é ter conduzido mal o processo desde o início, não tendo procurado primeiro obter orçamentos e escolhido previamente a melhor solução, estando agora a "queimar" os 120 dias de lei para instalar a sua unidade, a fazer as primeiras consultas e obter orçamentos à pressa, podendo ainda esbarrar com um contratempo que lhe pode inviabilizar o projecto: os prazos de entrega dos módulos fotovoltaicos. pois é, neste momento já se começa a sentir essa dificuldade.
para mais informações consulte o guia da microprodução em http://www.renovaveisnahora.pt/informacoes
DJGH

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: sera viavel/compensador

Mensagem por mix »

então isso quer dizer quem em 5 meses os registos serao fechados ate ao ano seguinte?

se eu percebi bem e as minhas contas estiverem corretas, na pior das hipóteses, ou seja este fernezim de registos continuar durante os proximos 5 anos, quem se registou no inicio deste ano passara a partir de 2014 e durante os 10 anos seguintes a receber €0.4096/kw, a meio do ano €0.389/kw e no final do ano €0.3697/kw tendo sido instalados perto de 110mw :p

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


Autor do tópico
quinas
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça jun 24, 2008 11:06 am

Re: sera viavel/compensador

Mensagem por quinas »

boa noite

acabei de receber orçamento estado.. são 16 folhas!

quase 21.000 aerios.

abraço
quinas

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: sera viavel/compensador

Mensagem por jmal »

quinas Escreveu:boa noite

acabei de receber orçamento estado.. são 16 folhas!

quase 21.000 aerios.

abraço
quinas
era bom que metesses aqui alguns dados, ou o ficheiro completo, penso que não á problema nenhum, tira os dados referentes a empresas e pronto.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”