Solar fotovoltaico: o dilema da escala de produção

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Solar fotovoltaico: o dilema da escala de produção

Mensagem por Tó Miguel »

solar fotovoltaico: o dilema da escala de produção

Imagem

portugal é um dos países mais ricos da europa em termos de energia solar. a insolação em portugal continental varia entre 1800 e 3100 horas de sol por ano. para aproveitar este recurso estão a ser investidos, por exemplo, quase 600 milhões de euros no solar fotovoltaico.


a central de serpa, com 11 mw de capacidade, e a de moura, na qual vão ser instalados 46,41 mw de pico e 35 mw de potência de injecção na rede, são dois dos projectos mais emblemáticos do país, figurando entre os maiores do mundo. no entanto, a escala de produção é um dos dilemas que se colocam relativamente a este tipo de investimentos. para antónio sá da costa, presidente da associação de energias renováveis (apren), «a aposta na vertente fotovoltaica não deve ser feita em projectos de grande escala, da mesma maneira que a bicicleta não dá para ser um transporte de massas», afirma.


muito pequena, pequena e média dimensão. é nesta escala que nuno ribeiro da silva, presidente da sociedade portuguesa de energia solar (spes), também vê o futuro da fotovoltaica. «é negativo e contraproducente investirmos em projectos megacentralistas. não faz sentido praticar uma cultura intensiva de painéis solares. é como termos um mono, um elefante perdido num monte alentejano», compara. a solução passa por diversificar as utilizações dos painéis, em explorações agrícolas, hotéis, escolas, e outros edifícios públicos.


a associação portuguesa da indústria solar (apisolar) é outra entidade contra os projectos de grande dimensão. «uma potência de 62 mw é megalómana. no máximo aprovaríamos três centrais de 5 mw e repartidas pelo país», defende o presidente da associação, carlos campos. «a conta é muito simples: 62 mw equivalem a 24 800 pequenos sistemas de 2500 w, o que daria para 248 empresas se criarem e instalar cada uma delas 100 sistemas de 2500 w, o que é muito», enfatiza.


no mesmo sentido, sá da costa lembra que existem perto de 3 milhões de casas em portugal. «se em 10 por cento for instalada essa potência, teremos 800 mw, disseminados em 300 mil projectos, ou seja, uma potência 12 vezes superior à que será instalada em moura», reflecte. «ao contrário da centralização da potência, é preciso descentralizar», conclui carlos campos.


http://www.ambienteonline.pt/noticias/d ... hp?id=6505
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Solar fotovoltaico: o dilema da escala de produção

Mensagem por Njay »

apoiadíssimo!!!... mas o que é que se há-de fazer? o português nunca se há-de livrar do amor ao "em grande"!
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: Solar fotovoltaico: o dilema da escala de produção

Mensagem por MacSousa »

com a descentralização não só tornam o mercado mais competitivo, com todos os benefícios que daí advém, como também se minimizam as perdas de energia no transporte a longa distância.

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Solar fotovoltaico: o dilema da escala de produção

Mensagem por DJGH »

pois... já aqui disse, e mais do que uma vez, o que penso sobre isto, e nada mais nem menos do que está escrito, só que eu fui um bocadinho mais longe e perguntei: porquê?
gostava que de colocar a questão a estes senhores e ouvir a resposta: "porque é que se insiste em fazer em portugal (só em portugal!) as maiores centrais do mundo, contra a opinião de todos os conhecedores do meio, técnicos e outros sem interesses em conflito?". gostava só de ouvir se tinham a mesma opinião que eu e se tinham tintins para o dizer.
se não fossem estas megalómanias, hoje estariam em registo mais de 60 mw para microprodução em vez de apenas 10! eram mais de 16.000 unidades de microprodução de 3,68 kw a 0,65 €/kwh. eram mais 16.000 famílias que iríam beneficiar de um rendimento extra em vez das 2,700 que o podem fazer.
bom, não quero dizer mais nada, porque iria passar a ser política e socialmente incorrecto e não quero ser expulso desta comunidade...
DJGH


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Solar fotovoltaico: o dilema da escala de produção

Mensagem por Tó Miguel »

pois é, com os painéis fotovoltaiscos, com o tempo cada comunidade, pode ter a sua própria unidade de produção.

e esta é a energia do futuro.
djgh se não fossem estas megalómanias, hoje estariam em registo mais de 60 mw para microprodução em vez de apenas 10! eram mais de 16.000 unidades de microprodução de 3,68 kw a 0,65 €/kwh. eram mais 16.000 famílias que iríam beneficiar de um rendimento extra em vez das 2,700 que o podem fazer.
bom, não quero dizer mais nada, porque iria passar a ser política e socialmente incorrecto e não quero ser expulso desta comunidade...
na minha opinião tens toda a razão
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


bruno_aguilar
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda mai 05, 2008 9:06 pm

Re: Solar fotovoltaico: o dilema da escala de produção

Mensagem por bruno_aguilar »

caros amigos,

necessito de diversas informações no campo das energias limpas, nomeadamente no que concerne aos paineis solares. ficarei pois bastante grato a quem me responder ao seguinte:

quanto custa e qual é a eficiência energética de um painel solar. estou consciente que isso dependerá de diversas variáveis tais como o número de células fotovoltaicas bem como o material utilizado na sua construção. desta forma gostaria que alguém me informasse ou de valores médios ou de exemplos práticos.

outra questão reside na dúvida de como poderá ser vendida a energia excedente.

última questão: existirão apoios estatais para quem queira começar de novo um projecto baseado na criação de fontes de energias alternativas e ecológicamente limpas? se sim, quais ou como me poderei informar mais específicamente?

desde já o meu muito obrigado e os meus melhores cumprimentos a todos os que tal como eu se preocupam quer com o bem estar do planeta quer com a prestação de um serviço ao país: livra-lo sucessivamente de fontes poluentes ao mesmo tempo que se aproveitam os seus maravilhosos recursos, bem como liberta-lo da incrível dependência do petróleo e de todo o mal que isso gera; desde o desemprego até ao aumento do preço de todos os produtos. na verdade o preço da quase totalidade dos produtos está directa ou indirectamente ligada ao preço do petróleo ( o qual importamos)

bruno aguilar


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Solar fotovoltaico: o dilema da escala de produção

Mensagem por Tó Miguel »

"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


bruno_aguilar
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda mai 05, 2008 9:06 pm

Re: Solar fotovoltaico: o dilema da escala de produção

Mensagem por bruno_aguilar »

obrigado tó miguel. agrada-me saber que alguem me respondeu. já agora não te pareçe que a relação custo/eficiência pesa grandemente a favor da energia eolica?
gostaria mesmo de saber a tua opinião. uma vez mais obrighado


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Solar fotovoltaico: o dilema da escala de produção

Mensagem por Tó Miguel »

bruno_aguilar Escreveu:obrigado tó miguel. agrada-me saber que alguem me respondeu. já agora não te pareçe que a relação custo/eficiência pesa grandemente a favor da energia eolica?
gostaria mesmo de saber a tua opinião. uma vez mais obrighado
eu acho que o futuro energético é o fotovoltaico e estou em condições de dizer que dentro de poucos anos os painéis estarão ao preço da banana e aí os motores eléctricos ganharão o lugar de topo a energia eólica não passará de um ponto de transição.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Solar fotovoltaico: o dilema da escala de produção

Mensagem por jmal »

tó miguel Escreveu:
bruno_aguilar Escreveu:obrigado tó miguel. agrada-me saber que alguem me respondeu. já agora não te pareçe que a relação custo/eficiência pesa grandemente a favor da energia eolica?
gostaria mesmo de saber a tua opinião. uma vez mais obrighado
eu acho que o futuro energético é o fotovoltaico e estou em condições de dizer que dentro de poucos anos os painéis estarão ao preço da banana e aí os motores eléctricos ganharão o lugar de topo a energia eólica não passará de um ponto de transição.
não se esqueçam que nem todos os dias à sol e de noite não à de certeza, o eólico e hidrico fazem bem a parte de noite, mas mesmo assim nem sempre.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Solar fotovoltaico: o dilema da escala de produção

Mensagem por Luciano Kaefer »

todas essas tecnologias reunidas, guarnecidas por um backup que até poderia ser carvão, garantiria a estabilidade energética da rede.

tudo que for produzido pelas renováveis, deixará de ser pelas energias poluidoras
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Solar fotovoltaico: o dilema da escala de produção

Mensagem por Tó Miguel »

com a evolução que têm tido os acumuladores eléctricos, penso que a noite irá deixar de ser problema.
no entanto todas as energias renováveis são bem vindas, pois todas serão concorrentes directas dos combustíveis fósseis.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

mika9
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta jun 27, 2008 7:24 pm
Localização: Vale de Cambra

Re: Solar fotovoltaico: o dilema da escala de produção

Mensagem por mika9 »

fazer um projecto de larga escala nos dias de hoje para a energia fotovoltaico é uma enorme asneira pois esse tipo de energia ainda deve melhorar muito para ter socesso.
nao esta tao bem desenvolvida como a aqs.
no futuro deveremos investir em todas.
mas espero que a solar tenha mais sucesso

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Solar fotovoltaico: o dilema da escala de produção

Mensagem por jmal »

mika9 Escreveu:fazer um projecto de larga escala nos dias de hoje para a energia fotovoltaico é uma enorme asneira pois esse tipo de energia ainda deve melhorar muito para ter socesso.
nao esta tao bem desenvolvida como a aqs.
no futuro deveremos investir em todas.
mas espero que a solar tenha mais sucesso
sim, é um facto, existem várias tecnologias para melhorar a eficiência das células foto-voltaicas, no entanto ainda muito pouco promissoras a curto prazo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”