Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
bnini
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sábado set 22, 2007 11:50 pm
Localização: Portugal, Forte da Casa

Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por bnini »

luciano kaefer Escreveu: aproveito e recomendo que seja aberto um tópico na seção solar sobre o assunto, pois assim todos podemos acompanhar o desenrolar do tópico, que tem grandes possibilidades de ser muito visitado, tamanho o conhecimento prático do bnini e do jmal.

sds

luciano
a pedido do luciano criei este post para relatar um exemplo de uma instalação fotovoltaica numa habitação. espero que serva de bom exemplo e ajuda para quem quer seguir o mesmo caminho!!

então cá vai:

há 10 anos atrás optámos por energia solar pois foi-nos recusado o pedido de energia eléctrica da rede pública junto da câmara municipal... são bens considerados quase de 1ª necessidade (já para não falar em não estarmos num país de 3º mundo mas,...).

o sistema foi dimensionado para satisfazer as necessidades de consumo eléctrico de uma habitação permanente, em que todos os equipamentos de uso comum (máquinas de lavar roupa e loiça, 2 televisores, etc) podessem ser usados. em termos de consumos/necessidades temos todo o equipamento que normalmente habita numa casa: máquinas, televisores, muitas muitas lâmpadas, etc

em termos de equipamentos de produção de energia:

- sistema de 16 painéis solares de 100w/painel montados num tracker (girassol)
Imagem

- 12 baterias de 2v e 1400amp
Imagem
Imagem

- 1 inversor trace engeneering
Imagem

- 1 gerador gás/gasolina para backup do sistema fotovoltaico

todo este sistema obrigou-nos a pensar de forma diferente em relação aos consumos. deixámos de usar as normais lâmpadas de 100w, compramos tudo a pensar em economização (consumos energéticos a+, etc). ora, isto há 10 anos.... !

espero que tenha dado para compreender!

abraço

bn

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas bnini:

percebe-se que você tem faísca rápida. isso é muito bom aqui no forum.

o que sempre me procupou nos sistemas solares foram 3 pontos importantes:

1) baterias: sempre soube que as mesmas ficavam viciadas em pouco tempo, e sabemos que baterias são caras;

2) capacidade de geração de energia: precisava-se de 1 painel para fornecer energia para 1 lampada de baixa potência. quando penso no consumo da fazenda, me arrepio de pensar em quantos paineis teria que ter e o tamanho do investimento.

3) sequencia de dias sem sol. como vocês superaram essa barreira ? pois pelo que entendi vocês usam exclusivamente a energia solar.

se puderes responder a esses questionamentos, vou-me adentrando nessa seção, que pouco conheço.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
bnini
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sábado set 22, 2007 11:50 pm
Localização: Portugal, Forte da Casa

Mensagem por bnini »

luciano kaefer Escreveu:boas bnini:

percebe-se que você tem faísca rápida. isso é muito bom aqui no forum.

o que sempre me procupou nos sistemas solares foram 3 pontos importantes:

1) baterias: sempre soube que as mesmas ficavam viciadas em pouco tempo, e sabemos que baterias são caras;
as baterias têm um período de vida útil estimado de 10 anos +/-. em junho de 2007 tivémos de mudar grande parte do stock de baterias pois as anteriores já tinham entregue a alma ao criador, não produzindo a energia suficiente para acompanhar as que estavam em boas condições.

a questão não está no viciar das baterias, pois felizmente não funcionam nem são da mesma tecnologia que as baterias da electrónica de consumo a que estamos habituados (telefones, máquinas fotográficas, etc). o problema é mesmo a vida útil das mesmas. pelo sim pelo não é melhor pensarmos sempre qeu no geral temos de fazer algum investimento de 10 em 10 anos.

quanto ao funcionamento das baterias, estas levam ainda com um processo de equalização que é feito pelo inversor de tempos a tempos que as faz ferver durante um tempo determinado, isto também faz com que a própria bateria esteja sempre em níveis aceitáveis de funcionamento, nada é estático.
luciano kaefer Escreveu: 2) capacidade de geração de energia: precisava-se de 1 painel para fornecer energia para 1 lampada de baixa potência. quando penso no consumo da fazenda, me arrepio de pensar em quantos paineis teria que ter e o tamanho do investimento.
as nossas contas não são bem essas... para fazer um inventário rápido temos cerca de 50 lâmpadas de baixo consumo (entre os 9 e os 20w) na parte habitacional e cerca de mais umas 10 espalhadas pelo terreno (zonas de animais, etc), carregadores de telemóveis e afins, 3 televisões (consumo max de 170w lcd), ligamos muitas vezes os computadores até a um max de 4 ou 5 portáteis em simultâneo ao fim-de-semana, temos um furo com uma bomba de água que gasta 4 amperes/h (ligamos quando é necessário), máquina de lavar roupa classe a, frigorífico classe a, arca frigorífica nem sei que classe energética, ferro de passar, máquina de café, etc... e o único cuidado que temos de ter é que não podemos ligar tudo ao mesmo tempo para não obrigar as baterias a um pico de consumo exagerado. para terem uma ideia é normal termos os portáteis sempre ligados (24h), o frigorífico e arca, sem problemas...

o único senão é: esqueçam os aquecedores eléctricos ou aparelhos que consumam mais do que 500w/1000w e que sejam usados em contínuo. a máquina de café p.e. gasta cerca de 1300w mas, funciona entre os 2 e 5 min. dependendo do número de cafés a tirar!
luciano kaefer Escreveu: 3) sequencia de dias sem sol. como vocês superaram essa barreira ? pois pelo que entendi vocês usam exclusivamente a energia solar.
sim, a energia solar é usada em exclusivo. curiosamente os dias de inverno são os que é melhor captada a energia solar. com o frio da manhã as células foto-eléctricas estão numa temperatura óptima para a absorção total de energia solar. deste modo podemos dizer que, no nosso caso, umas horas durante a madrugada/manhã carregam mais que alguns dias de verão com sol e calor à farta.

no entanto, não há milagres... quando não há sol ou só há nuvens no ceú, temos de recorrer ao gerador a gás para o carregamento de baterias (ou a reposição do que foi gasto durante o dia). isto é um processo controlado quase na totalidade pelo inversor e demora cerca de 2 ou 3 horas (normalmente à noite).

se calhar se o consumo esperado for muito também vale a pena investir num bom gerador a gasóleo que pode estar a funcionar 24/7 com um bidon de 200 ltrs. basicamente, é como não precisasses de ter sol durante vários, vários dias...
luciano kaefer Escreveu: se puderes responder a esses questionamentos, vou-me adentrando nessa seção, que pouco conheço.

sds

luciano
claro que sim. é até mais fácil responder à dúvidas do que estar a falar a vulso

mas, atenção que nem tudo são rosas. temos em vista agora a ligação à energia eléctrica da rede pública pois a energia produzida com este sistema não chega para por exemplo o aquecimento eléctrico (que no meu caso com uma filha de 1 ano, dá algum jeito). quanto a isto à alternativas como tenho visto no fórum mas, nenhuma é mais barata que a energia eléctrica da rede (pelo menos como investimento inicial/retorno).
Última edição por bnini em terça jan 08, 2008 12:53 am, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
bnini
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sábado set 22, 2007 11:50 pm
Localização: Portugal, Forte da Casa

Mensagem por bnini »

falta a parte dos custos...

em jeito de ordem de grandeza e visto que o orçamento está (ou pode estar) desactualizado visto ter sido feito à 10 anos, aqui fica a ideia de custos da altura:

- conjunto de paineis (sem tracker) e baterias: cerca de 9000 euros
- inversor: cerca de 5000 euros
- tracker: cerca de 2000 euros

- última substituição total de baterias: cerca de 4000 euros

tendo em conta que a energia de rede pública requeria instalar um pt (posto transformador) no valor de (se não estou em erro) 20.000 euros e que teríamos (mesmo depois de entregar o pt à edp) pagar um "fee" mensal para a manutenção do dito, os valores são altos mas, a alternativa tb não é das melhores opções.

resta dizer, sem tentar fazer muita publicidade pois sou apenas cliente deles, foi com a ffsolar que temos vindo a desenvolver este projecto. http://www.ffsolar.com

ab
Última edição por bnini em domingo jan 13, 2008 10:48 pm, editado 1 vez no total.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

bnini Escreveu:falta a parte dos custos... que aproveito para deixar o post em aberto e depois actualizo.

resta dizer, sem tentar fazer muita publicidade pois sou apenas cliente deles, foi com a ffsolar que temos vindo a desenvolver este projecto.

http://www.ffsolar.com

é sempre bom termos referências boas (no meu caso).

ab
boas!

essa parte é a mais desconsertante
ao preço a que vendem os equipamentos só mesmo para quem não tem electricidade da rede, porque pelas contas que fiz a alguns anos o valor investido nunca vai ser amortizado na totalidade, porque ao fim de +-10 anos são as baterias e entre os 15 e os 30 anos dependendo dos paineis estes têm que ser substituidos por começarem a perder capacidade de conversão da luz solar em electricidade.
já agora podes dar uma ideia em quanto é que ficou a instalação?, ou foste tu que a fizeste?, porque os preços dos paineis e baterias pelas tabelas de preços que tenho continuam mais ou menos na mesma, (umas coisas sobem outras descem), no final o valor total deve ser sensivelmente o mesmo.
já agora se não houver nenhum fiscal da dgeg a ler, fizeste o pedido de licenciamento?

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

isto é fantástico.


Autor do tópico
bnini
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sábado set 22, 2007 11:50 pm
Localização: Portugal, Forte da Casa

Re:

Mensagem por bnini »

alexjp4 Escreveu:
boas!

essa parte é a mais desconsertante
alexjp4 Escreveu:ao preço a que vendem os equipamentos só mesmo para quem não tem electricidade da rede, porque pelas contas que fiz a alguns anos o valor investido nunca vai ser amortizado na totalidade, porque ao fim de +-10 anos são as baterias e entre os 15 e os 30 anos dependendo dos paineis estes têm que ser substituidos por começarem a perder capacidade de conversão da luz solar em electricidade.
boas! a questão das baterias é como tudo... se a utilização das mesmas for sempre cuidada (evitar descargas muitos elevadas e afins) elas aguentam mais tempo. o problema é que normalmente quem instala uma infraestrutura destas não tem experiência e, nos primeiros tempos, paga a falta de hábito com o decréscimo da vida útil das baterias.
em relação à duranção dos painéis, ainda não posso dizer nada visto que o único que substituí foi apenas porque a camada de vidro estalou mas, foi recolhido ainda em garantia.
alexjp4 Escreveu:já agora podes dar uma ideia em quanto é que ficou a instalação?, ou foste tu que a fizeste?, porque os preços dos paineis e baterias pelas tabelas de preços que tenho continuam mais ou menos na mesma, (umas coisas sobem outras descem), no final o valor total deve ser sensivelmente o mesmo.
valores actualizados em cima!
a instalação ficou a cargo da empresa que forneceu os equipamentos.

alexjp4 Escreveu:já agora se não houver nenhum fiscal da dgeg a ler, fizeste o pedido de licenciamento?
já foi à algum tempo mas, creio que está tudo dentro dos conformes

o preço dos equipamentos é realmente alto mas, infelizmente todos nós pagamos uma factura alta quando é para preservar o meio-ambiente, como por exemplo na agricultura biológica. a questão aqui é simples: é impossível fazer contas antecipadas e antever que o investimento vai estar pago ao fim de x tempo, isto porque a quantidade de coisas (eléctricas) que ligamos sem se quer nos preocuparmos com os gastos é realmente o bom duma solução destas. no limite, com a rede pública, pensaríamos que "da próxima vez não posso regar com pressão de àgua durante 2 dias seguidos" porque isso faria peso na factura à edp... é diferente... não é quantificável desta forma...

ab

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por katzilla »

bnini
para seres ainda mais ecologico podes instalar um sistema de reaproveitamento da agua da chuva para rega e casas de banho.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por Bluesky »

ola, bnini, em primeiro lugar quero dar-te os parabens por teres optado por instalar algo em que todos sonhamos e poupado o planeta a poluiçao desnecessaria durante estes 10 anos e espero que muitos mais de futuro. quero tambem dizer que independentemente de teres perdido alguns centimos aqui e ali no passado é da minha convicçao que ainda irás lucrar muitos euros no futuro, contando para isso com a diluiçao do custo do equipamento ao longo do tempo util da instalaçao, que estás imune aos aumentos energeticos motivados pelo "preço do barril", e ainda considerando que as baterias nao serão tão vulneraveis como a maioria das pessoas pensa. a minha experiencia provem da observaçao que tenho feito em baterias de tracçao para empilhadores que sao muito identicas às baterias usadas nos sistemas solares.

ja agora se poderes descrever com mais detalhe como se processa o condicionamento das tuas baterias solares eu agradecia.

outra observação que gostaria de fazer, e nao sei se ja pensas-te nisso, seria na possibilidade de arranjares dois circuitos electricos independentes, um via inversor (220v ac) como tens actualmente e outra linha de 12 ou 24v dc devidamente estabilizada para alimentar directamente os electrodomesticos e portateis sem haver necessidade de recorrer aos respectivos transformadores, diminuindo-se assim a dissipaçao e aumentando o rendimento do sistema.

o que me assusta é pensar que se tivesse que realizar essa instalaçao fotovoltaica ela seria identica à que tem, ou seja, passados 10 anos ainda é actual e nada pareçe ter mudado. é realmente assustador, parece que o tempo para as energias alternativas ainda nao chegou ou está presentemente estagnado.

um abraço amigo,
bskh2o
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por katzilla »

o que mudou foram os preços!


Autor do tópico
bnini
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sábado set 22, 2007 11:50 pm
Localização: Portugal, Forte da Casa

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por bnini »

katzilla Escreveu:bnini
para seres ainda mais ecologico podes instalar um sistema de reaproveitamento da agua da chuva para rega e casas de banho.
katzilla, boas! pelo nome estou mais ou menos a ver como seria mas, existe algum exemplo aqui no fórum?

obg

abraço


Autor do tópico
bnini
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sábado set 22, 2007 11:50 pm
Localização: Portugal, Forte da Casa

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por bnini »

blueskyh20 Escreveu:ola, bnini, em primeiro lugar quero dar-te os parabens por teres optado por instalar algo em que todos sonhamos e poupado o planeta a poluiçao desnecessaria durante estes 10 anos e espero que muitos mais de futuro. quero tambem dizer que independentemente de teres perdido alguns centimos aqui e ali no passado é da minha convicçao que ainda irás lucrar muitos euros no futuro, contando para isso com a diluiçao do custo do equipamento ao longo do tempo util da instalaçao, que estás imune aos aumentos energeticos motivados pelo "preço do barril", e ainda considerando que as baterias nao serão tão vulneraveis como a maioria das pessoas pensa. a minha experiencia provem da observaçao que tenho feito em baterias de tracçao para empilhadores que sao muito identicas às baterias usadas nos sistemas solares.
obrigado! também acho que compensa. exige uma transformação grande ao nível da mentalidade dos utilizadores mas, é sem dúvida nenhuma uma energia "limpa". pena é que não haja mais instalações destas. para terem uma ideia, no início da minha instalação, era quase diária a visita de pessoas que por ali passavam para ver e saber mais informações. no entanto, todas saíam ali com cara de quem nunca na vida iria instalar nada disso (principalmente quando se falava em poupança de energia).
blueskyh20 Escreveu:ja agora se poderes descrever com mais detalhe como se processa o condicionamento das tuas baterias solares eu agradecia.
ehehe. epá vou tentar mas, podes ser mais específico pf?
blueskyh20 Escreveu:outra observação que gostaria de fazer, e nao sei se ja pensas-te nisso, seria na possibilidade de arranjares dois circuitos electricos independentes, um via inversor (220v ac) como tens actualmente e outra linha de 12 ou 24v dc devidamente estabilizada para alimentar directamente os electrodomesticos e portateis sem haver necessidade de recorrer aos respectivos transformadores, diminuindo-se assim a dissipaçao e aumentando o rendimento do sistema.
acho que é uma boa ideia! vou passar essa info ao electrónica lá de casa que é o meu irmão, obrigado!
blueskyh20 Escreveu:o que me assusta é pensar que se tivesse que realizar essa instalaçao fotovoltaica ela seria identica à que tem, ou seja, passados 10 anos ainda é actual e nada pareçe ter mudado. é realmente assustador, parece que o tempo para as energias alternativas ainda nao chegou ou está presentemente estagnado.

um abraço amigo,
bskh2o
pois! exactamente! posso até dizer-te que o amigo katzilla tens razão quase a 100%!! para terem uma ideia, meti mais 4 paineis solares à coisa de 2 ou 3 anos para uma maior recuperação do desgaste das baterias. a única diferença que estes painéis tinham era na fabricação da própria célula, nada de tecnológico por sinal... realmente é triste que tudo na vida evolua, coisas fúteis como os lcd's por exemplo que estão sempre a evlouir e não nos acrescentam nada e coisas como estas não tenham grande evolução!

por esta razão é que decidi postar a minha instalação. acho que este fórum pode contribuir em muito para uma mentalidade diferente!!

abraço

bn

Avatar do Utilizador

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por crazyscientist »

bnini Escreveu:
katzilla Escreveu:bnini
para seres ainda mais ecologico podes instalar um sistema de reaproveitamento da agua da chuva para rega e casas de banho.
katzilla, boas! pelo nome estou mais ou menos a ver como seria mas, existe algum exemplo aqui no fórum?

obg

abraço
eu na minha casa, construí um depósito subterraneo com 60.000 litros, ao qual está ligado o desaguamento das caleiras de toda a casa, como a casa já estava construida, não pude usar essa água para as casa de banho, (para isso seria necessário uma tubagem própria para as sanitas), mas uso essa água para rega dos espaços adjacentes à casa com uma bomba e um módulo pressostáto, que faz com que quando abro a torneira ou se liga o sistema de rega a bomba liga, nada de mais simples. tenho dois métodos de filtragem da água, o primeiro é por decantação da água antes de entrar no depósito, o que elimina o lixo mais pesado, depois uma filtragem com filtro para as miudezas.

fiz um esquema rápido, desculpem a qualidade

Imagem


edit:a recolha de água para a bomba é feita por flutuação para não apanhar algum lixo que possa estar depositado no fundo. todo este trabalho foi realizado por mim e pelo meu sogro.
Imagem


Autor do tópico
bnini
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sábado set 22, 2007 11:50 pm
Localização: Portugal, Forte da Casa

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por bnini »

espectáculo!!

eu não referi isto em cima mas, tenho um depósito de àgua de 1000 lts no sótão... isto faz com que não precisemos de ter sempre a bomba ligada!

quanto ao teu sistema, se calhar está neste tópico já em jeito de "off-topic" mas, era engraçado tê-lo tb disponível noutra área (digo eu) pois acho uma ideia genial!!

abraço

bn

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por katzilla »

crazyscientist não havia necessidade para um deposito com essas dimensões, mas já que está, está muito bem


uns sites com exemplos de como a coisa pode ser feita:
http://www.eletrosul.gov.br/casaeficien ... .php?cd=51

http://www.manuelzao.ufmg.br/jornal/jor ... achuva.htm

existe um tipo de reservatorio que absorve tambem a agua do terreno circundante (após uma rega p.ex. a agua em excesso é reaproveitada) o que é excelente pois não fica limitado a receber agua das caleiras, tenho catalogos, mas não tenho forma de passar em scanner.

Avatar do Utilizador

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por crazyscientist »

katzilla Escreveu:crazyscientist não havia necessidade para um deposito com essas dimensões, mas já que está, está muito bem


uns sites com exemplos de como a coisa pode ser feita:
http://www.eletrosul.gov.br/casaeficien ... .php?cd=51

http://www.manuelzao.ufmg.br/jornal/jor ... achuva.htm

existe um tipo de reservatorio que absorve tambem a agua do terreno circundante (após uma rega p.ex. a agua em excesso é reaproveitada) o que é excelente pois não fica limitado a receber agua das caleiras, tenho catalogos, mas não tenho forma de passar em scanner.
mesmo assim acho pequeno, visto a casa ter quase 400m2 de telhado, enche muito rápidamente, e no verão a rega gasta bastante água. o facto do reaproveitamento da água do solo também está pensado no meu dispositivo (esqueci-me de referir), tenho duas linhas de drenos à volta da casa e os mesmo estão ligados ao depósito. assim a água não vai para debaixo da casa e recupero essa água
Imagem

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por katzilla »

muito bem, vê-se que foi tudo pensado

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por Bluesky »

a agua é fundamental,
o sol uma riqueza,
mas sem esforço mental,
todos vão ficar na pobreza.

_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Autor do tópico
bnini
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sábado set 22, 2007 11:50 pm
Localização: Portugal, Forte da Casa

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por bnini »

epá afinal....

o meu pai esteve a ler este tópico e deu-me logo na cabeça, ehehe!!

afinal também temos o aproveitamento de àguas da chuva mas, eu nunca tinha pensado nisso dessa forma, ehehe!!

eu explico:

aquando da construção da casa o meu pai pediu para deixarem umas calhas nas telhas junto ao final do telhado que funcionariam como colectores de àguas das chuvas (e eu a pensar que era só para evitar as calhas de plástico que a malta põe para não termos aquele efeito de queda de àgua do telhado quando está a chover, dah). bom, o importante é que o funcionamento destes colectores recolhe toda a àgua que cai no telhado para um único tubo que sai pela parte oeste da casa. é certo que não estamos a fazer nada com essa àgua pois não chegámos a fazer o depósito mas, não podia deixar de dizer que o meu pai aqui à 10 anos já estava muito à frente!!

abraço

bn

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Exemplo de Instalação Fotovoltaica em Habitação

Mensagem por serges »

bem verdade, os meus parabéns, um exemplo a seguir...

só conseguirmos 10% do que fez por esses lados seria muito bom...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”