Instalação de painéis solares /aerogeradores num prédio

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
charroco
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jun 27, 2007 12:41 pm

Instalação de painéis solares /aerogeradores num prédio

Mensagem por charroco »

viva!
eu criei este tópico com o intuito de tentar perceber junto desta comunidade, se é viável ou não, do ponto de vista de um condomínio, a instalação de solar/eólica, com o objectivo de poupar na conta de electricidade.

o meu condomínio paga uma média de 200-300 € de conta da electricidade ( 60 de luz e 150-200 com elevadores ) e queria tentar perceber se vale a pena investir em renováveis num prédio, se é legal colocar aerogeradores nos telhados dos prédios.

pelo que percebi dos vários tópicos, fala-se muito em venda de electrididade à edp, mas o que eu estava a pensar seria no seguinte: a energia criada era colocada em baterias, e utilizar-se-ia esta energia, quando as baterias estivessem sem energia, aí começava a utilizar a da rede, até as baterias estarem novamente carregadas.

como não percebo nada de energia, nem de watts, pergunto aos 'experts' deste forum se vale a pena aprofundar a investigação ou se é melhor ficar quieto. enfim, a ideia subjacente é a de poupar nos gastos de electricidade do prédio

obrigado

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalação de painéis solares /aerogeradores num prédio

Mensagem por DJGH »

a minha resposta é clara e inequívoca: fique quieto!

porquê? porque, num sistema isolado, com o investimento necessário em equipamento de energias renováveis para gerar uma determinada quantidade de energia, serviria para pagar essa energia à edp durante mais de meio século. e não estamos a contabilizar a substituição das baterias a cada 4/5 anos, porque se o fizermos é que o investimento nem retorno tem, porque só o valor das baterias deve ser mais ou menos o valor da energia "poupada" desses 4/5 anos.

se quer poupar energia num condomínio através de energias renováveis, só tem a hipótese de vender à rede, ao abrigo do d. l. 363/2007 de 2 de novembro.
DJGH


Autor do tópico
charroco
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jun 27, 2007 12:41 pm

Re: Instalação de painéis solares /aerogeradores num prédio

Mensagem por charroco »

ok, obrigado pela info.

acho que vou explorar essa possibilidade de venda à edp, mas sem as ditas baterias ( para não estar a trocar em cada 3-4 anos).
estava a pensar num misto de fotovoltaica e aerogeradores, o meu prédio é alto e apanha com bastantes ventos, é uma questão que questionar a cãmara acerca da licença.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”