Painel fotovoltaico mais comum/vendido em Portugal

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Localização: Porto

Painel fotovoltaico mais comum/vendido em Portugal

Mensagem por FranzLiszt »

é possível indicarem-me o painel fotovoltaico que seja mais comum e mais vendido em portugal? e o inversor?

estou a pensar em usar os seguintes materiais na simulação:

painel siemens m75s
inversor fronius ig-40

a ideia é a colocação dos painéis no terraço de um edifício com vários pisos, e pretendo efectuar algumas simulações no solterm com um sistema para microgeração, e verificar o impacto na classificação energética das várias fracções autónomas do edifício. isto é para um trabalho académico, portanto sugestões são sp bem-vindas.

obrigado

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Painel fotovoltaico mais comum/vendido em Portugal

Mensagem por DJGH »

vai ser muito difícil determinar qual o módulo fotovoltaico mais comum, ou o mais vendido, diria mais, impossível. também não percebo porque é que isso é importante, porque também depende da aplicação desse módulo. se estamos a falar de microprodução, ainda é cedo para saber qual o mais comum, mas também estes não terão nada a ver com os que até aqui se vendiam para aplicações isoladas.
para fazer simulações e verificar o "impacto" da microprodução na classificação energética de um edifício penso que basta pedir a firmas registadas no srm alguns orçamentos, ou mesmo só informações de qual a configuração da unidade de microprodução usada por eles:
quantidade, marca e modelo dos módulos fotovoltaicos
quantidade, marca e modelo do(s) inversor(es) de ligação à rede
e pronto, tem já elementos para trabalhar.
mas acho que vai chegar à conclusão que para unidades entre 3.3 e 3.68 (se as houver), independentemente dos módulos/inversores usados, a energia gerada andará entre 5 e 5,5 mwh/ano, e acho que é só isso que lhe interessa.
DJGH


Autor do tópico
FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Localização: Porto

Re: Painel fotovoltaico mais comum/vendido em Portugal

Mensagem por FranzLiszt »

obrigado pela informação.

sim, os valores rondam os 5mwh/ano, só q tenho q estudar a disponibilidade física do espaço necessário à instalação dos painéis, daí a questão acerca do painel mais comum.

já agora, info acerca dos preços praticados... alguém pode sugerir-me algum site?


Autor do tópico
FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Localização: Porto

Re: Painel fotovoltaico mais comum/vendido em Portugal

Mensagem por FranzLiszt »

já encontrei informação acerca dos preços. devia ter lido o inamovível antes

última questão:

no caso de um prédio de apartamentos, no regime bonificado a potência nominal máxima q o produtor pode injectar é de 3,68kw. ou seja, só se pode aproveitar o espaço disponível no terraço para uma instalação de 3,68kw para somente um produtor??

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Painel fotovoltaico mais comum/vendido em Portugal

Mensagem por DJGH »

uma unidade de microprodução fotovoltaica entre 3.30 e 3.68 kw pode ter uma área entre 25 e 30 m2 dependendo da tecnologia de fabrico dos módulos fotovoltaicos, e pode custar entre os 20 e os 25 mil euros (c/ iva). continuo a dizer para ter uma ideia mais aproximada contacte os instaladores registados e até pode obter alguns preços logo pelo telefóne.

num prédio de apartamentos (vulgo condomínio) terá de obter as respectivas autorizações dos condóminos para colocar nem que seja um ar condicionado. assim mandam as boas regras da convivência, e assim também se evitam conflitos e eventuais retiradas de equipamentos e reposição das condições iniciais do edifício. se existe algum espaço livre na cobertura será em assembleia de condóminos que se decidirá quantas, quais e de que proprietários serão as umf's a instalar, conforme os interessados e espaço disponível, ou, mais naturalmente, uma umf propriedade do próprio condomíno, conforme permitido pelo dl 363/2007.
DJGH

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”