Tempo de carregamento

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Jokinha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta fev 01, 2008 4:52 pm

Tempo de carregamento

Mensagem por Jokinha »

boas,

gostaria de saber se existe alguma forma rápida e fácil de calcular o tempo de carga das baterias.

obrigado,

jl

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Tempo de carregamento

Mensagem por jmal »

claro que existe, se a bateria levar com 10 ah, precisas de lhe dar 10 a(amperes) numa hora para a carregar, se lhe deres 5 a vai levar 2 horas e assim sucessivamente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Tempo de carregamento

Mensagem por DJGH »

permitam-me uma correcção.
as baterias são elementos químicos cujas características variam com muitos factores, nomeadamente temperatura, estado do electrólico, dos electrodos, e outros, por isso não tem um comportamento linear. podemos no entanto calcular o tempo de carga de uma bateria de uma forma mais ou menos grosseira da seguinte forma:
um carregador que debite por exemplo 5 amperes, ao fim de 10 horas forneceu 5x10=50 amperes.hora. se eu tiver uma bateria de 50 ah posso carregá-la então em 10 h se lhe fornecer constantemente 5 a, partindo do princípio que a bateria está comppletamente descarregada, o que nunca acontece (para bem da bateria). se eu utilizar um carregador de 2,5 a vou demorar 50 ah / 2,5 a = 20 horas a carregá-la. nestas contas não se estão a considerar as perdas de eficiencia que sempre existem neste processo químico, e que se poderão andar na ordem dos 20%, ou seja devemos incrementar o tempo previsto em 20%.
atenção ao seguinte:
uma bateria não deverá ser carregada com uma corrente superior a 10% da sua capacidade, ou seja, um bateria de 50 ah não deve ser carregada com uma corrente superior a 5 a.
uma bateria não deve ser descarregada mais do que x% da sua capacidade. esse x% pode ir de 20% a 80% dependendo do tipo de bateria, e são estes x% da sua capacidade em ah que iremos repor com a sua carga, acrescido do valor das perdas de eficiencia da bateria.
DJGH

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Tempo de carregamento

Mensagem por jmal »

djgh Escreveu: uma bateria não deverá ser carregada com uma corrente superior a 10% da sua capacidade, ou seja, um bateria de 50 ah não deve ser carregada com uma corrente superior a 5 a.
uma bateria não deve ser descarregada mais do que x% da sua capacidade. esse x% pode ir de 20% a 80% dependendo do tipo de bateria, e são estes x% da sua capacidade em ah que iremos repor com a sua carga, acrescido do valor das perdas de eficiencia da bateria.[/color]
depende das baterias, eu conheço umas que podem ser carregadas a 430 % da sua capacidade e descarregadas a 3000% da sua capacidade, e esta hein....
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


rui_geraldes
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta mar 06, 2008 8:32 pm

Re: Tempo de carregamento

Mensagem por rui_geraldes »

as saudações a todos membros deste fórum, e os meus parabéns pois é dos melhores fóruns que encontrei até hoje.

estou em moçambique, já empatei algum dinheiro na compra de 4 painéis solares e respectivos carregadores electrónicos que utilizo para carregar 4 baterias que alimentam um ups de 1500va, e quanto a na minha singela opinião, a energia fotovoltaica ainda está a milhas de ser algo rentável para o publico...

tenho várias duvidas que não entendo mas que tenho a esperança de vir ater esclarecidas, por isso desde já as minhas desculpas por talvez estar a abordar um tema já aqui discutido, mas na realidade não encontrei nenhuma contribuição que me esclarecesse.

primeira duvida:

se bem entendi, de uma forma grosseira e conforme consta neste tópico, podemos então considerar que:

1 – uma bateria não deve ser carregada com mais que 10% da sua capacidade, ou seja: (uma bateria de 50ah não deve ser carregada com uma corrente superior a 5a.)

2 - uma bateria de 50ah carrega em 10h se lhe fornecer constantemente 5a.

surge-me então a duvida de como afinal se conseguem carregar as baterias de capacidades muito superiores das apresentadas..., por exemplo as baterias de 250ah isto para não falar nas baterias de 4000ah, se o numero de horas/dia ronda na melhor das hipóteses as 6 horas ?

isso tem a haver com o tipo de baterias referenciadas pelo jmal?

como consigo referenciar uma bateria “normal” dessas especiais ?

alguém me pode explicar de uma forma simples afinal como a coisa funciona?

de uma forma grosseira também, eu gostaria de saber afinal como posso calcular o numero de painéis que tenho de ter para carregar uma bateria de 100ah em 5 horas por exemplo.

cumprimentos
rui

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Tempo de carregamento

Mensagem por jmal »

rui_geraldes Escreveu:as saudações a todos membros deste fórum, e os meus parabéns pois é dos melhores fóruns que encontrei até hoje.

estou em moçambique, já empatei algum dinheiro na compra de 4 painéis solares e respectivos carregadores electrónicos que utilizo para carregar 4 baterias que alimentam um ups de 1500va, e quanto a na minha singela opinião, a energia fotovoltaica ainda está a milhas de ser algo rentável para o publico...

tenho várias duvidas que não entendo mas que tenho a esperança de vir ater esclarecidas, por isso desde já as minhas desculpas por talvez estar a abordar um tema já aqui discutido, mas na realidade não encontrei nenhuma contribuição que me esclarecesse.

primeira duvida:

se bem entendi, de uma forma grosseira e conforme consta neste tópico, podemos então considerar que:

1 – uma bateria não deve ser carregada com mais que 10% da sua capacidade, ou seja: (uma bateria de 50ah não deve ser carregada com uma corrente superior a 5a.)

2 - uma bateria de 50ah carrega em 10h se lhe fornecer constantemente 5a.

surge-me então a duvida de como afinal se conseguem carregar as baterias de capacidades muito superiores das apresentadas..., por exemplo as baterias de 250ah isto para não falar nas baterias de 4000ah, se o numero de horas/dia ronda na melhor das hipóteses as 6 horas ?

isso tem a haver com o tipo de baterias referenciadas pelo jmal?

como consigo referenciar uma bateria “normal” dessas especiais ?

alguém me pode explicar de uma forma simples afinal como a coisa funciona?

de uma forma grosseira também, eu gostaria de saber afinal como posso calcular o numero de painéis que tenho de ter para carregar uma bateria de 100ah em 5 horas por exemplo.

cumprimentos
rui
oi, as baterias carregam tanto em 6 como em 10 horas, se não carregarem num dia acabam por carregar no outro dia, baterias de 100 ah e para as carregares em 5 horas, basta 100 / 5 = 20 ah, portanto o sistema solar tem de ter capacidade para 20 ah.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


rui_geraldes
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta mar 06, 2008 8:32 pm

Re: Tempo de carregamento

Mensagem por rui_geraldes »

desculpem mas não entendo.
para carregar uma bateria de 100ah em 5horas devem ser aplicados 20ah... isso não vai contra o principio de que as baterias não devem ser carregadas com uma corrente superior a 10% da sua capacidade? tal corrente não vai dar cabo da bateria?

depois a questão é necessitar de ter as baterias carregadas somente num dia de sol, e não em dois ou três dias pois é suposto durante a noite, utilizar a energia que foi acumulada durante o dia, ou seja, durante as horas em que a bateria esteve a receber carga dos painéis solares.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Tempo de carregamento

Mensagem por Njay »

alô rui,

a forma de carregar e as especificações de velocidade de descarga máxima, etc, de uma bateria, depende do tipo de bateria. em cima disto, há ainda diferenças entre fabricantes do mesmo tipo de bateria, que são maiores para as dos tipos mais recentes (como as que contêm lítio). e a tolerância de uma bateria a ser sobre-carregada, ou s aser carregada "mais depressa", também depende do seu tipo.

no teu caso, suponho que tenhas baterias de chumbo-ácido, talvez em gel, e talvez "deep cycle". as baterias de chumbo-ácido têm características de carga/descarga mais ou menos iguais, mas também há diferenças dependendo de serem "deep cycle" ou não, de "gel" ou eletrólito liquido, e ainda há mais 1 ou 2 tipos "especiais" de 1 ou outro fabricante. a única forma de saberes exactamente as suas características é consultando a documentação do fabricante.
as recomendações do fabricante, por exemplo no método de carga, são as que vão dar uma vida mais longa à bateria. contudo, dentro de certos limites, é normalmente possível carregar uma bateria mais depressa do que a recomendação do fabricante, mas sob pena de se reduzir a vida útil da bateria (o número mínimo de ciclos de carga/descarga diminui face ao valor indicado pela fabricante).

pse tiveres tempo e paciência, podes aprender bastante sobre baterias lendo este pequeno "livro": http://www.batteryuniversity.com/

espero não ter introduzido mais confusão...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


rui_geraldes
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta mar 06, 2008 8:32 pm

Re: Tempo de carregamento

Mensagem por rui_geraldes »

obrigado.
está visto que já tenho algo que ler este fds.
se mantiver alguma duvida... volto a perguntar... eh eh eh

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”