Maior central solar fotovoltaica do mundo em ambiente urbano

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Maior central solar fotovoltaica do mundo em ambiente urbano

Mensagem por luimio »

maior central solar fotovoltaica do mundo em ambiente urbano

lisboa, 01 dez (lusa) - o mercado abastecedor da região de lisboa (marl) vai construir no próximo ano uma central solar fotovoltaica, "a maior do mundo em ambiente urbano", que produzirá energia para abastecer 3.000 lares, disse à lusa o presidente da empresa.

a empresa gestora do marl (marl sa), vai adjudicar, até ao final deste ano, a construção e exploração de uma central solar fotovoltaica, a construir nas coberturas dos edifícios do mercado, disse à lusa rui serôdio, presidente do conselho da administração da marl sa.

a primeira fase do concurso de adjudicação iniciou-se em 2006 e englobou nove projectos de cinco entidades.

em novembro deste ano, a marl sa seleccionou três propostas para avançarem para a segunda fase do concurso, recaindo a escolha nos projectos da earthlife (ligada ao presidente da associação de empresários portugueses, ludgero marques), e dos consórcios dalkia/edifer/fdo/rr e fomentinvest (ligada ao empresário ângelo correia)/caixa capital/global solar fund.

até ao final deste ano, a marl sa vai escolher, entre os três concorrentes finais, o projecto e a entidade a quem vai ser entregue a tarefa de construir e explorar a central solar, num processo em que o "critério financeiro vai ser importante" para a decisão final, explicou rui serôdio.

o investimento previsto para o projecto ronda os 30 milhões de euros e a concessão da exploração será de 25 anos.

a potência instalada será de seis mega-watts, o que corresponde ao "abastecimento em energia solar a mais de três mil lares, cerca de 12 mil pessoas", informou a empresa.

"a marl sa teve este projecto em carteira durante algum tempo", disse o presidente da entidade, mas a empresa "não estava capitalizável" ao ponto de conseguir avançar, sozinha, com o investimento na infra-estrutura.

a solução para o projecto se concretizar passou então pela constituição de uma nova empresa, a marl energia lda, ligada à marl sa e com o objectivo de explorar a nova central solar e vender a energia produzida à rede de média tensão da edp.

depois de adjudicado o empreendimento, a marl sa vai "vender 95 por cento da participação na marl energia à entidade vencedora", restando "cinco por cento na posse" da empresa gestora do mercado, confirmou à lusa rui serôdio.

o valor que a marl sa encaixará com a venda da marl energia ainda não está definido, já que, como salientou o presidente da empresa, serão feitos "três negócios em um", com a marl sa a obter dividendos de três formas diferentes.

numa primeira fase os lucros vão provir da venda da marl energia, num "valor que terá de ser superior aos custos dispendidos para a criação da empresa", afirmou rui serôdio.

noutra fase, "as condições comerciais do empreendimento" vão permitir, no futuro, obter mais ganhos.

estes ganhos vão provir da "ligação comercial entre o marl sa e a entidade que vai explorar a central" (ambas estão integradas na mesma empresa, a marl energia), e "através do contrato de arrendamento das coberturas dos edifícios no mercado abastecedor", mencionou rui serôdio.

numa terceira e última fase, os proveitos financeiros vão advir de "uma percentagem da facturação da energia que vai ser enviada para a rede de média tensão da edp".

a conservação e manutenção das infra-estruturas vai estar a cargo da marl energia, tal como as construções destinadas à exploração e gestão do sistema.

rui serôdio garantiu ainda que todas as medidas "foram tidas em conta" para que as coberturas dos edifícios do mercado aguentem as estruturas, destinadas à central solar, que aí vão ser instaladas.

"foram feitos estudos, pelas várias entidades a concurso, para o reforço das coberturas", finalizou.

a licença para a construção da central solar fotovoltaica foi adquirida a 12 de dezembro de 2006, junto da direcção geral de energia, tendo sido dados ao marl energia, que foi constituída no início de maio deste ano, dois anos para colocar a central em funcionamento.


lusa/fim
Última edição por luimio em sábado dez 01, 2007 5:33 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

3 entidades disputam central solar fotovoltaica

Mensagem por luimio »

três entidades disputam construção da central solar fotovoltaica no marl
Imagem
até ao final de 2007, a entidade gestora do marl – mercado abastecedor da região de lisboa vai anunciar o resultado do concurso para atribuição de licença para a construção e exploração de uma central solar fotovoltaica.

a entidade seleccionou três das nove propostas inicialmente apresentadas por cinco concorrentes. à segunda fase do concurso passaram as empresas earthlife, dalkia/edifer/fdo/rui ribeiro e fomentinvest/caixa capital/global solar fund.

o contrato a celebrar prevê a venda de participação qualificada na sociedade marl eneregia, mantendo-se cinco por cento na posse da marl, a entidade gestora do mercado. a concessão da exploração corresponde a um período de 25 anos.

de acordo com a empresa, a unidade a instalar «será a maior do mundo em ambiente urbano e a terceira maior em portugal». terá uma potência instalada de 6 mw, o que se pode traduzir pelo abastecimento em energia solar a mais de três mil lares, cerca de 12 mil pessoas.

o investimento no projecto ronda os 30 milhões de euros, devendo este estar concretizado até ao final de 2008.

portal ambiente

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”