Instalação solar fotovoltaica

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Localização: Porto

Instalação solar fotovoltaica

Mensagem por FranzLiszt »

estou a fazer um estudo de implementação de um sistema solar fotovoltaico para produção de energia eléctrica para auto-consumo num edifício com escritórios.

o edifício consome cerca de 130 kwh/dia durante a semana, e está parcialmente encerrado aos fins-de-semana.
pretende-se instalar um sistema com cerca de 2,5 kw de potência máxima. a ideia é ter um sistema para funcionar como show-room e tb para fazer algumas experiências, portanto está claramente subdimensionado considerando a carga eléctrica diária.

os módulos (2,9 kwp) e o inversor (2,5 kw) já estão escolhidos.

pedia que dessem uma ajudazita a dimensionar a bateria (a ideia é aproveitar a energia armazenada aos fins-de-semana). e já agora, que mais acessórios serão necessários considerando que o sistema está subdimensionado?

obrigado

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalação solar fotovoltaica

Mensagem por DJGH »

tenho várias questões a colocar sobre esse projecto:
está claramente assumido e demonstrado em tópicos anteriores, que não existe a mínima viabilidade económica em fazer uma instalação electroprodutora fotovoltaica para autoconsumo. qual o interesse nesse projecto, que pela potência instalada, deve ficar com um custo próximo de uma unidade de microprodução de 3,68 kw, e do qual não irá ver nunca o seu retorno?
uma instalação fotovoltaica de 2,5 kw poderá produzir por dia entre 3,2 e 5,6 kwh, cerca de 5% da energia requerida diariamente (130 kwh). para cobrir esta necessidade diária de energia, num sistema isolado, precisaria de mais de 50 kw de potência de pico instalada. como vai autoconsumir só 5% da energia que actualmente consome?
se a ideia é ter um show-room, e se tiver muito capital para investir (sem retorno), pode estar tudo explicado, mas não se esqueça que se está a usar baterias é porque tem um sistema isolado (que quer dizer não ligado à rede). por esta razão, e pelo teor da sua mensagem, permita-me que duvide do sistema escolhido (módulos fotovoltaicos e inversor) para além de pensar que vc está eventualmente a confundir sistemas ligados com sistemas isolados. desculpe a pergunta, por acaso sabe o que está a fazer?

quanto á escolha da bateria poderá grosso-modo calculá-la da seguinte maneira:
se o seu sistema isolado produz 6 kwh/dia, precisa de armazenar essa energia em baterias. se escolher um sistema a 24 vdc, divida 6.000 kwh por 24 vdc, que dá 250 ah. considerando que apenas deve descarregar uma bateria em 50% da sua capacidade nominal, deverá escolher uma bateria a 24 vdc com 500 ah de capacidade mínima. esta é a capacidade para um dia de produção fotovoltaica, e que não lhe dá autonomia para um dia sem produção, ou de produção fraca. normalmente duplica-se a capacidade (2x 500 ah = 1.000 ah a 24 vdc) para se ter como mínimo 2 dias de autonomia.
DJGH


Autor do tópico
FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Localização: Porto

Re: Instalação solar fotovoltaica

Mensagem por FranzLiszt »

antes de mais nada, obrigado pela ajuda!
djgh Escreveu:tenho várias questões a colocar sobre esse projecto:
está claramente assumido e demonstrado em tópicos anteriores, que não existe a mínima viabilidade económica em fazer uma instalação electroprodutora fotovoltaica para autoconsumo. qual o interesse nesse projecto, que pela potência instalada, deve ficar com um custo próximo de uma unidade de microprodução de 3,68 kw, e do qual não irá ver nunca o seu retorno?


o objectivo é q a instalação basicamente seja um expositor, de acordo com as novas linhas de actuação da empresa.
tenho consciência q a viabilidade económica n existe neste caso.

djgh Escreveu: uma instalação fotovoltaica de 2,5 kw poderá produzir por dia entre 3,2 e 5,6 kwh, cerca de 5% da energia requerida diariamente (130 kwh). para cobrir esta necessidade diária de energia, num sistema isolado, precisaria de mais de 50 kw de potência de pico instalada. como vai autoconsumir só 5% da energia que actualmente consome?
se a ideia é ter um show-room, e se tiver muito capital para investir (sem retorno), pode estar tudo explicado, mas não se esqueça que se está a usar baterias é porque tem um sistema isolado (que quer dizer não ligado à rede). por esta razão, e pelo teor da sua mensagem, permita-me que duvide do sistema escolhido (módulos fotovoltaicos e inversor) para além de pensar que vc está eventualmente a confundir sistemas ligados com sistemas isolados. desculpe a pergunta, por acaso sabe o que está a fazer?


confesso q ainda não tenho experiência no solar fotovoltaico, mas estou a aprender, daí surgirem bastantes dúvidas.

eu julguei q a utilização das baterias permitiria armazenar a energia captada ao fim-de-semana, visto q o edifício terá um consumo quase nulo durante esse período de tempo.

achas q o inversor n será necessário para esta instalação? terei q averiguar se o consumo em corrente contínua é superior aos 5% do consumo total, n é?

djgh Escreveu:quanto á escolha da bateria poderá grosso-modo calculá-la da seguinte maneira:
se o seu sistema isolado produz 6 kwh/dia, precisa de armazenar essa energia em baterias. se escolher um sistema a 24 vdc, divida 6.000 kwh por 24 vdc, que dá 250 ah. considerando que apenas deve descarregar uma bateria em 50% da sua capacidade nominal, deverá escolher uma bateria a 24 vdc com 500 ah de capacidade mínima. esta é a capacidade para um dia de produção fotovoltaica, e que não lhe dá autonomia para um dia sem produção, ou de produção fraca. normalmente duplica-se a capacidade (2x 500 ah = 1.000 ah a 24 vdc) para se ter como mínimo 2 dias de autonomia.
então considerando armazenamento da energia produzida no fim-de-semana, 1000 a 1500 ah será um valor razoável, n é?


Autor do tópico
FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Localização: Porto

Re: Instalação solar fotovoltaica

Mensagem por FranzLiszt »

afinal o consumo em corrente contínua do edifício é praticamente nulo...

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalação solar fotovoltaica

Mensagem por DJGH »

é evidente que o edifíco não tem consumos de corrente contínua, e os que eventualmente tiver (campaínhas, central telefónica, etc.) são alimentados pelos circuitos normais em ca, só que os equipamentos tem transformadores para cc.
bom, mas o que importa saber é para que serve a v/ instalação fotovoltaica. se é um show-room é porque trabalham com energias renováveis, concretamente o fotovoltaico, será? se é, é porque têm conhecimentos na área, e não percebo as dúvidas. se não, é um show-room de quê?
tenho a sensação que anda por aí um projecto muito mal definido... 2,5 kw em fotovoltaico é uma pipa de massa que eu não vejo justificação só para show-off ou mesmo para experiências (se há para aí euros a mais eu posso dar o meu nib )
se precisar de ajudas ou opiniões, explique-nos o que pretendem ou o objectivo desse projecto.

primeiro quero só fazer uma pequena explicação introdutória sobre os 2 sistemas, ligado e isolado:
sistema ligado (à rede) - é um sistema (por exemplo, fotovoltaico) que está ligado á rede eléctrica do serviço público por intermédio de um inversor de ligação à rede (específico para o efeito) que tem uma saída na tensão e frequência da rede, fazendo com esta o sincronismo (de frequência). é constituído normalmente por uma fonte de energia (por exemplo, um campo fotovoltaico) que tem uma tensão total (em cc) dentro dos parâmetros de entrada do inversor, normalmente na ordem da tensão de saída (por exemplo, entre 200 e 400 vcc). como estes sistemas servem para injectar energia na rede (venda de energia), já que não fazem sentido para produzir energia para autoconsumo visto a rede estar presente, não têm back-up de baterias, nem a legislação o permite. os sistemas ligados servem portanto para vender energia à rede.
sistema isolado (da rede) - são sistemas que possuem uma fonte de energia (por exemplo, um campo fotovoltaico) que, com uma tensão de funcionamento escolhida (12, 24, 48 vcc), e através de um, ou vários reguladores, carregam um banco de baterias, que para além de darem um back-up de autonomia ao sistema, permitem usar essa energia quando esta for necessária e não só na hora da sua produção. a energia armazenada nas baterias (em cc) é então usada normalmente em ca, sendo para isso necessário usar um inversor para sistemas isolados (diferente do anterior para sistemas ligados) que transforma a energia na forma cc e na tensão do banco de baterias (12, 24, 48 vcc) e a transforma para ca na tensão de 230v/50hz (se for monofásico), pronta a ser utilizada pelos consumidores comuns. estes sistemas são usados em locais onde não exista rede, ou onde ela existir mas não se quer usar, mas neste caso tendo-se a consciência de que em termos económicos é desaconselhável por não ter amortização possível. estes sistemas não podem estar ligados á rede, ou seja, os inversores não fazem o sincronismo com a rede, pelo que não podem coexistir em simultâneo.
DJGH

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”